Debate da TV Sergipe

O debate de ontem, 02, entre os candidatos a prefeito de Aracaju, não mudou a intenção de voto do eleitorado. E, quem até o momento está indeciso ( um percentual bem pequeno), não deve ter decidido seu voto pelo debate apresentado. O formato do debate estabelecido pela TV Sergipe, nos moldes da rede Globo, foi melhor do que os anteriores, deixando os candidatos mais à vontade.

 

No primeiro bloco cada um escolheu um adversário para responder perguntas sorteadas pela produção, com temas específicos, como esporte, cultura, transporte, habitação e educação. Todos se saíram bem, inclusive o candidato Edvaldo Nogueira, que no primeiro debate, na TV Cidade, teve um primeiro bloco fraco. Mendonça Prado aproveitou a pergunta sobre transporte e levantou a suspeita de um empréstimo concedido pelo Banese ao Setransp. Algo grave que ele deve ter elementos suficientes para não prejudicar a imagem do banco estatal.


No segundo bloco, com tema livre, Edvaldo Nogueira perguntou a Almeida qual o percentual de recursos que ele aplicou na saúde. Almeida se limitou a dizer que aplicou os recursos para não ter dengue nem na capinação em áreas asfaltadas e artistas nacionais. No retorno Edvaldo lembrou que Almeida fechou um posto e foi o prefeito aplicou menos recursos, apenas 3,3%. Edvaldo foi duro e lembrou do episódio que Almeida apoiou Renan Calheiros. Logo após Almeida e Mendonça criticaram a falta de segurança em Aracaju; Vera e Mendonça debateram sobre saúde e  Vera e Anderson voltaram a briga do primeiro debate sobre a estatização do transporte e o comunismo. Ao final Anderson questionou Edvaldo porque escondeu o símbolo do PCdoB, o atual prefeito lembrou da história política dele no partido e aproveitou para destacar as obras realizadas na Prefeitura.


No terceiro bloco os temas das perguntas foram novamente determinados por sorteios e Almeida Lima, Anderson Góis e Mendonça Prado direcionaram as criticas ao candidato Edvaldo Nogueira. Anderson Góis, que no debate da TV Cidade mostrou-se solto e determinado, neste debate encarnou o discurso de Mendonça e Almeida contra Edvaldo, deixando de lado as suas propostas e perdeu espaço para Vera Lúcia (ela inclusive ironizou Anderson a todo momento) que criticou os quatro adversários sem distinção. Edvaldo, inclusive, ganhou um direito de resposta por conta de uma inverdade dita pelo candidato Anderson. O momento mais “quente” foi quando Edvaldo respondeu uma pergunta de Mendonça sobre recursos para uma ponte no Augusto Franco e lembrou que os mesmos estão guardados na conta da Prefeitura onde não tem navalha. Quando teve oportunidade Mendonça acusou Edvaldo de almoçar na Cantina de Itália com Flávio Conceição. No quarto bloco voltaram as perguntas de livre escolha e o alvo principal foi novamente o candidato Edvaldo Nogueira. No quinto bloco os candidatos fizeram as considerações finais.

 

Com certeza, cada eleitor que já definiu seu voto, dirá que seu candidato foi o vitorioso, mas não teve vencedor. O horário do debate também não ajudou. Começou depois das 22hs por conta da novela da rede Globo e se estendeu até a meia noite. Esse horário leva ao desinteresse da maioria do eleitorado que dorme cedo. O debate de ontem não provocou nenhuma mudança no quadro eleitoral, até porque, às vésperas da eleição a grande maioria já decidiu em quem vai votar no próximo domingo.

 

Como manipular uma pesquisa I

Há muito tempo este espaço defende que a Justiça Eleitoral estabeleça uma metodologia única para as pesquisas eleitorais e com um percentual de amostragem do eleitorado que possa realmente oferecer uma segurança maior. Só para lembrar: em vários países as pesquisas só podem ser divulgadas após as eleições, ficam todas para consumo interno dos candidatos.  Ontem, 02, o Jornal da Cidade, divulgou uma pesquisa realizada pelo Instituto Soma no município de Umbaúba. Antes do comentário, por justiça, este jornalista isenta de qualquer responsabilidade a direção daquele jornal, todas pessoas sérias, como por exemplo, o jornalista Marcos Cardoso, porém não isenta os responsáveis pelo Instituto Soma que, pelo registro da pesquisa no TRE, mostra que os locais pesquisados foram direcionados para o candidato Jorge Rico, do PSC. O blog recebeu diversas informações sobre este instituto, mas vai deixar passar as eleições para mostrar aos leitores alguns dados interessantes.

 

Como manipular uma pesquisa II

O Instituto Soma mostra a seguinte localização geográfica dos locais pesquisados e respectivos percentuais: Umbaúba tem pouco mais de 14.900 eleitores e cerca de 55% são encontram-se na área urbana. O Soma entrevistou 30% dos eleitores no centro urbano. O mesmo mensurou 7% para um Povoado que não existe o “Largo do Rotary” com 7% dos entrevistados. O largo na verdade é uma localidade no Centro urbano com aproximadamente 35 casas e conhecido reduto eleitoral de Jorge Rico. Outro dado: Conjunto do Posto Novo, não é um Povoado, e sim, um conjunto de 50 casas dentro da Zona Urbana, também conhecido reduto de Jorge Rico, que teve também 7% do total de entrevistados; Loteamento Imbé – Teve 7% de todos os seus entrevistados surgido recentemente com pouquíssimas famílias residindo, em sua maioria ligada ao candidato da oposição também teve 7% dos entrevistados, não sendo povoado como informado pelo instituto.

 

Como manipular uma pesquisa III

Barrinha – Um dos menores Povoados, também teve 7% de entrevistados; Conjunto Estiva – É um Conjunto habitacional localizado no Povoado Estiva, mas só foram entrevistadas  pessoas do conjunto, por ser um reduto de oposição diferente do restante do Povoado, mesmo assim teve 7% dos entrevistados; Povoado Tauá – Teve 5% dos entrevistados, é o segundo menor povoado, também de maioria Jorge Rico, por estar lá suas fazendas situadas;  Povoado Matinha – Concentra aproximadamente 30% da população rural, e teve apenas 10% do total de entrevistados é tradicional base “13”; Povoado Dois Riachos  – Tem aproximadamente 10% da população rural, e mais uma vez teve apenas percentual de 2,5% de entrevistados.  É o Povoado do candidato a Vice do Prof. Anderson, o Humberto Maravilha; Povoado Mangabeira e Queimada Grande – Na verdade o Conj. Mangabeira faz parte da Queimada Grande, e somados correspondem a 10% dos entrevistados mesmo percentual da Matinha, Povoado este 5 vezes maior; Povoado Guararema – Teve apenas 2,5% dos entrevistados do total, é um reduto do Prof. Anderson e pelo menos 5 vezes maior que o Largo do Rotary, Imbé, Estiva, Barrinha ou Tauá por exemplo.

 

Maioria dos povoados não recebeu visita do Soma

Umbaúba possui 24 Povoados, a sua maioria, portanto, não foi visitada pelo Soma como, por exemplo, Palmeirinha (onde 90% das casas lá existentes possuem uma bandeira vermelha esteada), Povoado Campinhos ou Macaquinho, onde pesquisas de outros Institutos apontam em pesquisas recentes que, mais de 90% dos eleitores apóiam o professor Anderson nestas comunidades que ficaram de fora desta pesquisa. Observa-se, portanto, que houve tendência na hora de atribuir percentuais as comunidades entrevistadas, e na escolha dos locais para realização da pesquisa.

 

Ordem é tomar a eleição em Umbaúba

Em Umbaúba uma certeza: nunca se viu uma compra de votos tão escancarada. Lá tem um membro do PSC que aportou na cidade há 10 dias comprando os títulos e carteira de identidades para que os eleitores não votem. Com todos os artifícios que estão sendo usados, inclusive a pesquisa “encomendada”, o candidato Jorge Rico, pode vencer a eleição, já que, infelizmente no interior, a barganha e a pressão política ainda vale muito. Com certeza os percentuais da pesquisa publicada ontem, 02, pelo Instituto Soma, não serão os mesmos do resultado de 05 de outubro. É aguardar para conferir.

 

Para reflexão sobre pesquisas, dinheiro, fraude e poder

“Por toda parte parece estar espalhando algum tipo de droga, uma comichão para a devassidão. As pessoas tornaram-se sujeitas a uma distorção de idéias sem precedentes, uma idolatria em massa do materialismo. Por materialismo, neste caso, refiro-me à idolatria do dinheiro pelas pessoas, à adoração do poder inerente a um saco de ouro. Subitamente parece ter ocorrido às pessoas a noção de que o tal saco contém  todo o poder, e que tudo o que lhes foi dito e ensinado até o presente por seus pais  é bobagem…Repito: alguma coisa saturada de materialismo e ceticismo está se espalhando pelo ar, uma adoração do ganho fortuito, do desfrute sem trabalho. Toda fraude, toda vilaria é perpetrada a sangue frio: as pessoas são assassinadas para que se roube até mesmo um único rublo dos seus bolsos”. Dostoievski, 1876.

 

Disputa em alguns municípios

Em vários municípios a disputa esta bem apertada, é o caso de Itabaiana, Lagarto e Maruim. Porém, em algumas cidades, a situação (pelo que parece) já está definida. Em Aracaju, tudo indica que Edvaldo pode ganhar no 1º turno; Em Socorro, Fábio Henrique está na frente; na Barra, Gilson dos Anjos e em Arauá a candidata Lai, do PSB, desponta como vitoriosa. Já em São Cristóvão o suspense é geral, ninguém sabe ao certo quem vai ganhar o pleito. É preciso um grande estoque de lexotan nas farmácias.

 

Nota do Sindicato dos Enfermeiros

Foi grande a repercussão da nota do Sindicato dos Enfermeiros publicada ontem neste espaço, fazendo duras criticas ao Sindicato dos Médicos. Hoje a nota será publicada nos jornais locais.

 

Coronéis com idéias velhas

O excesso de coronéis na PM de Sergipe precisa ser resolvido rapidamente. Alguns deles já deram o que tinha de dar”, e precisam ir urgentemente para a reserva. Não ajudam a melhorar o relacionamento da corporação com a comunidade e a imprensa. Pelo contrário, alguns deles são contra que o comando tenha uma relação transparente e de diálogo com a imprensa. Acham um absurdo! Para os coronéis (eles têm conhecimento que este jornalista sabe o nome destes poucos com idéias ultrapassadas) que acham que a imprensa é do “quanto pior, melhor”, mudem suas idéias, avancem e acompanhem as mudanças da sociedade. Ou então peçam para vestir seus pijamas de verdade e não fiquem nos corredores torcendo para derrubar o comando. Reflitam se estão contribuindo ou se merecem o salário que recebem apenas para “fofocar” e criar intrigas. A imprensa pode contribuir e este espaço torce pelo melhor, não torce pelo pior como alguns destes coronéis de idéias ultrapassadas ainda do tempo da ditadura militar. 

 

PGE recorre ao STF sobre progressão vertical

O Governo de Sergipe, através da Procuradoria Geral do Estado – PGE, recorreu ao Supremo Tribunal Federal – STF sobre a decisão do Tribunal de Justiça de Sergipe pela constitucionalidade da progressão funcional vertical. Ou seja, A PGE continua com a intenção de retirar esse direito conquistado pelos professores e que foi compreendido pelos desembargadores sergipanos como legal. O SINTESE lamenta a ação da PGE que não compreende o direito conquistado e garantido pela luta dos professores. A luta pela progressão vertical que culminou na votação de 11 a 1 dos desembargadores do TJ. Agora o governo está voltando a fazer questionamentos sobre a progressão sem reconhecer que isso é um dos direitos que valorizam os educadores.  “A PGE mostra a cada dia uma faceta autoritária e perseguidora com o magistério estadual e que não assimilou a derrota no TJ. É preciso que o governador se posicione em relação a este recurso da PGE”, disse o presidente do SINTESE, Joel Almeida.

 

Situação fará maioria dos prefeitos.

O ex-senador e presidente da BR Distribuidora, José Eduardo Dutra disse que vem realizando diversas visitas aos municípios sergipanos nesta reta final de campanha e não tem duvidas que o bloco do governo fará aproximadamente 70% dos prefeitos. José Eduardo disse que onde o governador Marcelo Déda chega é recebido com uma grande manifestação de carinho da população que acredita no projeto político que está sendo implantado em Sergipe.

 

Solidariedade a César Britto

Este jornalista conhece não apenas o advogado César Britto, hoje presidente nacional da OAB, mas o professor César Britto que lecionou Ética no curso de Jornalismo da então Faculdades Integradas Tiradentes. César é um homem sério e correto e não qualquer tentativa de jogar o nome dele na lama da compra de votos é um absurdo, que merece o repúdio de todos que acreditam na verdade. A solidariedade deste espaço a César Britto.

 

Evangélicos com controle total da TV Caju

Um grupo de evangélicos bateu o martelo e comprou os 25% que restavam da TV Caju, sob responsabilidade do jornalista Messias Carvalho. O grupo, já tinha o controle de 75% da emissora de tv a cabo.

 

TRE restabelece candidatura de Lila Fraga

O Tribunal Regional Eleitoral, através do desembargador José Alves Neto, restabeleceu a candidatura a prefeito de Lila Fraga (PSDB), em Lagarto. O desembargador concedeu liminar dando efeito suspensivo à decisão da juíza eleitoral do município, Suzete Ferrari, que havia cassado a candidatura de Lila por conta de um desfile cívico no povoado Colônia 13. Com a decisão do TRE, o candidato do PSDB e seu vice Manoel da Lagartense (PDT) poderão concorrer normalmente na eleição do próximo domingo. Lila Fraga disputa a eleição contra Valmir Monteiro (PSC) e Luiza Ribeiro (PTdoB).

 

BNB prorroga prazo para renegociação

O Banco do Nordeste informa que foi prorrogado, até o dia 14 de novembro, o prazo de adesão para renegociações das dívidas rurais. Os produtores interessados devem solicitar o termo de adesão disponível nas agências do Banco e na seção “Renegociação de Dívidas” no portal www.bnb.gov.br. Desde a promulgação da Medida Provisória 432 (convertida na Lei 11.775 no último 17), o BNB já renegociou mais de R$ 127 milhões em crédito rural, beneficiando 41.835 clientes e perfazendo um total de 51.730 operações. Entre os benefícios da Lei 11.775, estão a ampliação de prazos para pagamento, redução dos encargos por atraso e descontos em caso de liquidação antecipada dos débitos. Para agilizar o processo de adesão, o Banco promove ações de divulgação junto aos produtores e as entidades parceiras com o objetivo de esclarecer as vantagens da renegociação para clientes com operações enquadráveis na referida Lei.

 

Lúcio Prado é novo membro da ASL

O médico Lúcio Prado Dias, membro da Academia Sergipana de Medicina e colunista do Portal Infonet, teve seu nome aprovado por unanimidade pela Academia Sergipana de Letras para compor o quadro do Movimento Cultural Antonio Garcia Filho, na cadeira 20, que tem como Patrono o Acadêmico Augusto Cezar Leite. O relator do processo foi o jornalista Domingos Pascoal de Melo, que também escreve no Portal. Lúcio Prado escreve às sextas-feiras na Infonet abordando temas relacionados à prática médica, história da Medicina, entre outros. Ele integra ainda o Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. (Infonet).

 

Democratização da comunicação 

Deu na FSP: “Estão parados desde 13 de agosto os processos de renovação das principais concessões de TV do país, vencidas há um ano. Naquela data, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) da Câmara dos Deputados aprovou a realização de uma audiência pública para discutir os critérios de renovação. Enquanto essa audiência não ocorrer, os processos não poderão prosseguir. A audiência ainda não foi marcada. Por causa das eleições municipais, só deverá ocorrer em novembro. Estão vencidas desde 5 de outubro de 2007 as concessões da Globo em São Paulo, Rio, Brasília, Belo Horizonte e Recife, as da Band, Record, Gazeta e Cultura em São Paulo e mais dez TVs importantes. A audiência pública foi pedida a deputados por entidades como a CUT e a ONG Intervozes, que no ano passado lideraram movimento por transparência nas concessões. Serão chamados para a audiência na CCTCI representantes das emissoras, do Ministério das Comunicações e das entidades que pediram o evento. A idéia dos líderes das entidades é cobrar das TVs, na audiência, um balanço sobre o cumprimento de artigos da Constituição, como o que prevê programação com “preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas”, além de tentar comprometê-las com esses princípios para os próximos 15 anos”.

 

Semana do Engenheiro Agrônomo

No período de  07 à 10/10  será realizada a Semana do Engenheiro Agrônomo – no dia 12/10 é comemorado o Dia do Engenheiro Agrônomo – com uma vasta programação através da Aease, cujo presidente é Paulo Primo. A programação: dia 07, às 20hs, Fundos de pensão como propulsores do desenvolvimento, com a palestra do engenheiro agrônomo, Manoel Moacir Costa; 21hs, Lançamento do livro, engenheiro Agrônomo Manoel Moacir Costa Macedo. No dia 09 e 10, das 8h30 às 17hs, exposição sobre Agro Ecologia. No dia 10, Seminário sobre Agro Ecologia, com abertura e palestra do engenheiro agrônomo Guilherme Strauch, com o tema “Agro Ecologia como base para uma agricultura sustentável”. Logo após, às 9h50, palestra dos engenheiros agrônomos, Amaury Santos e Jodemir Antônio, com o tema “A pesquisa e assistência técnica na transição agro ecológica”.

 

Semana do Engenheiro Agrônomo

O seminário continua ainda no dia 10, às 11hs, com a palestra do promotor Eduardo Lima de Matos com o tema “Ações do Ministério Público e Meio Ambiente”. Após o intervalo para almoço, a partir das 14hs, o seminário retorna com a palestra “  Aproveitamento de resíduos agroindustriais disponíveis em Sergipe”, tendo como palestrante a engenheira agrônoma Maria Urbana Nunes Correia. Logo após, a empresária Débora Silva Lima, com o tema “ Importância da divulgação e consumo dos alimentos orgânicos”. Em seguida acontece o debate e o encerramento do seminário.

 

DO LEITOR

 

Associação de Delegados aciona Luís Mendonça

De um leitor:  “A associação dos delegados ingressou com duas ações judiciais contra o corregedor do TJ-SE, desembargador Luís Mendonça. No tribunal de justiça, a ADEPOL deu entrada em uma ADIN (processo 2008114818). Já no STF, a mesma entidade propôs uma “reclamação” (Rcl 6612). As medidas visam anular o provimento nº 13 da corregedoria do tribunal, que permite que oficiais da PM formados em Direito elaborem termos circunstanciados. No TJ, a relatoria ficou com a desembargadora Suzana Oliveira. No STF, a relatora é a ministra Cármen Lúcia. Mesmo diante da crise gerada pelo provimento nº 13, o secretário de segurança não se manifestou, preferindo aguardar uma decisão da justiça. Especialistas entendem que, por essa e por outras razões, já é o momento de achar uma solução da própria terra para a pasta, que não está correspondendo ao desejo de mudança da população”.

 

Sobre as reivindicações dos bancários

Do leitor Manoel: “A direção do sindicato dos Bancários de Sergipe, já mostrou que não quer pensar em atrapalhar os planos de reeleição do comunista Edvaldo Nogueira. As negociações com os banqueiros não avançam, em vários estados os bancários realizaram greve de 24 horas na última terça-feira 30. Para não demonstrar omissão chamou uma paralisação nesta quinta, 2 de outubro. Pelo andar da carruagem a campanha salarial só venha começar mesmo depois da eleição. A data-base da categoria é 1º de setembro e até agora não temos nada definido. Os bancários pedem um importante momento para incluir no debate sobre a situação dos bancários, o sistema financeiro brasileiro, a sua lucratividade, a crise internacional e seus efeitos para nós brasileiros. Nem mesmo a candidata apoiada abertamente pelo nosso sindicato aproveitou o momento do horário eleitoral para levantar esses temas. Com certeza o objetivo é mostrar uma campanha “paz e amor” sem entrar em polêmicas que possa complicar os planos de reeleição”.

 

Ainda sobre Lagarto

Do leitor Luis Fernando: “Quero parabenizar a esse jornalista pelas brilhantes matérias que são tratadas nessa coluna em especial as matérias vinculadas nos dias 01 e 02 de outubro sobre a cidade de Lagarto, pois o que você  escreve é a mais pura realidade. Outra coisa, infelizmente algumas pessoas que estão acostumadas com uma impressa que veste a camisa de partido político devem achar péssimos o seus comentários. Mais uma vez parabéns, pois não precisa vir a Lagarto todos os dias para saber das péssimas administrações que nossa cidade teve nesses últimos anos. Lembro ainda, que um dos leitores que te questionou é o secretário de esportes da prefeitura municipal, portanto, ele não tem a menor condição de avaliar com sensatez as suas análises sobre a política da terra”.

 

Frase do Dia

“A ganância é uma cova sem fundo, que esvazia a pessoa em um esforço infinito para satisfazer a necessidade, sem nunca alcançar satisfação“. Erich Fromm

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais