PSC, virtude e ambição

 

 

 Quem já leu Maquiavel, sabe que o pensamento dele muitas vezes é distorcido nos dias atuais, sendo comparado com algo depreciativo ou ações que são de caráter duvidoso. Quem já analisou a chamada “virtude maquiavélica”, sabe que para ele a virtude tem significados variados como valor, capacidade, engenhosidade, energia e outros em busca do bem geral. Para ele virtude pressupõe ambição, mas não apenas para o progresso pessoal.

 

 Infelizmente, nos dias atuais, boa parte da classe política tem uma ambição, não pública, mas para resolver seus interesses particulares. Um bom exemplo disso em Sergipe, vem ocorrendo sem que muitos percebam pela imprensa nos últimos dias. O PSC, aquele partido que tem na sua siga um “peixinho”, através do deputado André Moura e do próprio presidente de honra, Amorim – que por incrível que pareça é presidente estadual do PR e ainda defende a fidelidade partidária – vêm tentando passar algo engraçado. Que a maioria do PSC deseja continuar com Déda, mas “não descarta” uma composição com o DEM de João Alves em 2010.  No jornal Correio de Sergipe, Amorim saiu com uma máxima: “o governador tem cumprido com todos os compromissos firmados conosco, apesar de existirem alguns atrasos”.

 

Mais uma prova que, como escreveu Maquiavel, o “progresso” pessoal está acima dos interesses coletivos. Ou seja, ou o governador resolve esses “atrasos” ou o PSC pode ir para o palanque de João Alves Filho em 2010. Aliás, palanque que não deveria ter saído já que JAF e Amorim, são gêmeos siameses nas suas práticas políticas, já que um foi da cozinha do outro.

 

Porém, dentro do PSC, mas particularmente na bancada da AL, Amorim não encontra unanimidade. A maioria prefere continuar com o governo. Aí que entra a chamada “janela partidária temporal”, que deve ser aprovada este ano no Congresso Nacional, que possibilitará dentro de um prazo de um mês, que quem tiver mandato possa mudar de sigla. No PSC, Amorim ficará com no máximo três deputados, além de perder o único representante do PR na AL.

 

Dentro das lideranças do bloco que apóia o governo Marcelo Déda ninguém confia em Amorim. Lembram que no governo João Alves, como genro ele teve todos os poderes nos dois primeiros anos e depois não pensou duas vezes para trair o ex-governador. A máxima do “progresso” individual é a tônica principal de uma ilha que cresce assustadoramente, mas ao mesmo tempo está à mercê de um tsunami que pode destruir tudo que foi construído sem alicerce em pouco tempo. E a primeira onda deste tsunami pode ser a da janela partidária temporal onde, com toda certeza, diversos peixinhos vão aproveitar para pular do aquário do PSC…

 

Pior do que a encomenda II

Na última coluna, entre os comentários publicados dos leitores, está o de Márlio Damasceno Conceição que diz ser o advogado da Tropa de Choque, tudo porque este espaço questionou quem liberou a mesma no domingo, quando da fuga de Floro. O advogado disse que a tropa estava no lado externo do hospital e que o

o Hospital São Lucas possui 4 entradas, duas pelo lado do Colégio São José, uma pelo lado da igreja e outra pelo necrotério.

 

Pior do que a encomenda II

As explicações foram piores do que a encomenda. Se a tropa era para ficar na área externa, por qual motivo nos outros dias, os policiais estavam em frente ao elevador e também na porta de entrada do quarto de Floro? Isso pode ser constatado com qualquer funcionário do hospital. Ou seja, a tropa fica na área interna quando quer, ou melhor, quando é conveniente? E mais o advogado informou que o hospital possui quatro entradas e a tropa não sabia? Ficaram todos os policiais numa entrada só? São apenas perguntas, mas este espaço recebeu uma informação que, se for verdadeira, vai arranhar a imagem de muita gente.

 

Floro é um enorme e poderoso Jabuti

Do jornalista Luiz Eduardo Costa em artigo no último domingo no Jornal do Dia: “….Floro Calheiros, ninguém duvide, é um enorme e poderoso jabuti. Para derrubá-lo  da árvore onde subiu, seria preciso estar muito alerta e precavido, pois ele não está só. O protegem, deputados, prefeitos, policiais, empresários, até, dizem, magistrados espalhados por vários estados, em diversas regiões do país…”

 

Reforma tímida

Como era de se esperar, o governador anunciará hoje, 29, uma reforma bem mais tímida do que os boatos que surgiram nas últimas semanas. As mudanças se concentrarão em poucas secretarias, sem nenhuma surpresa. Já no segundo escalão, podem surgir algumas novidades interessantes. Entre elas, a de Sérgio Ferrari na diretoria da Cohidro. O governador pode anunciar hoje os nomes dos três diretores das recém criadas fundações da área da saúde.

 

Será mesmo uma enquete?

Que todo mundo tem criticas ao trabalho do secretário Kércio Pinto, tudo bem, mas usar de alguns artifícios não fica bem. Na semana passada um site fez uma enquete, onde mais de 50% respondeu que o principal culpado pela fuga de Floro é Kércio Pinto. É mais do que maldade revela outros interesse…

 

Emoção no Caldeirão do Huck

No último sábado, a família de dona Etani, de São Cristovão foi agraciada no programa apresentado por Luciano Huck. Dona Etani, que tem cinco filhos biológicos e mais 46 adotivos teve reformada toda casa em que mora numa chácara com a família em São Cristovão, recebendo doação em dinheiro, além da reforma da Kombi, no quadro “Lata Velha”. Emocionada, Etani lembrou que dois Lucianos mudaram sua vida: o primeiro foi Luciano Barreto, da Construtora Celi, que doou a chácara e a casa onde mora com toda família e agora Luciano Huck. Certamente com a veiculação nacional, a família dela receberá diversas ajudas de todo o país.

 

Servindo ao outro João I

Depois das eleições de 2006, onde só não chamou Déda e Lula de santos, João Fontes resolveu pedir desculpas e cair nos braços do PT e do PCdoB apoiando a candidatura de Edvaldo a prefeito. Ele sabia que seria desmoralizado politicamente se fosse candidato a vereador, depois da pífia votação em 2006, quando serviu ao outro João, o Alves.

 

Servindo ao outro João II

Agora, resolveu bater de frente com Marcelo Déda e os partidos aliados. Começou a criticar o senador Valadares dizendo que deseja ser candidato a senador, mas as lideranças já sabem: o papel dele agora é tentar desagregar o grupo e, novamente, servir ao outro João. Depois vai criticar Jackson Barreto. Como diz Albano, em Sergipe tudo mundo se conhece e, quando descobrir que não tem espaço para ele, Fontes vai mudar novamente, caindo nos braços do outro João. Coisas de Sergipe.

 

Reintegração taxistas  da Barra

O prefeito Airton Martins, da Barra dos Coqueiros, afirmou em entrevista à TV Atalaia, na última sexta-feira que cumprirá a decisão judicial que determinou a reintegração de  taxistas na rota Barra/Aracaju/Barra. Até o momento, entretanto, nenhum Alvará foi entregue e os taxistas, acompanhados pelo advogado José Carlos Montalvão, hoje pela manhã, 29, protocolarão novo requerimento na Prefeitura na esperança do cumprimento da palavra do prefeito. Desde o dia 22 de dezembro os taxistas aguardam pelos seus novos alvarás. Deixaram de ganhar dinheiro no Natal e esperam poder trabalhar a partir de hoje.

 

PT fará oposição a prefeita em Graccho Cardoso

Em 1º de janeiro ocorrerá a posse da prefeita eleita, Criza de Moisés (PDT), e dos novos vereadores. Posteriormente, acontecerá a eleição da Mesa Diretora da Câmara. Pelos comentários da cidade o candidato da prefeita à presidência da câmara, será o vereador Cassinho de Quixabeira do PSB. O Partido dos Trabalhadores, que elegeu dois vereadores, numa aliança com o PSC e o PTC, que juntos elegeram outros dois vereadores, apresentará uma chapa encabeçada pela vereadora Andréia, esposa do ex-vereador Pipio, que foi a vereadora mais votada do município. Caso não haja entendimento com os partidos da oposição, o PT orientará sua bancada  a se abster na votação da Mesa Diretora da Câmara. A executiva do partido, em reunião, também decidiu que sua bancada fará oposição à prefeita Crisa de Moisés.

 

 

Ibope: avaliação positiva do governo Marcelo Déda

A avaliação positiva da administração estadual e a aprovação ao modo como o governador Marcelo Déda está administrando Sergipe estão subindo. Estes são os principais resultados de uma pesquisa realizada pelo Ibope no Estado, no período de 13 a 17 de dezembro, com 1.008 entrevistados, que também mostra que Sergipe está no caminho certo para a grande maioria das pessoas. Em relação ao último levantamento feito pelo instituto, em maio desse ano, os dados mostram que a avaliação da administração estadual melhorou. De acordo com a pesquisa, 51% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom, 32% como regular e só 16% o acham ruim ou péssimo. Apenas 2% dos entrevistados não opinaram. Estes são os índices mais positivos alcançados, até o momento, pela atual administração. Em relação a maio, a avaliação positiva subiu quatro pontos percentuais – estava em 47% dos entrevistados – e a negativa caiu cinco pontos percentuais – era de 21%.

 

Forma como administra  o Estado

Outro dado positivo é a aprovação da população à forma como Marcelo Déda administra o Estado. Segundo o Ibope, 69% dos entrevistados aprovam a gestão de Déda, contra 27% que desaprovam – 4% dos entrevistados não opinaram. Em maio, 66% aprovavam a administração, um aumento de três pontos percentuais de uma pesquisa para outra de maio para dezembro. Já o índice dos que desaprovam a administração teve uma queda de três pontos percentuais – estava em 30% no primeiro semestre desse ano.

 

Confiança e rumo certo

Um dado que mostra a mudança na forma de administrar o Estado e a percepção da população para isto está no fato de que Sergipe está no rumo certo para 67% dos entrevistados pelo Ibope. De dezembro do ano passado para dezembro desse ano, houve um aumento de oito pontos percentuais neste índice, que estava em 59% dos entrevistados. E se aumenta a percepção que o Estado está no caminho certo, cai o índice dos que acham que ele não está. Segundo a pesquisa, 24% dos entrevistados acham que Sergipe está no caminho errado, contra 35% registrados no mesmo período do ano passado, uma queda de onze pontos percentuais. A confiança em Marcelo Déda também aumentou. Segundo o levantamento do Ibope, 65% dos entrevistados confiam no governador, contra 63% em maio desse ano. Subiu a confiança – dois pontos percentuais -,  e o índice de descrença caiu de 35% em maio para 31% em dezembro, queda de quatro pontos percentuais.

 

Auto-estima elevada

Um aspecto significativo do levantamento do Ibope é o fato dos sergipanos estarem com a auto-estima em evolução. Segundo o instituto, 63% dos entrevistados acreditam que Sergipe estará ainda melhor nos próximos três anos, contra apenas 10% que acreditam que estará pior. Além disso, para 47% dos entrevistados, Sergipe está melhor do que outros estados do Nordeste. (ASN).

 

Rádio Cultura: primeiro lugar na AM

O departamento comercial da rádio Cultura está distribuindo um material de excelente qualidade mostrando a rádio é a primeira, através de pesquisa realizada pelo Ibope, na Grande Aracaju, com 46,27% de share de freqüência no segmento AM.  A rádio tem 50 anos de fundação e possui 10 kW de potência, alcançando, com excelente qualidade, todo o Estado de Sergipe e alguns municípios da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

 

Previsões imprevisíveis

Em Sergipe tem cada uma. A TV Sergipe exibiu matéria onde a astróloga Rejane Rios faz previsões para o ano 2009. Nada demais se a mesma não tivesse sido candidata a vereadora pelo DEM, obtendo apenas… deixa pra lá… Será que a astróloga que em 2006, “previu” a vitória de João Alves, não leu nas cartas a humilhante derrota na sua candidatura em Aracaju. Ou será que as cartas tinham dado que ela seria  eleita? Eitá ….

 

Servidores da Sefaz/Postdata sem dinheiro

Terceirizados da empresa Postdata que trabalham na Secretaria da Fazenda passaram o Natal, e passarão o Ano Novo sem ter o que comemorar. Não receberam vale transporte para irem ao trabalho e até o último dia 22, não tinham recebido a metade do décimo terceiro salário. E o pior: não têm previsão para receber dezembro e ninguém informa nada. Eles têm muita vontade para trabalhar, pouca garantia e dinheiro nenhum.

 

Descomissionamento injusto

 Para José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários, a administração do Banco do Brasil, representada em Sergipe pela Superintendência, cometeu um ato de grande injustiça e de extrema arbitrariedade, ao descomissionar o gerente-geral da Agência General Valadão, o funcionário Jorge Aragão, contra o qual não existe qualquer tipo de restrição. Esta opinião é compartilhada pelos funcionários do BB, da ativa e aposentados. O único fato que pode ter motivado a absurda decisão é a recusa apresentada pelo gerente afastado da comissão, quando o Banco do Brasil ofereceu-lhe uma gerência em Maceió. Contudo, esta coluna apurou, junto a fontes ligadas ao BB que a esdrúxula atitude pode ter ligação com um plano que visa à fusão das agências Valadão e Aracaju, que funcionam no mesmo prédio e que foram criadas há alguns anos.

 

Nova tributação em 2009 ameaça encarecer bebidas I

As cervejas e refrigerantes passarão a pagar até 15% a mais de imposto a partir do dia 1º de janeiro. O aumento atingirá principalmente as marcas mais caras, enquanto os refrigerantes mais baratos terão a tributação reduzida. O governo garante que não haverá repasse do imposto aos preços e espera um ganho de arrecadação em 2009 com o recolhimento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). “Deve haver algum ganho de receita, mas as empresas se comprometeram a não repassar aos preços”, disse o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. A elevação do imposto sobre as chamadas “bebidas frias”, que são basicamente refrigerantes e cervejas, é resultado de uma mudança no sistema de cobrança do IPI. Atualmente, o governo exige que as empresas paguem um valor fixo de imposto por garrafa vendida, sem qualquer relação com o preço final da bebida.

 

Nova tributação em 2009 ameaça encarecer bebidas II

Isso faz com que as marcas mais baratas acabem pagando proporcionalmente mais imposto do que outros concorrentes, que comercializam produtos mais caros. A pressão dos pequenos fabricantes, que consideram o sistema injusto, fez o governo rever a cobrança. A partir de janeiro, haverá várias faixas de tributação. O valor do imposto dependerá, entre outras coisas, do preço final ao consumidor. Dessa forma, cervejas mais caras serão mais tributadas do que aquelas de preços mais populares. O mesmo raciocínio vale para os refrigerantes. Os grandes produtores alegam que o novo sistema aumentará a sonegação, uma vez que o governo terá dificuldades para fazer o controle. O sistema criado pela Receita Federal prevê o controle automatizado da quantidade e da marca produzida em cada empresa. Além disso, o governo contratará pesquisas de mercado para referendar os preços declarados pelas fabricantes que são usados para cálculo do IPI. (FSP).

 

Centro de Arte e Cultura na orla da Atalaia

O governador Marcelo Déda participou, no último sábado, 27, da solenidade de reabertura do Centro de Arte e Cultura de Sergipe, na orla da Atalaia, que passa a ser chamado ‘Centro de Arte e Cultura J. Inácio’, homenageando um dos ícones das artes plásticas sergipanas. O evento incluiu uma benção ecumênica com representantes da religião católica, evangélica, espírita e afro-brasileira. De acordo com a secretária de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social, Ana Lucia Menezes, o local, além de manter um rico acervo do artesanato sergipano, também servirá de palco para diversas manifestações culturais sergipanas.

 

Manutenção do patrimônio  

Já o governador Marcelo Déda evidenciou a sua alegria em reabrir o centro de artesanato, oferecendo mais um atrativo de qualidade para os próprios sergipanos e todos os que visitam a capital. “Estamos reabrindo um espaço que foi construído na administração anterior, pois reconhecemos que nosso papel também é atuar na conservação do patrimônio público, da propriedade coletiva do povo sergipano”, reconheceu. Déda também ressaltou a importância da homenagem feita a J. Inácio. “O centro agora leva o nome de um dos maiores artistas sergipanos, J. Inácio. Ele foi um artista que imortalizou nossas paisagens, que fez da nossa luz a nossa fonte de inspiração e um personagem intensamente voltado à liberdade de criar, tornando-se uma referência nas artes plásticas sergipanas”, definiu Déda. (ASN).

 

DO LEITOR

 

De quem é a culpa?

Do leitor Nairson Machado: “Secretário e Juíza perderam a compostura que o cargo requer. Esse debate cheio de rancor só fere as vaidades. Parece que é chique, em Brasília também tem disso. Até a OAB que cobra tanta ética dos outros e eficiência dos órgãos públicos, entrou nessa. Não consegue se quer julgar os próprios processos contra Advogados denunciados. Todos esses atores são como boa parte de brasileiro gostam de cobrar ética só dos outros. Nem tudo está perdido, aparece à figura do comandante da policia militar que nas entrevistas demonstra ser o mais equilibrado nesta crise. Infelizmente aqueles que ali estavam na segurança de Floro no hospital mancharam a imagem dos setores envolvidos, foram ineficientes e incapazes.  De resto, só a investigação pode revelar se houve ou não facilitação e corrupção. Ademais estamos em um cenário que é comum nas paginas policiais estarem juntos juízes, desembargadores, governadores, prefeitos, empresários, trombadinhas e puxadores de carros. O problema não é prender Floro ou o culpado, é o nível de eficiência que os órgãos de segurança têm no nosso Estado. Esse é o dilema para qual a sociedade quer resposta”.

 

Frase do Dia

“Para que haja um vencedor, o time deve ter um sentimento de unidade; cada jogador deve colocar o time acima da glória pessoal”. Paul Bear Bryant.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais