Um filhote de baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) foi encontrado morto na praia de Coqueirinho, situado na Caueira em Itaporanga D’Ajuda, na última quarta-feira, 09.
Segundo informações do Projeto de Monitoramento das Praias (PMP-SEAL), o animal era recém-nascido, tinha cerca de 4,11 metros de comprimento e pesava aproximadamente 1 tonelada.
A equipe do PMP-SEAL, localizou a baleia e dirigiu-se ao local para realizar o exame necroscópico. Durante a análise, foi observada uma alteração de coloração congesta nos órgãos, decorrente da posição do animal e da falta de circulação sanguínea.
Além disso, o animal apresentava edema espumoso nos pulmões, característica frequentemente encontrada em filhotes de mamíferos marinhos que se afogam. Alguns casos de afogamento da espécie acontecem quando os filhotes se separam de suas mães, pois existe uma relação de dependência.
A causa da morte será confirmada após os resultados dos exames. A destinação da carcaça foi feita com o apoio da Prefeitura de Itaporanga-SE.
por Beatriz Fernandes e Aisla Vasconcelos
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B