Como parte do Projeto Cardiologia em Movimento, a Sociedade Brasileira de Cardiologia Regional Sergipe (SBC-SE) promove na próxima quarta-feira, 13, às 18h30, no Auditório do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese), localizado na Rua Boquim, 589, Centro, o debate “Fatores de riscos sociais de doença cardiovascular: efeito direto do racismo e desigualdade”.
Participam do evento a cardiologista Ursula Burgos, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe e atual presidente da SBC-SE como mediadora; e o também cardiologista Luís Cláudio Correia, mestre em Saúde Pública pela Johns Hopkins University, como palestrante.
O objetivo é discutir como questões sociais, a exemplo do racismo e da desigualdade, também são fatores de risco cardiovasculares, para além dos clássicos, como hipertensão, diabetes, colesterol alto, sedentarismo, tabagismo e obesidade. Nesse sentido, também será tema do debate o acesso à saúde, fortemente pautado pelas diferenças sociais existentes na sociedade, impactando diretamente no adoecimento e na mortalidade de indivíduos em situação de vulnerabilidade.
A iniciativa busca lançar luz sobre o problema, com o respaldo de indicadores sociais que demonstram a perpetuação de padrões de discriminação. Mais que isso, é inegável a necessidade de enfrentamento do assunto e a urgente construção de políticas públicas que objetivem minimizar os efeitos prejudiciais à saúde provenientes das desigualdades sociais.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B