O eclipse anular do sol, fenômeno raro no qual a lua cobre maior parte do disco solar, deixando apenas um anel brilhante na borda, foi visto em Sergipe neste sábado, 14, das 15h30 às 16h48. Na capital, muitas pessoas se reuniram para apreciar e fazer registros do eclipse.
O fenômeno pôde ser visto do Brasil e também dos Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia. Em outras partes das Américas – do Alasca à Argentina – foi possível visualizar somente o eclipse parcial visível.
De acordo com o Observatório Nacional – órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – o próximo eclipse anular ocorrerá em 2 de outubro de 2024, mas não poderá ser visto do Brasil, apenas no Chile e na Argentina.
Já o próximo eclipse anular a ser observado no Brasil ocorrerá em 26 de janeiro de 2028 e só poderá ser visto completamente nos estados do Amazonas, do Pará e do Amapá.
O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil, segundo informações do Observatório Nacional.
Com informações da Agência Brasil
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B