Foco errado. Turismo de Luxo? É preciso privilegiar turismo de massa

                                                                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                      “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.



Lamentável, o novo governo começou errado na área do turismo. Na última sexta-feira, 10, a imprensa divulgou que a assinatura da ordem de serviço pelo governo do Estado (Sedurbs/DER/SE) da obra de implantação e pavimentação ao povoado Costa, em Itaporanga D`Ajuda. Infelizmente, a intenção maior não foi em prol da comunidade, mas nas palavras do Secretário de turismo, Marcos Franco, de dar mais “conforto aos turistas que visam o maior equipamento de turismo náutico do estado, o Vidam Náutico.” (print ao lado).

Turismo de Luxo

Pois bem, o grupo Vidam é o que tem mais dinheiro hoje em Sergipe para promover parcerias e fazer aquele acesso sem custo para o governo estadual. O governo deveria ter proposto uma parceria com o grupo que tem recursos para fazer a infraestrutura. O próprio responsável pelo grupo comemorou o investimento para o turismo de luxo nas redes sociais (ver print ao lado).

O governo investirá R$ 10,4 milhões numa infraestrutura para beneficiar o grupo hoteleiro mais rico no Estado, o grupo Vidam. E ainda divulga que o grupo “aplicou” 400 mil (menos de 4% do que o governo vai gastar), para instalar energia trifásica para a comunidade. Deveria sim, pelo menos arcar com metade da obra, numa parceria.

As pousadas, os roteiros, os restaurantes típicos não recebem esse “investimento”

O que diz o governo para as dezenas de pousadas situadas em Sergipe, próximas as praias, rios e de pontos turísticos sem a mínima estrutura? Locais em Estância, na Caueira, Pirambu, que são atrações turísticas e estão sem a mínima estrutura? Até Canindé, o principal roteiro turístico do interior está com problemas estruturais. Não seria mais lógico e racional investir na infraestrutura das rotas turísticas? Sergipe precisa de um portfólio para apresentar aos turistas, mostrando que tem muito mais do que Aracaju, Canion Xingó e a Crôa do Goré.

Desde quando Sergipe é roteiro para o turismo de luxo?

O que pensa a nova gestão do turismo em Sergipe? Pelo jeito será a mesma “panelinha” privilegiando quem tem condições em detrimento daqueles que suam de verdade para incrementar o pobre turismo sergipano, por conta dos apadrinhamentos políticos e os interesses particulares (como este caso) colocados em primeiro plano.

Será que Sergipe continuará com o cenário de terra arrasada no turismo? O Estado tem o perfil do turismo de massa e a nova gestão começa privilegiando o turismo para ricos.

Priorizar e fomentar o turismo não é privilegiar um grupo empresarial. Inserir Sergipe no circuito permanente como foi promessa de campanha não é privilegiar quem tem dinheiro.

 

Mercados centrais: um dos principais cartões postais de Aracaju com fedor insuportável e baratas E um amigo jornalista foi almoçar na parte do mercado onde tem restaurantes ao lado dos artesanatos, uma das principais vias de circulação dos turistas no local. Ele questionou o dono do restaurante por conta das baratas de um lado para outro. O cidadão informou que a Prefeitura já foi alertada e, é necessária, uma constante dedetização no local, principalmente porque a rede de esgoto parece que não está funcionando direito e o fedor está incomodando a todos. Olha aí um local para o governo e a PMA realizar uma parceria de revitalização para o turista que realmente Sergipe recebe.

O desespero não muito “secreto” Eleições 2024 podem sepultar 2026 Amanhã, 14, o blog analisar o que vem ocorrendo nos bastidores da política de Sergipe onde o desespero, “não muito secreto”, vem deixando um parlamentar sem dormir. Tudo por conta da aproximação do ministro Márcio Macedo ao governador Fábio Mitidieri, e ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira. 

Márcio Macedo em Sergipe Por falar em Márcio Macedo na sexta-feira ele recebeu diversas instituições que recebem emendas para investimentos em Sergipe. O Hospital e Maternidade Santa Isabel esteve presente, através da sua diretora, Débora Leite. Márcio Macedo destacou que escolheu entidades reconhecidas em Sergipe e que prestam um relevante trabalho para o Estado. O HMSI está entre as instituições beneficiadas pelo mandato de Márcio Macedo, que até 31 de dezembro de 2022 ocupou a cadeira de deputado federal.

 Mesmo que tardio, bom senso na Adema: 3 técnicos que estão exonerados e exerciam fiscalização foram para casa. E os laudos que eles assinaram neste período? E o blog foi informando que na última sexta-feira, 10, depois de várias denúncias – inclusive encaminhadas para os órgãos competentes – a direção da Adema decidiu mandar para casa os três servidores que atuam como fiscais e foram exonerados no início do ano (como todos os comissionados) e ainda não foram nomeados. Os três estavam trabalhando normalmente, inclusive mostrando nas redes sociais. Agora, quem teve algum auto feito pelos três este ano não terá valor algum. Com certeza vai parar na Justiça até mesmo se a nomeação for de forma retroativa.

Yandra Moura lança a Campanha Carnaval Sem Assédio A deputada federal Yandra Moura (União-SE) lança uma campanha contra o assédio durante as festas do Carnaval 2023. A campanha foi abraçada em Sergipe pela Coordenação de Mulheres do Tribunal de Justiça, por intermédio da Juíza Jumara Pinheiro.

Altos índices A deputada explica que há uma preocupação com os altos índices relacionados ao assédio durante o período das festas. “Uma pesquisa divulgada em 2020 – último ano em que teve Carnaval – aponta que 48% das mulheres que já participaram de celebrações de carnaval, como bloquinhos de rua, disseram já ter sofrido assédio. Quase a metade delas, isso é preocupante”.

Diferença “É importante explicar a diferença entre a paquera e o assédio. A paquera é natural e acontece com o consentimento de ambas as partes. Mas, se uma das partes disser não, tem que ser respeitada. Não é não”, esclarece a deputada.

Reforço para proteção A ideia da campanha é reforçar a mensagem e aumentar a proteção das mulheres durante as festas. “Durante o período do Carnaval, em festas e bloquinhos de rua, estaremos panfletando, distribuindo símbolos como o cartão vermelho, leques, colocando adesivos nas mulheres, mensagens em carro de som, enfim. Será feita uma ampla divulgação com o intuito de conscientizar as pessoas e reduzir estes índices alarmantes”, conclui Yandra Moura.

 Hoje, 13, homenagem aos voluntários e parceiros das Olimpíadas Especiais das Apaes marca sucesso da 23ª edição em Sergipe A Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), em conjunto com a Federação das Apaes do estado de Sergipe (FEAPAES.SE) e Apae Aracaju têm o prazer de convidar a imprensa para uma homenagem aos voluntários e parceiros que contribuíram para a realização da 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes – edição nacional. O evento será realizado  hoje, 13, e será uma oportunidade para reconhecer e agradecer a todos aqueles que dedicaram seu tempo e esforço para tornar as Olímpiadas um sucesso.

 Marco Com 24 delegações e mais de 1.600 pessoas inscritas, a 23ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes – edição nacional, foi um marco na história do evento e um testemunho do espírito esportivo e do trabalho em equipe que tornou tudo isso possível. “A homenagem será uma ocasião para celebrarmos juntos o sucesso da competição e o empenho de todos os envolvidos”, afirma Mônica Souza, presidente da FEAPAES.SE. 

Celebração A cerimônia ocorrerá às 10h, na sede da Apae Aracaju, localizada na rua Manoel dos Santos Carvalho, 379, bairro Industrial. Autoridades locais, membros da imprensa e convidados especiais estarão presentes para prestigiar este momento de celebração e reconhecimento. A FEAPAES.SE espera contar com a presença da imprensa para documentar e compartilhar este momento significativo com a comunidade.

Delegada Katarina apresenta projeto que institui linhas de crédito para mulheres vítimas de violência doméstica A deputada federal Delegada Katarina (PSD/SE) apresentou, na quinta-feira (09), o Projeto de Lei 437/2023 que estabelece linhas de crédito a microempresas e empresas de pequeno porte controladas e dirigidas por mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, com o objetivo de auxiliar empreendimentos de mulheres em situação de vulnerabilidade.

 Atenção especial A parlamentar argumenta que as mulheres vítimas de violência doméstica e que pretendem empreender, precisam de atenção especial do Poder Público para que possam seguir suas vidas com dignidade e de maneira produtiva.

 Empreendedorismo “É muito importante criarmos linhas de crédito para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar que buscam atuar no empreendedorismo, pois, muitas vezes, em decorrência da dependência emocional com o agressor, elas não conseguem desenvolver atividades lucrativas e produtivas e acabam não conseguindo romper esse ciclo”, disse.

Sugestão A sugestão da Delegada Katarina é que a Taxa de Juros de Longo Prazo (TLP) e sua taxa de juros prefixada terão seus valores reduzidos em 50% quando forem aplicadas a microempresas e empresas de pequeno porte controladas e dirigidas por mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A proposta estipula ainda que seja garantido o período de carência de 12 meses para a realização do pagamento da linha de crédito.

Prefeito Edvaldo comemora sucesso do Projeto Verão e confirma edição 2024 O prefeito Edvaldo Nogueira confirmou, na noite do domingo, 12, a realização do Projeto Verão 2024. Ao comparecer ao último dia de shows, na Orla da Atalaia, e constatar o sucesso da edição deste ano, que reuniu cerca de 200 mil pessoas, durante os três dias, para assistir as apresentações de grandes artistas, a exemplo de Marcelo Falcão, Duda Beat, Anavitória, Biquíni Cavadão, Melim, Projota, Maneva e Toni Garrido, o gestor da capital destacou que o evento “alcançou o seu ápice, se consolidando, de vez, no calendário festivo de Sergipe”.

Anúncio “Já está resolvido. Em 2024, realizaremos o Projeto Verão e queremos anunciar o mais rápido possível, em meados do segundo semestre, para que a festa se torne ainda maior e melhor. Além disso, já pensamos em uma forma de trazer novidades, de repente, uma tarde de atrações na Orla Pôr do Sol, mas vamos amadurecer a ideia ainda. O que podemos confirmar é que faremos e com a vontade de realizar uma edição ainda melhor”, afirmou o prefeito.

Melhor de todos Ao comemorar a edição deste ano, Edvaldo expressou sua emoção por ver a arena de shows lotada, durante os três dias e ressaltou que “sem dúvida, foi o melhor Projeto Verão já realizado”. “Fico imensamente emocionado e feliz com essa área lotada de pessoas, porque reflete o trabalho que fizemos para a retomada desta festa, que ficou paralisada por dois anos, em virtude da pandemia. Ao todo, foram cerca de 200 mil pessoas que estiveram aqui nestes dias para celebrar essa mistura de ritmos e para vivenciar a nossa cultura, em um evento que é feito para todas as idades em um verdadeiro encontro de gerações”, reiterou.

Parceria com o governo estadual O gestor também enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado para a realização da festa. “Nos unimos para entregar aos sergipanos, aracajuanos e turistas um grande evento e conseguimos alcançar este objetivo. Organizamos uma programação musical e esportiva completamente diferenciada e isso foi fundamental para o resultado que tivemos. Os hotéis ficaram lotados, diversas cadeias produtivas foram beneficiadas, movimentando o nosso turismo, gerando emprego e renda. Neste sentido, conseguimos consolidar o nosso Projeto Verão no calendário festivo de Aracaju e de Sergipe”, completou.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

Carro em cima da calçada Moradores da região da 13 de Julho reclamam que todo fim de semana carros estacionam em cima da calçada em frente ao Bar Paulo Preto na Avenida Beira Mar, em frente a Praia Formosa, forçando os pedestres a disputarem espaço com os veículos. Já chamaram a SMTT e nada. Vão esperar um acidente fatal?

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

OPINIÃO


Você não leu o livro, você estudou! por Antônio Carlos Sobral Sousa*

A maior satisfação de um escritor, seguramente é saber que a sua obra foi lida, comentada e quiçá recomendada. Um livro precisa ser lido para “ganhar vida própria” no imaginário dos respectivos leitores. Segundo o filósofo e professor italiano, Nuccio Ordine, “nutrir o espírito pode ser tão importante, quanto alimentar o corpo”, fato que pode ser constatado mediante ressonância magnética funcional dos cérebros antes e depois da leitura de um livro. A “alimentação” do cérebro com uma boa leitura constituiu uma poderosa arma utilizada por muitos para vencer os tempos difíceis da pandemia.

Curiosamente, na semana passada, tive a grata satisfação de receber, espontaneamente, depoimentos elogiosos de três leitores do livro “Entre linhas de minha vida”, manuscrito autobiográfico, com temas familiares e profissionais, publicado em 2018. Na época, o confrade Anderson Nascimento, presidente da Academia Sergipana de Letras se referiu à obra como sendo “um ensaio de trajetória de vida, numa linguagem escorreita e com representações memorialísticas, lembrando a metodologia da ‘história da vida’, criada pela Escola de Chicago, na década de 1920”.

Segundo uma das leitoras, empresária e dona de uma das principais livrarias de nosso estado, o referido opúsculo é o seu favorito “livro de cabeceira”! Imagine o orgulho de ouvir isto de alguém que lida diuturnamente com livros! Todavia, o que mais me impressionou foi o estado em que se encontrava um exemplar do livro, que foi me solicitado autografar, por um conceituado endodontista, professor da Universidade Federal de Sergipe. Não havia uma página sequer, sem diversas anotações, feitas, provavelmente, em tempos diferentes, a julgar pelas cores das tintas. Após eu ter feito uma generosa dedicatória, o odontólogo, segurando o livro com as duas mãos indagou: “pode perguntar o que quiser?” Claro que não me atrevi, porque ele, verdadeiramente, estudou o livro!

* Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação/Publicado no JC do fim de semana. 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/ayres_britto

 Os que não fazem tempestade em copo d’água são os melhores no fechar o registro de qualquer dilúvio.

 www.twitter.com/PedroRonchi2

 Deus, Pátria e família era o lema do Bolsonaro na campanha. Ai perdeu a eleição, não foi mais na igreja, abandonou a Pátria e não mora mais junto da família.

 www.twitter.com/diegodacosta

 A hipocrisia é a pior palavra no mundo. “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço.” O certo é: “Faça o que eu digo, e faça o que faço, assim faça o que você diz.”

 www.twitter.com/saulolandrade

 Tanto quanto pior que escrever Aracaju com assento no “ú” é se referir a Aracaju como praticamente como a única cidade do Estado. Tem gente até que nega nacionalidade que é do interior de Sergipe. Vergonha!

 www.twitter.com/BlogdoNoblat

 Por Amarildo

 

 

 

 

 

 

 

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  Frase do Dia

“A Amizade é contagiosa. O problema é que esperamos contraí-la de outrem, quando seria melhor darmos a outrem a oportunidade de contraí-la de nós”. Paschoal Isoldi, terapeuta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ouça a reportagem com a voz do Papa Francisco:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-02/papa-francisco-angelus-reza-bispo-alvarez-condenado-nicaragua.html

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais