Hospital da Criança oferece urgência em oito especialidades

Unidade especializada funciona 24 horas por dia atendendo tanto demanda espontânea como demanda referenciada, quando o paciente vem regulado por outra unidade de saúde (Foto: SES).

O Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, foi fundado em 2022 com o objetivo de reforçar a Rede de Assistência Pediátrica em Sergipe e se tornou referência em atendimento de baixa e média complexidade. A unidade atende, exclusivamente, pacientes de 29 dias a 12 anos, 11 meses e 29 dias com demandas de urgência em pediatria geral, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e cirúrgica. Além disso, o hospital também conta com gastropediatra, infectopediatra, cardiopediatra e anestesistas.

Sempre atuando junto com outras unidades hospitalares para garantir o direito fundamental à saúde para as crianças sergipanas, o HC atendeu quase 50 mil crianças somente no primeiro ano de funcionamento. Para isso, a unidade conta com um total de 58 leitos, divididos em: 23 de internamento, sendo 17 clínicos e seis cirúrgicos; 28 leitos de observação; e sete leitos de estabilização, sendo cinco de estabilização clínica e dois de estabilização cirúrgica.

Quando procurar o HC

Considerada uma unidade de porta aberta, o Hospital da Criança funciona 24 horas por dia atendendo tanto demanda espontânea, quando o paciente chega por meios próprios até o local, como também por demanda referenciada, quando vem regulada por outra unidade de saúde.

Para facilitar e agilizar o fluxo de atendimentos, a superintendente do Hospital da Criança, Catharina Costa, orienta que, para os casos de baixa complexidade, ao início dos sintomas na criança, a população deve sempre procurar o posto de saúde mais próximo.

“As Unidades Básicas de Saúde, também conhecidas como postinhos, são a porta de entrada do atendimento do SUS [Sistema Único de Saúde]. Sendo assim, ao início dos sintomas, deve-se buscar primeiro a rede básica, evitando, assim, a lotação das urgências com casos que podem ser resolvidos ainda na atenção primária”, explica ela.

Ao todo, são cerca de 450 profissionais da saúde e área administrativa que formam uma equipe multiprofissional assistencial de enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas, fisioterapeutas, biomédicos, técnicos de laboratório e outros.

Fonte: Ascom SES

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais