Deputada cobra participação de atleta trans nos Jogos da Primavera

(Foto: CMA)

Durante Sessão Plenária na manhã desta terça-feira, 6, a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), cobrou a participação de uma adolescente trans nos Jogos da Primavera. O evento desportivo é organizado pelo Governo do Estado de Sergipe. A parlamentar questionou a resposta negativa por parte da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em não aceitar a participação da atleta nos jogos.

“Na última sexta-feira, 2, conseguimos uma liminar fazendo com que a adolescente pudesse participar do time de voleibol que ela treinava há muito tempo, e tinha uma aceitação de suas amigas. Infelizmente, ontem tivemos uma resposta muito negativa por parte da Secretaria da Educação. Há um movimento por parte dos organizadores dos Jogos da Primavera, mesmo com autorização da liminar, não autorizando a participação da adolescente. Isso é uma transfobia institucional. O Governo do Estado não pode negar o direito de uma adolescente trans de participar de um time, ao qual ela tem por direito constitucional”, disse a parlamentar.

A Seduc

A Seduc explicou que inicialmente, a aluna, menor de idade, foi informada que, para ter sua inscrição deferida no time feminino, deveria cumprir as regras estabelecidas pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Isso porque os Jogos da Primavera – por se tratar de uma competição que pré-seleciona atletas para participação em eventos nacionais – respeitam as regras definidas pelas Confederações Brasileiras de cada modalidade.

A pasta acrescentou que a aluna teve prazo para realizar a inscrição e apresentações comprovações exibidas pela Confederação Brasileira de Vôlei, mas que até a publicação da Decisão Judicial, a aluna ela não comprovou possuir os requisitos mínimos, estabelecidos pela CBV, para que pudesse competir na categoria feminina da modalidade Vôlei dos Jogos da Primavera.

A Seduc explicou ainda que todas as regras técnicas nacionais das modalidades dos Jogos da Primavera para garantir a participação de todos os alunos esportistas nestes dois meses de competição. E destacou que respeita e cumprirá a decisão do Tribunal de Justiça.

*Com informações da Alese

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais