O Projeto Viajando na Leitura nasceu a partir da percepção do pouco interesse pela leitura ocasionado pelos nossos alunos diante da avalanche da tecnologia e do uso excessivo dos celulares e outros meios midiáticos. Neste sentido, em 2019 enchemos uma mala de livros que é o nosso “carro chefe” e saímos por algumas escolas levando contações de histórias e teatros objetivando despertar neles o gosto pela leitura, o amor aos livros e a importância de se adquirir o hábito de ler.
O Projeto foi tomando uma proporção tão grande que tivemos que ampliá-lo por toda a rede municipal envolvendo também as turmas do ensino fundamental das séries finais e estimulando à produção textual para inseri-los no universo literário. Na educação infantil é oferecido um leque de imagens de livros para os alunos produzirem seus contos e nós somos seus escribas. No ensino fundamental das séries iniciais, eles já leem livros, interpretam, produzem seus contos e poesias e se expressam por meio de desenhos.
No fundamental das séries finais existe um grupo de WhatsApp onde semanalmente eles produzem por meio de imagens ou sem imagens. Também produzem contos coletivos e produzem peças teatrais. Em 2021 três integrantes do nosso Projeto tomaram posse na Academia de Letras Estudantil de Japoatã – ALEJ. No início de 2022 fomos agraciados com o Prêmio Oxente Sergipe em Aracaju pelo destaque na Educação. Agora em maio também do ano 2022, recebemos o Certificado de Honra ao Mérito da Academia Gloriense de Letras de Nossa Senhora da Glória por todo trabalho desenvolvido na educação através do incentivo a leitura e a escrita.
É de suma importância salientar o sucesso do projeto graças ao apoio e parceria de todos os professores e diretores assim como das famílias dos nossos alunos, sendo estes os protagonistas. A maioria de nossos alunos já publicaram textos poéticos em Antologias pelo Brasil afora desde a educação infantil até as séries finais do ensino fundamental. Realizamos anualmente saraus com declamações, músicas, teatros, exposições de livros artesanais e de poesias. Durante a pandemia fundamos a Biblioteca Comunitária Escritora Jeane Caldas que contém um acervo de mais mil livros de literatura Infantojuvenil. O Projeto hoje conta com cinco Professoras Orientadoras:
Ana Carla Rodrigues de Oliveira,
Eunice Ramos de Oliveira,
Janda Lilia Silva Tojal Chaves,
Mércia Barboza Nascimento Ramos
Ana Carla Santos Roberto.
O que faz o Projeto Viajando na Leitura de Amparo de São Francisco?
Conscientes da precariedade da comunicação atual, quando temos muitas informações que, infelizmente são estéreis, não se transformam em conhecimento, quer pela quantidade, quer pela velocidade com que passam. Não dá para se educar sem provocar a reflexão, o estudo, a tentativa, o acerto e, também, o erro.
As operadoras do Viajando na Leitura desenvolvem, na prática, uma educação objetiva e transformadora, gerando conhecimento, educação e boa vontade na clientela. Seus alunos experimentam, acertam e, erram também. Porém, em vez da punição são incentivados e, acabam fazendo muito bem.
A metodologia que usam faz um pouco mais do que é exigido pelos currículos padronizados. Elas vão além da normose, focam nas atividades convencionais, mas, indo um pouco a frente, fazendo a diferença, dando o passo extra, entregando mais do que lhes é normalmente cobrado. E, isso, está fazendo toda a diferença. Não é à toa que o município de Amparo é o mais bem conceituado no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em Sergipe.