A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura orienta que pais, responsáveis e alunos poderão ainda devolver o livro didático reutilizável. A campanha de devolução foi encerrada no dia 6 de janeiro, porém, os alunos que ainda estão em posse dos livros deverão entregá-los na secretaria da escola onde cursou o ano letivo 2022.
O livro didático é reutilizado por um ciclo de quatro anos. A previsão é de que 100% dos alunos da rede estadual de ensino estejam com o livro já na primeira avaliação.
Na opinião de Zezinho Sobral, secretário de Estado da Educação e da Cultura, é essencial trabalhar a consciência do estudante no cuidado com o livro didático durante todo o ano letivo a fim de que outros estudantes possam fazer o uso desse material no ano seguinte. “Este é um trabalho de toda a comunidade escolar e da família para sensibilizar o aluno sobre a importância do cuidado e da devolução do livro para que este seja reutilizado. É fundamental que cada escola também reforce com seus alunos a necessidade da devolução. O importante é que todos os estudantes recebam o livro para iniciar o ano letivo 2023”, destacou Zezinho Sobral.
A rede pública estadual está na fase de alimentação do Sistema de Gerenciamento do Livro Didático (SGLD). A orientação é que os gestores concluam o período de devolução e planejem a entrega dos kits, conforme as reservas estejam satisfatórias.
“Reservamos o período de 1º a 28 de fevereiro para a distribuição dos livros, quando acontece o final do prazo da matrícula. Indicamos que as escolas aproveitem a entrega do kit de material escolar e também façam a entrega do kit do livro didático”, destacou Maysa Alva, diretora do Serviço de Apoio à Gestão Educacional da Seduc.
A diretora ainda orienta os responsáveis e pais de alunos no sentido de que, no ato da assinatura da ficha da matrícula, procurem saber sobre os livros didáticos a serem utilizados em 2023.
Em Aracaju, a Escola Estadual 8 de Julho alcançou mais de 90% dos livros devolvidos até o fim do prazo, conforme explicou o diretor da unidade, professor José Roberto. “Iniciamos um movimento no Instagram e nos grupos de WhatsApp justamente conscientizando e enfatizando que o livro utilizado pelo aluno este ano agora vai ser o companheiro do seu colega no ano que vem. É uma forma de ser solidário a esse amigo pelo fato de o material didático ser indispensável”, explicou.
Na Escola Estadual 8 de Julho a previsão é de que o kit do livro seja entregue na primeira semana de aula, ou seja, na semana de acolhimento socioemocional, que vai de 24 de fevereiro até 3 de março.
“Quando não é feito um recolhimento satisfatório, significa falta desses livros, e mesmo que o FNDE mande um percentual de reserva para cobrir os exemplares que faltam, se o recebimento não for feito a contento, a gente vai precisar de um reforço a mais de livros. Então a grande questão é incentivar e sensibilizar pais, professores e alunos para o fato de que esse material possa ser devolvido a tempo a fim de que a direção da escola providencie a nova entrega no próximo ano”, disse.
Fonte: Seduc
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