Pelo andar da carruagem, o ex-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas (PSD), está tirando o time da disputa pela Prefeitura de Aracaju. Essa hipótese ganhou força após o encontro dele com o ex-deputado federal André Moura, o deputado estadual Kaká Santos – ambos do União – e o ex-prefeito de Simão Dias, Marival Santana (PSC). No instagram, Chagas não apenas disse que a reunião tratou sobre as próximas eleições de Aracaju e Simão Dias, como revelou que a conversa foi muito proveitosa. Bastou isso para a possibilidade de o “Galeguinhos” abrir mão do pleito da capital ter se espalhado tal qual um rastilho de pólvora. Caso realmente esteja decidido a trocar as eleições de Aracaju pelas de Simão Dias, Belivaldo repetirá o saudoso ex-governador Arnaldo Garcez (PSD). Após ter administrado Sergipe, o velho pessedista se elegeu prefeito de Itaporanga D’Ajuda, sua terra natal. Ademais, se realmente desistir da disputa política na capital, Chagas evitará correr o risco do tropeço sofrido por seu conterrâneo e também ex-governador Antônio Carlos Valadares (PSB). Em 2000, Vavá se candidatou a prefeito de Aracaju, teve apenas 22,08% dos votos e ficou em 3º lugar, num pleito vencido, ainda no 1º turno, pelo saudoso Marcelo Déda (PT), eleito governador de Sergipe seis anos depois. Marminino!
Nova ponte
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e da Infraestrutura já recebeu a documentação das empresas interessadas em participar da licitação para a construção de uma nova ponte ligando Aracaju à Barra dos Coqueiros. Segundo o governo, a obra melhorará a mobilidade e fomentará o desenvolvimento econômico dos dois municípios. Pelos próximos dois meses, ocorrerá a análise da documentação técnica dos concorrentes visando selecionar a melhor proposta. Ah, bom!
Haja paciência
De hoje até o próximo sábado, seis legendas exibem propaganda partidária em rede nacional de rádio e televisão. Os responsáveis pelo blá-blá-blá são Solidariedade, Republicanos, PL, PV, MDB e Rede. As inserções na programação noturna das emissoras acontecem hoje, na quinta-feira e no sábado. Os programas serão exibidos sempre entre as 19h30 e as 22h30. Os seis partidos divulgarão inserções em um tempo total de 14 minutos e 30 segundos. A propaganda partidária transmite mensagens sobre a execução do programa da legenda e o posicionamento em relação a temas políticos. Então, tá!
Linda em campanha
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) jura de pés juntos que está pronta para disputar a Prefeitura de Aracaju. Segundo a distinta, a capital sergipana “quer mudança e quer fazer história mais uma vez, elegendo a primeira mulher trans prefeita”. Para disputar o pleito majoritário, Linda terá antes que conseguir o apoio da maioria do Psol. Isso só ocorrerá em abril de 2024, quando o partido definirá quem o representará na corrida sucessória de Aracaju. Além da deputada, também é pré-candidata a advogada psolista Niully Campos. Aguardemos, portanto!
Afiando a voz
O vereador Nitinho Vitalle (PSD) pode não conseguir o apoio necessário para disputar a Prefeitura de Aracaju, mas tem tudo para virar um cantor de seresta. Outro dia, o ilustre fez a festa dos amigos, cantando em companhia de pacientes músicos. Caso concretize o desejo de disputar a Prefeitura e consiga se eleger, Nitinho substituirá Edvaldo Nogueira (PDT), outro que nas horas vagas adora tocar uma zabumba nos forrobodós da vida. E assim caminha a humanidade!
Camboeiros de setembro
As chuvas caídas nos últimos dias em Sergipe são conhecidas no sertão como camboeiros de setembro, as chamadas chuvas da florescência do umbuzeiro. Também é o nome dado aos ventos tempestuosos que sopram do Sul. Para o sertanejo, os camboeiros são um sinal de Deus avisando que mandará as trovoadas, recheadas de relâmpagos e trovões. Cruzes!
China entusiasma
O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), iniciou à missão oficial na China visitando, ontem, as instalações da montadora BYD. Referência na fabricação de veículos elétricos, essa indústria está se instalando na Bahia. O pedetista ficou impressionado com a tecnologia usada pela BYD: “Eles fabricam ônibus elétricos, que podem melhorar, de maneira significativa, a mobilidade urbana das nossas cidades”, frisou Nogueira. Também ontem, Edvaldo e outros prefeitos brasileiros foram recepcionados na sede da Prefeitura de Shenzhen. Aff Maria!
Governo privatista
Além de fazer oposição ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), a vereadora Sônia Meire (Psol) quer distância do governo de Sergipe. De acordo com a fidalga, o partido dela segue firme na luta contra a extrema direita e fazendo uma forte oposição “ao governo privatista de Fábio Mitidieri”. A parlamentar aracajuana garante que o Psol apoia o governo do presidente Lula da Silva (PT) “nas pautas da classe trabalhadora, mas com autonomia para fazer as necessárias críticas”. Misericórdia!
Magrela saudável
A maioria dos ciclistas usa a bicicleta como transporte, para ir ao trabalho (88,1%), e pedala cinco dias ou mais por semana (71,6%). Os números constam da pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro. O estudo revelou que 61,8% dos entrevistados usam a bicicleta como meio de transporte há menos de 5 anos. A maior parte (56,2%) leva entre 10 e 30 minutos em suas viagens, tem entre 25 e 34 anos de idade (34,3%) e renda entre um e dois salários mínimos (30%). E viva a “magrela”!
Presídios caros
O Diário Oficial de Sergipe publicou a contratação da empresa Reviver para fazer cogestão dos presídios por um período de até seis meses. O contrato vai custar a bagatela de R$ 30 milhões. O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) aproveitou a divulgação desse contrato para lembrar uma decisão de 2019 obrigando o estado a ter um policial penal para cada cinco presos, coisa que o governo nunca descumpriu: “Vamos continuar cobrando para que os candidatos aprovados sejam convocados”, frisa o parlamentar. Só Jesus na causa!
Sonhar é livre e grátis
E aí, amanheceu Durango Kid, cheio de dívidas na praça e aporrinhação dos credores? Pois corra numa casa lotérica e faça uma fezinha na Mega-Sena. O prêmio para quem acertar as seis dezenas nesta terça-feira é de R$ 14,5 milhões. Tudo bem que não é muito, mas dá para pagar algumas dívidas e beber algumas garrafas de cachaça mineira da boa. E então, vai ficar aí com a boca escancarada cheia de dentes esperando a morte chegar? Mexa-se, meu camaradinha!
Recorte de jornal