Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Carta ao cidadão e professor (OSPB) Marcelo Déda Chagas que, se vivo, completaria, neste sábado, 11, 63 anos.
Caro professor Marcelo Déda
Por aqui tudo no mesmo. No mundo pós-pandemia, o ser humano continua o mesmo: mesquinho, egoísta e super ganancioso.
Em Sergipe Del Rey, que o companheiro tanto ama, o seu nome continua sendo usado por todos os lados nas campanhas eleitorais. Alguns que nunca deixaram de pensar em você como líder e cidadão. Outros por interesse meramente eleitoral. Diga-se de passagem: foi esse interesse eleitoral de alguns “companheiros” que prejudicaram a eleição de sua companheira, Eliane Aquino, como deputada federal. Aliás, estes mesmo que prejudicaram sua companheira são aqueles que no passado, desde 2013, vêm criando ações fatídicas com o intuito de destruir os próprios companheiros. Você já sofreu, Eliane sofreu após sua passagem e agora é a vez de Márcio Macêdo. Só que agora, Márcio não está só, pois tem o apoio irrestrito de Lula. Como você dizia, eles estão “aperreados.”
Seu compadre Lula eleito presidente tem uma missão árdua em realizar uma gestão acima de tudo, principalmente do PT. É preciso realinhar parte da sociedade brasileira e defenestrar de uma vez a onda fascista. Para isso, é preciso diálogo e coalização.
Professor, o Instituto Marcelo Déda está a todo vapor com a colaboração de seus eternos admiradores. São “Dedistas” de quatro costados e as novas gerações estão vendo, ouvindo e lendo pelas redes sociais suas sábias palavras e suas ações em defesa da democracia e de um Sergipe forte.
Uma notícia triste: nosso Flamengo está pior do que o Íbis de Pernambuco. Perde tudo, professor!
Recentemente, ao citá-lo em um texto, um leitor enviou algo interessante. Lembrou que você foi o único de uma geração inquieta. Muitos tentam imitá-lo em ações, mas é impossível.
O republicano Déda só existiu um e foi o único. Deixou marcas para aqueles que estão abertos a trilhar o caminho da democracia justa e fraterna.
Parabéns, Mestre!
Aquela estrela que apareceu nos céus de Sergipe – prestes a completar 10 anos em 02 de dezembro deste ano – continua brilhando muito após sua passagem para um plano superior e mostrando o caminho para os que não cansam de exaltar o legado deixado por você.
Paz e Bem! #DedaEterno
BACEN homologa nome de Marco Antônio Queiroz para presidente do Banese E ontem, 09, o Banco Central do Brasil enviou ofício à direção do Banese informando da homologação do nome de Marco Antônio Queiroz para presidir o banco estatal de Sergipe. Queiroz é funcionário de carreira da Caixa, já exerceu a superintendência em Sergipe e foi Secretário da Fazenda nos últimos anos do governo Belivaldo Chagas onde conseguiu colocar as finanças em ordem.
Trocando as bolas Depois de ter dito no ano passado que o arcanjo São Miguel, em São Miguel do Aleixo, e Nossa Senhora da Conceição, na festa da padroeira de Aracaju, foram canonizados, o arcebispo d. João Costa saiu como mais uma pérola no último domingo, 05, dentro da programação da Romaria do Senhor dos Passos, em São Cristóvão, na paróquia Nossa Senhora da Vitória.
Trocando as bolas II Dessa vez, parece que o arcebispo trocou o sexo do Senhor dos Passos (Jesus) e disse que “a nossa querida padroeira, Nossa Senhora dos Passos, interceda a Deus por todos nós para que possamos alcançar o caminho da santidade.” Valei-me minha Nossa Senhora! O blog não inventa nada. Confira o vídeo que viralizou em todo o Brasil.
Representantes da FNP O prefeito Edvaldo Nogueira indicou as deputadas federais Katarina Feitoza e Yandra Moura para a bancada da Frente Nacional de Prefeitos, entidade da qual o gestor de Aracaju é presidente, no Congresso Nacional. Os convites foram feitos durante audiências com as parlamentares, ocorridas na noite de quarta-feira, 8, em Brasília. As deputadas aceitaram as indicações e se propuseram a lutar pelas causas municipalistas.
Breno Garibalde protocola Projeto de Lei em favor das mulheres vítimas de violência Na quinta-feira, 9, o vereador Breno Garibalde (União Brasil) protocolou na Câmara de Aracaju o Projeto de Lei n° 67/2023, que cria o “Protocolo Não é Não” de atendimento à mulher vítima de violência sexual ou assédio, nos estabelecimentos de Aracaju.
Acolhimento Através dele, os estabelecimentos farão o acolhimento da mulher, que será encaminhada para um local reservado e as autoridades de segurança serão acionadas para lidar com o agressor.
Capacitação O PL prevê ainda que os estabelecimentos também deverão capacitar suas equipes para que saibam agir de acordo com o protocolo e os que se adequarem, receberão um selo com validade de 2 anos. “Nossa propositura acompanha a evolução social e tem como objetivo ajudar a reduzir esses casos de abuso/violência, que insistem em recair sobre as mulheres. É triste saber o número de casos de assédio e violência contra a mulher em estabelecimentos comerciais como casas noturnas e bares”, afirma o parlamentar.
Encontro “A mulher e a ocupação de espaço em nossa sociedade” acontece amanhã em Aracaju Com a finalidade de estimular a prática de políticas públicas para mulheres nos municípios sergipanos e debater importantes temáticas para o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres, a Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES) realizará hoje, 10, às 8h, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju/SE, o encontro “A mulher e a ocupação de espaço em nossa sociedade” que já é sucesso de inscrições.
Participações O evento já recebeu cerca de 900 inscrições, que são gratuitas. No total, serão três painéis de debates que contarão com as participações da desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) e ex-ministra dos Direiros Humanos, Luislinda Valois; das deputadas federal e estadual, Yandra Moura e Linda Brasil, respectivamente; da primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri; entre outras personalidades que contribuem para o fortalecimento e luta pela inserção das mulheres na ocupação de espaço na sociedade.
Abertura Além dos painéis, a palestra sobre Povos Tradicionais abrirá a programação. E para o encerramento, haverá o Pockt Show com o diácono Romulo Canuto. A vice-presidente da FAMES, Silvany Mamlak Cavalcante, destaca a presença das prefeitas de Sergipe, e convida também os prefeitos e público em geral para participarem deste grande evento de mobilização e integração que reforça a importância de discutir pautas sobre a proteção e os direitos das mulheres.
Dra. Mirene Morais fala sobre a Cannabis Medicinal em Sergipe e no Brasil Quando o assunto é Cannabis Medicinal em Sergipe, Dra. Mirene Morais é uma das referências da área no estado. Com grande experiência em UTI, onde atua há 20 anos, ela fez pós-graduação em Dor pelo Hospital Sírio Libanês, além de realizar certificações em Cannabis Medicinal pela Wecann e pela Unicamp, ampliando os conhecimentos científicos na área. Recentemente palestrou na Assembleia Legislativa de Sergipe em uma Audiência Pública sobre o assunto.
Projetos O Brasil possui vários Projetos de Lei em relação à Cannabis Medicinal que estão parados à espera de regulamentação necessária para que o uso se expanda para além das importações dos medicamentos, hoje liberados pela ANVISA. No país já são mais de 200 mil pacientes em uso de Cannabis Medicinal, seja via associações, importações e farmácias. Um contexto em franca expansão. Em Sergipe a ferramenta terapêutica segue a passos lentos e com foco na conscientização das potencialidades dos medicamentos com base na Cannabis.
Dia Nacional de Luta O dia 13 de Março é o Dia Nacional de Luta contra a Endometriose e no Brasil uma a cada dez mulheres em idade reprodutiva tem a doença. Em Sergipe, o médico Kelso Passos, que é especialista e referência em endometriose há 20 anos no país, vai palestrar para comunidade científica e sociedade nesta segunda-feira, 13, às 18h30 no Centro Universitário Estácio.
Abertura O evento é aberto ao público e abre a Semana de Prevenção à Endometriose e Infertilidade, instituída em Sergipe pela Lei nº 8438 de 2020. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de ouvir palestras sobre o tema também das profissionais da Estácio Sergipe: Paula Teixeira – fisioterapeuta, Thayna Brunelle – nutricionista e Lúcia Roberta – psicóloga. Os participantes farão a doação de 1 item de higiene pessoal feminino. Os itens arrecadados serão doados para a Associação de Apoio ao Adulto com Câncer do Estado de Sergipe (AAACASE).
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
A artista Bruna Ribeiro traz ao palco do Café da Gente Sergipana o espetáculo “Humana”, hoje 10
Bruna Ribeiro apresenta ao grande público seu primeiro show autoral intitulado de “Humana”. A artista ousa expor sua mais profunda vulnerabilidade a partir de canções e releituras que versam sobre a temática do corpo, do feminino, ancestralidade e espiritualidade que carrega consigo. A apresentação acontecerá no dia 10 de março, às 20h, no palco do espaço cultural do Café da Gente Sergipana, localizado no anexo ao Museu da Gente Sergipana. O Show conta com a direção musical e artística de Meire Barreto e sonoridade luxuosa dos músicos: Deise Batuca, Rafael Ramos e Saulo Ferreira. O evento contará também com as participações mais que especiais de Everaldo Pereira e Kelly Caldas. “Trata-se de um show fruto das percepções e identificações minhas enquanto Ser, mulher, compositora e terapeuta integrativa, refletindo sobre minhas raízes, humanidade e mergulhando profundamente nas distintas emoções que a compõem”, enfatiza a artista.
Os ingressos podem ser adquiridos via Sympla no link da bio @nossodomproducoes ou pelo pix em contato com o Whatsapp 79 99854-1330.
O Quê? Show “Humana” com Bruna Ribeiro
Quando: 10 de março
Onde? Café da Gente Sergipana
Valor: R$ 30 (individual)
Horário: A partir das 20h
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
PELO TWITTER
Liberdade de expressão não é liberdade para cometer crime. Não vou dar palco ou mesmo citar o criminoso. Nem vou fazer discurso sobre o crime. A real homenagem às tantas mulheres vítimas pelo Brasil afora é ouvir a sua voz. É preciso ouvir mais, só assim começamos a mudar o país.
Liberdade de expressão não é liberdade para cometer crime. Não vou dar palco ou mesmo citar o criminoso. Nem vou fazer discurso sobre o crime. A real homenagem às tantas mulheres vítimas pelo Brasil afora é ouvir a sua voz. É preciso ouvir mais, só assim começamos a mudar o país. https://t.co/WD3csgnM0F
— Alessandro Vieira (@_AlessandroSE) March 9, 2023
www.twitter.com/blogdosakamoto
O crime cometido contra pessoas trans por Nikolas Ferreira foi um teste da extrema direita para saber seus novos limites no parlamento. Se a Câmara não cassar o mandato, da próxima vez o ataque atingirá outros grupos. E, mais cedo ou mais tarde, vai chegar ao próprio centrão.
Vamos juntas! Um parlamentar atacou mulheres trans em pleno dia internacional da mulher. Foi criminoso e não calaremos. Toda a minha solidariedade às deputadas @ErikakHilton, @DudaSalabert e a todas as pessoas trans. O discurso criminoso não ficará impune!
Professor Eulavo: Deputado Nikolas Chupetinha faz campanha contra o aborto sem perceber que sua existência por si já é uma propaganda a favor.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Quando os valores da honestidade, do trabalho e da educação estão no coração de um homem, ele pode ser doutor, pode não ser, não ter formatura, pode não ter estudo, mas ele tem caráter, ele tem grandeza, ele tem exemplo para dar.” MarceloDéda #DédaEterno
Ouça a reportagem com a voz do Papa e compartilhe: