Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Os leitores diários deste pequeno espaço já perceberam que nos últimos dias este jornalista vem escrevendo reflexões sobre amizade, a palavra empenhada e, sobretudo, sobre a verdade e a falsidade.
Quem acompanha este espaço desde 2006 sabe que o blog sempre teve a preocupação de deixar clara para os leitores a posição ideológica e política. E sempre ressaltando que este espaço é informativo, mas principalmente opinativo. Ou seja, o leitor que acessa ao blog já sabe a linha editorial e política que nunca mudou, pelo contrário sempre fez questão de não ficar em cima do muro e bradar uma suposta imparcialidade que não existe na prática em nenhum meio de comunicação.
Uma vez o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica disse:
“No meu jardim, há décadas não cultivo o ódio. Aprendi uma dura lição que a vida me impôs. O ódio acaba deixando as pessoas estúpidas — disse o ex-presidente, que passou 13 anos preso durante a ditadura militar. — Passei por tudo nessa vida, fiquei seis meses atado por um arame, com as mãos nas costas, fiquei dois anos sem ser levado para tomar banho e tive que me banhar com um copo. Já passei por tudo, mas não tenho ódio de ninguém e quero dizer aos jovens que triunfar na vida não é ganhar, mas sim se levantar toda vez que cair.”
E o blog segue as palavras de Mujica, não tem ódio de ninguém e sabe que o mais importante na vida não é ganhar, mas levantar-se quando for subjugado pela palavra empenhada.
Já disse Tom Jobim: “Quando uma árvore é cortada ela renasce em outro lugar. Quando eu morrer quero ir para esse lugar, onde as árvores vivem em paz.”
Fica a lição e a dica para os mais jovens.
Em Propriá, tem auxiliar arrumando as gavetas porque acredita que a Justiça Eleitoral cassará o prefeito E em abril, a Justiça Eleitoral, através do TRE/SE, deve julgar o recurso do prefeito de Propriá Valberto Oliveira, do vice, Rafael Sandes e da esposa do prefeito, Karine Feitosa, todos acusados de compra de votos na eleição de 2020. O juiz da comarca colheu provas robustas com depoimentos da compra de votos. Ninguém duvide se o ex-deputado estadual Luciano de Menininha assumir o cargo de prefeito ele que foi o segundo colocado. Até mesmo auxiliares do prefeito não acreditam na vitória e já estão arrumando as gavetas…
Agenda municipalista Reforma tributária, investimentos em saúde, retomada de obras e transporte público foram alguns dos temas discutidos pelo prefeito Edvaldo Nogueira com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na segunda-feira, 6, em Brasília. O gestor da capital sergipana e presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) foi recebido em audiência no Palácio do Planalto após participar como convidado da mesa de abertura do I Seminário Internacional de Finanças dos Entes Subnacionais, evento que reúne prefeitos, autoridades de Estado, secretários e representantes de pastas econômicas do governo federal.
Prefeitura de Lagarto não vai pagar o retroativo para o magistério Deu no site “O Bolo é Grande”: “A administração municipal de Lagarto apresentou proposta que retira o pagamento do retroativo do reajuste salarial de 2022, entre janeiro e abril, para o magistério, garantido por lei. Na proposta somente consta o piso salarial de 2023. Mesmo assim, contrariando as expectativas e os recentes protestos, a proposta foi aceita pelo SINTESE, na última segunda-feira, 6.”
Exclusão Continua a matéria: “Em fevereiro, os educadores chegaram a ocupar o prédio da prefeitura para exigir audiência com a prefeita Hilda Ribeiro para exigir o pagamento do retroativo do ano passado e a atualização do percentual do piso de 2023. Na ocasião, a categoria estava indignada com a proposta dada pela gestão municipal de só iniciar o pagamento do reajuste em abril. A nova proposta só garantiu o início do pagamento para o final de março e excluiu todo o passivo da prefeitura com os professores, pelo qual eles lutavam há mais de um ano.”
A pergunta que fica é: por que a prefeitura de Lagarto não vai pagar o retroativo de 2022, sendo que o próprio SINTESE já afirmou que a gestão de Hilda Ribeiro tem dinheiro para realizar o pagamento? E finaliza a matéria: “Ademais, os professores e professoras que não participaram da decisão, estão inconformados e irão entrar com ação judicial para que o município pague a dívida de mais de um ano com os educadores. Eles também reclamam da concordância do presidente do SINTESE, Nazon Barbosa, em permitir que tal proposta fosse levada para discussão com a classe. Cerca de 874 professores estão esperando o retroativo do ano passado e o retroativo desse ano, acumulando uma dívida de quase 4,4 milhões de reais.”
Érica Mitidieri visita Hospital Santa Isabel Na manhã de ontem, 6, a Diretoria do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI) recebeu a primeira-dama e Secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri – acompanhada da deputada federal Katarina Feitoza. O objetivo da visita foi de discutir melhorias para os serviços ofertados pela instituição, que é responsável por 18% dos procedimentos clínicos e 15,7% dos procedimentos cirúrgicos em Sergipe, segundo dados do Tabwin.
Importância de parcerias para acolhimento de mulheres e crianças De acordo com Érica, é de muita valia preconizar os atendimentos fornecidos pelo hospital, visto que, atendem a uma demanda da sociedade que precisa ser cada vez mais estimulada. “O Santa Isabel é de fundamental importância. Precisamos fortalecer unidades de saúde como essa para engrandecer a política pública em benefício da mulher. E nesse mês tão importante, que é o mês da mulher, estamos aqui para contribuir e nos somar para auxiliar à saúde da mulher tanto no que se refere a parte hospitalar quanto a maternidade em nosso estado. Cuidar da mulher e da mulher gestante é nos antecipar para cuidar da primeira infância, desde a gestação”, enfatizou.
Manutenção da rede A deputada Katarina Feitoza, que já havia realizado uma visita ao HMSI anteriormente, reiterou a importância da instituição para os atendimentos em saúde em Sergipe e enfatiza a necessidade de manutenção da rede. “Hoje, viemos junto com a nossa secretária de Inclusão para que ela pudesse entender as tratativas que permeiam a melhoria dos serviços do Hospital e Maternidade Santa Isabel, pois, devemos promover e manter saúde de qualidade para todos os sergipanos e sergipanas, especialmente para nossas mulheres”, pontuou.
Estatísticas dos serviços A diretora-geral do HMSI, Débora Leite, fez uma apresentação com números e estatísticas dos serviços e atendimentos prestados pela unidade em Sergipe no ano de 2022. Ela destacou os avanços já conquistados na atual gestão, a exemplo da nova recepção e modernização do Centro Cirúrgico. “É sempre importante recebermos todo o apoio possível, uma vez que fazer saúde com os valores pagos pelo SUS é um enorme desafio. Estamos prontos para atender a população sergipana com novos serviços a partir das demandas que surgirem, sempre buscando qualidade no atendimento”, frisou Débora Leite.
Itabaiana: jornada pedagógica e novo fardamento E após a realização na semana passada da Jornada Pedagógica, que reuniu professores e técnicos da secretaria municipal de educação, a Prefeitura de Itabaiana iniciou a semana entregando o novo fardamento escolar para todos os estudantes regularmente matriculados nas unidades de ensino.
Identificação Segundo os gestores da pasta o uniforme contribuirá muito com a organização, segurança dos alunos e a sensação de pertencimento, uma vez que uniformizadas, elas são facilmente identificadas dentro e fora das escolas. A logística de entrega está sendo realizada de acordo com cada escola e deve acontecer ainda no decorrer dessa semana.
CMA promove Audiência Pública sobre Racismo e Liberdade Religiosa A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) promoveu nesta segunda-feira, 6, Audiência Pública para tratar da nova Lei que equipara o crime de Injúria Racial ao Crime de Racismo, onde também protege a Liberdade Religiosa. O tema foi proposto através do Requerimento de autoria do vereador Pastor Diego (PP) e contou com a participação do Procurador do Estado de Sergipe, Dr. Agripino Alexandre.
Diálogo Representantes da sociedade civil, adeptos de religiões de matriz africana, do cristianismo e do islamismo também deram sua contribuição ao diálogo em conjunto com os vereadores Pastor Eduardo (Republicanos) e as vereadoras Sônia Meire (Psol) e Professora Ângela (PT) que também integraram o debate público na Casa.
Cenário brasileiro Na percepção de Pastor Diego, conflitos pela liberdade de cultura e culto através de princípios elencados nos Direitos Humanos ainda configuram um grande impasse no cenário brasileiro. Diante do exposto, o parlamentar entende que promover um diálogo amplo é necessário para preservar a liberdade religiosa, bem como, combater as intolerâncias, discriminações e o preconceito. “Reunimos diversos representantes de religiões para democratizar o debate e falar sobre uma atualização jurídica que tivemos em relação ao racismo religioso”, disse.
Injúria religiosa “Antes a gente tinha somente – de forma mais genérica – a questão da intolerância religiosa, no artigo 208 do Código Penal. Na própria lei que trata sobre o racismo, mas ainda assim, algo muito subjetivo. E agora, com essa equiparação, consolida-se o crime de racismo religioso. Que é você tentar impedir ou criar obstáculo a qualquer manifestação religiosa, com ou sem violência. Bem como, a injúria religiosa, que é você ofender alguém por conta da religião”, destacou o vereador Pastor Diego.
Diferenças O orador técnico, Dr. Agripino, explica que o principal ponto a ser compreendido é a diferença entre injúria racial, racismo religioso e liberdade religiosa. Segundo o jurista, esse esclarecimento é essencial para preservar a dignidade da pessoa humana. “A legislação ainda é muito recente, essa inovação normativa veio à luz agora em janeiro de 2023. O horizonte do crime de racismo religioso foi muito ampliado com essa equiparação com injúria racial. Isso permite interpretações que podem conduzir a um cenário em que algum discurso de mal gosto, possa ser alçado à categoria de racismo, que é um crime inafiançável. O panorama mudou muito e irá exigir das pessoas, uma adaptação”, ressalta.
Crime de injuria racial A lei sancionada em janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que equipara o crime de injúria racial ao crime de racismo, também protege a liberdade religiosa. A medida prevê pena de 2 a 5 anos para quem obstar, impedir ou empregar violência contra quaisquer manifestações ou práticas religiosas. A pena será aumentada a metade se o crime for cometido por duas ou mais pessoas, além de pagamento de multa. Antes, a lei previa pena de 1 a 3 anos de reclusão.
Diversidade Na ocasião, Giovana Soares, que é adepta do candomblé, defende o Estado laico e o combate ao preconceito às religiões de matriz africana. “É muito importante que a gente traga esse debate, sob uma perspectiva ampliada, contemple as demais religiões e resguarde a laicidade do Estado. Garantir a livre expressão religiosa de todas as religiões e ter cuidado com os discursos porque toca em lugares específicos para muitas pessoas”, pontuou.
Pauta relevante Em soma, a representante da Associação Islâmica Beneficente de Aracaju, Grace Kelly Lustosa compreende que o tema versa sobre o respeito e o convívio entre os diferentes. “De extrema relevância essa pauta. Nossa religiosidade é algo particular, importante, toca nosso espírito e é parte fundamental ao desenvolvimento do ser humano. Isso precisa ser respeitado, ser visto e discutido para promover uma equidade religiosa em nossa sociedade”, considerou.
Vivências Já o Pastor Arivaldo José dos Santos, que representa a Convenção Batista Nacional no Estado de Sergipe, reconhece a importância em se promover esse câmbio de vivências. “Aqui é o espaço que realmente deve se trazer esse tipo de diálogo porque diz respeito a prática da fé de cada um. Independente da sua confissão, do seu credo, cada pessoa tem o direito de ser e expressar a sua fé”, declarou.
Cardápios informativos: Projeto de Breno Garibalde visa beneficiar pessoas com restrições alimentares Tendo em vista a necessidade de cardápios informativos para pessoas que possuem algum tipo de restrição alimentar, na capital sergipana, o vereador Breno Garibalde elaborou o Projeto de Lei nº 27/2021, que dispõe sobre a obrigatoriedade de informar quanto à presença de açúcares refinados, lactose, glúten, proteína animal e seus derivados, nos alimentos preparados e servidos nos restaurantes, bares, lanchonetes e afins, no município de Aracaju.
Exigência O PL foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Aracaju, e depois de sancionada pela prefeitura, a lei vai obrigar todos os estabelecimentos comerciais à dispor de informações essenciais nos cardápios, para consumidores que têm alimentação restrita, seja por ideologia ou necessidade. Os estabelecimentos comerciais deverão estar de acordo com a exigência, no prazo de 90 dias após esta lei entrar em vigor.
Cardápios informativos Segundo o parlamentar, que tem intolerância à lactose, ainda são poucos os restaurantes em Aracaju que possuem cardápios informativos. “A cada dia que passa, aumenta o número de pessoas com intolerâncias, alergias alimentares, ou que escolhem ter outro tipo de alimentação, seja por ideologia ou necessidade. Eu, por exemplo, tenho restrição alimentar e acho muito chato ficar perguntando se tem ou não tem leite ou derivados no alimento. Se tivesse esse tipo de informação no cardápio, seria muito mais fácil. Mas, estou com muita expectativa para que nosso projeto vire realidade e que os que os bares e restaurantes da nossa capital fiquem ainda mais atrativos!”, ressaltou Breno Garibalde.
Facilitação para pessoas que tem alimentação restrita Vegetariana há mais de três anos, a jornalista Gilmara Costa também tem intolerância à lactose e enfrenta muitas dificuldades em muitos estabelecimentos da capital. Na visão dela, também é necessário que os restaurantes diferenciem pratos veganos e vegetarianos nos cardápios. “Em muitos lugares, tem apenas o termo ‘veg’, e eu tenho que ficar sempre perguntando se tem ovo ou leite, porque se o prato for vegetariano, eu não posso consumir. Além disso, muitas vezes quando a gente pergunta, os garçons não são orientados sobre isso. Por isso, essa lei municipal vai facilitar muito a vida de pessoas que têm alimentação restrita. Que ela entre logo em vigor!”, conclui Gilmara.
“Câncer de colo de útero é 3º tumor maligno mais frequente e a 4ª causa de morte em mulheres por câncer no Brasil”, alerta oncologista O câncer de colo do útero é um dos tipos de neoplasia que mais preocupa os oncologistas clínicos. Isso porque no Brasil, ocupa o ranking do terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no país. Neste mês, a campanha Março Lilás chama atenção para a necessidade de conscientização e prevenção da doença. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) registraram que entre 2020 e 2022 foram estimados cerca de 16 mil novos casos no país. Já em Sergipe, a estimativa de casos para este ano é de 220 novos casos.
Transmissão Para a oncologista Gisélia Tavares, da Clínica Onco Hematos, que integra a Rede AMO – Assistência Multidisciplinar em Oncologia, o câncer de colo de útero é muito incidente e é causado principalmente pela infecção do HPV (Papilomavírus Humano). O vírus é transmitido por contato sexual, que pode levar ao surgimento de verrugas na região genital e do colo de útero. “Essas células podem se transformar em células malignas. O vírus HPV possui 13 subtipos, sendo dois subtipos que são mais oncogênicos e que levam a formação de câncer, que são os tipos 16 e 18”, afirma.
Prevenção e diagnóstico Segundo Gisélia Tavares, cada vez mais cedo as mulheres estão desenvolvendo o câncer de colo do útero, principalmente na faixa etária dos 40 anos e por isso a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. “Precisamos fazer a prevenção bem antes do início da vida sexual. Além do uso do preservativo (feminino ou masculino) nas relações sexuais, a vacinação contra o HPV nas crianças é uma das principais formas de prevenção. Pelo SUS, a vacina é oferecida para meninos e meninas de 9 a 14 anos e para pacientes imunocomprometidos, ou seja, pacientes com câncer, com HIV, transplantados entre 9 e 45 anos”, explica a oncologista.
Sinais e sintomas A médica também orienta as mulheres com vida sexual ativa a ficarem atentas aos sinais da doença. “Os sintomas são variados, pode acontecer sangramentos vaginais intermitentes, que vão e voltam; sangramento vaginais após a relação sexual; alguma secreção vaginal anormal; dores pélvicas, principalmente após a relação sexual; desconforto urinário recorrente; além de perda de peso”.
Diagnóstico e tratamento Para diagnóstico da doença, é necessário que a mulher realize o exame preventivo, que é o exame de lâmina (papanicolau). “Esse exame é muito importante para a detecção precoce do câncer de colo de útero, pois se achar alguma lesão suspeita, o ginecologista pode realizar um outro exame chamado colposcopia, que tem uma visão direta do colo do útero através de aparelhos de aumento”, acrescenta Dra. Gisélia.
Reforço Segundo o Ministério da Saúde, o exame pode ser realizado entre mulheres de 25 e 64 anos. Mas a oncologista reforça que as mulheres com menos de 25 anos que tem vida sexual ativa precisam procurar o ginecologista mais cedo para avaliar se já é necessário realizar esses exames. “Se a lesão for inicial, é possível realizar tratamentos cirúrgicos com a retirada da lesão e levar a cura, mas quando o estágio for um pouco mais avançado, geralmente é feito o tratamento de quimioterapia e radioterapia. As chances de cura são muito altas quando detectado o tumor precocemente”, finaliza.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
Del Mar Hotel oferece café da manhã especial para celebrar o Dia Internacional da Mulher Amanhã, 8, o Del Mar Hotel, localizado na avenida Santos Dumont, s/n, Bairro Atalaia, em Aracaju, oferecerá um café da manhã especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O menu deste dia será preparado com muito carinho e dedicação, para tornar esta data ainda mais especial. O café da manhã do Del Mar Hotel é um dos mais renomados da cidade. É produzido pela própria equipe gastronômica do hotel, que prepara pratos típicos variados e muitas opções deliciosas que atendem todos os gostos. No Dia Internacional da Mulher, o valor do café será de R$50,00 (cinquenta reais). Mulheres terão um desconto especial de 10% e o horário de funcionamento do café da manhã do Del Mar Hotel acontece das 6h às 10h.
Maiores informações e reservas:
Tel.: (79) 2106-9100
Whatsapp: (79) 99861-6451
Site: www.delmarhotel.com.br
Redes Sociais: @delmarhotelaracaju
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
PELO TWITTER
www.twitter.com/Rafael_Parente
– Terrorismo em Brasília
– Minuta de golpe
– Contrabando de jóias
– Lavagem de dinheiro no cartão corporativo
– Atraso na compra de vacinas
– Plano para grampear ministro do STF
– 107 imóveis em dinheiro vivo
Eu me pergunto todo dia: O que falta para Bolsonaro ser preso?
Os adoradores de B. são tão manipuláveis que acreditam que a imprensa “tradicional” é comunista e se vendeu para o Lula. Esquecem que a mídia “lixo” (como dizem) criou o “mito”, ao engolir sem questionar os “furos” que lhes eram repassados pela Lava Jato para demonizar o… Lula.
A bela e a féria | Por @AroeiraCartum , do Jornalistas pela Democracia
Toda vez que leio sobre a Inteligência Artificial me pergunto quando entrará em ação a Ignorância Artificial. Popularidade não faltará.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.” Confúcio.
Ouça e compartilhe: