Mitidieri terá uma oposição chinfrim

Pelo andar da carruagem, tudo levar a acreditar que o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), terá uma oposição chinfrim contra a sua gestão. Por ter apenas um deputado estadual e, principalmente, porque o presidente Lula da Silva precisa do apoio do partido pessedista no Congresso, o PT deverá adotar o estilo morde e assopra, sem causar muitas preocupações ao governador. Parlamentares estaduais mais independentes, como o cidadanista Georgeo Passos e a psolista Linda Brasil, devem se destacar nas críticas às ações do Executivo. Minoritária na Assembleia, esta oposição não deverá incomodar muito quem comanda um verdadeiro rolo compressor, composto por 15 deputados. Ressalte-se que, além do modesto peso oposicionista, Mitidieri ainda conta em seu favor com uma imprensa majoritariamente chapa branca, acostumada a dizer amém ao governador de plantão em troca de afagos oficiais. Portanto, para se desgastar perante a opinião pública, o governo recém-inaugurado precisará ser uma verdadeira catástrofe. Misericórdia!

Saiu da UTI

O deputado estadual eleito Pato Maravilha (PL) comemorou o fato de ter deixado a UTI do hospital paulista, onde está internado desde a semana passada. Após sentir fortes dores abdominais e ser diagnosticado com febre e anemia, o distinto foi transferido de Aracaju para São Paulo numa UTI no Ar. Ontem, Pato foi às redes sociais informar que trocou o leito da UTI por um de apartamento. Agradeceu as orações por sua recuperação, porém não disse quando deverá receber alta médica. O hospital também não informou qual a doença do deputado. Então, tá!

Movimento parado

Indagado pelo blog Primeira Mão sobre as novidades, as movimentações política do seu Psol, o ex-presidente da OAB sergipana, Henri Clay Andrade, comentou apenas: “Como já disse um lendário filósofo sergipano, o movimento está parado”. Essa frase foi dita pelo saudoso comerciante sergipano Josias Passos quando comentava que o comércio de Aracaju estava vivendo momento ruim, de baixas vendas. Nascido no povoado Saco da Ribeira, atual município de Ribeirópolis, Josias Passos atuou no comércio da capital por mais de seis décadas, tendo morrido em outubro de 2014, aos 101 anos.

De olho nos pobres

O deputado eleito Netinho Guimarães (PL) promete usar o mandato para defender as bandeiras da saúde e do social, visando ajudar a população carente. Eleito com 24.164 votos, o ilustre vem a ser sobrinho da conselheira do Tribunal de Contas de Sergipe, Angélica Guimarães. Ele substituirá o deputado Vanderbal Marinho (PSC), esposo da conselheira e que tem como característica o silêncio. Em seus dois mandatos, o paramentar cristão quase não fez uso da tribuna. Tomara que o deputado Netinho seja mais afeito aos discursos. Crendeuspai!

Regabofe eleitoral

O deputado federal Arthur Lyra (PP) está aproveitando a hora do café da manhã para conversar com os colegas parlamentares e, naturalmente, pedir o apoio à sua reeleição como presidente da Câmara. Ontem, o distinto reuniu em torno da farta mesa parte da bancada sergipana. Entre outros, prestigiaram o regabofe de Lyra os deputados Gustinho Ribeiro (Republicanos), Katarina Feitoza (PSD), João Daniel (PT) e Ícaro de Valmir (PL). Segundo a pessedista, durante o comes e bebes “tratamos sobre os desafios dessa nova legislatura e alinhamos pautas propositivas para os sergipanos”. Ah, bom!

Políticos escafederam-se

Calma, eles estão por aí vivinhos da Silva Xavier, apenas sumiram das vistas da grande maioria dos eleitores. Estamos falando dos famosos políticos “Copa do Mundo”, que aparecem de quatro em quatro anos com os olhos grandes nos votos dos sergipanos. Estes suplicantes sumiram da praça, desapareceram das redes sociais, não atendem as ligações telefônicas dos eleitores e, quando localizados em algum lugar, fogem de fininho ou fingem desconhecer o cidadão que lhe confiou o voto. Muitos destes sumidos devem dar o ar da graça na campanha de 2024 para lhe pedir o voto novamente, prometendo mundos e fundos. Home vôte!

Luto

Será sepultado hoje em Aracaju, o empresário José Alves de Melo, 94 anos de idade. Ele fundou a Casa da Eletricidade e contribuiu, com outros empresários sergipanos, para a instalação da TV Sergipe, emissora afiliada da Rede Globo. Segundo a família, José Alves sentiu-se mal e foi hospitalizado, mas não resistiu e morreu na madrugada de ontem. O corpo do empresário está sendo velado na Osaf, à rua Itaporanga, centro da capital, devendo ser sepultado no Cemitério Santa Izabel. Descanse em paz!

Café com a imprensa

O presidente da Assembleia, deputado estadual Luciano Bispo (PSD), vai receber a imprensa para um café da manhã, quando fará um balanço de sua gestão à frente do parlamento estadual. Será amanhã, no Centro de Eventos do Arcus Hotel, localizado na praia de Atalaia. Na nova legislatura, que começa em fevereiro próximo, Bispo trocará a cadeira de presidente pela de 1º secretário da Assembleia. Certamente, um dos assuntos mais discutidos entre o deputado e a imprensa será o seu provável retorno ao MDB, que deverá ocorrer tão logo seja aberta a janela partidária. Marminino!

Eleitor esperançoso

Passado quase um mês da posse do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), a população aguarda com muita expectativa pelas prometidas mudanças anunciadas por ele durante a campanha eleitoral. Os eleitores que votaram no pessedista – ou não – esperam que os projetos divulgados pelo então candidato resultem em melhorias para ao estado. O novo chefe do Executivo prometeu, entre outros tantos benefícios, reduzir a violência, melhorar a educação e a saúde, gerar milhares de empregos, casa para quem não tem, etcétera e tal. Esperançosos, os sergipanos aguardam que Mitidieri cumpra o quanto antes estas e outras tantas promessas feitas por ele enquanto pedia votos. Crendeuspai!

Pernas pro ar

E o ex-governador Jackson Barreto (MDB) vai terminar se cansando de tanto não fazer nada. Ontem, o fidalgo postou um vídeo no instagram onde aparece apenas a ponta do pé dele, que está deitado numa preguiçosa rede, armada na ampla varanda de sua casa de praia, na Atalaia Nova. O único som que se houve é o suave barulho do Oceano Atlântico. Como dizem lá em Carira: Quem pode se balança, quem não pode se sacode. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 17 de dezembro de 1911.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Vivre e no Jornal Zona Sul.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais