FIV e FeLV: entenda como essas doenças podem prejudicar os felinos

(Foto: Freepik)

O vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da leucemia felina (FeLV) são as doenças virais mais temidas dos gatos e seus tutores. A FIV e a FeLV são duas doenças distintas, que acometem o sistema imunológico dos gatos e propiciam o surgimento de outras patologias. Além disso, gatos domésticos ou selvagens podem ser igualmente acometidos e suas consequências podem apresentar sintomas graves e levar ao óbito dos animais.

Segundo Candice Garcia, veterinária especialista em felinos, ambos os vírus atacam somente os gatos e a forma de contágio é distinta. “A FIV é transmitida através de mordidas profundas entre gatos e a relação sexual. Já a FeLV é proveniente de um vírus altamente contagioso e pode ser transmitido por contato direto. Ou seja, se o gato comer na mesma vasilha, beber no mesmo potinho de água ou usar a mesma caixa de areia. Ele também é transmitido por contato sexual e as fêmeas gestantes infectadas também podem transmitir para os seus filhotes”, alertou a especialista.

Candice Garcia é veterinária especialista em felinos (Foto: arquivo pessoal)

Para saber se o seu gato está com as doenças, o diagnóstico é realizado durante uma consulta com um veterinário, por meio de exames e teste rápido com coleta de sangue, que podem ser realizados no atendimento. Se der positivo, o gato deve ser tratado. Caso o resultado seja negativo, o felino deve ser vacinado contra a Felv. “A partir de 60 dias de idade, os tutores já podem iniciar o protocolo vacinal dos seus gatinhos, inclusive vacinando contra a FeLV. Infelizmente para a FIV, ainda não temos vacina, mas a prevenção pode ser um caminho eficaz para preservar a saúde dos animais”, ressaltou Candice.

Alguns métodos preventivos são necessários para evitar que os gatos se contaminem com os vírus que causam a FIV e a FeLV. De acordo com a veterinária, é fundamental sempre fazer um check-up no seu gato, evitar que o animal fique na rua em contato com outros gatos não domesticados ou cuja procedência seja desconhecida, manter as vacinas sempre atualizadas, e caso adquira um novo gatinho, levar para avaliação e teste contra FIV e FeLV com o profissional de sua confiança. Essas são algumas dicas para manter o seu gato saudável e livre de doenças graves.

Toca dos Gatos

Única clínica exclusiva para felinos em Sergipe, a Clínica Toca dos Gatos – fundada e capitaneada pela veterinária Candice Garcia – fica na Avenida Acrísio Cruz, nº 90, bairro Salgado Filho, em Aracaju, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h. A clínica também oferta o serviço de internamento e possui laboratório próprio, sendo referência na medicina felina no estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais