Lixões de Muribeca e Malhada dos Bois são interditados pela FPI

Lixões de Muribeca e Malhada dos Bois são interditados pela FPI (Foto: FPI)

Os municípios de Malhada dos Bois e Muribeca tiveram lixões interditados durante os trabalhos da Equipe Saneamento, da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI/SE), nesta quinta-feira, 27. Nas áreas inspecionadas, foi identificado descarte irregular de resíduos urbanos, restos de animais, pneus e outros entulhos.

De acordo com a FPI, em Malhada dos Bois, por exemplo, a área de descarte irregular dos resíduos está localizada a menos de 500 metros da zona residencial, impactando diretamente na qualidade de vida e na saúde dos moradores da região.

A ação coordenada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e pelos Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, chega ao quinto dia de atividade somando três lixões interditados. Na terça-feira, 25, o lixão de Graccho Cardoso também foi interditado.

De acordo com o Coordenador da Equipe Saneamento, as áreas foram sinalizadas e os municípios estão sendo notificados. “Encontramos nesses lixões a situação padrão que a gente tem observado desde a primeira interdição: restos de animais, pneus, podas, todo resíduo que é gerado pelo município sendo descartado de forma irregular. As áreas foram interditadas, sinalizadas com placa da Adema, e os gestores municipais estão sendo notificados pelos órgãos competentes”, destacou Alexandro Bueno.

Descarte irregular de lixo causa danos ao meio ambiente (Foto: FPI-SE)

Impactos do lixão no meio ambiente e na saúde pública

Os lixões irregulares causam problemas ambientais, de saúde pública e sociais, entre eles: contaminação do solo pelo chorume (líquido de cor escura proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo); contaminação das águas subterrâneas com a penetração no solo do chorume (na região da bacia hidrográfica do Rio São Francisco contaminam, também, afluentes que levam a poluição para o rio); mau cheiro por causa da decomposição do lixo; e aumento dos casos de doenças, pois os resíduos atraem ratos, baratas e moscas, e, ainda, podem tornar-se criadouro de mosquitos vetores de enfermidades como a dengue.

Portal Infonet não conseguiu localizar a assessoria de comunicação dos municípios de Muribeca e Malhada dos Bois. O Portal permanece à disposição através do e-mail: jornalismo@infonet.com.br.

por João Paulo Schneider
Com informações da FPI/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais