Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
hoje, 19, a Justiça Eleitoral realizará a cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito deste ano. Fábio Mitidieri foi eleito no segundo turno por conta de diversos fatores, entre eles a enorme rejeição do adversário, o senador Rogério Carvalho, e uma coalização formada no segundo turno envolvendo diversas lideranças e partidos.
Lideranças, Luiz e Érica Mitidieri
A verdade é que diversas lideranças tiveram importância na vitória de Fábio Mitidieri, e não se pode atribuir a um, a dois ou até mesmo a meia dúzia. Cada um fez a sua parte, porém é preciso destacar dois pilares fundamentais para a vitória, dentro da própria família: o ex-deputado estadual e médico Luiz Mitidieri, o seu pai, e a esposa, Érica Mitidieri.
Luiz Mitidieri, que sempre foi averso à mídia, tendo a discrição como norte na vida, é da escola dos políticos que a palavra dada vale mais do que um documento escrito. E isso fez muita diferença no segundo turno. Já a esposa de Fábio, Érica, desde o primeiro turno surpreendeu a todos criando e comandando um grupo com mulheres que percorreu todos os cantos, principalmente a grande Aracaju. Tem gente que diz que a desenvoltura da futura primeira-dama supera a do próprio Fábio.
Novo ciclo com uma gestão moderna
Que Fábio inaugurará um novo ciclo na política ninguém tem dúvidas. Com a eleição dele, fechou-se um ciclo de 3 décadas com políticos tarimbados como João Alves, Albano Franco, Maria do Carmo, Jackson Barreto, Valadares, Machado, entre outros.
A dúvida da gestão de Fábio é saber se ele vai mesmo renovar, a começar pelo secretariado, ou optará pela mesmice como vem ocorrendo em Sergipe nas últimas décadas.
Através do anúncio do secretariado, os sergipanos saberão se Fábio está mesmo disposto a construir um Estado voltado urgentemente para a constante modernização ou será apenas mais um governo que levará o Estado com uma barriga pesada, com uma equipe “apegada” ao poder e ao governador de plantão.
Uma equipe voltada para projetos atemporais
Para se ter uma ideia, o último planejamento de verdade que Sergipe teve foi com Déda, a partir de 2007, com a criação de projetos como o Proinvest e o Sergipe Cidades. Urge uma equipe técnica e uma área especifica para criar e pensar Sergipe com projetos atemporais e que não sejam apenas de um governo.
Fábio precisa compor o governo com aliados, mas ele pode pedir que os aliados sugiram nomes de gestores com capacidades técnicas. Déda fez isso.
Através do secretariado, todos saberão se Fábio realmente está disposto a implementar uma gestão arrojada e inovadora, ou apenas será mais um com uma máquina antiquada, pesada e composta de velhos nomes que não pensam em Sergipe, mas em seus interesses pessoais, e em alguns casos, empresariais.
O marqueteiro Carlos Cauê Nos últimos dias, comenta-se nos bastidores, que o marqueteiro Carlos Cauê pode retornar à Secretaria de Comunicação do governo do Estado, que será recriada. Consultados, alguns amigos mais próximos do mago Cauê disseram que ele após várias vitórias eleitorais, está focado em retornar à criação literária. Cauê foi forjado no antigo PCdoB, ao lado de Edvaldo Nogueira e iniciou a trajetória no marketing eleitoral na campanha para prefeito em 1988, sob o comando de Jorgival Porto, elegendo Paixão prefeito de Aracaju. Nas outras vezes que o nome dele era cogitado Cauê fingia que não queria, mas desta vez amigos garantem que ele está cansado das intrigas políticas eleitorais. Cauê sabe que não se pode falar nas eleições em Sergipe, das décadas de 90 para cá, sem citar a vitoriosa carreira dele. É um fato, talvez por isso entende que é o momento de pendurar as chuteiras.
Um secretariado que dialogue com a mídia Eis um dado interessante que o governo Fábio precisa modificar. Depois de Déda, Jackson e Belivaldo preferiram optar que um jornalista fique explicando à imprensa sobre todas as áreas, principalmente quando aparecem problemas. O amigo Givaldo Ricardo, atual superintendente, tem que colocar a cara, quando na verdade o secretariado precisa aparecer. Givaldo virou um porta voz não do governador, mas de toda máquina. Com certeza, Givaldo terá um espaço, mas que o secretariado tenha a transparência necessária para colocar a cara. A sociedade merece!
Turismo: uma nova cara E o blog foi informado que a pasta do turismo terá uma atenção especial no novo governo e não será mais um apêndice de indicados políticos e amigos do gestor de plantão. Os próprios servidores da pasta estão ansiosos e na expectativa que a mudança da gestão chegue de verdade. Não dá mais para pautar o turismo em feiras e eventos para encher linguiça. Não é preciso milhões, mas criatividade, amor a Sergipe e força de vontade. Os servidores já encomendarem até uma torta para comemorar…
Uma panelinha no turismo de Sergipe A verdade é que existe uma panelinha no turismo de Sergipe e, infelizmente, tem a participação até mesmo de alguns empresários que só pensam em seus projetos e esquecem do macro. Acham que mandam e continuarão mandando no turismo. É preciso inovação, planejamento e soluções. Pensar “fora da caixa”.
Forró Caju na Orla de Atalaia? Só pode ser boato! E no fim de semana dois leitores enviaram mensagens dizendo que o prefeito Edvaldo Nogueira pretende levar o Forró Caju para a orla da Atalaia para dar maior visibilidade marcar pontos com a classe alta. Só pode ser boato! O Forró caju nasceu não só para consolidar a cultura junina, mas também para dar uma oportunidade igual para a população da Zona Norte e toda Grande Aracaju. Na orla já tem a Vila do Forró sob a gestão da Setur. O correto é fortalecer e investir, não só o Forró Caju no mercado, mas também o tradicional concurso de quadrilhas da Rua São João. É aguardar!
Arcebispo indignado Disseram que a semana passada, na cúria metropolitana de Aracaju, aconteceu uma situação constrangedora entre o pe. Genivaldo Garcia, recém-nomeado bispo da diocese de Estância, e o arcebispo dos ricos e poderosos, d. João Costa. O blog teve acesso ao ocorrido porque um padre da cúpula da arquidiocese bateu com a língua nos dentes e a situação ficou fora do controle das paredes da cúria.
Cobras e lagartos Segundo o padre da cúpula da arquidiocese, que é oportunista e gosta de dinheiro, o arcebispo dos ricos e poderosos disse cobras e lagartos ao pe. Genivaldo Garcia, que permaneceu calado e escutou com serenidade os desaforos do desequilibrado d. João Costa. O pe. Genivaldo não mereceu os desaforos ditos pelo arcebispo d. João Costa. E nem adianta desmentir. Crendeuspai, será que “Ramos” vai ter coragem de dizer que é mentira do blog?
Responsáveis O comentário geral é que a situação da arquidiocese de Aracaju está insustentável. Dizem que o arcebispo “está com atitudes de um louco”. Diante da possibilidade do arcebispo estar com as faculdades mentais comprometidas, o blog faz os seguintes questionamentos ao clero e aos leigos da arquidiocese: caso o arcebispo esteja com essas atitudes, a cúpula do bispado informou tal situação ao representante do Papa Francisco? O vigário-geral, o chanceler, e o ministro da propaganda não deveriam ser responsabilizados de tal omissão? Qual o interesse em permanecer nessa situação? E o Conal não diz nada?
“O arcebispo ficou uma fera” Nos bastidores da arquidiocese de Aracaju, a informação é que o arcebispo d. João Costa ficou uma fera com o pe. Genivaldo Garcia porque ele escolheu o arcebispo-emérito d. Palmeira Lessa para ser o bispo-principal da sua ordenação. O pe. Genivaldo está coberto de razão, pois se o arcebispo estiver mesmo com as faculdades mentais comprometidas, a sua ordenação poderá ser considerada inválida. Misericórdia.
Bajuladores do poder Para muitos leigos e leigas, “a situação da arquidiocese de Aracaju está insustentável porque o vigário-geral, o chanceler, o ecônomo, o coordenador de pastoral, o ministro da propaganda e alguns vigários-episcopais estão sendo beneficiados com a fragilidade do arcebispo. É melhor um arcebispo débil sob controle do que um outro que mude toda a cúpula.” Arrepare, Osmário, será que estão pensando apenas nos seus cargos?
25 anos E quem está completando hoje 25 anos de ordenação presbiteral é o pe. Jadson Ramos, pároco da paróquia nossa senhora do Rosário e ecônomo da arquidiocese de Aracaju. Às 19h será realizada uma missa em ação de graças na paróquia. Dizem que o pe. Jadson, que já é o 3º ecônomo da arquidiocese durante o bispado de d. João Costa, está se preparando para deixar o economato caso um certo bispo d. Dulcênio Fontes seja nomeado arcebispo de Aracaju. Vixe maria.
Ataques à democracia O blog foi informado que, em Sergipe, alguns policiais, principalmente militares, estão sendo alvos de fiscalização e deverão encarar processos por atos antidemocráticos, incitar a ordem pública em defesa de intervenção e golpe militar. Inclusive policiais militares da ativa e da reserva. O MPF e a PF estão tendo muito trabalho em todo país e, em janeiro, mesmo com os patriotários deixando a frente dos quartéis, muitos enfrentarão a lei, por conta dos atos antidemocráticos.
Detran e os servidores abnegados E este espaço, que tanto crítica, quando recebe informações elogiosas sobre os serviços prestados pelo poder público fica alegre em destacar. Um exemplo: o Detran do CEAC do Shopping RioMar. Lá tudo funciona e a atenção de alguns servidores merece aplausos e divulgação. Um deles, de nome Cleverton, com uma extrema educação, paciência e dedicação para atender os usuários. Muitas vezes, o servidor desconta o baixo salário e os problemas no usuário, porém boa parte sabe que o responsável não é o usuário, mas o gestor de plantão. Ao tratar o usuário com respeito, o servidor público, em qualquer área, não só faz sua parte, mas ganha a adesão do usuário para suas reivindicações. Fica a dica!
Lagarto: Câmara de Vereadores freia tentativa da gestão dos Ribeiro de criar mais três secretarias Deu no site “O Bolo é Grande”: Na quinta-feira, 15, a Câmara Municipal de Lagarto não acatou a tentativa do Executivo para criação de mais três secretarias. Suspeita-se que tentativa de criar mais pastas é para alocar possíveis secretários exonerados. Assim que o projeto chegou ao Legislativo, o presidente da Câmara, Amilton Fontes, freou a matéria a toque de caixa. Vereadores de oposição também fizeram coro ao presidente e ajudaram a barrar o projeto que oneraria ainda mais o município de Lagarto.
Questionamentos E finaliza a matéria do site: “Nos bastidores da política, alguns questionamentos estão ecoando, como por exemplo: será que os secretários que serão exonerados foram ludibriados, já que a promessa de realocar para novas secretarias não será cumprida? Sem secretarias novas, aqueles que serão exonerados perderão seus vantajosos salários na prefeitura de Lagarto?”
Nota Pública – Governo Itabaiana O Governo de Itabaiana, através de sua secretaria de Comunicação, vem por meio desta informar que o prefeito Adailton Sousa passou por uma cirurgia de próstata na quinta-feira, 15. O procedimento, pouco invasivo e realizado de maneira rápida, ocorreu de forma plenamente satisfatória, tendo Adailton entrado e saído da sala de operação em menos de 3 horas. Assim como o procedimento, a recuperação também é rápida, tendo o prefeito recebido alta na tarde da sexta-feira, dia 16, indo diretamente para sua residência, local aonde, conforme orientação e autorização médica, permanecerá trabalhando em regime de home-office durante cinco dias, podendo voltar as suas atividades normais no prazo de uma semana. Certos de que a plena recuperação do prefeito Adailton Sousa conta com as orações de toda a população itabaianense, desde já agradecemos pela atenção e pelo carinho de todos.
Sergipe: safra de grãos 2022 cresce e colheita do milho será a maior da série histórica O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), publicado pelo IBGE no último dia 8 de dezembro, estima aumento de 16,6% na safra de grãos em Sergipe em relação ao ano anterior. O resultado também coloca o milho sergipano com safra recorde de 887.178 toneladas, representando um aumento de 17,5% na produção em relação ao ano passado e a maior colheita da série histórica divulgada pelo Instituto desde 2009. Ainda conforme o levantamento, das quatro principais lavouras de grãos no estado, estima-se crescimento na produção de feijão (84,%) e amendoim (1,1%). Já a lavoura de arroz deve ter pequena queda de 1,3%, mas mantém Sergipe como o terceiro produtor desse grão no Nordeste.
Rendimento De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Zeca da Silva, os dados poderiam ser maiores se não tivéssemos chuvas irregulares. Na região de Carira, por exemplo, as chuvas foram muitas no mês de maio atrasando o plantio e retardando também a colheita, pois choveu muito no fim de novembro e início de dezembro quando o grão já estava seco e pronto para ser colhido. Mas, no geral, o resultado estadual foi muito bom e isso só engrandece a agropecuária sergipana, colocando o estado como o 4º maior em produção de milho (depois de Bahia, Piauí e Maranhão) e o 1º em rendimento médio (produtividade de 5.113 kg/ha) na região Nordeste.
Fatores O secretário da Agricultura explica ainda que, a liderança da cultura do milho decorre de vários fatores. “Podemos afirmar que o aumento na produção e produtividade do milho tem vários fatores, entre eles, a introdução das boas práticas cultivares, mecanização de alta tecnologia e insumos adequados, acesso ao crédito por bancos públicos – entre eles o Banese que vem ampliando a oferta de crédito agrícola e abrindo agências especializadas e mais próximas do produtor. Além disso, os preços atrativos no mercado nacional e internacional e os incentivos fiscais do Governo de Sergipe, que desde 2019 reduziu a alíquota do ICMS de 12% para 2%, são também fatores significativos para a conformação do milho como produto do agronegócio”, avalia.
Equipe técnica Conforme informações da equipe técnica da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), o processo de expansão da cultura do milho se estende principalmente pelos territórios agrestino e sertanejo. O grão já está presente em dezesseis municípios e ocupa mais de 90% das áreas de lavoura em todos eles, sendo Carira e Simão Dias os que apresentam maior produção e produtividade. O técnico agrícola do escritório da Emdagro em Simão Dias, Clóvis Emídio Vieira, destaca que a produção local foi dentro do esperado. “Nosso resultado final será de 28 mil hectares colhidos em 2022, maior do que o ano passado, com colheita total de 168 mil toneladas no município”. Ele também destaca a alta na produtividade com rendimento médio dos últimos anos entre 6 mil quilos por hectare.
Perda Em Carira, o técnico agrícola da Emdagro, José Ananias, confirmou uma perda de 30% na safra municipal em função das chuvas que retardaram o plantio e a colheita. “Além de atrasar o plantio, o excesso de chuva na colheita (140 milímetros na região de Carira) fizeram o grão germinar, prejudicaram a colheita. Perdemos cerca de trinta por cento e nosso rendimento médio caiu para 4.200 kg/ha ou 21 sacos por tarefa”, explica o técnico.
Outras lavouras O LSPA do IBGE também demonstra crescimento de outras lavouras com bastante importância econômica para o estado de Sergipe. A cana de açúcar, por exemplo, deverá fechar o ano com uma produção de 2 milhões de toneladas, 17,2% maior do que o ano passado. A mandioca também deverá crescer 1,3%. A produção de laranja tem crescimento de 17,9% na safra, no rendimento médio (15,4%) e na área plantada (2,1%) em relação a 2021. A safra de laranja mantém Sergipe como o 2º produtor do nordeste e o 5º do Brasil.
Caminhões e tratores para Prefeituras e associações de pequenos produtores O deputado federal e senador eleito, Laércio Oliveira, encerra seu mandato entregando caminhões, tratores, maquinários e implementos agrícolas para as Prefeituras de Pacatuba e Santana do São Francisco e mais seis associações nos municípios de Cedro de São João, Feira Nova, Itaporanga D’Ajuda, Japoatã, Porto da Folha e Propriá. Os equipamentos foram adquiridos através de uma emenda de sua autoria no valor de R$ 3 milhões e os recursos são oriundos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) através do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).
Importância “Esse é um momento muito especial na minha vida política. Fico feliz porque, ao encerrar a minha atividade como deputado federal, participo de um momento tão importante. Entregar esses equipamentos na segunda quinzena do último mês do ano, tendo o privilégio de estar junto com vocês, quitando a minha palavra, isso é muito gratificante. Foi um compromisso que nós firmamos com o propósito de atender a todos que mais precisam e a gente sabe o quanto eles serão úteis. Só peço que vocês façam um bom uso desses equipamentos”, disse Laércio.
Santana de São Francisco O município de Santana de São Francisco foi beneficiado com um caminhão basculante. Para o prefeito Ricardo Roriz, a entrega desse equipamento significa liberdade e economia para o município. “Essa caçamba vai ajudar muito o setor agrícola e, principalmente, o nosso artesanato. Laércio é esse grande homem e um grande parlamentar, é o nosso parceiro, um político que não olha apenas para Santana, mas para todo o Estado de Sergipe. Por isso, quero parabenizá-lo e dizer que Sergipe estará muito bem representado no Senado com Laércio Oliveira”, disse Roriz.
Pacatuba A prefeita de Pacatuba, Manoela Martins, agradeceu ao senador eleito pela liberação de recursos para a compra de um trator e implementos agrícolas. “É um dia de grande alegria para todos nós, o nosso povo está muito feliz com esse presente de Natal. Quero parabenizar o deputado federal e senador eleito Laércio Oliveira por sua trajetória política, sempre olhando para as necessidades dos municípios, e pedir a Deus que o abençoe sempre para que nos próximos oito anos o senhor possa fazer muito mais pelo Estado de Sergipe”, disse.
Japoatã O presidente da Associação Comunitária Amigos de Japoatã, Rafael Almeida, falou sobre a satisfação em receber um trator que, segundo ele, será de fundamental importância para ajudar os pequenos produtores. “Esse equipamento é muito importante para nós. Laércio é um deputado que ajuda muito ao município de Japoatã e vai fazer mais ainda. E hoje comprovou que ele renovou mais uma vez o compromisso com o município com a doação desse trator. Só tenho a agradecer por tudo que ele fez por Japoatã”, pontuou.
Amanhã, 20: Centenário do jornalista João Oliva será celebrado na Alese Se vivo estivesse, o jornalista, radialista, escritor e acadêmico João Oliva Alves completaria, no próximo dia 29 de dezembro, 100 anos, e para celebrar o centenário do sergipano de Riachão do Dantas a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) realizará Sessão Especial, na próxima terça-feira, 20, às 16 horas, com a concessão (in memoriam) da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar a João Oliva. A iniciativa foi do deputado estadual Iran Barbosa, do Psol, a partir de uma conversa com o filho do jornalista, o advogado e professor Luiz Eduardo Oliva.
Homenagens “Será uma celebração mais que especial para render homenagens a João de Riachão, como era conhecido o ilustre jornalista, que deixou importantes contribuições não só na área do jornalismo sergipano, como repórter e redator, em jornais do interior e da nossa capital, e na revista católica A Cruzada; mas também no rádio e como escritor, através das suas crônicas, ensaios e artigos. Sinto-me imensamente honrado em ter sido o proponente da realização dessa Sessão Especial comemorativa do centenário do saudoso João Oliva”, destacou o deputado Iran Barbosa.
Pensamento crítico e construtivo Para Luiz Eduardo Oliva, seu pai foi um dos últimos representantes de uma época em que o jornalismo pensava, com profundidade, Sergipe e o desenvolvimento do estado e do povo, com um pensamento crítico e construtivo. “Meu pai, ao nos deixar há três anos, foi um dos últimos representantes da época de ouro fundante do moderno jornalismo sergipano que pensou o Estado, sua cultura, seu desenvolvimento com visão crítica aprofundada, não paroquial mas inserindo Sergipe no contexto nacional. Isso se deu no final dos anos 50 e seguintes, sobretudo com a Gazeta de Sergipe de Orlando Dantas, da qual João Oliva fazia parte. É a época também da afirmação do rádio e da implantação da televisão nos anos 1970”, lembra.
Visão humanista Ele destaca, ainda, que na época em que seu pai atuava na imprensa sergipana, o jornalismo confundia-se com a atuação intelectual e com uma visão humanista. Daí João Oliva ser uma das grandes referências do nosso jornalismo sergipano. “Porque ele pensava as causas sociais, a defesa intransigente da democracia, e a atuação pelo desenvolvimento de Sergipe”, reforça o advogado e professor.
Nota Pública – Taxação energia solar. Aracaju na contramão do mundo – ASSESOLAR (Associação das Empresas de Energia Solar de Sergipe)
Na contramão do mundo, que tem incentivado de todas as formas o uso de energia limpa, Aracaju busca taxar usuários de Energia Solar.
A Câmara Municipal de Aracaju precisa se impor e exigir do prefeito que os projetos apresentados pelo prefeito sejam debatidos com a sociedade.
Mandato parlamentar não é cheque em branco, os vereadores de Aracaju precisam mudar o formato de representação, passando a ouvir a sociedade e os setores organizados da sociedade civil, sempre que a apresentação de um projeto ou a modificação de uma lei, provocar aumento de despesa para os contribuintes.
Passado o período eleitoral, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira, parece querer descontar na população da capital sergipana, a conta da sua derrota eleitoral. E encaminhou à Câmara Municipal de Aracaju, a “Mensagem 039/2022”, objetivando acrescentar dispositivos à Lei Municipal nº 4453/2013.
No bojo da modificação proposta na lei 4453/2013, o prefeito Edvaldo Nogueira busca uma taxação para os consumidores de ENERGIA SOLAR. Uma energia produzida pela natureza.
O prefeito de Aracaju resolveu taxar a energia que é gerada pelos raios solares e captadas por um sistema solar adquirido pelo consumidor. Fruto de investimentos próprios, para atendimento a agenda mundial, que na luta pela preservação do meio ambiente, recomenda e exige o uso cada vez mais frequente da denominada energia limpa.
Sem que ofereça tempo suficiente para que a sociedade e os segmentos atingidos possam debater sobre os impactos da alteração proposta, o prefeito Edvaldo Nogueira encaminha para a câmara de Aracaju, uma mensagem de nº 039/2022.
O segmento solar é hoje um dos mais promissores, por oferecer como alternativa a obtenção de uma energia limpa, com um custo reduzido, propiciando economia significativa no bolso dos consumidores, sejam eles residenciais, comerciais e/ou industriais.
A economia gerada para as famílias aumenta o poder de consumo, já a economia gerada nas áreas comercial e industrial, acarretará certamente no aumento de produção e na geração de mais empregos.
A mensagem de Edvaldo Nogueira que sinaliza promover a taxação do sol, poderá ensejar uma bitributação, já que Marco Legal da Geração Distribuída instituiu para a partir de 07 de janeiro de 2022, a cobrança dos custos de distribuição de energia para quem gera a própria energia solar por meio de um sistema on grid, aquele que é conectado à rede de distribuição de energia.
Apesar do Marco Legal da Geração Distribuída ter instituído a cobrança pela distribuição a partir de 07 de janeiro de 2022, a Câmara federal aprovou e o senado passará a analisar o adiamento dessa cobrança para a micro e minigeração de energia renovável.
Alguns estados estão também concedendo isenção, como é o caso de Santa Catarina: “Santa Catarina dá isenção de impostos para micro e minigeração de energia renovável”
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Em breve todas informações aqui: http://ecostreinamentos.com.br/
Exame de graduação Clube de Karatê União – Nesta terça-feira 21 E o tradicional Clube de Karatê União, responsável por revelar caratecas de reconhecimento nacional e internacional realizará amanhã, 21, na sua sede própria, sua última atividade do ano com o exame de graduação e uma confraternização onde serão homenageados os atletas que participaram de competições nacional e internacional no ano de 2022. Os examinadores são professores de renome e experiência nacional: M. José Vlademir, 7º DAN, presidente da Seitokan Brasil; M Claudemir Santos, 7º DAN, presidente da Kondo Doko; M. Antônio Francisco, vice-presidente da FKISE. No comando do exame, o M. Edson de Souza e o sensei Yoakan jocelis. A diretoria do Clube de Karatê agradece aos patrocinadores, Ótica Carol, Up House,, Sesi, Colégio Master, Café no Ponto e toda a imprensa sergipana.
Relação dos alunos que serão examinados
✅Samara Raissa
✅Yan Gabriel
✅Sarah Lacerda
✅Robert Freitas
✅Lúcio santos
✅Danilo Oliveira
✅Myllena Anemberg
✅Isla Marcos
✅Rafael Gil
✅Victor Marques
✅Arthur Costa
✅Arthur
✅Jeniffer Caroline
✅JHONNY Willem
✅Luiz Claudio
✅Luiz Guilherme
✅Danrley Santos
✅José Matheus
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
ESPECIAL
Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, primeira Rota de Turismo Rural Sergipana é validada e reconhecida pelo Ministério do Turismo
A primeira Rota de Turismo Rural Sergipana começou a sua história em 2017, quando a Turismóloga e especialista em planejamento do Turismo, Ellen Carvalho escolheu o destino para transformá-lo em uma referência no segmento. Com muito planejamento e estudos, pode chegar ao seu êxito no lançamento em novembro de 2020.
Mesmo em plena pandemia mundial, Ellen não ficou incomodada em lançar essa inovação para o turismo Sergipano, que desde sempre vem sendo bastante procurada. Nesses dois anos de lançada, a rota vem passando sempre por melhorias, adaptações e sempre inovando sem perder a ruralidade e agregando valor. O que a torna especial com certeza é a persistência, a força de vontade de mostrar o que tem de melhor em pleno agreste Sergipano.
Ainda neste ano a Rota foi contemplada com várias inovações e reconhecimentos: logo em janeiro teve sua lei de reconhecimento estadual aprovada pelos deputados estaduais e governo do Estado, tornando-se referência regional, em seguida os deputados Georgeo Passos e Maria Mendonça reconheceram a importância e necessidade de investimentos para a Rota e juntos enviaram 70 mil reais para investir na divulgação e promoção da Rota mesma.
Em meados de junho deste ano, a Rota foi contemplada em participar do projeto do Ministério do Turismo, Universidade federal Fluminense e Ministério da Agricultura ” Experiências do Brasil Rural” tendo como sei pré-requisito a farinha de mandioca mostrada em suas várias vertentes, das casas de farinha a feira de Itabaiana, nos pratos gastronômicos e sobremesas, até em lançamento e criação de um novo produto em soma com dois grandes potenciais gastronômicos itabaianenses a castanha do Carrilho ( numa versão sabor pé de moleque, feita pelo Quiosque da Castanha).
O resultado de várias reuniões, consultorias e oficinas foi a validação da Rota e o reconhecimento do potencial de cada empreendimento que hoje faz parte desse case de sucesso Sergipano. Fazem parte da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana: o Parque dos Falcões, a propriedade Rural de orgânicos Sítio Alto dos Ventos, o Quiosque da Castanha, o a Casa de Farinha na praça de eventos, a Feira de Itabaiana, a gastronomia do Restaurante Tempero do Sertão, o povoado Ribeira, o projeto de Base Comunitária Vila das Flores (primeira Vila Turística Sustentável e Criativa Sergipana, a Casa de Farinha Comunitária do povoado Ribeira e a propriedade Rural sítio Meu Rancho.
A validação aconteceu em outubro e teve a presença de representantes do Ministério do Turismo e Universidade Federal Fluminense, que consistiu nas visitas técnicas e avaliação de todos os empreendimentos. Segundo o professor “José Carlos Dantas – representante da Universidade Federal Fluminense – a Rota está de parabéns, o acolhimento teve nota alta em quase 100% das visitas técnicas, a organização e conteúdo das experiências memoráveis foram destaque também, existem algumas melhorias que devem ser feitas pela gestão local, vamos disponibilizar o relatório, no mais com certeza voltarei em breve para levar minha família”.
Já para Ellen Carvalho, criadora e gestora da Rota, ” não poderia estar fechando o ano da melhor forma, já que a Rota é só chegou até aqui pelo grande esforço que continuo fazendo por todos aqueles que juntos comigo, acreditam que estamos no caminho certo. Isso não tem preço!!”
Mais informações sobre a Rota: https://www.instagram.com/rotacaminhos.serraitabaiana/
ellenmoniquetur@hotmail.com (79)999620254
PELO TWITTER
Nunca cobre educação de quem é deseducado. E outro detalhe, formação/titulação não é sinônimo de civilidade.
País alfabetizado é o que sabe ler a si mesmo.
www.twitter.com/olivaluiz Em resposta a @BlogClaudioNun
Houve uma época que lutávamos contra a ditadura para a redemocratização e vencemos. Quase quatro décadas depois ver pessoas lutando pelo arbítrio parece um filme de ficção. Vejo que estupidez é uma doença social que precisa ser combatida permanentemente. Como combatemos pandemias.
Dizem que Bolsonaro teve uma “recaída na tristeza”. Estou comovido. Sugiro ao presidente ver “A noviça rebelde”, um filme ótimo para recuperar o otimismo perdido.
A Jair Bolsonaro deve-se impor alguma EXPIAÇÃO pelas muitas maldades que fez ao povo e em particular aos indígenas, às mulheres, às jornalistas, àqueles que zombou de sua falta de ar e dos que perderam seus entes queridos,300 mil, sem mostrar-lhes nenhuma solidariedade. Foi mau.
www.twitter.com/AntonioSamarone
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.” Dalai Lama.
Quase dez anos atrás, no início de seu pontificado em 2013 (era então secretário de Estado o cardeal Tarcisio Bertone), o Papa Francisco entregou uma carta de renúncia “em caso de impedimento por razões médicas”. A revelar esta decisão, que Paulo VI já havia tomado, é o próprio Papa Francisco na ampla entrevista concedida ao jornal espanhol ABC, que neste sábado divulgou uma breve antecipação. O Papa, em conversa com o editor Julián Quirós e o correspondente no Vaticano, Javier Martínez-Brocal, aborda numerosos tópicos sobre os acontecimentos atuais na Igreja e no mundo. Estes incluem a guerra na Ucrânia, da qual o Pontífice diz não ver “um fim a curto prazo porque é uma guerra mundial”, depois os casos de abusos, o papel das mulheres na Cúria Romana, Lula e Catalunha, a renúncia de Bento XVI em 2013 e sua eventual renúncia.