Iniciamos essa coluna tratando desse tema, exatamente porque no dia 22 de março passado se comemorou mais um dia da água, data sugerida pelo Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Rio-92, que começou a ser celebrada internacionalmente a partir de 22 de março de 1993, de forma que há 30 anos tal data é sempre relembrada anualmente para demonstrar a importância dos recursos hídricos para nosso planeta e nossa sobrevivência.
Campanha da ONU 2023
Nesse ano, a ONU reconhecendo uma crise global hídrica, em que bilhões de habitantes de nosso planeta não têm acesso à água de qualidade ou serviços básicos de esgotamento, lança essa campanha e, ao tempo que sensibiliza para que façamos nossa parte, apresenta a fábula do Beija-Flor:
Fábula do Beija-Flor
Em uma floresta em chamas, os animais tentavam fugir para se salvar e ficavam de longe testemunhando, com terror e tristeza, o incêndio, com potencial para destruir todo o seu lar. Enquanto isso, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo e o beija-flor respondeu:
– “Estou voando até o lago para pegar água com meu bico e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso, pois de gota em gota se apaga um incêndio.
E o mote da ONU conclui que o Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.
Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa qual pequena seja, pode ajudar a solucionar a crise global da água e do esgoto.
Crise Global Hídrica Atual
Durante a Conferência da ONU sobre a Água em Nova Iorque de 22 a 24 de março desse ano, coincidindo com a referida data comemorativa, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) divulgou estudo que traz dados alarmantes, podendo-se pois citar, entre outros dados, que: dois bilhões de pessoas sofrem com a falta de água potável na Terra, ou seja, 26 % da população mundial e 3,6 bilhões de habitantes não possuem serviço de saneamento seguro[1].
Algumas Estatísticas da Água
Além dessas estatísticas atuais acima referidas, sempre importante reiterar que, do ponto de vista individual, o corpo humano é formado, em média, por 70% de água e, do ponto de vista mais abrangente é, por coincidência ou não, o percentual que representa a quantidade de água na superfície do planeta. Desse total de água na Terra menos de 1% é disponível para consumo, isso porque 97,5% da água é salgada e apenas 2,5% é doce. Ainda é importante frisar que desse percentual de 2,5%, aproximadamente 1,5 % estão nas geleiras e menos de 1% seria consumível e isso sem contar com a parte dessa pequena fração que sofre constante e cumulativamente com a poluição ou com a degradação de nossos rios, lagos, lençóis freáticos, etc[2].
Para concluir, como refere o WWF- Brasil (integrante da Rede de ongs WWF, fundada em 1961 para proteção da natureza), “Todo dia é dia da Água”[3]! e não apenas o dia 22 de março, pois sem ela não sobreviveremos. Na próxima semana, continuaremos discutindo esse tema tão importante.
[1] Organização das Nacões Unidas (ONU)
[2] Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
[3] wwf.org.br