Edvaldo desde pequenininho

  O governador Marcelo Déda (PT) aproveitou a cerimônia de assinatura na quinta-feira, 15, com o prefeito Edvaldo Nogueira (PcdoB) para avisar a alguns aliados que “não adianta fazer oposição ao prefeito de Aracaju e querer ser situação com ele. Não venha com esse discurso, de dar uma no cravo e outra na ferradura”, disse. Déda disse mais, que “está doido para tirar o título eleitoral dele da carteirinha e votar em Edvaldo, mas isso é em 2008, não adianta tentarem antecipar o processo eleitoral”.

  Está claro que o governador Marcelo Déda tem conhecimento de algumas situações que vem ocorrendo nos bastidores da política, mas precisamente de Aracaju. Algumas lideranças de categorias expressivas estão sendo usadas por alguns que pretendem tirar proveitos políticos no futuro. Destas lideranças, algumas pensam que estão apenas reivindicando seus direitos, mas no fundo estão sendo usadas para um projeto eleitoral no próximo ano.

  Engana-se que o governador Marcelo Déda vai abandonar a administração de Edvaldo Nogueira. Pelo contrário, o governador sabe que o sucesso dele no governo estadual e qualquer outra pretensão política do grupo político que comanda passa por Aracaju, berço da esquerda há mais de 20 anos. Aliás, a eleição de 2008 servirá para definir se a opção eleitoral desde 1985 é votar apenas no candidato da chamada “esquerda” ou votar no grupo que hoje tem o comando do governador Marcelo Déda.

  A partir do segundo semestre o governador do Estado anunciará uma série de obras em todo o Estado e principalmente em Aracaju. Déda vai ajudar substancialmente a administração de Edvaldo, através de um apoio incondicional para todos os projetos e ajudando financeiramente não só com recursos do governo estadual, mas também abrindo as portas junto ao Governo Federal.

   Ou seja, o governador deixou claro que vai retribuir a fidelidade e o companheirismo de Edvaldo Nogueira durante os cinco anos que passou ao lado dele, como vice-prefeito de Aracaju. Marcelo Déda é Edvaldo Nogueira desde pequenininho para desespero de muitos, de todos os lados…

 

Finanças no vermelho

Em audiência pública realizada ontem, dia 15, na Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Francisco Gualberto (PT), o secretário de Estado da Fazenda, Nilson Lima, mostrou por que Sergipe está mal das pernas financeiramente. Em detalhes, o secretário confirmou que, ao assumir o cargo, o governador Marcelo Déda encontrou no caixa R$ 11.607.534,72. No entanto, as despesas com “restos a pagar” e “não empenhadas” somavam R$ 172.236.794,32. Essa era a posição calculada até o dia 28 de fevereiro desse ano.

 

Incorporações para todos os gostos

A onda de incorporações no governo estadual contaminou diversos setores. Fora muitas feitas  em algumas empresas, com um percentual pequeno de servidores, mas que num curto espaço de tempo criará uma bola de neve insustentável para a viabilidade econômica e administrativa de alguns setores.

 

Semelhança da campanha da PMA

A campanha da Prefeitura de Aracaju do aniversário da cidade, que está sendo veiculada nos últimos dias exibe muito o girassol, símbolo que é usado pela deputada Susana Azevedo nas suas campanhas, inclusive exaustivamente na que foi derrotada para a prefeitura de Aracaju em 2004.

 

Nomeações não terão processos atabalhoados

O secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima – em entrevista a uma emissora de rádio – explicou que o processo de nomeação dos diretores está demorado, mas por conta de que não pretende fazer de forma atabalhoada para depois de que voltar atrás. Segundo ele, em todos os municípios estão sendo ouvidas as lideranças aliadas, mas os diretores, secretários e coordenadores das escolas estão sendo escolhidos aliando a capacidade técnica com o perfil político.

 

Mecanismo para solucionar transporte escolar

José Fernandes de Lima disse que está procurando um mecanismo para solucionar definitivamente o problema do transporte escolar. A alternativa até o momento mais viável encontrada é que o governo estadual faça convênios com os municípios repassando os recursos para que as prefeituras façam as licitações, porém o Estado ficará sempre fiscalizando a correta aplicação do dinheiro, quanto à eficiência do transporte.

 

Prêmio de Poesia está em vigor I

O Prêmio de Poesia Centenário Silva Ribeiro Filho, promovido pela Academia Sergipana de Letras, ainda está em vigor, dentro dos prazos estabelecidos pelo regulamento.O Prêmio que visa escolher os melhores sonetos, inéditos ou não, tem o prazo de inscrição até 17 de maio de 2007.A iniciativa visa,não somente estimular a criação literária, com prêmios em dinheiro e com certificados, mas especialmente homenagear um nome que figura entre os melhores poetas e personalidades de Sergipe, José da Silva Ribeiro Filho.

 

Prêmio de Poesia está em vigor II

As inscrições podem ser feitas na ASL, à rua Pacatuba, 288, centro de Aracaju , onde pode-se obter maiores esclarecimentos, inclusive sobre o regulamento Para melhores informações poderão  ser utilizados os e-mails: asletras@bol.com.br  ou wagnersribeiro2005@yahoo.fr.   O presidente da ASL, José Anderson Nascimento programou sessão solene em homenagem à memória de Silva

 Ribeiro Filho para o dia 1º. de junho de 2007.   

 

Manifestantes contra obra em rio tentam invadir ministério I

Matéria publicada na Folha de São Paulo desta sexta-feira,16: “Integrantes de movimentos contra a transposição do rio São Francisco tentaram invadir o Ministério da Integração Nacional, ontem de manhã, em uma passeata.O clima ficou tenso quando um dos manifestantes quebrou o vidro da portaria do ministério, segundo a Polícia Militar. Ronei Fonseca, 35, foi detido, acusado de resistência e dano ao patrimônio, mas foi liberado após pagar fiança. Porém manifestantes negaram que ele estivesse na passeata.Segundo manifestantes, dois homens se infiltraram no grupo e um deles pode ter provocado a confusão”.

 

Manifestantes contra obra em rio tentam invadir ministério II

Continua a matéria: “O coordenador do acampamento e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), José de Oliveira, disse que a ação “não foi planejada” e que foi um “incidente”. Outro manifestante, cacique Korubó, do Vale do Javari (AM), acusa um policial de ter quebrado sua flecha. A PM informou que o caso será investigado.Segundo a PM, cerca de 600 pessoas participaram do protesto. Após a passeata, parte do grupo participou de audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O ministro Pedro Brito (Integração Nacional) e o bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, esperados pelos movimentos, não compareceram à audiência.A manifestação deve ser encerrada hoje”.        

 

Artigo sobre transposição

Na próxima semana esta coluna analisará alguns pontos do artigo do ex-governador João Alves sobre transposição. Este jornalista é contra a transposição, por entender que existem propostas bem mais viáveis economicamente para resolver o problema, porém tem em conversa com alguns técnicos da área, entende que existem alguns pontos levantados pelo ex-governador que precisam de uma análise correta, sem a colocação que o rio poderá ser levado à morte.

 

Homenagem a dois grandes homens

Dois conjuntos residenciais do Programa de Arrendamento Residencial – PAR, da Prefeitura de Aracaju terão os nomes de dois grandes sergipanos. Um terá o nome de Armando Domingues, que foi o primeiro deputado comunista sergipano. Médico, Armando Domingues, foi um exemplo de vida. Outro terá o nome do advogado socialista José Rosa de Oliveira Neto, que chegou a ser chefe da Casa Civil, no governo Seixas Doria. José Rosa foi fundador do PSB em Sergipe e um advogado humanista e simples. Um exemplo raro de homem que soube lutar por um mundo melhor do seu jeito, sem atropelar as pessoas e sem ambições pessoais. Duas homenagens justas da administração Edvaldo Nogueira.

 

Ação do MP contra o Coqueiral

Será que apenas o bar Coqueiral tem causa problemas com o som na orla da Atalaia? Ou existe algum problema pessoal de um membro do MP com o bar?

 

Reclamação dos moradores da Urquiza Leal

Os moradores da rua Urquiza Leal pedem que a Prefeitura faça uma operação de limpeza dos bueiros naquela área. Tem pontos que ficam alagados com a chuva devido por conta da sujeira que impede a água de descer pelos bueiros. Os moradores pedem também a presença do carro fumaçê.

 

Coluna terá artigo em homenagem a Aracaju

Por conta do feriado municipal deste sábado, 17, no final da tarde desta sexta-feira,16, a coluna do final de semana será publicada, com um artigo em homenagem ao aniversário de 152 anos de Aracaju. Vale a pena conferir.

 

Frase do Dia

“O nome do amigo é comum, mas sua fidelidade é rara”. Fedro – fabulista latino que viveu 30 anos antes de Cristo.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais