Gama tem que expor farra

 

 

  Na resposta que deu ao ex-secretário de Estado Turismo, Pedro Valadares, publicada ontem, 25, neste espaço, o atual secretário da área, João Augusto Gama fez acusações pesadas que deveriam, no mínimo ser motivo de investigação por parte do Ministério Público, e, como gestor público ele deveria ter tomado as providencias cabíveis.

 

   Ele disse: “Desencontro foi a farra promovida com dinheiro público na Emsetur no governo passado que fez com que nem eles agüentassem os escândalos e determinassem o fechamento da empresa que este governo a muito custo vem tentando reerguer”.

 

João Augusto Gama, como gestor público tem a obrigação de expor para a sociedade os meandros dessa “farra”. Mais do que isto, tem a obrigação legal de determinar a abertura de inquérito policial e de ordenar que a procuradoria do estado promova ação de improbidade administrativa contra os agentes públicos que perpetraram a farra que afirma ter existido.

 

  Só para lembrar: finalmente, pela primeira vez no atual governo, uma autoridade é tão contundente quanto às ações ilícitas do antecessor. Prevaricação é crime. É preciso que explicite a ação para não cair no descrédito e não parecer leviandade eleitoral. A propósito: e o resultado da auditoria na Deso? Quem vai pagar pelo estrago que fizeram na empresa?  

 

 

 

Assessor revelou acordo de Almeida com DEM

Ontem, 25, no programa comandado por Gilmar Carvalho, João Gama estava criticando Pedro Valadares, quando entrou no ar, o radialista Ferreira Filho para defender o candidato a vice-prefeito pelo DEM. Em determinado momento Gama perguntou o que ele fazia e Ferreira Filho respondeu que é assessor de Almeida Lima. Epâ! Assessor de Almeida defendendo o candidato a vice de outra chapa? Aí tem… Estranho, muito estranho….

 

Ele voltou, o Ananias voltou novamente…I

O amigo leitor que acompanha esta coluna diariamente conhece bem a posição em relação a certo parlamentar Ananias, loroteiro de marca maior. E não é que depois de um breve período sumido, ele resolveu aparecer, e novamente com a mesma cantilena, qual seja: o Hospital João Alves, cujos problemas estruturais não são recentes, todos sabem disso.  Interessante é que no Governo passado Ananias não tinha essa mesma virulência no sentido de cobrar ações públicas do governo estadual, que arduamente defendia.   Ao contrário, as suas aparições na televisão e nos meios de comunicação local eram sempre no sentido de justificar as malsinadas atuações da gestão pretérita, citando, a título exemplificativo, a “autarquização das empresas públicas”; o convênio que o Estado de Sergipe firmou com a Organização Mundial da Família (?)  para construção da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, que todos sabem no que resultou; a licitação para a obra do Sergipetec orçada em R$ 55 milhões, quando um construtor local disse que faria a obra por R$ 35 milhões, isso sem falar nos escândalos da educação e da saúde, dentre outras denúncias de igual gravidade.

 

Ele voltou, o Ananias voltou novamente…II

Esse é o estilo contraditório e conveniente do parlamentar Ananias, pena que o seu discurso não encontre respaldo em suas ações para legitimá-lo.Só para lembrar: Ananias, para quem não sabe, é uma personagem bíblica, apresentada no livro dos Atos (capítulo 5), que se desfez de um terreno por certa quantia, sob a desculpa de que doaria o produto da venda para a obra de pregação cristã, quando, na verdade, só doou a metade. Sua esposa, Safira, outra loroteira, compactuou dessa pouca vergonha. E o pior: tanto Ananias quanto sua mulher se apresentavam como paladinos da moralidade. O resultado é que o apóstolo Pedro descobriu tudo e lançou uma maldição sobre os dois. Ambos morreram. Que coisa!”

 

Venerável Ordem da Mão Livre

Quando passar a tormenta, / Hei de ver, no Alvorada, Essa súcia purulenta / Ser toda condecorada. Tonho Pereba.

 

Algemas partidas

Dois ministros ( que legal!), / Estando fazendo investidas / Pra ser o ator principal Do filme “ Algemas partidas”.Tonho Pereba.

 

Entrevista com Tonho Pereba

Devido ao sucesso dos textos de Tonho Pereba este blog está tentando (é difícil) realizar uma entrevista com o mesmo. O leitor que desejar alguma pergunta para Tonho Pereba é só enviar por e-mail. A idéia é que o leitor conheça mais profundamente o pensamento de Tonho Pereba sobre as conjunturas nacional, estadual e, porque não, até mesmo internacional. O que ele acha de Obama?

 

Cehop explica cobrança de débitos I

Sobre a nota publicada ontem, 25, neste espaço que a CEHOP estavam fazendo cobranças a alguns mutuários que foram anistiados há muito tempo, a diretoria explicou que o problema foi causado por um erro de uma empresa terceirizada (Prognum Informática) e que está enviando equipes as cidades de Tobias Barreto e Itaporanga, bem como alguns conjuntos de Aracaju, neste final de semana para esclarecer o equivoco aos mutuários. Seriam 33 mutuários em Tobias Barreto, 06 em Itaporanga e mais alguns na região de Aracaju.

 

 

Cehop explica cobrança de débitos II

A empresa distribuiu a seguinte nota para os mutuários: “Devido a falha no sistema operado pela empresa responsável pela emissão dos carnês dos contratos de refinanciamento, foram emitidos boletos de cobrança sem a análise prévia da CEHOP, os quais deverão ser desconsiderados. Por este motivo, a CEHOP procederá a reavaliação de cada um desses contratos. Quaisquer dúvidas ou questionamentos, poderão ser encaminhados á CEHOP, através dos telefone 0800793203 ou diretamente na Central de Atendimento ao Público, localizada na Avenida Adélia Franco 3035 – DIA – nos dias úteis das 07:00 às 13:00”.  A diretoria Executiva.

 

Explicações sobre obras da Cehop

A diretoria da Cehop enviou para este blog uma planilha com dezenas de obras que estão sendo licitadas ou em andamento no Estado. São projetos de construção, reforma e ampliação de hospitais, escolas, presídios, delegacias, casas de interesse social , ginásio de esportes, quadras poliesportivas, campos de futebol, urbanização da orla de atalaia e atalaia nova , teatro , mercados municipais,  entre tantos outros projetos de grande relevância para o Estado. Segundo a explicação, as licitações estão sendo liberadas agora, porque no final do ano o Governo acumulou superávit e após a elaboração do balanço final de 2007, ocorrido em abril deste ano, esse excesso de arrecadação se transformou em orçamento para o exercício de 2008.

 

Desburocratização na concessão de recursos

Entre os vários temas defendidos pelo governador Marcelo Déda no encontro dos governadores do NE, realizado até ontem, 25, em Teresina (PI), ele reiterou sua opinião sobre a necessidade de uma mobilização conjunta para eliminar entraves burocráticos na concessão de recursos e acesso a convênios. “O que vemos, muitas vezes, é a multiplicação de exigências iguais, quando todos os ministérios cobram o mesmo tipo de documento, quando a própria União poderia centralizar essas informações e suprimir certas etapas”, pontuou Déda. Ele também reconheceu que há um esforço do Governo Federal para resolver essa questão, já que os ministros da Fazenda, Planejamento e o advogado Geral da União, já sinalizaram que há estudos e procedimentos que pretendem agilizar a tramitação de informações, reduzindo etapas para facilitar o acesso dos entes federados aos recursos da União.

 

Discussão entre Déda e ministro

O jornal Meio Norte, do Piauí, na coluna de Efrém Ribeiro, repercute a discussão entre o governador Déda e o ministro Geddel Vieira: Durante a reunião de governadores em Teresina o governador de Sergipe, Marcelo Deda, acusou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, de ser “autoritário”. Deda disse que Geddel Vieira impôs os temas da pauta da reunião de governadores do Nordeste. Déda teria dito que o ministro perdeu o juízo e Geddel respondeu que ele é desajuizado há muito tempo. Na

Carta de Teresina os governadores solicitaram a desburocratização no repasse de recursos federais para os Estados. Segundo o documento é preciso evitar surpresas aos Estados e criar uma forma de apurar os gastos com Saúde. Os governadores também reivindicam um Fundo de Desenvolvimento Regional de 4,1% a 13%.

 

Lei Seca : Desembargador nega Habeas Corpus

O Desembargador Netônio Machado negou habeas corpus preventivo impetrado pelo advogado Claudinei dos Santos Pereira, em virtude da vigência da Lei n.º: 11.705/2008, conhecida como Lei Seca,  que acrescentou diversos dispositivos no Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com o impetrante, a referida lei está “…ferindo princípios basilares do Direito e da Justiça, atentando contra garantias e liberdades fundamentais”. Na decisão, o Magistrado ressaltou que o habeas corpus deve atender certas condições para a adequação do manejo desse remédio heróico, tais como a legitimidade, a possibilidade jurídica do pedido e o interesse de agir. O Desembargador ressaltou que a lei  “ existe e as autoridades encarregadas de fazê-la cumprir agem no exercício regular de direito e se desincumbindo do dever imposto pela sua condição de agente público com o munus de realizar, administrativamente, a aplicação da lei.  Não há, pois, falar-se em ilegalidade ou abuso de poder por parte de quem cumpre apenas a lei, nos limites por ela estabelecidos. Netônio Machado também enfatizou que os direitos individuais ficam em segundo plano quando analisado com conflito com o direito social: “a vida em sociedade supõe alguns incômodos ou mesmo sacrifícios individuais no interesse da sinergia social, do bem comum, do interesse público, da almejada paz social”.

 

Reforma do Cacique Chá!

O presidente da Emsetur, José Roberto Lima, esteve reunido ontem, 25, pela manhã em Brasília com, Edimar Gomes da Silva, que é coordenador do Prodetur Nacional e conseguiu incluir o projeto de reforma do Cacique Chá no projeto que foi protocolado junto ao Ministério do Turismo. A restauração dos painés do artista plástico, Jenner Augusto, também foram contempladas pela sua importância cultural. A contrapartida do governo de Sergipe será de apenas 10% e a licitação para a execução das obras será no mês de agosto. O site Terra publicou uma excelente matéria sobre Jenner Augusto e uma exposição em Salvador.

 

Gambiarra na Avenida Delmiro Gouveia

A obra de reformulação viária da Avenida Delmiro Gouveia (Coroa do Meio) está quase pronta. A obra está ficando linda, entretanto, a “gambiarra” que foi instalada nos novos postes está tirando a beleza da obra. Com certeza essa gambiarra é um remendo enquanto a iluminação principal não é colocada. Não pode uma avenida daquele porte, toda nova, com uma gambiarra de invasão…”

 

Manutenção preventiva na Estação Poxim

Na manhã da próxima terça-feira, dia 29, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) vai realizar a complementação dos serviços de manutenção preventiva na rede de energia elétrica da Estação de Tratamento Oviêdo Teixeira (Poxim), o que vai necessitar a suspensão da operacionalização da unidade das 8h às 11h.Com realização do serviço, a Deso alerta a população do SANTA MARIA, INÁCIO BARBOSA, JARDINS, DISTRITO INDUSTRIAL DE ARACAJU, SÃO CONRADO, SALGADO FILHO, GRAGERU, 13 DE JULHO, JARDINS, LUZIA, PONTO NOVO, JABOTIANA, CAPUCHO, ROSA ELZE E ADJACÊNCIAS DETAS LOCALIDADES que pode haver desabastecimento de água durante o dia. Porém, dentro da previsão da Diretoria de Operações e Serviços da Deso a normalização do abastecimento acontecerá até o início da tarde do mesmo dia. A empresa ressalta a necessidade de redução do consumo de água durante o dia para evitar o desabastecimento.

 

Pauta do TCE

De um leitor: “E não é que o deputado Augusto Bezerra é quem estabelece a pauta do Tribunal de Contas? Pois basta que ele ocupe espaço numa rádio ou diga qualquer coisa a um jornal que logo-logo, mais rápido que imediatamente o TCE abre um procedimento investigativo, suspende pagamentos e o escambau. Parece uma coisa armada, tipo você faz a denúncia e nós do TCE acatamos. Sempre foi assim? Pois o governo Déda é verdadeiramente o governo das mudanças e isso tem se refletido inclusive no Tribunal de Contas. A apatia e omissão que sempre caracterizaram o carcomido TCE, a ponto de ser chamado de “faz de contas”, pertencem a um passado sem volta. Agora nós temos um TCE ativo e altivo, célere e independente, com atuação diuturna. E tudo isso, toda essa mudança, devemos ao governo Déda. Antes a preguiça, hoje o trabalho”.

 

Leitora faz alerta sobre casos de câncer I

De uma leitora: “Prezado jornalista é mais um pedido de alerta para as autoridades, quem sabe Ministério Público, OAB, Governo etc. Venho nos últimos tempo acompanhando pessoas portadoras de Câncer, e por curiosidade procurei conversar e saber quando foi diagnosticado o problema e como vem sendo o tratamento.  Para minha surpresa constatei como vem sendo grande o numero de caso da doença que ao chegar para ser acompanhado pelo oncologista  e receber o tratamento seja da quimioterapia, radioterapia ou aos medicamentos essas pessoas chegam tarde demais. Acabam recebendo o devido tratamento muito tarde, já chegam com metástase. O que descobrir é que uma pessoa quando descobre ser portadora de um tipo de tumor a exemplo de  um tumor no seio vai ao posto medico, o médico clínico orienta marcar uma consulta para um oncologista ou pede uma mamografia isso leva há aproximadamente três meses”.

 

Leitora faz alerta sobre casos de câncer II

Continua a leitora: “O que podia ser uma simples retirada de um tumor leva a muitas mulheres a serem totalmente mutiladas e chegam tarde ao tratamento. Que por incrível os hospitais e demais serviços públicos estão bem equipados para os tratamentos do câncer que por sinal são muito caros. E poderia ser evitados tanto os custos do tratamento tardio quanto o sofrimento de familiares e do paciente. Você tem  idéia de  quantas pessoas morrem de câncer no intestino por não ter conseguido fazer a tempo uma colonoscopia. Quando chegam para a cirurgia o câncer já avançou para outros órgãos. O sofrimento é muito grande. O mesmo acontece com o de próstata. O que gostaria é que as pessoas aos serem diagnosticado qualquer tipo de tumor ou até uma suspeita que os serviços de oncologia de nosso Estado fosse logo priorizado, que essas pessoas tivesse uma verdadeira oportunidade de viver. Conheci uma senhora que o tumor no seio dela foi diagnosticado em Outubro de 2007, o médico pediu uma mamografia que foi marcada para Dezembro de 2007, depois do resultado da mamografia ela passou 2 meses para consulta com o oncologista – o medico só teve tempo de informar que o tumor era maligno. Em um mês ela faleceu. Não é difícil confirmar este relato basta e no setor de oncologia de nossos hospitais publico”. 

 

Treinamento para equipe administrativa do HP

Nos dias 23 e 24 de julho, aconteceu no auditório do Hospital e Maternidade Primavera, uma capacitação especial para os futuros colaboradores que irão compor o quadro administrativo. Participaram as pessoas que trabalharão na recepção, no setor de informações, na condução dos pacientes e acompanhantes e na segurança. Quem ministrou o curso foi a coordenadora de atendimento Kátia Cândida, em parceria com sua equipe, que abordou sobre toda a estrutura física do Hospital, a diretoria, fluxograma de atendimento, distribuição dos setores, prontuário eletrônico, serviços oferecidos, qualificação profissional e, principalmente, a excelência no atendimento. “O Hospital Primavera é rico em modernidade e possui excelência em hotelaria hospitalar. Nesse treinamento, destacamos muito o atendimento diferenciado que teremos. O cliente é nosso foco e temos que primar pela total satisfação dele”, comenta Kátia Cândida.

 

Frase do Dia

“Encontrei muitas coisas boas da língua do nordeste, que nunca foram publicadas e meti tudo no livro (refere-se a “São Bernardo”, em 1932). Julgo que produzirão bom efeito. O pior é que há umas frases cabeludíssimas que não podem ser lidas por meninas educadas em convento. Cada palavrão do tamanho  dum bonde” (Graciliano Ramos, em “Cartas”)            

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais