Um risco à saúde de Aracaju. Mais: Blog de férias. Retorna 15 de Maio

                               Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
       “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

 

 Um dos direitos essenciais e constitucional de todo cidadão é a saúde. No Brasil, o SUS – que é um modelo forte e único – tem, em seu formato, garantias e serviços que poderiam se transformar em referência para a população. Apesar de haver bons exemplos, e pena que eles são poucos, a grande maioria dos instrumentos que oferta esses serviços pelo SUS padece de investimentos e profissionais. E, como consequência, não ofertam uma saúde de qualidade. 

Mas para piorar tudo isso, a saúde pública ainda é vítima dos maus políticos e seus interesses escusos. Em Sergipe, há décadas que a rede pública tem sido utilizada em benefício de campanhas políticas e candidatos. E vários já se elegeram usando dessa estrutura. Ivan Paixão, que foi secretário na gestão do governador Albano Franco, inaugurou essa era.

Alguns anos depois, Rogério Carvalho, que estava em São Paulo e foi trazido por Marcelo Déda para ser o seu secretário de Saúde em 2001, elegeu-se em 2006 deputado estadual, quando assumiu no ano seguinte a pasta no Estado. Com toda a estrutura em suas mãos, ganhou para deputado federal e, hoje, é senador. O caos chegou a um nível tão grande, que quando Déda foi reeleito em 2010, ele chegou a dizer que seria, além de governador, o secretário da Saúde. Aliás, antes de Rogério, Eduardo Amorim foi também secretário de Estado da Saúde no governo João Alves e saiu de lá para ser eleito deputado federal.

E quem não lembra no governo Jackson Barreto de Almeida Lima? Como marca, deixou o luxuoso “Taj Mahal” como herança, além da inauguração fake do Centro de Nefrologia do HUSE, que ocasionou um processo para ambos por improbidade administrativa. Almeida ainda tentou se eleger deputado estadual quando deixou a secretaria, mas não obteve êxito. Já na gestão seguinte de Belivaldo Chagas, este colocou para ser secretário o então médico Valberto Lima, que, em 2020, elegeu-se prefeito de Propriá. E claro, com a ajuda da Secretaria.

E seguindo a mesma toada dos seus aliados, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, não esconde sua nítida intenção em eleger a secretária de Saúde, Waneska Barboza, prefeita em 2024. A autonomia que ela tem, poder de decisão e visibilidade só podem ter chegado a ela com a ordem expressa do prefeito.

Maior prova de que esse é o projeto prioritário de Edvaldo foi a inauguração da maternidade 17 de Março. Um grande palanque foi armado para que Waneska pudesse ser aplaudida e, em alguns momentos, ovacionada. Bem diferente de uma solenidade formal, a inauguração transformou-se em um grande comício, com palco e discursos emocionados e inflamados.

Até mesmo na composição da mesa, percebeu-se a intenção em não apagar as luzes direcionadas para a secretária. As deputadas federais Katarina Feitoza e Yandra Moura, cujos nomes são lembrados para a sucessão de Edvaldo, ficaram num canto, meio que às escondidas. Já os vereadores Palhaço Soneca, Sargento Bayron, Pastor Diego e Dr. Manoel Marcos deixaram o recinto antes da bênção do padre. Ficaram extremamente contrariados porque nem sequer foram chamados para ocupar o dispositivo de honra (ou melhor, o palanque oficial).

 Lógico que o direito de ser candidato é de qualquer pessoa ou gestor. Mas além de fazer da disputa um território desigual, quando um político ocupa uma secretaria tão estratégica e essencial para a maioria da população – que não tem plano de saúde e depende do SUS para ter um atendimento simples ou uma cirurgia complexa – ele acaba colocando a vida das pessoas em risco.

Que os órgãos de fiscalização fiquem atentos e não deixem que os erros do passado se repitam. Até porque, de político em político, a saúde pública continua indo de mal a pior. E o povo pagando a conta pelos projetos pessoais. Aliás, o povo fica sempre com a corda no pescoço.

Um breve descanso. Blog só retorna dia 15 de Maio. Em maio 17 anos do blog. Twitter ficará ativo. E o titular deste espaço a partir desta quinta-feira, 20, entrará em férias já programadas. O twitter continuará ativo e em alerta neste período. O blog retorna a ser atualizado no próximo dia 15 de Maio com a mesma determinação, seriedade e em busca da verdade, como sempre. Saúde e Paz para Todos!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lagarto: Policlínica prometida pela prefeita, cujo contrato com a Caixa foi assinado em maio de 2022 não saiu do papel. Lagartenses revoltados querem realizar protesto em frente a “futura” policlínica. Caixa liberou R$ 6 milhões na assinatura contrato. SOS MPF e MPE. Confira a matéria da Prefeitura informando que a obra seria um “marco” na saúde publica de Sergipe aqui.

Em entrevista, Gustinho Ribeiro demonstra incômodo com críticas à saúde em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”:Nessa segunda-feira, 17, o deputado federal Gustinho Ribeiro demonstrou estar bastante incomodado com a enxurrada de críticas da imprensa, da população e de autoridades sobre os problemas no município de Lagarto. Em entrevista concedida a Narcizo Machado, do Jornal da Fan, o deputado federal teve a coragem de dizer que na gestão da sua esposa, a prefeita Hilda Ribeiro, não há nenhuma crise na saúde e que os problemas relatados na imprensa são inventados, não existem em Lagarto. Declarações causaram ainda mais revolta da população. Segundo informações dos bastidores da política, o conselho dos seus assessores é que ele evite falar do assunto e evite também contato com o povo.”

Felizola no TCE O nome indicado pelo governador Fábio Mitidieri para o cargo de conselheiro unanimidade, na Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, José Carlos Felizola, foi aprovado, por na tarde desta terça-feira, 18. O objetivo da comissão, conforme o regimento da Casa Legislativa, foi avaliar os requisitos previstos na Constituição Estadual do nome de Felizola à Corte de Contas.

 Agradecimento, confiança e honra Agora, um relatório foi produzido e deve ser enviado ao plenário da Alese para votação dos deputados estaduais. José Carlos Felizola é advogado e foi secretário de Estado Geral de Governo (2019-2022), secretário de Estado da Inclusão e Assistência Social (2018) e presidente da Cohidro, atual Coderse, (2016-2018). “Quero agradecer ao governador Fábio Mitidieri pela delicadeza, mas sobretudo pela confiança da nossa indicação. Espero não apenas honrar essa confiança, mas honrar a cadeira que pretendo ocupar, anteriormente ocupada pelo Dr. Carlos Pinna”, registrou Felizola. 

Falece o médico Paulo Emílio Lacerda Mota. Ginecologista e obstetra, Paulo Emílio Lacerda Mota formou-se na Faculdade de Medicina da Bahia, entre os colegas o médico e senador Francisco Rollemberg. Foi também professor da UFS e uma referência na área em Sergipe. O pai, Alencar Mota, foi um grande médico dermatologista de Sergipe.

 Combate à violência nas escolas O debate em torno da segurança nas escolas envolveu ontem, 18, os governadores de todos os estados do país, que se reuniram com o presidente Lula, ministros, ministros e a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber. Depois das medidas emergenciais já adotadas pelo Governo Federal, o encontro de hoje no Palácio do Planalto buscou debater formas de prevenir e enfrentar a violência nas escolas, combatendo o discurso de ódio, o extremismo e a disseminação de notícias falsas.

Segurança e acolhimento nas escolas O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, esteve na reunião e destacou a importância das políticas de segurança e acolhimento nas escolas. Para ele, é fundamental buscar a melhoria para que o ambiente escolar se torne cada vez mais seguro, com o envolvimento de todos, inclusive os pais e familiares dos alunos.

SE tem grupo de trabalho Em Sergipe, um Grupo de Trabalho, com atuação de representantes das forças de segurança e da Secretaria da Educação, tem adotado ações estratégicas para coibir o clima hostil e de insegurança, muitas vezes motivado por notícias falsas e, até mesmo, brincadeiras, como chegou a ser identificado. É fundamental essa atuação, envolvendo esforços de todos – escolas das redes públicas do Estado e Municípios, da segurança e gestores – para que possa oferecer a sensação de segurança que todos esperam para o ambiente escolar.

Atenção governador! Lei obriga perícia anual em pontes e viadutos E um leitor atento, após ler o alerta feito pelo gestor imobiliário Fred Lima, da necessidade de cuidar das estruturas já existentes em pontes em Sergipe, enviou a lei estadual número 05713 de 23/09/2005 (DOE Nº 24.867 DE 28/09/2005) que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de perícia anual, com a apresentação do respectivo laudo técnico, em pontes e viadutos das estradas estaduais de Sergipe. Só precisa saber se o órgão responsável vem cumprindo com a lei. O MPE poderia pedir o relatório do ano passado e deste ano.

Juca reforça parceria com a SSP/SE para garantir mais segurança aos laranjeirenses O prefeito de Laranjeiras, José de Araújo Leite Neto (Juca), reuniu-se ontem, 18, com o secretário de Segurança Pública, João Eloy, e reforçaram a parceria para garantir a segurança dos laranjeirenses. Entre as reivindicações, o gestor solicitou agilidade no curso de formação da Guarda Municipal na Academia de Polícia Civil – ACADEPOL, a inauguração das instalações do PAC, em Pedra Branca, cujo prédio foi construído pela Prefeitura e a doação de uma viatura, material bélico e equipamentos de proteção para os guardas municipais.

Solicitações atendidas De antemão, o secretário João Eloy acatou as solicitações de Juca e agradeceu pela construção do Ponto de Apoio Comunitário (PAC). Nos primeiros dias de maio, a Prefeitura fará a entrega das instalações físicas, para que a SSP/SE providencie o mobiliário e os equipamentos necessários para o desenvolvimento das atividades. O efetivo policial já está garantido e a população do bairro contará com mais este reforço na segurança.

Parceria com a SSP A Prefeitura de Laranjeiras nunca deixou de investir em segurança e firmar parcerias com o Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, para que os laranjeirenses sintam-se mais seguros. “Em breve, os guardas municipais farão o curso de formação e nós vamos continuar protegendo o nosso patrimônio e os cidadãos laranjeirenses, através de um treinamento adequado na ACADEPOL, com os equipamentos e toda a estrutura necessária para auxiliarmos o trabalho da Polícia Militar”, disse o prefeito.

Parceria com a SSP II Juca destacou também que, ao longo dos últimos dois anos, está mudando a segurança pública em Laranjeiras, em parceria com a SSP. “Estamos fazendo muitas ações e vamos muito mais. Em breve, vamos implantar o sistema de monitoramento de câmeras e continuar desenvolvendo ações de conscientização e educação com o nosso povo. Com a Prefeitura e a SSP/SE juntas, vamos reduzir ainda mais os índices de violência em Laranjeiras”, frisou o prefeito.

Estácio Sergipe promove evento para discutir desafios enfrentados pelos povos originários Hoje, data que marca o Dia dos Povos Indígenas, os cursos de Direito e Administração do Centro Universitário Estácio de Sergipe promovem um evento para debater os desafios enfrentados pelos povos originários diante do racismo ambiental. O evento acontece às 19h, no Auditório 1 do campus da instituição em Aracaju. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.

Tema Com o tema “Povos Originários e Racismo Ambiental: desafios da contemporaneidade”, a conferência contará com duas mesas redondas, uma virtual e uma presencial, ambas com a mediação do professor Ilzver de Matos Oliveira, coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e docente do curso de Direito da Estácio Sergipe.

Programação Na programação, os presentes poderão ouvir falas de Ângelo Kaimbé, educador indígena e Diretor de Educação do MUPOIBA (Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia); Marco Antônio Delfino, Procurador da República em Dourados/MS e doutorando em História Indígena pela UFGD; Sandra Sena, coordenadora do Movimento ODS Sergipe; Larissa Reis Kaimbé, representando o coletivo de estudantes indígenas e quilombolas da UFS e Manuel Júnior, coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Cristóvão.

Conexão com a história Segundo Igor Frederico Fontes de Lima, coordenador do curso de Direito da Estácio Sergipe, a realização do evento é de extrema importância. “Num país como o Brasil, realizar um evento como esse tem a importância de nos conectar com nossa própria história. É uma oportunidade de fazer autocrítica, com vistas a uma cultura de paz, respeito e valorização dos povos originários. A academia deve sempre estar a serviço da construção de uma sociedade justa, solidária e multicultural”, afirma.

Cortejo Afro Cultural Afoxé de Odé comemora sua Décima Segunda edição Na próxima sexta-feira, dia 21 de abril, a partir das 15h, acontece o cortejo afro cultural Afoxé de Odé, em louvor ao Orixá Oxóssi, trazendo a magia dos tradicionais afoxés, também conhecidos como Candomblés de rua. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e a comunidade de matriz africana. A concentração será no Shopping Prêmio, em Socorro.

Festa na Aldeia  Em 2023, 12º edição, Oxóssi abre passagem para a “FESTA NA ALDEIA”, uma homenagem aos caboclos e caboclas, guerreiros e guerreiras que amam a natureza, cuidam dos bichos e de cada folha verde que nasce no topo das grandes árvores. Seres iluminados cuja sabedoria vem do ar puro que nos dá a vida, que defendem a tradição milenar de seu povo, com a consciência de seus deveres junto aos seus semelhantes e junto à natureza.

Participação especial  Para abrilhantar ainda mais o cortejo, o Afoxé D´Ogum, da cidade de Pirambu, fará uma participação especial louvando ao Orixá Ogum, senhor dos caminhos. O Afoxé de Odé é uma realização do Ilê Axé Yaápaálomin Abassá Maria da Paz, sob o comando da Ìyálorixá Silvia D´Oxum, em parceria com a TA Produções, e tem o apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro.

Ipesaúde passa por modernização e atrai cada vez mais usuários O Instituto de Promoção e Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) tem passado por modernização e as melhorias têm atraído mais usuários. Atualmente o Ipesaúde conta com 115.139 beneficiários no estado de Sergipe, incluídos titulares e seus dependentes. São ofertadas 32 especialidades médicas na Unidade Central, na Rua Campos, em Aracaju.

Além da Unidade Central há mais três unidades satélites O Centro de Fisioterapia, Centro Odontológico e Centro de Diabetes, todos na capital. No interior do estado, o Ipesaúde conta com seis unidades, incluindo a da cidade de Simão Dias, que ainda não entrou em operação. “A unidade de Simão Dias foi inaugurada pelo ex-governador Belivaldo Chagas, à época, mas ela ainda não está em operação. A previsão é de que ainda no primeiro semestre estejamos funcionando”, disse o presidente da autarquia, Cláudio Mitidieri.

Migração Segundo Cláudio, existe uma migração de usuários do plano particular para o Ipesaúde. O presidente afirmou que a migração de beneficiários da rede privada para o Ipesaúde se deve à qualidade do serviço, como por exemplo, o credenciamento do Hospital Primavera e do Hospital São Lucas, entre outras unidades cadastradas ao plano do servidor público.

Rede de prestadores “O Ipes conta com uma ampla rede de prestadores, e boa parte dos hospitais do estado são conveniados e credenciados. Esse fato não acontece em muitos planos de saúde do mercado. Isso é um grande diferencial! Além disso, não oferecemos somente consultas médicas, o Ipesaúde é um plano de assistência odontológica também, serviço que os outros planos não oferecem”, acrescentou.

Especialidades médicas  O Ipesaúde conta com diversas especialidades médicas. “De Reumatologia, Neurologia, Cardiologia a Obstetrícia, enfim são 32 especialidades médicas só aqui na sede, em Aracaju”. Abrindo o leque para demais especialidades, o instituto também conta com Fisioterapia, Psicologia, Dentista, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutrição, entre outras. “Tem especialidades que ainda não conseguimos trazer para nosso Centro Clínico, então contratamos na rede externa, em consultórios. Nós só estamos com uma dificuldade pontual em Neuropediatria, porque é uma especialidade com poucos profissionais em Sergipe”. Mais detalhes aqui.

Projeto vai estimular inovação nas propriedades rurais sergipanas Um projeto do Sebrae vai levar inovação e desenvolvimento sustentável para produtores rurais sergipanos. Denominada ALI Rural, a iniciativa tem como foco a oferta de soluções que possam melhorar seus resultados, respeitando a sustentabilidade e garantindo aumento do faturamento e/ou redução dos custos. A meta é atender 75 produtores ao longo dos próximos oito meses. Eles terão a oportunidade de receber gratuitamente acompanhamento técnico em suas propriedades, participar de encontros presenciais, individuais e coletivos, além de ter acesso a imersões, análises e palestras voltadas à inovação.

Orientação Os empreendedores rurais serão orientados a melhorar seus processos produtivos e implementar controles gerencias nas propriedades, reduzir custos e avaliar a situação financeira. Outros pontos que serão trabalhados serão o conhecimento sobre novos produtos e ferramentas para ampliar as oportunidades de negócio e o acesso a produtos de tecnologia que podem contribuir para alavancar o negócio

Participação Podem participar produtores que possuam a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Número do Imóvel na Receita Federal (NIF), Inscrição Estadual, Cadastro Nacional de Pessoal Jurídica (CNPJ) ou registro de pesca residentes em qualquer um dos 75 municípios sergipanos. As inscrições podem ser feitas até o dia 05 de maio no site www.se.sebrae.com.br  ou pelo WhatsApp (79) 2106-7760.

Potencialização  “Eles poderão potencializar seus pontos fortes e realizar, na prática ações de melhoria na propriedade rural. A ideia é que esses empreendimentos possam se tornar mais competitivos, gerando mais renda para seus proprietários. Queremos assim garantir a sustentabilidade da atividade rural e contribuir para o desenvolvimento desses municípios onde elas estão situadas”, explica a analista técnica do Sebrae, Luciana Oliveira. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (79) 2106-7760.

O Sergipe Rural, programa agropecuário da Aperipê TV, mostra essa semana, modelos de integração lavoura pecuária floresta que foram testados pela Embrapa para região semiárida e o inicio do plantio de milho em Gararu. O programa ainda apresenta o trabalho da Coderse para implantar e manter funcionando os sistemas de abastecimento de água dotados de salinizadores; a produção de tijolinhos e lajotas em Salgado que chegam ao sul do país e a viabilidade da criação de tilápias em caixa d’ água atestada pela Codevasf. O Sergipe Rural é veiculado aos sábados pela Aperipê TV e canal do youtube do programa a partir das 7 da manhã. Aos domingos e quartas – feira tem reprises às 8h da manhã sintonizando o canal 6.1.

 

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 De Aracaju a Feira Nova você encontra muita beleza natural e beleza humana. Fui, como integrante do projeto Famílias Sergipanas que realiza pesquisa documental e genética sobre nosso Estado, testar o DNA de dois idosos centenários. Além de ter sido acolhido pelas famílias fui vendo, revendo e reconhecendo as belezas e os costumes de Riachuelo, Divina Pastora, Siriri,  Santa Rosa de lima, Nossa Senhora das Dores, Cumbe e Feira Nova, um recorte do leste e sertão Sergipe nessa viagem, ao passado, presente e futuro! Quer acompanhar ? Só assistir  https://www.instagram.com/reel/CrMJH5XARsy/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br  E FACEBOOK

OPINIÃO

O UNIVERSO INTELECTUAL NORDESTINO  Por Clarckson Moura

“Paraná tem nível cultural superior ao Norte e ao Nordeste.”

Des. Mário Helton Jorge, antinordestino

UM BREVE, JUSTO E AZADO DESAGRAVO

De início, se bem que eu seja inevitalmente suspeito e inegavelmente possuidor de parcialidade, passionalidade, sergipanidade e nordestinidade justificáveis, atrevo-me a sustentar, sem qualquer sentimento de melindre e/ou revide em relação aos demais compatrícios, que o Nordeste ou “Paraíba” — sempre, laudatoriamente chamado de “A Atenas Brasileira” — tem dado, ao longo de sua coexistência institucional, um relevante contributo à imensurável e preciosa produção cultural, principalmente imaterial, do próspero, progressivo e inesgotável universo intelectual e cultural da Região Nordeste, e, por extensão, deste País.

Segundo é notório, o predomínio dos negros na População do Nordeste, ao contrário da participação majoritária dos brancos na População no Sudeste e, em mais acentuada proporção, na Região Sul, traduz, de maneira inequívoca, a diferenciada história da colonização e imigração europeias no Brasil. Daí afloraram os fundamentos do banal, asqueroso e intérmino preconceito tradicional antinordestino, que se renova graças o “establishment” discriminatório e exploratório da nossa Região.

Ademais, o crescente movimento migratório dos irmãos nordestinos para São Paulo coincide com o vertiginoso crescimento urbano da Capital paulista durante o século XX, experimentando uma incrementação considerável, a partir dos anos 50 desse mesmo século, por conta da oferta de emprego decorrente do então vertiginoso processo de industrialização do Sudeste, principalmente, da ascendente Metrópolis paulistana.

Com efeito, embora os migrantes nordestinos tenham constituído uma mão de obra relevante para o “boom” econômico do Sudeste, à época, começaram a explodir atitudes ostensivas de preconceito contra os migrantes desta nossa Região, as quais, deplorável e vergonhosamente, persistem até hoje. Em outro falar, a importante migração nordestina, doravante, passou a ser vista como uma invasão de miséria e ociosidade.

Infelizmente, no apagar do século XX, o preconceito antinordestino chegou a assumir, na Região Sul, a absoluta e patente expressão de separatismo, de tal forma que o imigrante europeu, plausivelmente considerado como origem de trabalho e riqueza, e o migrante nordestino, levianamente estigmatizado como fonte de preguiça e pobreza, atestam o inexorável e injusto tratamento discriminatório, dispensado entre nossos coirmãos regionais e os estrangeiros estabelecidos no País, para camuflar as mazelas sociais que coexistem em todas as regiões fisiográficas do Brasil.

Falando-se com exatidão, resultou comprovado que o preconceito antinordestino, enquanto modo de manifestação do desvelado e abominável racismo, é sistêmico, estrutural e secular.

Aliás, em legítimo, inevitável, conveniente e condizente reação a mais uma acintosa, peçonhenta e injuriosa postagem feita por um autêntico, desinformado, preconceituoso, maledicente, desaforado e inconsequente assecla da “bolso-horda”, a qual terminou por viralizar nas redes sociais e mídiais digitais, pelos quatro cantos do Brasil, não me acorreu ao imanente instinto de defesa, enquanto nordestino, outro gesto efetivo de desafronta a mim mesmo e a meus corregionais (ofendidos que fomos indistintamente), que não a emissão e divulgação do presente, curial e desagravante texto.

Para tanto, ainda que sob pena de ter de incorrer em lapso de escrita, “lapsus scribendi”, decorrente de lapso de memória, “lapsus memoriae” — até porque a memória humana é frágil, “memoria hominis fragilis est” — como oraculavam os antigos sábios latinos, eu, enquanto ser humano e, por isso, falível, na azáfama de refratar, de imediato, o ensurdecedor “relincho” discriminatório de mais um exemplar de “besta-fera”; desta feita, de “Sua Sapiência”, o desembargador, ou “desembestador”, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), MÁRIO HELTON JORGE (1° da foto anexa), acabei, consoante não poderia ser diferente, por omitir nomes de estrelas de primeira grandeza da reconhecida e vasta constelação intelectual, na plausível, justa, exemplificativa e subsequente enumeração das incontáveis mentes privilegiadas e inatas da nossa querida Região.

Ei-la:

ARIANO SUASSUNA, GRACILIANO RAMOS, ASSIS CHATEAUBRIAND, PAULO FREIRE, MILTON SANTOS, JOAQUIM NABUCO, AUGUSTO DOS ANJOS, APOLÔNIO SALES, DELMIRO GOUVEIA, JOÃO PESSOA, AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA, FAUSTO CARDOSO, PATATIVA DO ASSARÉ, CATULO DA PAIXÃO CEARENSE, ALBERTO NEPOMUCENO, PADRE CÍCERO ROMÃO, LUIZ VIEIRA, JORGE AMADO, GILBERTO AMADO, SÍLVIO ROMERO, LOURIVAL FONTES, MANUEL.BANDEIRA, DIAS GOMES, JOSÉ WILKER, JOSÉ DE ALENCAR, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, JOSÉ LINS DO REGO, JOSUÉ MONTELLO, ALOÍSIO AZEVEDO, TORQUATO NETO, ANTÔNIO FRANCISCO DA COSTA E SILVA, CARLOS CASTELO BRANCO, GONÇALVES DIAS, BARBOSA LIMA SOBRINHO, JOSÉ LOUZEIRO, H. DOBAL, GERALDO VANDRÉ, CAPISTRANO DE ABREU, MAURO FAUSTINO, DIAS GOMES, O. G. REGO DE CARVALHO, ALDEMIR MARTINS, ANÍSIO TEIXEIRA, EVANILDO BECHARA, ABELARDO BARBOSA (CHACRINHA), MIGUEL ARRAES, JOSAFÁ MARINHO, WALDIR PIRES, ITAMAR VIEIRA JUNIOR, FERREIRA GULLAR, LUÍS DA CÂMARA CASCUDO, RAQUEL DE QUEIROZ, DOM LUCIANO JOSÉ CABRAL DUARTE, DOM HÉLDER CÂMARA, DOM JOSÉ VICENTE TÁVORA, DOM ANTÔNIO CABRAL, IRMÃ DULCE, DOM AVELAR BRANDÃO VILELLA, TEOTÔNIO VILELLA, NELSON CARNEIRO, ABDIAS DO NASCIMENTO, NISE DA SILVEIRA, ZÉLIA GATAI, ANA NÉRI, CASTRO ALVES, JOEL SILVEIRA, NELSON RODRIGUES, MAURO SALLES, AUSTREGÉSILO DE ATHAYDE, CELSO FURTADO, JOÃO PAULO DOS REIS VELOSO, CLÓVIS BEVILÁQUA, PONTES DE MIRANDA, RUY BARBOSA, TOBIAS BARRETO, LUIZ BISPO, LUIZ CARLOS FONTES DE ALENCAR, CASTRO ALVES, MARCOS FREIRE, MARCOS MACIEL, LUIZ FELIPE PONDÉ, VASCONCELOS SOBRINHO, JOSUÉ DE CASTRO, EVANDRO LINS E SILVA, LUIZ GAMA, ANDRÉ REBOUÇAS, LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, MARCELO DÉDA CHAGAS, JOSÉ AUGUSTO BARRETO, AUGUSTO LEITE, RAIMUNDO SOUZA DANTAS, GILVAN ROCHA, JOSÉ MACHADO, JOÃO ANDRADE GARCEZ, NESTOR PIVA, COSTA PINTO, LEITE NETO, JOÃO DE SEIXAS DÓREA, JOÃO ALVES FILHO, MANUEL CABRAL MACHADO, ALOÍSIO CAMPOS LIMA, JOSÉ BARRETO FONTES, ARTHUR BISPO DO ROSÁRIO, HORÁCIO HORA, ANTÔNIO CARLOS VIANA, LUIZ ANTÔNIO BARRETO, LUCIANO ALVES, JOÃO OLIVA, ANCELMO GOIS, MARCOS MELO, LINDALVA CARDOSO DANTAS, JOSÉ AUGUSTO DA ROCHA LIMA, SANTOS SOUZA, DJENAL TAVARES QUEIROZ, MARIA THÉTIS NUNES, JOSÉ ALOÍSIO DE CAMPOS, NÚBIA MARQUES, PROF. FRANKLIN, OFENÍSIA FREIRE, JOTA INÁCIO, JAQUELINE GOES DE JESUS, TICIANE SANTA RITA, MARINA CASKEY, LUÍZA ERUNDINA, TÂNIA BACELAR, MARIA QUITÉRIA, CHIQUINHA GONZAGA, LUIZ GONZAGA, ZÉ DANTAS, HUMBERTO TEIXEIRA, GAL COSTA, MARIA BETHÂNIA, MARGARETH MENEZES, DODÔ, OSMAR, CARLINHOS BROWN, MORAES MOREIRA, CHICO SCIENCE, CHICO CÉSAR, DJAVAN, HERMETO PASCOAL, CAPIBA, ALCIONE, DANIELA MERCURY, MARGATETH MENEZES, IVETE SANGALO, JUNINHO PERNAMBUCANO, JÚNIOR, RAINHA MARTA, FAUSTO NILO, ZAGALO, ELBA RAMALHO, RITA DE CÁSSIA, CAETANO VELOSO, GERALDO AZEVEDO, LENINE, FLÁVIO JOSÉ, BEZERRA DA SILVA, ALCEU VALENÇA, BELCHIOR, ZÉ RAMALHO, RAIMUNDO FAGNER, BRÁULIO TAVARES, IVANILDO VILA NOVA, BRÁULIO BESSA, NANDO CORDEL, JORGE DE ALTINHO, GILBERTO GIL, DORIVAL CAYMMI, LUIZ GALVÃO, RAUL SEIXAS, ALCEU VALENÇA, SIVUCA, JOÃO GILBERTO, GLAUBER ROCHA, GERALDO SARNO, FRANCISCO BRENNAND, EDINARDO, VLADIMIR CARVALHO (cineasta), WAGNER MOURA, CHICO ANYSIO, TOM CAVALCANTE, LÁZARO RAMOS, JACKSON DO PANDEIRO, ROSIL CAVALCANTI, ONILDO ALMEIDA, MARINÊS, GLÓRIA GADELHA, FAFÁ DE BELÉM, SANTANA, TARGINO GONDIM, ALMIRA CASTILHO DE ALBUQUERQUE, DOMINGUINHOS, MESTRINHO, JOÃO VENTURA, JOSA (O VAQUEIRO DO SERTÃO), ISMAR BARRETO, GORDURINHA, LINDU, NELSON FERREIRA, CLAUDIONOR GERMANO, CAPINAM, TOM ZÉ ETC.

Ícones esses, que germinaram desta terra fértil de genialidade, e cuja exuberância intelectual, traduzida em expressões literária, artística, científica e cultural, se esparramou vertiginosa e diluvianamente, de tal modo a cruzar limites intermunicipais, a transpor divisas interestaduais e ultrapassar fronteiras internacionais.

Portanto, o Nordeste, ou “Paraíba”, constituído de nove estados-membros da República Federativa do Brasil, enquanto prendada, dadivosa e democrática região fisiográfico-administrativo de mesmo nome — é e, “ad aeternum”, continuará sendo — à símile de cada um de seus entes federados componentes, um inesgotável e caudaloso manancial de sumidades de propagação universal.

De oportuno, para governo de “Sua Sapiência perleúda, acrosófica e gloriabunda”, alhures nominada, a fim de eu lograr afastar-lhe a confessa ignorância da magnitude intelectual, bem como da amplitude e diversidade culturais do Nordeste, em apertada síntese, espinço, dentre tantos outros, o seguinte e notório quarteto de renomados juriscientistas, doutrinadores, jurisconsultos, genuinamente nordestinos, “paraíbas”, de cujo reconhecimento uníssono e irrestrito muito me orgulho, diga-se de passagem, consagrados nacional e mundialmente:

QUARTETO AURIJURÍDICO PARAÍBA

Aqui, estão mencionados quatro gênios das Ciências Jurídicas — de projeção mundial e de repercussão atemporal — nascidos na Região Nordeste: CLÓVIS BEVILÁQUA, cearense; PONTES DE MIRANDA, alagoano; RUY BARBOSA, baiano; e TOBIAS BARRETO, sergipano.

Ora, conforme consabido, o legado jurídico-literário e científico-doutrinário, deixado por esses seres predestinados, é uma obra-prima colossal, que — tenho certeza absoluta — a voracidade do tempo histórico não conseguirá destruir, nem a falibilidade cognitiva da Humanidade logrará apagar.

Pelas relevantes e sobejantes razões expostas, não hesito em declarar-me-lhes cofesso e juramentado admirador e envaidecido corregional desses protótipos de “homo sapiens sapiens” eternos e globais.

Em remate, quero me solidarizar com todos os meus corregionais, inclusive, de forma especial, com aqueles ora espalhados pelo Território Nacional, os quais, com sua força laboral, luminosidade intelectual e invejável cidadania, têm representado o Nordeste condignamente, no progresso do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, além de o fazerem de igual modo, aqui, na Região.

Salve! Orgulhos da NORDESTINIDADE!

Parabéns! “PARAÍBAS”!

“Eita! Povo arretado e pai d’égua!”

“Valei-nos, PADIM PADE CIÇO ROMÃO”!

(Por Clarkson Ramos Moura)

PELO TWITTER

 www.twitter.com/ayres_britto

 O fundo do poço tanto pode ser de areia movediça quanto de molas ejetoras, a depender de quem despenca.

 www.twitter.com/pedalmario

 Independente de qualquer situação, jogue limpo com as pessoas a sua volta! Não minta, não esconda, não omita, tenha responsabilidade afetiva…

Dignidade vale ouro!                               

 www.twitter.com/anterogreco

 “Contexto” e “Narrativa”. Duas palavrinhas que não güento mais ouvir.

(Espero que entendam o contexto e não pensem que estou construindo uma narrativa para criticar contexto e narrativa. Daí seriam outro contexto e outra narrativa.)

 www.twitter.com/fdiemerson

 A @PrefAracaju  não conclui a reforma do terminal do DIA, não resolve a questão do corredor de ônibus da Hermes Fontes. Serão 4 anos com essas obras assim?

Siga Blog Cláudio Nunes:

 

Instragram

Twitter

 

Frase do Dia

“Em política, a comunhão de ódios é quase sempre a base das amizades.” Alexis Tocqueville.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vatican News

Os Jogos Olímpicos que se realizarão na França no verão de 2024 são “uma ocasião de encontro profundo e frutuoso entre pessoas de todos os horizontes, pertencentes a diferentes povos, culturas e religiões”. É o que afirma o Papa Francisco na mensagem, assinada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, dirigida aos “queridos amigos, católicos da França”. Ouça e compartilhe:

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2023-04/papa-olimpiadas-franca-ocasiao-encontro-acolhimento-fraternidade.html

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais