Arraiá do Povo: público critica uso de spray de pimenta pela PM

Os forrozeiros que compareceram a 15ª noite de atrações do Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia, denunciaram um episódio de ‘truculência policial’. De acordo com relatos dos internautas que compareceram a festa, alguns policiais usaram de maneira injustificada, spray de pimenta para dispersar a população. Depoimentos sobre esse episódio foram postados pelos próprios denunciantes nas redes sociais do Governo do Estado e também do próprio governador Fábio Mitidieri (PSD).

Um dos relatos de internauta (Foto: reprodução – redes socais

Uma das internautas chegou a escrever uma carta aberta em uma das publicações feitas pelo governador para demonstrar indignação com o tratamento dado à população. Segundo o depoimento, algumas famílias foram desrespeitadas por policiais através de palavras de baixo calão, empurrões com cassetetes e ataques com sprays de pimenta.

“Sou uma das vítimas juntamente com meus pais idosos, os quais levei para apreciarem o maior São João do Nordeste. Estávamos distante do show, porém a truculência foi tão grande que nossos olhos ardiam, todos tossiam, pessoas desmaiavam, outras corriam desesperadas. Pais carregando seus filhos chorando, pessoas caídas no chão em tempo de serem pisoteadas e um evento que teria tudo para ser tão lindo e familiar, virar uma verdadeira tragédia”, disse a jovem.

Após o comentário dela, outros tantos se somaram para ratificar o que a jovem relatou. “Que absurdo foi esse de jogar spray de pimenta nas pessoas? nem sei por qual motivo vcs fizeram isso, mas com ctz foi uma péssima ideia!”, lamentou outra.

Em uma das respostas, outra internauta afirmou que deixou de frequentar o evento pela falta de respeito que também presenciou. “Spray de pimenta na cara da população que estava apenas na fila para assistir ao show, pois não tinha sinal algum de confusão. Depois desse dia decidi a não ir mais para nenhum show nesse período junino aqui em Sergipe”, salientou.

Além da truculência policial, os cidadãos também criticaram a falta de estrutura para comportar de maneira organizada as pessoas que chegavam ao evento. “Não tem espaço para a população. Todos os dias fecham os portões e a população fica à solta. Precisaria de mais espaço para a proporção da festa”, desabafou um jovem.

PM

A Polícia Militar de Sergipe informou, por meio de nota, que o bloqueio de entrada do público ao espaço de shows gerou insatisfação e um princípio de tumulto, tanto na entrada principal quanto nas saídas laterais de emergência.

De acordo com a PM, em consequência, foi necessária a tomada de medidas, a exemplo do deslocamento de grande parte do policiamento externo para a área em torno das placas de contenções, a fim de evitar incidentes de maiores proporções.

“Diante das denúncias de pessoas supostamente atingidas por agente químico, a PMSE ressalta que o uso de tal substância não é de uso privativo da Polícia Militar, mas que está apurando as imagens para adoção de providências a fim de identificar os responsáveis”, disse a corporação.

A Assessoria de Comunicação da PM informou também que na tarde desta sexta-feira, 16, haverá uma reunião entre o comandante-geral da PMSE e representantes do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria de Cultura e demais órgãos envolvidos na organização, a fim de realizar ajustes necessários para que o evento prossiga com tranquilidade.

“A Polícia Militar lamenta o ocorrido e reforça o compromisso de garantir a proteção e segurança dos sergipanos e turistas nesses festejos juninos”, finalizou.

Primeiras críticas 

Essa não foi a primeira vez que a organização da festa recebeu críticas de parte da população. No início de junho, internautas foram também às redes sociais do Governo de Sergipe e do governador para reclamar da estrutura do evento, que não estava conseguindo comportar as pessoas que chegavam à Orla para apreciar a programação junina.

Após as críticas, o Governo de Sergipe divulgou uma nota afirmando que depois de uma reavaliação feita depois do primeiro dia do Arraiá do Povo foram ampliadas em mais de 50% as entradas de acesso à Arena de Shows. “Agora, as pessoas terão 26 opções de entrada. Foi também criado um acesso secundário, além da entrada pela Vila do Forró. A outra opção, agora, é adentrar à Arena de Shows pela lateral da Delegacia de Turismo. Foi ampliada a sinalização de todos os acessos à festa para facilitar a entrada e saída do público”, informou à época a administração municipal.

por João Paulo Schneider 

 

A matéria foi alterada às 15h52 para acréscimo de nota enviada pela PM.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais