O erro da Igreja Universal nas eleições de Sergipe

                                                                     Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                             “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Ainda não se sabe o que levou a direção da Igreja Universal em Sergipe em ter preterido o apoio ao candidato a deputado federal Heleno Silva nas eleições deste ano. O certo é que ficou demonstrado, tanto para a Igreja quanto para o candidato, que um precisava do outro. Separados a derrota caí como uma bomba no colo de quem trabalhou para isto acontecer.

Heleno demonstrou que tem votos seguros no Sertão, e mostrou que fez um belo trabalho para avançar nas outras regiões. O resultado de um trabalho, quase que solitário, foram quase 30 mil votos.

Mas a Igreja, que tinha um candidato oficial a estadual, preferiu não apoiar Heleno e embarcar em uma aventura. Não elegeu o estadual e deixou de eleger um federal, Heleno. Que com seus quase 30 mil votos, se tivesse feito a dobradinha com a Igreja, muito provavelmente hoje estaria eleito e puxaria o estadual.

Favas contadas.

No segundo turno, Heleno foi o principal articulador da frente evangélica que deu apoio a Fábio Mitidieri. Foi ele quem arregimentou os primeiros pastores e marcou reuniões com o comando da campanha do, agora, governador eleito.

No segundo turno, Heleno montou fileiras no Sertão e ocupou programas de rádios e foi às feiras, onde parece imbatível, para pedir votos para Fábio.

Terminada a apuração, Heleno já esteve em várias das cidades onde foi bem votado para agradecer os votos recebidos, coisa que muitos dos eleitos nem quiser cogitaram.

Perguntado sobre o seu futuro político, ele responde aos mais próximos, “Deus é o senhor do meu destino”.

 

 

 

Rádio inaugurará novo estúdio com nome de Reinaldo Moura E o radialista, vereador, deputado estadual e conselheiro do TCE/SE, Reinaldo Moura será homenageado na próxima sexta-feira, 16,  às 11h, com a inauguração do novo estúdio da rádio SIM FM 94,3 localizada no alto do Monte Castelo, em Carmópolis. Uma justa homenagem para um dos grandes nomes do rádio sergipano que, se vivo, teria completado 79 anos no último domingo, 11.  A direção da SIM FM 94,3 e o ex-deputado André Moura em nome de toda família está fazendo o convite aos amigos e admiradores do eterno Reinaldo Moura.

 

 

 

 

Projetos Aracaju O prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, compareceu, na manhã de ontem, 13, à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para entregar quatorze Projetos de Lei. De autoria do Executivo Municipal, as proposituras abordam, dentre outros assuntos, a redução da alíquota do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), criação da política municipal de ciência e tecnologia de Aracaju e desmembramento da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju.

Redução alíquota IPTU “São projetos importantes para a cidade. O da redução da alíquota do IPTU vai ser importante para as pessoas que possuem imóveis em regiões mais distantes da cidade e que tem imóveis com preço menor”, afirmou o Prefeito de Aracaju. Edvaldo Nogueira também destacou que a política municipal de ciência e tecnologia fará a cidade avançar na criação de startups, atraindo assim empresas tecnológicas e gerando emprego e renda.

Novas pastas Em relação ao desmembramento da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju, o prefeito explicou que o projeto propõe a Secretaria Municipal de Turismo e a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. “Essa proposta vai possibilitar Aracaju encontrar o seu caminho no sentido de qual modelo de desenvolvimento nós queremos, ela vai cuidar da instalação de empresas, de planejamento, de desenvolvimento econômico”, assinalou Edvaldo Nogueira.

Reunião Além do presidente da CMA, vereador Nitinho (PSD), participaram da reunião os vereadores Ricardo Vasconcelos (Rede), Anderson de Tuca (PDT), Fabiano Oliveira (PP), Pastor Diego (PP), Cícero do Santa Maria (Podemos), Eduardo Lima (Republicanos), Sávio Neto de Vardo da Lotérica (PSC), Breno Garibalde (União Brasil), Dr. Manuel Marcos (PSD), Fábio Meireles (PSC), Sargento Byron (Republicanos), Paquito de Todos (Solidariedade), Binho (PMN), Soneca (PSD) e Professor Bittencourt (PDT).

Apoio De acordo com o vereador Ricardo Vasconcelos, futuro presidente da CMA, “tudo que nós julgarmos que forem positivos, que forem bons para o desenvolvimento da nossa cidade, para a melhoria da qualidade de vida, tem o total apoio da Câmara Municipal”.  O vereador Fabiano Oliveira (PP) enfatizou a relação harmoniosa entre os Poderes Executivo e Legislativo.

Surpresa Segundo a vereadora Sheyla Galba (Cidadania), os parlamentares foram pegos de surpresa com a vinda do Prefeito Edvaldo Nogueira na Casa Legislativa. “O que mais contraria é que são projetos de Lei que ele está apresentando para alguns vereadores, colocou no e-mail durante a Sessão, não tinha como os vereadores analisarem. E o respeito pelo povo? E o respeito por essa Casa? Nós que fazemos parte da oposição resolvemos tirar o quórum, em respeito às pessoas que estão em casa nos assistindo, em respeito a essa Casa”, concluiu.

Macambira: vereador Nanoca eleito presidente com o apoio do prefeito Carivaldo Souza Foi realizada ontem, 13, a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Macambira para o biênio 2023/2024.  Mais uma vez o prefeito Carivaldo Souza mostrou habilidade, respeitando a independência dos poderes, mas fortalecendo a parceria em prol da população. A chapa única eleita: Elio Bernardes dos Santos, Nanoca (presidente), José Adalberto Cerqueira dos Santos (vice), Lucival dos Anjos Santos (1º secretário) e Margarete Lima (2ª secretária).

Restrição Por conta de uma confusão numa sessão realizada na semana passada o presidente em exercício, Edinaldo de Jesus (Tatá), através de decreto, determinou a restrição do público visando a segurança dos presentes. O decreto não foi bem visto por parte da população. O presidente titular, vereador Pedro Alves, o Pedrinho, está afastado para tratamento de saúde desde a semana passada.

Ricardo Vasconcelos realiza Audiência Pública sobre o retorno social dos serviços prestados pelo HU Na segunda-feira, 12, no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Ricardo Vasconcelos realizou uma Audiência Pública sobre “O HU-UFS/EBSERH: O retorno social dos serviços prestados ao Município de Aracaju e ao Estado de Sergipe”. O evento teve como objetivo prestar esclarecimentos sobre todos os serviços que o hospital fornece ao Município de Aracaju e ao Estado de Sergipe e também as necessidades atuais que vem passando.

Importância O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) é uma instituição de suma importância para a população

Foto: China Tom

Sergipana, mas que vem passando por algumas necessidades que comprometem o atingimento de suas metas, foi o que explanou durante palestra o gerente Atenção à Saúde, Dr. Raimundo Saturnino.

Missão  “Nossa missão aqui é mostrar as características que os hospitais de ensino têm e, por conseguinte, as do HU, que se insere nessa rede de hospitais que visa basicamente formar pessoas para o mercado de saúde, prestando uma boa assistência, então, além de trazer essa série histórica  de produção, queremos mostrar com transparência que alguns procedimentos a gente não consegue atingir as metas e um dos motivos é que a gente tem o contrato acima daquilo que esta posto para o HU e por isso estamos renegociando, tendo um diálogo com a secretaria municipal de saúde, mas quero  também falar que existem outras causas como o absenteísmo, as perdas primárias dos pacientes que não chegam para os seus procedimentos, consultas, exames e cirurgias e também o financiamento que é algo presente na nossa realidade, são os principais motivos que compromete bastante o atingimento das metas do Hospital Universitário”, pontuou Dr. Raimundo Saturnino.

Carências Quem também pontuou as principais carências da instituição durante a audiência pública foi o superintendente do Hospital Universitário, Dalmo Correia, “ Dos 209 procedimentos cirúrgicos que nós fizemos de crianças em 2021, foram de pequena complexidade, por falta de retaguarda de UTI, estamos sendo cobrados para fazer cirurgias de alta complexidade, mas eu não posso ser irresponsável por exemplo, de levar uma criança com atresia no esôfago para fazer uma cirurgia no nosso hospital, com essa falta de retaguarda de UTI” explicou Dr. Dalmo Correia.

Somação de esforços O requerente da audiência pública, o vereador Ricardo Vasconcelos, recentemente organizou uma visita técnica com um grupo de vereadores para mostrar a estrutura do hospital, onde foi constatado diversas necessidades que a instituição vem passando e clamou para que os parlamentares destinassem verbas para melhorias no hospital e durante a audiência voltou a reforçar esse pedido.

Somação de esforços II “A saúde não espera, então precisamos somar esforços e disponibilizar recursos para melhorias no Hospital Universitário, que é um hospital escola e 100% SUS, que forma profissionais para atender a demanda da população que está morrendo por falta de atendimento que essa instituição tem total capacidade de oferecer, inclusive muitas vezes determinados exames só são realizados no HU, então precisamos pensar em como resolver essa situação”, ratificou Ricardo Vasconcelos.

Presenças Compuseram a mesa, além do vereador Ricardo Vasconcelos, requerente e presidente da audiência, o secretário, vereador Isac Silveira; o superintendente do HU, Prof. Dr. Dalmo Correia Filho; o gerente de Atenção à Saúde do HU, Dr. Raimundo Saturnino Pereira; o gerente de Ensino e Pesquisa, Dr. Marco Antônio Prado Nunes, o gerente administrativo Edézio e o diretor jurídico da secretária de estado da saúde, Breno Messias.

Presenças II Além das autoridades presentes, o evento também contou com a participação de 20 vereadores: Ângela Melo, Anderson de Tuca, Breno Garilbade, Binho, Byron, Cícero, Eduardo Lima, Emília Corrêa, Fábio Meireles, Fabiano Oliveira, Linda Brasil, Professor Bittencourt, Pastor Diego, Ricardo Marques, Pastor Diego, Paquito, Soneca, Sávio e Sheyla Galba e representantes da área da saúde.

Natal do Judiciário acontecerá no Memorial nesta sexta-feira, dia 16 A tradicional celebração de Natal do Poder Judiciário de Sergipe, evento que reúne magistrados, servidores e a população sergipana em frente ao Memorial do Judiciário, na Praça Olímpio Campos, ocorrerá na próxima sexta-feira, 16/12, a partir das 18 horas.

Participação O “Natal no Parque 2022”, evento promovido pelo Memorial do Poder Judiciário, terá a participação Grupo Vocal Vivace, formado por 25 cantores e 3 solistas. O coral é dirigido pelo Maestro Antônio Sérgio Teles das Chagas e trará canções baseadas nas tradições bíblicas, contextualizada no estilo musical bem brasileiro, com ritmos de forró, samba, axé music, guarânia, baladas românticas, além de temas internacionais que transmitem sentimentos próprios do período natalino.

Crianças e adolescentes Às 18h, o evento terá início com um trio musical erudito, composto de um pianista, um violinista e um solista vocal. Serão interpretadas canções clássicas do cancioneiro erudito mundial. Em parceria com Coordenadoria da Infância e Juventude, esta edição do Natal no Parque contará com a participação de 53 crianças e adolescentes acolhidos nas unidades de acolhimento institucional Sorriso, Caçula Barreto e Casas Lares de Aracaju.

Carrossel infantil Para resgatar a memória do Natal no Parque, será montado um carrossel infantil. O Natal do Memorial acontece há mais de dez anos, momento em que o Judiciário se confraterniza com a população aracajuana. Para maior conforto e segurança do público, o trânsito será bloqueado, das 14 às 21 horas, na Praça Olímpio Campos, entre os trechos que compreendem as ruas Capela e Itaporanga; e também na rua Itaporanga, entre a esquina da rua Santa Luzia até a Lagarto.

Pequenas cirurgias são realizadas no Centro de Especialidades do Ipesaúde Para dar celeridade ao atendimento de beneficiários que precisam realizar procedimentos cirúrgicos de pequeno porte, o Ipesaúde abriu em seu Centro de Especialidades, no mês de outubro, uma sala para cirurgia ambulatorial. Em dois meses de oferta do serviço já foram atendidos 90 usuários.

Estrutura O ambulatório conta com médico, técnico de enfermagem e enfermeira. De acordo com a coordenadora de enfermagem do Centro de Especialidades do Ipesaúde, Camila de Oliveira Santana, no local, estão sendo realizados procedimentos cirúrgicos ambulatoriais de baixa complexidade, entre eles, tumores de pele, lipomas, cistos, sinais, unhas encravadas entre outros.

Casos Além de todo o suporte necessário para atender o paciente para a cirurgia, os profissionais também estão prontos para atuar em casos de intercorrências. “Antes do procedimento ser realizado, todos os pacientes passam por uma triagem, verificamos sinais vitais, saturação e glicemia”, explica a coordenadora Camila de Oliveira Santana.

Satisfação A aposentada Maria Leda Silva Santos foi uma das primeiras beneficiárias a ser atendida no ambulatório. Ela retirou um cisto do dedo do pé. O procedimento foi rápido e acabou com incômodo que ela sentia há um bom tempo ao caminhar. “Foi tudo muito rápido, vim para consulta aqui no Ipes, o médico avaliou e já marcou o procedimento em pouquíssimo tempo e hoje estou livre desse incômodo”, ressaltou Maria Leda.

Satisfação II Outra paciente atendida no setor foi a merendeira Maria Idaci Santos, de 62 anos. A pequena cirurgia foi para retirada de um cisto no tórax. “Muito bom o espaço, graças a Deus, consegui fazer a cirurgia antes do que eu esperava. Estão de parabéns”, relatou agradecida pela atenção recebida por toda equipe do Ipesaúde.

Benefícios A criação da sala de pequenas cirurgias possibilita a diminuição da fila de espera para procedimentos cirúrgicos simples, cria novas vagas para o atendimento médico e reduz custos. O cirurgião plástico, Hermano Marinho, que é um dos responsáveis pelos procedimentos no ambulatório, destacou a importância desse novo espaço. “A direção do Ipesaúde está de parabéns pela criação da sala para pequenas cirurgias. Eu tinha muitas dificuldades em atender os pacientes porque não havia um local para operar”, destacou. A sala de pequenas cirurgias funciona na rua Campos, 177, no bairro São José, na sede do instituto, ao lado da sala de vacinas. O horário de atendimento é das 7h às 17 horas com agendamento prévio.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

Dia 20 de dezembro, às 19h, no Teatro Atheneu: Concerto com a Orquestra Sanfônica de Aracaju, com as participações especiais dos corais “Canto Fraterno” e “Cantavosos”. Ingressos apenas R$ 30,00. Projeto ACDB – Associação Cultural Dom Bosco – Desde 2012 a ACDB acolhe crianças carentes e oferece reforço escolar, atividades culturais, educação ética e muito amor. Participe, veja as ações e como  doar aqui: https://www.instagram.com/projetoacdb/

 

 

 

 

 

Próximo domingo, dia 18, tem ela… a Cachoeira mais bonita de Sergipe e uma das mais belas do Brasil… *CACHOEIRA DO SABOEIRO*, uma trilha cheia de surpresas deliciosas, banhos de rios, nascentes, cachoeira e pra fechar com chave de ouro, uma deliciosa galinha de capoeira com pirão… confira o vídeo e fale com a gente pra fazer a sua reserva, porque elas são limitadas!

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

OPINIÃO

 Loteamento na beira do Rio Santa Maria, no Robalo, preocupa moradores. Por José Firmo*

 Moradores do bairro Robalo, na zona sul de Aracaju, andam preocupados com o anúncio de um grande loteamento à margem do Rio Santa Maria.

 Tudo começou no meio deste ano, quando a empresa loteadora começou a anunciar o loteamento, tendo, entre outros atrativos, orla privada, píer e ancoradouro.

 Os moradores argumentam que tanto pelas normas municipais e, principalmente pela legislação federal, a margem do rio é um bem público e de acesso há séculos por moradores nativos, tanto para lazer, quanto por pescadores e marisqueiras e é classificada como área “non eadificandi”, ou seja, que não pode receber construções privadas, muito menos ter o acesso restringido.

 Para os moradores, a empresa loteadora em nenhum momento, durante a concepção do empreendimento procurou por eles para qualquer tipo de conversa, audiência pública ou algo que o valha.

 A mesma queixa os moradores fazem com relação à Prefeitura Municipal de Aracaju, que não só não ouviu ou moradores como vem se negando a apresentar os documentos e projetos relativos ao licenciamento concedido.

 Foi neste ambiente de tensão e de incertezas que os moradores realizaram, na noite desta segunda, 12, mais uma reunião para decidir sobre quais providências adotarão.

 Além de moradores, várias entidades e instituições se fizeram presentes, como o Fórum em Defesa da Grande Aracaju, a Chão Assessoria Técnica Popular e o defensor público, Herick Argôlo.

 Os arquitetos urbanistas, geógrafo e engenheiro ambiental da Chão apresentaram um estudo do caso concreto por que passam os moradores do Robalo, comparando com casos semelhantes em Sergipe e em outras unidades da federação, apontando, inclusive, os caminhos exitosos nos casos citados.

 O defensor público, Herick Argôlo, informou aos moradores sobrea requisição de documentos junto à Prefeitura de Aracaju e sobre as próximas estratégias que serão adotadas.

 Em seguida se realizou um debate, onde os moradores puderam externar as suas indignações e também puderam tirar dúvidas sobre o polêmico assunto.

 Ao final, uma série de ações para as próximas semanas foi definida, desde as ações no campo jurídico e do Poder Judiciário, até as ações de mobilização da comunidade, com possibilidade de protestos, pedindo respeito ao meio ambiente e à população nativa.

  *Coordenador do Fórum em Defesa da Grande Aracaju

 

PELO TWITTER

www.twitter.com/profanselmo

 O vandalismo que atingiu ontem Brasília mostra bem o que desejam os fanáticos que estão se protegendo em uma área militar. Sou oficial do Exército na reserva desde 1979 e nunca vi comandantes das Forças Armadas serem omissos e complacentes com baderneiros e vândalos.

E tem mais: qualquer pessoa que concorra para os atos de vandalismos respondem pelas mesmas penas. Ou seja, quem apoia e contribui de alguma para o cometimento do crime, responderá também pelo crime. É a lei.

www.twitter.com/Metropoles

“Há pessoas desejando o caos, mas essas pessoas não venceram e não vencerão amanhã”, diz Flávio Dino.

 

www.twitter.com/MarceloFreixo

Mensagem do futuro ministro da Justiça @FlavioDino agora na coletiva de imprensa: os terroristas não venceram hoje e não vencerão amanhã. Lula foi diplomado hoje e em janeiro será empossado presidente da República para reconstruir nosso país. Para os criminosos, o rigor da lei.

 www.twitter.com/minc_rj

Basta de violência, ódio e impunidade. A democracia floresce quando as ervas daninhas são retiradas e se convertem em adubo na compostagem orgânica.

 www.twitter.com/andrizek

 Não consigo parar de pensar nos 4 minutos mais IDIOTAS da história do futebol brasileiro! Mesmo assim não vou acampar na sede da FIFA, nem praticar terrorismo por aí. Perder é do jogo. Não saber perder que é feio demais…

  

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

 

Frase do Dia

“De que me adianta temer o que já aconteceu? O tempo do medo já aconteceu, agora, começa o tempo da esperança.” Paulo Coelho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-12/papa-francisco-missa-nossa-senhora-guadalupe-12-dezembro-2022.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais