A movimentação de pessoas e mercadorias na Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa), em Aracaju, aumentou cerca de 50% desde o dia 10 de junho, em relação às outras épocas do ano. Sendo o milho e o amendoim os produtos mais vendidos. A informação é do presidente da central, Wilson Nunes.
Não é apenas as cores e o forró que torna essa época especial, as comidas típicas, que, essencialmente, tem o milho e o amendoim como principais ingredientes, fazem com que esse período seja bastante rentável para o setor produtivo de alimentação. Segundo o Wilson Nunes, em outros meses do ano a Ceasa recebe cerca de 2mil a 4mil pessoas por dia, mas desde a primeira dezena de junho esse número tem variado de 4mil a 7mil e a tendência é aumentar ainda mais.
“Recebemos desde pessoas que compram no varejo a comerciantes vindos, não apenas daqui de Aracaju, mas de toda região metropolitana e até do interior, a exemplo de Maruim e Laranjeiras. Em consequência disso, a venda do milho e do amendoim apresentou um aumento entre 15% e 20%, em relação a outros períodos, e o esperado é que esse percentual aumente ainda mais até o final deste mês”, afirma.
Wilson conta que, por dia, a central tem recebido de 15 a 20 caminhões carregados de milho, todos vindos de vários municípios sergipanos. “Este ano, devido as chuvas, a safra de milho em Sergipe foi muito boa. Por isso, todo o milho vendido aqui hoje é de safra 100% sergipana, diferente de anos anteriores que o comerciante precisava buscar o milho em outros estados para poder atender a demanda”, conta.
De acordo com o presidente da Ceasa, o fato dos comerciantes não precisarem importar esse produto fez com que seu preço reduzisse mais de 50%. Ele conta que a mão de milho, que equivale a um total de 50 espigas, hoje está custando a partir de R$20, diferente do ano passado, que essa mesma quantidade, chegou a custar a partir de mais de R$45.
Soluções dos possíveis transtornos
A grande movimentação no Ceasa, em anos passados, gerou algumas problemáticas, a exemplo do trânsito caótico e da falta de estacionamentos. No entanto, este ano, Wilson conta que tomou medidas preventivas em relação aos possíveis transtornos que poderiam ocorrer.
“Estamos contando com a ajuda da SMTT e da Emsurb, além de termos contratado mais pessoal para fazer a limpeza do local e a segurança e, consequentemente, mais jovens aprendizes. Além de gerar emprego, estamos tentado proporcionar o maior conforto possível para o consumidor”, explica.
Funcionamento
A Central de Abastecimento de Sergipe (Ceasa) está funcionando normalmente das 3h às 17h. No dia 24, a central funcionará em horário de sábado, das 3h às 16h.
Por Luana Maria e Verlane Estácio
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B