Além de eleger prefeitos e vereadores, o pleito de 2024 também servirá para o governador Fábio Mitidieri (PSD) comprovar sua liderança política. Para tanto, o fidalgo vai precisar de muito jogo de cintura visando manter unido o amplo arco de aliança em torno do governo. A eleição de Fábio não serviu para avaliar a capacidade dele como líder, pois sua vitória foi atribuída a outros políticos governistas. Ademais, se a Justiça não tivesse inviabilizado a candidatura de Valmir de Francisquinho (PL), Mitidieri não teria nem passado para o 2º turno. Portanto, em 2024, o governador terá que provar se, de fato, é um líder, sob pena de naufragar nas intrigas paroquiais do interior. Em Lagarto, por exemplo, Fábio apoiará o candidato a prefeito dos Reis ou dos Ribeiro? Em Itabaiana, marchará com Luciano Bispo (MDB) ou com Maria Mendonça (PDT)? E em qual palanque ele subirá em Socorro? A disputa pela Prefeitura de Aracaju será outro teste de fogo para Mitidieri provar que é líder. Do contrário, não conseguirá impedir que a escolha pelos governistas do candidato a prefeito vire uma briga de foice no escuro. Esforçado e festeiro por natureza, Mitidieri carecerá de outros atributos se quiser manter a unidade do grupo político, fundamental para a reeleição dele em 2026. Marminino!
Vai à Justiça
A Prefeitura de Rosário do Catete vai recorrer à Justiça contra a aprovação do Projeto de Lei do governo dividindo com Capela e Carmópolis o ICMS rosarense oriundo da exploração do potássio. Segundo o prefeito César Resende (PSB), a propositura do governo Mitidieri afronta Lei Federal que trata da divisão de tributos estaduais. Antes que o projeto fosse aprovado pelos deputados, a toque de caixa e repique de sino, o prefeito e os vereadores capelenses tentaram um acordo com o governo, porém este fez ouvidos de mercador, preferindo descobrir um santo para cobrir outros. Crendeuspai!
Prejuízo milionário
A Secretaria Estadual da Fazenda acendeu a luz amarela por conta do comportamento negativo do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Entre julho e este mês de agosto ocorreu uma queda superior a R$ 60 milhões. Pior é que não há perspectiva de uma recuperação até o final do mês. Segundo o técnico da Fazenda, Carlos Eduardo Siqueira, o FPE responde pela metade da receita estadual. Além do enorme prejuízo para Sergipe, a queda na arrecadação do FPE também contribuiu para reduzir o Fundo de Participação dos Municípios. Misericórdia!
Sergipe na rabeira
Sergipe é o segundo estado do Nordeste com menor número de investimentos a serem realizados pela Sudene entre 2024 e 2027. É o que mostra a carteira de projetos do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste daquela Superintendência. Já o Ceará foi contemplado com o maior volume de recursos pelo órgão federal. Ao todo, o Ceará é responsável, sozinho, por 142 projetos, enquanto Sergipe só conseguiu 23 e ficou à frente apenas do Rio Grande do Norte, com 14 empreendimentos. Assim também já é demais também!
Parada LGBT+
A 22ª edição da Parada LGBT+ de Sergipe acontecerá no próximo domingo, na Orla de Atalaia. Os organizadores fizeram questão de agradecer ao prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) pelo apoio ao evento. A Parada visa chamar a atenção da sociedade e do poder público sobre a importância de enfrentar a violência e garantir direitos e cidadania à população. A principal atração da festa será a cantora Wanessa Camargo. Montado no estacionamento da Passarela do Caranguejo, o palco contará com apresentações de cantores, performances de drag queens e grupos de dança. A expectativa da organização é que a Parada reúna cerca de 100 mil pessoas. Participe!
Punição para golpistas
A depender do senador Rogério Carvalho (PT), os militares do Exército que tramaram um golpe de estado merecem ser punidos de forma exemplar, sem direito a qualquer anistia, como defendem alguns bolsonaristas. O parlamentar sergipano fez questão de dizer que tem o maior respeito pelos fardados que resistiram contra o golpe, arquitetado após a derrota nas urnas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Home vôte!
Conversa de católicos
Crítico mordaz da gestão de dom João José Costa à frente da Cúria Metropolitana de Aracaju, o jornalista Cláudio Nunes se encontrou, ontem, com o administrador apostólico dom Vitor Agnaldo de Menezes. Segundo Cláudio, o encontro com o religioso, que está substituindo interinamente dom João José, resultou “em uma conversa fraterna de um jornalista católico com o bispo que está à frente da Arquidiocese de Aracaju”. O ex-arcebispo metropolitano renunciou às funções alegando problemas de saúde. Então, tá!
Vereadores diplomados
O tribunal Regional Eleitoral promove, hoje, a diplomação dos novos vereadores aracajuanos Elber Batalha Filho (PSB) e Zezinho do Bugio (PSD). Também serão diplomados os suplentes Rubinho R9 (PSB) e Bigode do Santa Maria (PSD). Elber e Zezinho vão substituir Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral porque o PSC cometeu fraude na cota de candidaturas femininas nas eleições de 2020. As posses dos novos vereadores estão agendadas para a próxima terça-feira. Ah, bom!
De olho em 2024
O PT trabalha uma candidatura própria à Prefeitura de Aracaju. O partido tem deixado isso claro dentro e fora da agremiação. Segundo o presidente do diretório estadual petista, deputado federal João Daniel, os nomes em avaliação para disputar a cadeira ocupada hoje pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) são os do ministro Márcio Macedo e da ex-vice-governadora Eliane Aquino. A definição sobre quem será o candidato, só ocorrerá no próximo ano, após muita água passar por debaixo da ponte. Danôsse!
Transfobia condenada
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou mais um caso de transfobia institucional. A distinta criticou a Federação Internacional de Xadrez por ter anunciado uma nova regra proibindo mulheres trans de competir em jogos da categoria feminina. “Além de retrógrada e transfóbica, essa decisão também é misógina, pois parte de um pressuposto de superioridade masculina”, discursou. Recentemente, o Supremo Tribunal Federal decidiu que atos de homofobia e transfobia sejam enquadrados como crime de injúria racial. Aff Maria!
Amigo da onça
De um bebinho, numa bodega da periferia de Aracaju: “Esse Valdemar Costa Neto é muy amigo. O cabra garante que se Bolsonaro for preso o PL elege uma ruma de prefeitos. Aqui pra nós, pra querer ver o capitão engaiolado, Valdemar tá de olho grande na joia da coroa bolsonarista”. Cruz, credo!
Recorte de jornal
Publicado pelo jornal estanciano A Razão, em 29 de agosto de 1909.
Esta coluna é publicada pelos seguintes sites: Destaquenotícias, Infonet, Faxaju, Luxoaju, Leiamaisba, Espaço Livre e nos jornais online Zona Sul e EncontrAqui news.