Governo de Sergipe é acusado de ser transfóbico

Uma estudante foi impedida de participar dos Jogos Escolares promovidos pelo governo de Sergipe apenas por ser trans. Essa denúncia foi feita pela deputada estadual Linda Brasil (Psol). Segundo a parlamentar, que também é trans, apesar de ter o apoio da escola, dos colegas e da família, a jovem foi informada pelo pessoal dos Jogos que só participaria se fosse em um time masculino. É lamentável que tal fato tenha se tornado público justamente na véspera deste 17 de maio, Dia de Combate à LGBTfobia. Essa acusação de transfobia feita por Linda Brasil precisa ser apurada pelo governo Mitidieri para, se for o caso, punir os responsáveis por essa atitude discriminatória. Vale lembrar que transfobia é crime. Ademais, é preciso ressaltar que, embora tenha sido feita no plenário da Assembleia Legislativa, a denúncia não encontrou eco na maioria dos veículos de comunicação de Sergipe, talvez para não melindrar o governante de plantão. Home vôte!

Falou demais

O ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), terá que detalhar melhor a história de ter apoiado o então candidato a governador Rogério Carvalho (PT) para recuperar a elegibilidade. A explicação foi exigida pelo Tribunal Superior Eleitoral. Dias após as eleições para o governo de Sergipe, vencidas por Fábio Mitidieri (PSD), o TSE acatou um recurso de Francisquinho e o tornou elegível. Agora, o TSE quer saber se o resultado do julgamento foi apenas uma coincidência. Crendeuspai!

Imitando Déda e João

O governador Fábio Mitidieri (PSD) vai entregar pessoalmente ao presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD), o Projeto de Lei do Executivo pedindo autorização para contrair num empréstimo de R$ 288 milhões para construir uma ponte entre o bairro Coroa do Meio e a Avenida Tancredo Neves, em Aracaju. O pedessista também sonha é fazer outra ponte ligando a capital ao município da Barra dos Coqueiros. As línguas ferinas já andam espalhando por aí que Mitidieri quer imitar os saudosos ex-governadores João Alves Filho e Marcelo Déda, que construíram, respectivamente, as pontes Goldofredo Diniz, José Rollemberg Leite, Joel Silveira e Gilberto Amado. Marminino!

Unigel em stand by

A Unigel Agro Sergipe, localizada em Laranjeiras, vai paralisar as atividades no próximo dia 1º, quando entra em período de hibernação e “Lay Off”, o que pode significar demissões em massa. A decisão da empresa foi comunicada aos seus trabalhadores, que ficarão em casa a partir do próximo mês. Somente terá acesso às instalações da Unigel o pessoal da portaria e de manutenção de equipamentos. Produtora de ureia, amônia e sulfato de amônio, a companhia alega que a sua operação está inviabilizada por conta do elevado preço do gás natural, matéria prima fundamental para a fábrica. Misericórdia!

Combate à fome

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), bateu à porta do Ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. Ambos discutiram sobre iniciativas de combate à pobreza, inclusão de novas famílias no Programa Bolsa Família e em programas sociais oferecidos pelo governo federal. Edvaldo também pediu apoio para a qualificação profissional e o empreendedorismo das pessoas em situação de vulnerabilidade social. Segundo o ministro, houve um entendimento com Nogueira para a celebração de duas iniciativas, “uma com relação a Aracaju, dentro do projeto ‘Brasil Sem Fome’, e outra para os municípios de uma maneira geral”. Ah, bom!

Cassação festejada

A cassação do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) foi comemorada pelo senador Rogério Carvalho (PT): “Grande dia. É menos um ‘ativista judiciário’, famoso por fazer conluio na Vaza Jato, atuando no Congresso Nacional”, disse. O ex-procurador de Justiça, que coordenou a força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, foi cassado com base na Lei da Ficha Limpa. Rogério ainda brincou sobre a punição a Deltan escrevendo no instagram que “hoje [ontem] caiu o gás, a gasolina, o diesel e o Dallagnol”. Danôsse!

Não é crime

A colocação de adesivo em veículos contendo apenas o nome de suposto candidato às eleições não configura propaganda eleitoral antecipada. A Justiça Eleitoral adverte, contudo, que a mensagem não pode reunir elementos que caracterizem apelo explícito ou implícito ao eleitor de forma que seja associada a eventual candidatura. E é, é?

Pré-candidato do DC

O ex-deputado federal Mendonça Prado poderá ser candidato a prefeito de Aracaju pelo Democracia Cristã, partido dirigido em Sergipe por Airton Costa. Mendoncinha já disputou a Prefeitura da capital sergipana em 2008, tendo sido derrotado por Edvaldo Nogueira (PDT). Em 2018, o ex-deputado concorreu ao governo de Sergipe pelo DEM, obteve apenas 1,24% dos votos e ficou na penúltima colocação. No ano passado, Prado tentou disputar uma cadeira no Senado pelo PTB, mas teve o registro da candidatura negado pelo partido no dia da convenção. Quem sabe, em 2024 ele não terá mais sorte. Aff Maria!

Bons de ‘cana’

Cerca de 47% dos usuários de bebidas alcoólicas começaram a beber com menos de 18 anos. Segundo estudo do IBGE, 34,5% dos biriteiros tiveram o primeiro contato com a “marvada” entre os 15 e os 17 anos e 12,5%, antes dos 15 anos. Um dado preocupante da pesquisa é que 24,3% dos usuários de álcool assumiram já ter dirigido sob efeito de bebida. O pior é que, mesmo com multas pesadíssima e prisão em flagrante, muita gente continua bebendo antes de pegar o carro e sair por aí colocando as vidas dos outros em perigo. Só Jesus na causa!

Defesa da juventude

“Na Luta do 18 de Maio: contra o abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes”. Esse é o tema da audiência pública a ser realizada pela vereadora professora Ângela Melo (PT) na próxima sexta-feira. O evento está agendado para o Plenário da Câmara de Aracaju. Segundo a parlamentar petista, o legislativo tem um papel fundamental para garantir o princípio de prioridade absoluta estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. “Vamos cobrar as ações necessárias de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e mobilizar a sociedade para a prevenção e participação nessa importante luta”, discursa Ângela. Legal!

Bolsa Família maior

O senador Alessandro Vieira (PSDB) está comemorando o fato de o Programa Bolsa Família ampliar o benefício para mais de 1,7 milhão de famílias. Segundo ele, esse novo grupo a ser contemplado é composto por pessoas cadastradas pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e que tenham em sua composição familiar pessoas com deficiência. Vieira ressaltou que este avanço foi fruto de muita conversa com diversos atores: “A política é a arte do diálogo”, concluiu. Então, tá!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 29 de junho de 1912

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais