Da hipocrisia e de quem deveria puxar a fila de expulsão no PT/SE

                                                                 Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                             “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Na disputa política partidária é preciso ter coerência para não ser hipócrita. No fim de semana, o dirigente petista Aby Custódio, candidato derrotado a deputado, em entrevista à imprensa disparou: “defendo a expulsão de quem descumpre deliberações do partido” se referindo mais diretamente aos petistas sergipanos que apoiam o governo Mitidieri.

Seria coerente para Aby Custódio se ele, como dirigente nacional também, tivesse se pronunciado e referendado a nota do PT Nacional contra o voto decisivo do senador Rogério Carvalho no orçamento secreto (ver print ao lado). Porém, Aby não poderá ser coerente porque reza na cartilha do senador petista e, na verdade, está mandando um recado de Rogério para Márcio Macedo, o ministro e braço direito do presidente Lula.

Sem contar que enquanto Mitidieri apoiou Lula, Rogério, desesperado foi pedir o apoio dos bolsonaristas de Sergipe no 2º turno. Aliás, quem frequenta o gabinete do presidente Lula sabe muito bem que a relação dos dois é apenas institucional e olhe lá. Lula não esquece do voto no orçamento secreto e da história que nos bastidores todos conhecem de uma reunião e uma gravação realizada sem autorização.

Essa choradeira vai continuar nos sites patrocinados pelo clã Carvalho. Alguns dirigentes que foram chamados para também defender a expulsão de companheiros já disseram que neste angu eles não se meterão.

Quem está impedindo Rogério de ser oposição? 

Rogério sabe que o discurso que tentou passar de vítima, com o argumento que não querem que ele seja oposição, caiu por terra. Oxente! Quem está impedindo o senador petista de ser oposição em Sergipe? Aliás, ele pode ser também em Brasília já que transita facilmente no clã Bolsonaro, o senador Flávio Bolsonaro que o diga.

A pergunta é: quem está impedindo Rogério Carvalho de ser oposição?

E quem está querendo “comprá-lo”? Como o senador declarou recentemente em Neópolis: “Eles acham que podem comprar qualquer um. Mas esse daqui só a vontade do povo é que paga por ela…” A verdade é que Rogério Carvalho e a esposa já estavam certos da vitória no segundo turno, inclusive com cargos do primeiro escalão já distribuídos, e não assimilaram a derrota. Nos grupos do PT estimulam que a eleição foi “comprada”, porém não apresentam nada de prova. Aliás, ele segue a mesma postura do líder dele, Bolsonaro, que não aceitou a derrota eleitoral. Como assim? Bolsonaro líder de Rogério? Pergunte ao senador Flávio Bolsonaro.

Rogério quer é barganhar uma vaga para disputar à reeleição em 2026. Sabe que não estará mais no comando o PT de Sergipe em 2026 e muito menos terá espaço numa possível coligação tendo o atual governador como candidato à reeleição.

Falta ao lado de Rogério alguém que diga a verdade a ele (já que os verdadeiros amigos foram afastados “por alguém”), para o senador colocar os pés no chão e entender que no governo Lula será um mero coadjuvante. Ele esquece que se antes da eleição de 2022 era “suportado” por muitos companheiros agora, com Lula presidente e o sinal claro do movimento político que ele está delimitando em Sergipe, não há mais espaço para a arrogância do senador petista.

 Coitados dos seguidores de Rogério dentro do PT: se continuarem pedindo expulsão dentro do PT de Sergipe por descumprimento de determinações vão ter que  colocar o senador em primeiro da fila.

 A verdade é que a arrogante surdez política do senador o afasta todo dia de Lula e das lideranças petistas no Brasil e em Sergipe.

 

 

Dos “causos” em Sergipe del Rey E nos próximos dias a odisseia da Helena sergipana. A principal protagonista não sabe da história que hoje é motivo de chantagem e virou um drama sem precedentes nos bastidores.

TRADE de Sergipe insatisfeito com a gestão da SETUR O blog apurou informações que dão conta de uma insatisfação com a forma que a Secretaria de Turismo, hoje comandada pelo emedebista Marcos Franco, vem sendo conduzida em Sergipe. Nos bastidores, o que se comenta é que o trade turístico, e até colaboradores da SETUR, já estão divergindo desse modelo de gerir a pasta.

Esforços do governador Afirmam que apesar dos esforços do governador Fábio Mitidieri em priorizar um setor tão importante para a economia, a gestão do turismo está sem apresentar um plano de ação que atende às reais necessidades do trade.

Autopromoção Segundo eles, o titular da pasta parece só em se preocupar com assuntos de ordem política e postagens em redes sociais como autopromoção. Muitos estão aguardando para que algo seja feito de concreto antes do governo completar os 100 dias. Esse é o tempo limite para que manifestem uma insatisfação de forma pública.

Depois de Marco Queiroz é a vez dos outros diretores passarem pelo “pente fino do Bacen” E o ex-secretário de Estado da Fazenda e ex-superintendente da Caixa em Sergipe, Marco Queiroz recebeu o aval do Banco Central para assumir a presidência do Banese. O Bacen demora porque faz uma  pesquisa minuciosa de todos que são candidatos a direção de bancos. Agora será a vez do restante da diretoria indicada, mas, com certeza, todos devem ter reputação ilibada e currículos sem nenhum processo judicial que possa prejudicar a nomeação.

Professores vão entrar com ‘mandado de segurança’ para que prefeitura de Lagarto pague dívida Deu no “O Bolo é Grande”: “Segundo o programa Sergipe em Destaque, da 102.7 FM, com apresentação do radialista Aclécio Prata, nesta sexta-feira, 10, há informações de que um grupo de educadores, contrários à proposta da prefeitura de Lagarto, pretende entrar com um mandado de segurança coletivo na Justiça para receber o retroativo do ano passado e desse ano.

Reivindicação E continua a matéria: A decisão foi tomada após a prefeitura condicionar o pagamento do piso de 2023 em troca de não pagar o retroativo, até possíveis negociações em abril. O fato é que boa parte da categoria não acredita que o pagamento será efetivado, além de reivindicar que o retroativo é direito adquirido, portanto, não há motivos sólidos para aceitar tal proposta. A categoria também reclama que Nazon Barbosa, coordenador do SINTESE em Lagarto, mesmo diante da discrepância ofertada pela gestão da prefeita Hilda Ribeiro, aceitou o acordo. Com isso veio à tona uma suposta aliança política dele com o agrupamento do deputado Gustinho Ribeiro, que tem a esposa prefeita de Lagarto.” Toda matéria aqui: https://www.instagram.com/oboloegrande/

Laranjeiras: um canteiro de obras  A Prefeitura de Laranjeiras não para e no próximo dia 17, às 16h, tem solenidade de inauguração da pavimentação das ruas David dos Santos e Priscila Morgana, que também receberam Iluminação drenagem, esgotamento sanitário e calçadas nas casas. Essas localidades nunca foram beneficiadas por outras gestões e viviam na lama, durante o inverno e na poeira, durante o verão.

 Ordens de serviço Durante a solenidade, o prefeito José Araújo, o Juca, vai assinar as ordens de serviço para a perfuração de dois poços e construção de reservatório do sistema próprio de distribuição de água, no conjunto Ariston e mais a pavimentação de todo o bairro. No conjunto Japuí II, a Prefeitura também vai construir um reservatório.

Abastecimento de água “Com todos esses benefícios no Ariston e Japuí II, em Pedra Branca, vamos acabar com o sufoco da população, que tem problemas constantes no abastecimento e distribuição de água na região. Como também, vamos pavimentar todo o conjunto Ariston. São obras que, com compromisso, dedicação e empenho de toda a equipe, mais um sonho vai se transformar em realidade”, disse o prefeito Juca.

Médico da Rede Primavera faz palestra no XIII Congresso de Urologia A cidade de Fortaleza recebeu entre os dias 2 e 4 de março, palestrantes e médicos nacionais e internacionais, para o XIII Congresso Norte Nordeste e Urologia. Durante três dias, o evento abordou discussões sobre as mais atuais e relevantes temas urológicos, o papel da ultrassonografia na endourologia, melhora tratamento para próstatas grandes, evolução da prostatectomia radical, desafios de técnicas para o futuro e discussão de temas complexos sobre problemas urinários. O congresso contemplou também dois eventos regionais com a participação de especialidades médicas e equipes multiprofissionais parceiras: o III Simpósio Norte Nordeste de Uro-oncologia e o II Simpósio Internacional de Medicina Sexual.

Debate O Dr. Mario Henrique Tavares Martins – coordenador do serviço de urologia da Rede Primavera – esteve presente no evento como palestrante, onde ministrou uma aula sobre “Tratamento de Infecções Urinárias em Pacientes com Bexiga Neurogênica” e também comandou uma discussão de casos de Urologia Feminina abordando “Complicações do Tratamento Cirúrgico da Incontinência Urinária de Esforço”.

Atualização Para o Dr. Mario Henrique “O Congresso representou um momento de atualização, troca de experiências e aprimoramento, trazendo sempre novidades para a melhora do atendimento. “Além da parte científica, vivemos um momento de congregação pós-pandemia, com oportunidade de reencontrar amigos e fortalecer parcerias” concluiu.

 

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

Rádio educativa em Santo Amaro: Cidade FM, 105.9. Além de Santo Amaro, chega a mais 10 municípios da região do Vale do Cotinguiba e Grande Aracaju, por sua posição geográfica. Programa aí bombando de audiência. Uma rádio independente e a serviço do povo e da verdade. Pertencente  a Associação Sergipana de Comunicação e Cultura. A rádio está no ar a pouco mais de 1 ano com audiência em toda região Ela também pode ser ouvida pela internet: Rádio Cidade FM – Santo Amaro das Brotas – Grande Aracaju (SE) – radiocidade105.com.br ou pelo  próprio aplicativo. Também foi eleita recentemente em pesquisa pública realizada pela Empresa A.M.O Pesquisa, Publicidade e Revista, a rádio destaque de 2022 em Santo Amaro e região.

 

 

 

 

 

 

Emsurb podou árvore que estava causando transtornos na Rua Francisco Félix da Silva situada no loteamento Índio Palentim, inclusive no tráfego de veículos e a fiação elétrica. A comunidade agradece a atenção.

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

 

NOTA E ESCLARECIMENTO

  O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Rádio e Televisão, Aberta, Por Assinatura e Publicidade do Estado de Sergipe posiciona-se favoravelmente ao trabalho livre dos profissionais de comunicação no Estado de Sergipe, logo esta entidade tem a plena convicção que estes laboram diariamente honrando seu País, seu Estado e suas respectivas regiões.

  Os fatos que circulam na mídia aberta em que a instituição, também classista, OAB/SE que representa os Ilustres Advogados em atuação do Estado de Sergipe, vem posicionar-se acerca dos fatos em que o comunicador Luiz Carlos Focca, ao apresentar o programa ITNET Notícias 2ª edição, transmitido ao dia 09/03/2023, desferiu comentários acerca da atuação dos profissionais do Direito perante a Câmara de Vereadores da cidade serrana de Itabaiana/Se., possam ser estes considerados ofensivos, não tem o condão de repelir ou intimidar o trabalho diário dos comunicadores, logo não se observa qualquer tipo de conduta vedada, repulsiva ou indigna de ser adotada por qualquer comunicador no livre exercício da sua profissão, visto que suas atuações sempre são respeitosas e dignas.

  O posicionamento franco, aberto, público de um comunicador frente as entidades sejam elas Públicas ou Privadas alertando, pontuando ou direcionando comentários estritamente acerca de possíveis condutas que possam ou não serem vedadas ou exageradas não geram vício de inconstitucionalidades ou de agressão a honra e princípios da dignidade humana, apenas comunicar e levar a sociedade os fatos de forma sincera, livre e destemida sempre em busca da verdade real.

 Outrossim, os direcionamentos apontados pelo comunicador Luiz Carlos Focca, ao seu público, representam o exercício diário e cumprimento irrestrito da conduta de um comunicador, informar a sociedade os fatos e atos da vida civil com transparência indicando seus atores, logo não cabe a comunicação direcionar a sociedade com mensagens subliminares que precisam ser decifradas.

 Por fim, o STERTS como instituição representativa sempre está aberta ao diálogo com a sociedade observando os fatos sociais com respeito e dignidade. Desta forma segue nosso apoio aos profissionais e a instituição de comunicação citada, na busca sempre do diálogo direto com a sociedade civil do nosso Estado.

  Aproveita, ainda, a oportunidade para esclarecer que este sindicato sempre buscou a garantia dos interesses dos seus representados, como também o aprimoramento e observação dos ditames legais, para que o nosso estado tenha profissionais em comunicação cada vez mais qualificados.

 Aracaju,  13 de março 2023

 A Direção STERTS

OPINIÃO 

Segurança das vacinas mRNA em crianças  Por Antônio Carlos Sobral Sousa*

Apesar de a Covid-19 geralmente apresentar um caráter benigno em crianças menores de cinco anos de idade, podem ocorrer casos graves, necessitando hospitalizações e causando mortes, além das complicações pós agudas, incluíndo a temida síndrome inflamatória multissistêmica. Segundo dados emididos pela equipe Observa Infância da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), no ano de 2022 o Brasil registrou uma morte por dia em criaças de 6 meses a 5 anos de idade, diagnosticadas com a Covid-19. Nos Estados Unidos, o cenário não foi diferente, já que em janeiro de 2022, durante o período inicial de predominância da contaminação com a variante B.1.1.529 (Ômicron) do SARS-Cov-2, a taxa de hospitalizações entre crianças menores do que cinco anos de idade foi cinco vezes maior do que no período de predominância da cepa B.1.617.2 (delta) do referido vírus. Vale ressaltar, ainda, que a maioria (63%) das crianças hospitalizadas por Covid-19 no ano passado naquele país, não exibiam comorbidades. Tem sido alertado, também, que crianças podem desempenhar papel significativo na disseminação de variantes altamente transmissíveis.

No entanto, a imunização de crianças contra a Covid-19 avança em ritmo lento no Brasil. Segundo dados do Vacinômetro Covid-19 (Ministério da Saúde) analisados pelo Observa Infância em 28 de novembro, apenas 7 de cada 100 crianças de 3 e 4 anos receberam as duas doses da vacina. Do total de 5,9 milhões de crianças nessa faixa etária, somente 1.083.958 tomaram a primeira dose da vacina contra a virose, enquanto 403.858 completaram a imunização com a segunda dose. A situação é mais preocupante, porque também tem sido registrada perigosa queda da cobertura vacinal contra outras viroses que também acometem a população infantil. Segundo dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a taxa de vacinação infantil no Brasil vem sofrendo uma queda significativa, colocando o país entre os dez com pior desempenho no mundo. De acordo com o Ministério da Saúde, essa queda foi de 97%, em 2015, para 75% em 2020, sendo a BCG a menos utilizada entre 9 vacinas analisadas pelo DataSUS.

Diferentemente da Coronavac, que utiliza o vírus inativado em sua composição, e do imunizante da AstraZeneca/Oxford, que utiliza  o chamado “vetor viral”, a vacina da Pfizer/BioNtech utiliza outra biotecnologia: o mRNA (ácido ribonucleico mensageiro). As vacinas contra a Covid-19 tem apresentado, de forma geral, o decaimento dos anticorpos com o tempo, justificando a avaliação periódica da necessidade de aplicação de doses de reforço, com o objetivo de manter níveis adequados de anticorpos capazes de neutralizar o vírus causador da doença. A vacina “Comirnaty” produzida pela farmacêutica norte-americana Pfizer, em parceria com o laboratório de biotecnologia alemã BioNTech, em uso no Brasil está registrada junto à Anvisa desde 23 de fevereiro de 2021, com indicação para imunização de ampla faixa etária, iniciando-se a partir de 6 meses de idade. No final do ano passado, o referido órgão regulatório autorizou a aplicação de uma dose de reforço ao esquema vacinal primário em crianças a partir de 5 anos e adolescentes.

Foi recém publicado, no prestigiado periódico New England Journal of Medicine (DOI: 10.1056/NEJMoa2211031), um artigo que aborda o uso da terceira dose (reforço) da vacina BNT162b2 (Pfizer–BioNTech), 8 semanas após a segunda dose em crianças de 6 meses a 4 anos de idade. Os autores concluíram que o produto é seguro, imunogênico e eficaz também nesta faixa etária. Vale frisar que, durante o período da investigação, não foi relatado nenhum caso de miocardite, pericardite ou de anafilaxia promovido pelo imunizante. Finalizo citando o professor e estatístico estadunidense William Edwards Deming: “In God we trust; all others must bring data” (“em Deus nós confiamos; todos os outros devem trazer dados”).

 

*Professor Titular da UFS e Membro das Academias Sergipanas de Medicina, de Letras e de Educação

ESPECIAL

 

Aniversário da Emancipação Política de Moita Bonita, 60 anos.

 

HISTÓRICO DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE MOITA BONITA

No ano de 1962, Pedro Paes Mendonça exercia o Mandato de Deputado Estadual, eleito com o apoio do irmão Euclides Paes Mendonça, Prefeito do Município de Itabaiana, recém-eleito Deputado Federal para a Legislatura de 1963 a 1967, à época, ambos filiados ao Partido da União Democrática Nacional – UDN.

Em decorrência de desavenças de ordem Comercial, Familiar e Política, surge uma grande rivalidade entre os referidos irmãos, portanto, criou-se uma divergência irreconciliável, que se incorpora à história pela recusa de Euclides em não aceitar a ideia de criação e desmembramento do antigo Povoado Alto do Coqueiro, atual Sede do Município de Moita Bonita, pertencente ao Município de Itabaiana.

Neste contexto, Pedro Paes Mendonça, homem calado, frio e valente, diferentemente de Euclides, essencialmente explosivo, se desfilia da UDN e ingressa na oposição filiando-se ao PR, pois tinha assumido compromisso de apresentar a “Propositura – Projeto de Lei” na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, criando o Município de Moita Bonita.

Além disso, solicita a José Costa, “Juca da Moita”, morador no Povoado Alto do Coqueiro e comerciante do ramo de tecidos, seu grande amigo, para que se engajasse na luta pela Independência Política do Povoado à condição  de Município, atribuindo-lhe, portanto, a missão de elaborar o croqui, ou seja, a descrição dos limites da dimensão Territorial fazendo-se as divisas com os municípios de Itabaiana, Malhador, Santa Rosa de Lima, Nossa Senhora das Dores, Ribeirópolis, e, ainda, levar à Aracaju passando às mãos do Deputado Estadual Pedro Paes Mendonça, mentor da ideia, sob o fito de ser anexado ao Projeto de Lei de Emancipação Política do Povoado Alto do Coqueiro.

Naquela ocasião, Pedro Paes diz: “Juca agora faz-se necessário definir a denominação pra constar na redação da Propositura”. E do diálogo entre ambos surge o batismo de Moita Bonita.

Com a descrição dos limites as divisas com os demais Municípios em mãos, o Deputado Estadual Pedro Paes Mendonça procura o Líder do seu Partido o PR, o Deputado Estadual Viana de Assis, para ele ser o autor do Projeto de Lei, pois, não queria entrar em confronto com seu irmão Euclides Paes Mendonça.

O Deputado Estadual Viana de Assis cautelosamente com receio da reação de Euclides, indica ao seu colega Deputado Estadual Pedro Paes Mendonça que procurasse o Deputado Estadual Nivaldo Santos, natural de Boquim, para ser autor daquela Propositura.

Ao ser consultado por Pedro Paes Mendonça, o Deputado Estadual Nivaldo Santos aceitou de imediato o encargo sem discutir o mérito, registrando que: “fora eleito como representante do povo e o que viesse em benefício da população estava pronto a lutar. Em seguida, procuramos a Secretaria da Assembleia Legislativa e, solicitamos que fosse confeccionado a redação da Minuta do Projeto de Lei, originando-se, portanto, a Propositura tendo como a autoria o Deputado Estadual Nivaldo Santos, subscrito pelo seu compadre, amigo e colega Deputado Estadual Durval Militão de Araújo, e assim da entrada junto à Mesa da Casa Legislativa para leitura no expediente em Sessão Plenária”.

Vale registrar que o Deputado Estadual Nivaldo Santos solicitou apoio ao colega Deputado Estadual Filadelfo Porto Dória da UDN, que se comprometeu de votar e lutar pela aprovação.

Sobre o episódio, Nivaldo Santos narra que: “O então recém-eleito Deputado Federal Euclides Paes Mendonça, ficou irritado, quando soube que o Deputado Estadual Filadelfo Dória ia votar a favor e daquele dia em diante, não permitiu mais que Filadelfo visitasse seus amigos em Itabaiana, cidade que lhe serviu de berço natal. E, aí, quando Filadelfo tentou comparecer lá em Itabaiana, Euclides e seus pistoleiros lhe deram uma carreira, e retornando ele à Aracaju, assombrado, procurou Nivaldo Santos informando que não ia mais votar a favor da Propositura, prometendo não comparecer às sessões de votação. O Deputado Estadual Nivaldo Santos rebate: “Já sabia que você era covarde, mas deste tanto, não sabia não, venha e vote contra pois já temos a maioria necessária para a aprovação”.

Foi uma luta forte, no entanto enfrentada sem medo e sem ódio.

Quando a Propositura já se encontrava em tramitação para votação, o Deputado Federal Euclides Paes Mendonça sabendo da amizade do Juiz Manoel Barbosa de Sousa com o autor da matéria, solicitou deste a incumbência de ver se conseguia junto ao Deputado Estadual, Nivaldo Santos, a retirada do Projeto, o qual já ia constar na pauta para apreciação em segunda votação, em sessão plenária.

Em visita a residência do Deputado Nivaldo Santos, o Juiz Manoel Barbosa de Sousa antes de iniciar a conversação disse: “Olha, amigo Deputado Nivaldo Santos, vim aqui para lhe fazer uma proposta, no entanto, não aceite por me considerar. Você sabe que sou amigo do Deputado Federal Euclides Paes Mendonça, e, este, mandou lhe propor para você solicitar a retirada da pauta de votação, o Projeto de Lei que cria e desmembra o Município de Moita Bonita pertencente ao município de Itabaiana e apresentou um Cheque em branco assinado pelo Deputado Federal Euclides Paes Mendonça, e disse: Pode preencher com a importância que você queira”.

O Deputado Estadual Nivaldo Santos indignado com a proposta, e, ainda mais, apresentada por um amigo ocupante do Posto de Juiz, reagiu: “Em primeiro lugar quero dizer que ele, o Deputado Federal Euclides Paes Mendonça, meta o seu Cheque, naquele “LUGARZINHO”, não existe hipótese para eu retirar o Projeto em apreço, sinto muito que esta Proposta seja apresentada por você, um Juiz que eu tanto o estimo, gostaria que fosse por outra pessoa, que saberia agir da forma que eu gosto e valorizo. Entreguei o Cheque de volta ao amigo Juiz e fomos tratar da aprovação do polêmico Projeto de Lei sem o voto do Deputado Estadual Filadelfo Dória”. Depois de muita   discussão, o Projeto é aprovado no ano de 1962, no governo de Dionízio de Araújo Machado, coroada de êxito a luta do Deputado Estadual Pedro Paes Mendonça, já integrante da oposição sergipana.

Como já estava no final da Legislatura, e Seixas Dória já havia sido eleito Governador do Estado de Sergipe, o Presidente da Assembleia Legislativa o Deputado Estadual, José Onias de Carvalho, com receio do Projeto sofrer veto pelo então Governador de Sergipe, Dionísio de Araújo Machado, guardou em sua gaveta o Projeto de Lei aprovado, somente voltando a Mesa para ser encaminhado ao Governador Seixas Dória para ser sancionado em março de 1963,  ficando  criado o Município de Moita Bonita com a Edição e Publicação da Lei Nº 1.165, de 12 de março de 1963, no Diário Oficial do Estado de Sergipe do dia 13 de março de 1963, elevando à categoria de Município, com o antigo Povoado “Alto do Coqueiro” sendo a Sede de instalação do Governo Municipal, com a denominação de Moita Bonita, desmembrado de Itabaiana. Por fim, a Lei Estadual Nº 1.165 vence a ferrenha oposição euclidiana. A epopéia da elevação da Moita Bonita à categoria de cidade foi cantada em poesia de cordel, que circulou ao ensejo, não tendo restado cópia para testemunhar o regozijo de quem vibrou com o fato, como dito por Vladimir Carvalho (ver pág. 217 do Livro Euclides Paes Mendonça Um Político do Passado de autoria do itabaianense, Desembargador Federal Vladimir Souza Carvalho).

Registre-se ainda, que apesar do Povoado Capunga, à época, ser bem estruturado, para ser a Sede do Governo Municipal, faltou liderança política local para reivindicar e fazer a defesa do pleito.

Nas eleições deste mesmo ano “1962”, Pedro Paes Mendonça não se reelege Deputado Estadual, já sem apoio de Euclides que lança e elege o filho Antônio de Oliveira Mendonça para Deputado Estadual, ficando na Suplência da Legislatura na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Com o advento da Eleição em 06 de outubro de 1963 para instalação do Governo Municipal de Moita Bonita, presidida por Mário de Almeida Lobão, Juiz Eleitoral Substituto da 7ª Zona de Itabaiana, Pedro Paes Mendonça candidata-se ao cargo de Prefeito Municipal e recebe o apoio de José Costa “Juca”, pela coligação PR-PSD  derrotando Josias Costa, pela UDN, que erguia a bandeira do espólio político  de Euclides Paes Mendonça, com 14 (quatorze votos) de diferença, votando 661 (seiscentos e sessenta e um) eleitores, situação em que provocou uma grande rivalidade entre os Irmãos Costa. Os dois irmãos, Josias e Juca, não voltaram mais a se falar. O primeiro faleceria em 1º de junho de 1995; o 2º em 25 de novembro de 2013. Tendo sido eleito, Pedro Paes Mendonça, toma posse em 24 de novembro de 1963 em Sessão Solene Presidida por José Costa “Juca da Moita”, que como Vereador mais votado é eleito 1º Presidente da Câmara Municipal de Vereadores da 1ª Legislatura do Poder Legislativo do Município. Prestigiaram o ato os Deputados Estaduais Manoel Francisco Teles e Baltazar Francisco dos Santos, o empresário João Carlos Paes Mendonça, filho de Pedro Paes, o padre Artur Moura Pereira, o Presidente do   Diretório do PSD da Moita Bonita, Deusdeth Teles de Góis, dentre outros.

Em decorrência do Golpe Militar de 31 de março de 1964, e a cassação de vários Deputados Estaduais, adveio vacâncias na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, circunstância em que Pedro Paes Mendonça na condição de Suplente renuncia o cargo de Prefeito do Município de Moita Bonita, em 27 de maio de 1964 e toma posse como Deputado Estadual.

E, em Ato continuo, toma posse no cargo de Prefeito do Município de Moita Bonita  José Costa  “Juca da Moita” por ser o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, com a assinatura em ata lavrada por José Elício de OliveiraZelÍcio”, na qualidade de Secretário da Prefeitura.

Aracaju/Se, 10 de março de 2023

ELABORAÇÃO: Administrador JOSÉ HUMBERTO COSTA

FONTES DE PESQUISAS:

  1. WIKIPÉDIA DAS 3ª; 4ª e 5ª LEGISLATURAS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SERGIPE NOS PERÍODOS 1955 A 1959; 1959 A 1963 E 1963 A 1967;
  2. LIVRO DAS ATAS DE POSSE DOS PREFEITOS MUNICIPAIS DE MOITA BONITA DE 24 DE NOVEMBRO DE 1963;
  3. A MINHA HISTÓRIA POLÍTICA, LIVRO DO DEPUTADO ESTADUAL NIVALDO SANTOS, LANÇADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SERGIPE, EM 28 DE JUNHO DE 2001;
  4. REVELAÇÕES PESSOAIS EM VIDA DE JOSÉ COSTA “JUCA DA MOITA”; e
  5. EUCLIDES PAES MENDONÇA UM POLÍTICO DO PASSADO, LIVRO DE VLADIMIR SOUZA CARVALHO, LANÇADO NA BIBLIOTECA PÚBLICA EPIPHANIO DÓRIA EM ARACAJU, EM 18 DE JANEIRO DE 2023.

COLABORADORES:

  1. Desembargador Federal VLADIMIR SOUZA CARVALHO, Membro da Academia Sergipana de Letras e da Itabaianense; Ex-Juiz Estadual; e Ex-Juiz Federal; e
  2. Arquiteto e Urbanista; Professor da UFS JOSÉ WELLINGTON COSTA

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“A ganância perde tudo ao pretender ganhar tudo.” Jean de La Fontaine.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais