Bastidores para derrubar Kércio

 

 

  Há alguns dias este jornalista vem recebendo informações de um complô para desgastar o secretário da Segurança Pública, Kércio Pinto, dentro da própria SSP. Por incrível que parece um pequeno grupo de delegados (dos chamados antigos), vem fomentando o desgaste do secretário no intuito de levar um deles ao comando da SSP, ou até mesmo colocar alguém que possa ser influenciado diretamente. Não pense, caro leitor, que este jornalista tem medo de dar “nome aos bois”. Não publica os nomes porque tem a certeza de dois deles, mas só publicará quando tiver o nome de todos, sem medo algum. Aliás, esse mesmo grupo está contrariado com o delegado Ronaldo Marinho, presidente da associação, que teve uma visão macro e deseja somar e não dividir. Ainda bem que a visão dele é compartilhada pela maioria esmagadora dos delegados.

 

   A verdade é uma só. Alguns poucos delegados (os antigos), estão provocando a crise que passa a SSP atualmente. É fato e o governador deve ter consciência disso. Alguns deles maus acostumados com os “jeitinhos” das gestões passadas e que vêm esbarrando na honestidade do secretário Kércio Pinto. Um bom exemplo: Kércio tem limitado os gastos com diárias, coisa que as gestões passadas não fazia, alguns delegados recebiam diárias “a rodo”. É claro que o secretário Kércio Pinto tem ainda uma dívida com a população sergipana. Em quase dois anos, muitos investimentos, mas na prática pouco mudou. É sintomático. Se não investir em policiamento ostensivo de nada adianta tantos investimentos.

 

  E tem mais um absurdo. Alguns poucos delegados, que já tiveram no poder em governos passados e não mostraram nada na prática, acham que o orçamento da SSP é todo da polícia civil. E ficam com ciúmes quando a Polícia Militar recebe investimentos. Um bom exemplo é a insatisfação de alguns poucos com a construção do Centro Integrado de Comunicações que é um serviço prestado pela PM (Sobre o Centro Integrado, o então secretário João Guilherme chegou a montar toda estrutura, mas depois foi substituído por um delegado de carreira que não deu continuidade ao centro). O governo bem que poderia dar autonomia administrativa a Polícia Civil para ver como alguns iriam se comportar.

 

Alguns apostam na pressão para que o governador indique um nome deles para a SSP. Chegam ao absurdo de abrirem campanha citando nomes que nem sequer foram consultados e jamais cairiam numa emboscada dessas, como por exemplo, o secretário Clóvis Barbosa. Por várias vezes, em rodinhas, estes poucos delegados, fazem campanha para Clóvis, sem saber que o mesmo não tem a menor intenção de ocupar uma pasta tão problemática. Fazem isso pensando apenas que estão agradando a Clóvis e ao governador.

 

Já imaginou se o governador resolvesse, de uma hora para outra, nomear um coronel para comandar a SSP? Será que estes delegados fariam uma rebelião? Mas se for o contrário, se for um delegado, eles soltarão fogos e apostarão ainda mais na divisão entre as duas policiais. O governador deve se lembrar das experiências passadas de delegados como secretários, que foram “terríveis”, ajudando a dividir mais as policiais. O contrário do que vem pregando o governador que é a interação e a integração total.

 

Não adianta trocar apenas figuras e algumas lideranças da PM estão caindo na arapuca montada por poucos delegados.  A segurança pública precisa urgentemente ser tratada como prioridade máxima. O certo é que o governador corre contra o tempo e as cobranças são muitas na área da segurança pública.

 

Policiamento ostensivo

Um exemplo de falta de policiamento ostensivo. A Avenida Saneamento é uma área cheia de bancos, de supermercados, loterias e galerias. Lá é preciso o policiamento ostensivo direto. Mas, não só aparece quando este blog faz a critica. Muitos roubos e furtos não aparecem nas estatísticas da SSP porque os cidadãos estão cansados. Furtos em veículos (CDs) e pequenos roubos os cidadãos não dão mais queixa. Os assaltantes não vêm veículos da PM e fazem a farra.

 

Moto twist preta: vários roubos

Outro exemplo, os assaltantes que usam uma moto twist, cor preta, que assaltaram um posto de combustível na segunda-feira, desde a semana passada que os dois meliantes vêm realizando diversos assaltos  naquela região e nada de policiamento ostensivo. Outro exemplo: motos com placas amassadas para cima circulam no local e ninguém pede nada. É preciso uma ação conjunta da SMTT, do Cptran e do policiamento ostensivo. Sem somação não adianta.

 

Resultado em Aracaju

Candidatos derrotados a vereador pelo PMDB e pela coligação comandada por Almeida Lima estão sendo orientados pela assessoria dele a levantar todos os possíveis erros encontrados na divulgação dos votos pelo TRE em Sergipe. O problema fez com que o TRE emitisse uma nota de esclarecimento que está no site. Ontem, um candidato do PMDB, dizia no shopping que o senador Almeida Lima está buscando as condições técnicas e jurídicas para até mesmo tentar anular o pleito eleitoral tendo como base essa nota de esclarecimento e resultados gerados pelo próprio TRE diferentes dos atuais.

 

Denúncias de irregularidades em Santo Amaro

O candidato a Prefeito de Santo Amaro das Brotas, Chileno (PRB), que perdeu as eleições por 193 votos de diferença para o atual prefeito Ivaldo (DEM), ingressou na Justiça Eleitoral com várias denúncias de irregularidades no último pleito. Segundo informações, ele apresentou várias filmagens, fotos, depoimento de mais de três pessoas por conta de possíveis compra de voto, transporte ilegal de eleitor e até mesmo o voto de pessoas falecidas. É mole? Chileno protocolou as denúncias no MP de Maruim, no MPF e no TRE.

 

Absurdos em pleno século XXI

O mais absurdo é que nas eleições municipais deste ano, em pleno século XXI, ainda tem pessoas votando em lugar de outras. Não se exige um documento de identidade e, quando se exige, ao final da votação depois das 16hs, muitos mesários, já cansados não conferem nem mesmo a foto, quanto mais à assinatura. Em Santo Amaro, por exemplo, basta um membro da Justiça Eleitoral chegar ao município para perceber que dois terços da população está revoltada com o resultado.

 

 

Relatório da PM

O procurador do MPF, Paulo Guedes enviou ontem, 14, ofício ao comando da PM referendando a ação da mesma em uma área próxima ao Centro Administrativo. Na ação, o procurador pediu que a polícia fizesse um relatório e encaminhasse ao MPF, o que foi feito, já que não cabia um TCO. Mesmo assim, algumas pessoas da própria SSP tentaram distorcer a ação da PM.

 

Modernização computacional da Segrase

A Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase, adquiriu nesta semana, 28 computadores, que fazem parte do plano de modernização computacional da empresa. A distribuição dos equipamentos seguiu um cronograma definido por setor, sendo instalados desde o gabinete da presidência e diretorias, até os setores administrativos onde serão substituídos pelas máquinas obsoletas.A compra dos equipamentos atende ao processo de modernização, uma vez que o parque computacional existente não estava suprindo as necessidades para as atividades diárias e ações que se pretende desenvolver, a exemplo da implantação do Diário Oficial na versão online. ” A nossa meta é equipar todos os setores proporcionando a estrutura necessária para que os servidores possam otimizar seus trabalhos e, com a implantação do Diário Online o acesso à informação será facilitado para toda população, explicou o Diretor-presidente Luiz Eduardo Oliva.

 

E os concursados de Estância?

O prefeito reeleito de Estância, Ivan Leite, fez um concurso público, já convocou há muito tempo os aprovados para entregarem os exames médicos e toda documentação necessária e até agora nada de nomear os mesmos. O que ele espera? Ao participar de chat ontem, 14, na Infonet, Ivan Leite respondeu: “Já convocamos mais da metade dos aprovados. Em janeiro serão reiniciadas as contratações obedecendo rigorosamente a ordem de classificação”.

 

Criação de novos empregos na indústria

O apoio do Governo do Estado garantiu a ampliação de mais uma indústria sergipana e, por meio dela, a abertura de 80 novos postos de trabalho na capital. A Artline Modulados Inteligentes inaugurou na manhã de ontem, 14, a expansão e modernização de sua unidade localizada no Distrito Industrial de Aracaju. Há 18 anos em Sergipe, a empresa comemora o aumento na produção de 2,5 mil para 4 mil peças mensais e o índice de 150 empregos diretos na fábrica matriz atualmente. O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana, prestigiou a solenidade representando o governador Marcelo Déda. “A Artline já se consolidou como uma das mais importantes empresas do país nesse segmento de móveis para escritório e o Governo do Estado se orgulha de ter contribuído para a sua expansão em Sergipe”, destacou o secretário durante a solenidade. Ele lembrou o dia em que foi procurado pelo diretor-presidente da Artline, Luiz Carlos Cechinel, no início da atual administração.

 

Maior empresa do ramo no NO e NE

“Após sua visita em meu gabinete, estivemos na empresa e confesso que fiquei impressionado com a dimensão do empreendimento. Na época, acabava o período de isenção fiscal concedido pelo PSDI (Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial) e diante do apelo e da disposição de Luiz Carlos em ampliar ainda mais o seu negócio, intercedemos junto ao Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI) a fim de expandir o benefício para mais cinco anos”, ressaltou Jorge Santana. De acordo com Luiz Carlos Cechinel foram investidos R$ 2,5 milhões na ampliação do parque industrial que atualmente conta com 5,8 mil m² de área construída num terreno de 8,4 mil m². “Hoje somos a maior empresa do ramo no Norte e Nordeste e estamos entre as dez maiores do país”, afirmou o empresário antes de anunciar o lançamento de novos produtos da linha de poltronas e cadeiras FlexForm, parceira da Artline. Quinta empresa do país a possuir produtos certificados pela Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) devido à qualidade e ergonomia de seus produtos, a Artline já atua em 16 estados brasileiros com lojas exclusivas, e tem sua produção totalmente voltada para atender o mercado nacional. (ASN).

 

Teatro Popular gratuito no Gonzagão

Nos dias 17 e 18 de outubro, no Complexo Gonzagão, localizado na Av. Heráclito Rollemberg s/n°, será realizada a Mostra Sergipana Fábrica de Teatro Popular Nordeste. Na ocasião, serão expostos trabalhos artísticos e apresentados espetáculos de Teatro-Fórum. Patrocinado pela Petrobras em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura de Sergipe, o evento se inicia às 18h30 e se encerra às 20h. Os ingressos são gratuitos.

Atividades Os espetáculos serão encenados por grupos populares formados pelos Multiplicadores de Teatro do Oprimido existentes e atuantes em cerca de dez municípios do interior do Estado, além da capital Aracaju. O público poderá apreciar uma exposição alegre, colorida, divertida e reflexiva da Estética do Oprimido, onde serão exibidos os trabalhos artísticos produzidos pelos grupos comunitários ao longo de dez meses sob orientação dos Curingas do Centro de Teatro do Oprimido, Flávio Sanctum e Cláudia Simone.

 

Interação com o público

Em seguida, às 19 horas, acontecem as apresentações teatrais, que discutirão temáticas como violência doméstica, machismo, preconceito social, discriminação racial e opressão familiar. Após as apresentações o público é convidado a intervir na cena e, se desejar, trocar de lugar com os atores, assumindo seus personagens e tentando transformar os problemas encenados. Entre os grupos que participarão do evento, estão adolescentes do bairro de Matadouro, de Propriá, os jovens moradores da comunidade de Nova Cidade, de Estância e estudantes da Universidade Federal de Sergipe, de São Cristóvão.

 

“No Shopping Garden Papai Noel existe”

No período de 23 de outubro a 08 de novembro o Shopping Garden estará realizando a 3ª Feira de Produtos Natalinos trazendo novidades das griffes Decorville, Cecilia Dale, Chibrali, Nature, Cia. das Flores, Empório dos Bordados, Artesania. São peças que, com certeza, não  serão encontradas facilmente nas lojas convencionais de decoração natalina de Aracaju.

 

DO LEITOR

 

A verdade sobre Gararu I

Da assessoria do prefeito eleito de Gararu, Chico do Povo (PR), sobre as notas “Gararu pede socorro e Justiça I e II”, veiculadas nesta coluna no último sábado (11):  “Em primeiro lugar, o ex-prefeito lamentou a falta de identificação do e-mail, pois gostaria de falar para a pessoa que o escreveu. De qualquer forma, ele estranhou tal ‘morador’ do município ter tido que Gararu se tornou “palco de miséria, abandono, escândalo, aumento de prostituição, crime eleitoral, menores abandonados, idosos sem assistência, enfim, um caos generalizado”, sem ter apresentado qualquer dado concreto ou situação que exemplifique de forma real o que ele ou ela escreveu. “Como afirmar que ‘os meios utilizados por aquela criatura para atingir seu objetivo maior, são repugnantes, nocivos e porque não dizer, imorais’, se não pesa contra mim ou contra nossa coligação qualquer denúncia de crime eleitoral, ou até mesmo de natureza penal, neste pleito? Pelo contrário, fizemos uma campanha limpa, com ética e honestidade, pois não tínhamos nenhuma máquina ao nosso favor. Somente o povo, que não se aliou à traição política e votou em quem realmente tem compromisso com o desenvolvimento de Gararu”, declarou o prefeito eleito. Em 2004, Chico apoio o atual prefeito Zé Cardoso e sua vice Zete que, este ano, foi a candidata adversária a ele e aliada a Zé Cardoso”.

 

A verdade sobre Gararu II

Continua o e-mail: “O prefeito desafia o internauta a mostrar a quantidade “de todas as provas apresentadas ao juiz eleitoral no último domingo” contra ele, inclusive a de que ele teria impedido os eleitores do povoado São Mateus votar. “Quem sou eu para impedir que os ônibus da Justiça Eleitoral rodassem? Não tenho esse poder todo”, garante Chico. “Pelo contrário, quem tem processo eleitoral a responder é a coligação da candidata Zete, inclusive com filmagens que comprovam a prática da compra de votos por parte dela. As denúncias estão no fórum e podem ser requisitadas por qualquer cidadão”, enfatiza o prefeito eleito. Chico do Povo disse que espera que seus adversários aceitem a derrota e façam uma oposição séria e coerente no município. Ele lamenta que por não aceitarem o resultado das urnas, uma série de atos de violência e ameaças tem sido praticados pelos partidários de Zete. “Na última segunda, o nosso coordenador da campanha, Acácio, foi espancado por cerca de sete partidários de Zete. Ele apanhou tanto que foi levado sangrando para o hospital de Porto da Folha e depois transferido para Aracaju. Ele vai ter que fazer duas cirurgias no maxilar e se submeter a um tratamento médico para se recuperar dos murros, pontapés e até pedradas. Denunciamos o caso à polícia e vamos pedir proteção à Secretaria de Segurança Pública. Dizem que eu ganhei, mas que não vou assumir o cargo. Não posso admitir esse clima de terror em Gararu”, avisa o ex-prefeito.

 

Mas uma da Rádio Milenius em Itaporanga

Do leitor Paulo Santos: “Ao ler a publicação do dia 11/10/08 com o titulo Rádio Milenius I e II e sendo um cidadão Itaporanguense venho aqui mim somar com esse professor de nome Pedro Santana. Pois essa mesma rádio que de inicio nasceu com a idéia de ser uma rádio comunitária hoje se tornou mesmo sem as devidas autorizações dos órgãos competentes uma Rádio totalmente comercial e P-O-L-I-T-I-C-A, pois a mesma descaradamente foi usada como trampolim para alguns candidatos, era visível o apoio da rádio em movimentações do então candidato eleito Cesar Mandarino como por exemplo, o carro da radio na carreata do mesmo,  com o passar do período eleitoral o senhor Wilton Andrade dono da então Rádio que funciona de forma I-L-E-G-A-L anda fazendo pouco caso de funcionários que não aceitam ler na cartilha dele já que demitir esses mesmos funcionários é algo complicado pra uma empresa que não paga em dia e esta em situação desconfortável perante a justiça. Quero usar esse espaço que é um espaço democrático, imparcial e ético para chamar atenção de todos os órgãos competente no sentido de fazer com que essa Rádio pirata possa respeitar a decisão da Justiça e procurar se R-E-G-U-L-A-R-I-Z-A-R e quando estiver em situação regular essa mesma rádio possa ser uma voz para todos os cidadão e não somente aqueles que são do partido A ou B, queremos dos meios de comunicação que funcionem sendo a V-O-Z de todos os cidadãos”.

 

Fafen: Do céu ao inferno

Do leitor Diogo Souza: “Como bem devem lembrar todos, há poucos meses surgiram rumores acerca da ampliação da Fafen no estado e logo depois vários políticos se manifestaram a favor dos investimentos e um diretor da empresa recebeu uma condecoração da Assembléia. Toneladas de peixes mortos depois e sem nenhuma declaração da empresa a respeito, estou muito ansioso para ver nossos representantes exigindo a punição dos responsáveis bem como uma multa proporcional ao estrago causado”.

 

Frase do Dia

“Todos amam o poder, mesmo que não saibam o que fazer com ele”. Benjamin Disraeli.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais