João de olho no Senado

Depois de participar na última segunda-feira, 02 da eleição da Mesa Diretora do Senado Federal, ao lado da esposa, a senadora Maria do Carmo, o ex-governador João Alves disse aos amigos mais próximos que “tomou gosto” pelo Senado Federal. João Alves participou de toda sessão acompanhado a esposa que retornou da licença para tratamento de saúde depois de realizar uma delicada cirurgia. A senadora ainda se recupera da cirurgia.

A cada dia cresce o número de correligionários do ex-governador que defendem a candidatura dele ao Senado Federal, já que em 2010 estarão na disputa duas vagas, que hoje são ocupadas pelos senadores Valadares e Almeida Lima. João Alves já pensa em ser candidato ao Senado e alguns correligionários dele já têm a chapa dos sonhos: João Alves e Almeida Lima candidatos a senadores, tendo como candidato a governador Eduardo Amorim e vice, João Fontes.

 

O projeto do chamado “big brother”, o empresário Amorim (nome dado pelo Correio de Sergipe), é lançar o irmão, o atual deputado Eduardo Amorim candidato ao Senado Federal em 2010 e se for vencedor disputar o governo em 2014, contra o candidato de Marcelo Déda (isto se o petista for reeleito em 2010).

 

Mas se João Alves for candidato ao Senado Federal esse projeto pode ser antecipado até porque em comum hoje, além do estilo de fazer política, Amorim e João tem um ideal: o apoio a candidatura do tucano Serra a presidente da República por conta dos bons percentuais nas atuais pesquisas eleitorais. Os dois sonhos com uma fatia do poder, já que atualmente o bloco de Amorim apóia o governo estadual, mas pelo passado político, não tem a confiança necessária para participar administrativamente de nenhum governo.

 

Até o último dia das convenções partidárias do próximo ano, o ex-governador João Alves vai levar a definição de sua candidatura com a barriga. É algo natural, já que uma definição antecipada ajudará ao bloco da situação a formar sua chapa majoritária. Mas até lá, tanto João como Amorim continuarão sonhando com Serra presidente e, mesmo se seguirem juntos, pelo passado recentemente, cada um ficará com os olhos bem abertos com medo das futuras traições…

 

CPI da Pedofilia

Ontem, 04, no programa apresentado por Luiz Datena, na rede Bandeirantes, um dos entrevistados foi o senador Magno Malta, presidente da CPI da Pedofilia. Ao falar dos casos registrados em todo país, Malta ressaltou um de Sergipe, onde um taxista foi preso em um motel com duas crianças. Ele falou também do caso envolvendo um promotor em Alagoas onde a esposa fez a denuncia.

 

Artigo é destacado na Câmara dos Deputados

O artigo de ontem, 04, com o título “Crise com laranja no pé”, foi lido na sua totalidade Câmara dos Deputados, pelo parlamentar Jerônimo Reis (DEM). Ele ressaltou que o artigo mostrou o retrato real da crise que começa a afetar a citricultura de Sergipe e pediu ajuda do Governo Federal.

 

Sobre pontos eletrônicos no IPESSAÚDE I

Engraçado, em empresas privadas todos batem o ponto, cumprem o horário rigorosamente… Por que não fazer isso na empresa pública? Pois é, a medida foi tomada pelo presidente da Autarquia e tem gerado muita dor de cabeça em certa classe responsável pelo atendimento a saúde. Talvez porque sempre foi fácil conseguir chegar atrasado, sair antes do horário estabelecido e nunca ter tido sequer um desconto em folha salarial e agora que as coisas tendem a mudar…dor de cabeça a vista! Os médicos do IPESAÚDE expuseram essa semana faixas sinalizando um indicativo de greve com relação à cobrança de cargos de salários, mas será que só é esse o principal assunto a ser tratado? Ou por trás de tudo isso tem certa queixa por conta das “novidades” a serem implantadas?

 

Sobre pontos eletrônicos no IPESSAÚDE II

O ponto eletrônico começou a funcionar na segunda em duas localizações da sede e por incrível que pareça terça de manhã, apenas um deles funcionava, o outro foi “danificado” em seu leitor. O procedimento para registro de ponto é feito por meio da digital do servidor, os insatisfeitos colocaram uma substância em cima do leitor para que este não funcionasse… Um tipo de cola, dessas duráveis. Todo mundo sabe que o IPESAÚDE  não é uma maravilha, até porque não é, mas a imprensa de Sergipe precisa abrir o olho para o que está ocorrendo nos bastidores. Desde segunda o IPESAÚDE tem sido notícia nos telejornais da cidade, estranho isso… acontecer tanta “revolta” justo na semana de instalação do ponto eletrônico…

 

Crime ambiental em escola estadual

Onde estão os órgão ambientais de Sergipe? Cadê, por exemplo, o IBAMA? Na escola estadual Gonçalo Rolemberg, em Aracaju a diretora resolveu cortar quase todas as árvores alegando que os moradores dos prédios vizinhos estavam reclamando. Porque a diretora não resolveu apenas podar as árvores? Será que o IBAMA vai notificar a direção da escola ou ficará omisso?

 

Sobre a circulação de jornais

Alguns leitores pediram para que este jornalista comente a briga entre dois jornais que vem ocorrendo esta semana. Apenas uma observação para os leitores: as pesquisas do Ibope sobre audiências das rádios, por exemplo, separam as de freqüência AM da FM, porque são faixas distintas. O mesmo caso são os jornais: querer comparar a circulação e a venda de um jornal que circula uma vez por semana, com um jornal diário é tentar subestimar a inteligência dos sergipanos.

 

Posse no TJ

Aos 50 anos de idade, o desembargador Roberto Porto assumiu no final da tarde de ontem a presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe. Ao saudá-lo durante a solenidade, o Presidente da OAB/Se, Henri Clay Andrade, disse que “emblematicamente a advocacia presidirá o Judiciário porque, pela primeira vez, toma posse um advogado indicado em lista sêxtupla, através de eleição direta entre os advogados”. Sinal de que TJ e OAB devem estão cada vez mais ajustados. O novo presidente destacou que é preciso promover um canal de abertura para o diálogo entre juízes e seus cartórios, de modo que encontrem melhores soluções com vista ao desenvolvimento do trabalho a ser realizado. Um espaço para a integração de idéias voltadas para a humanização do Judiciário.

 

Processo virtual

Roberto Porto promete investir ainda mais no processo virtual, compreendendo-se que se trata de uma realidade irreversível, dirigido à inovação e modernização do Poder Judiciário, e ao mesmo tempo instrumento apto a atender os anseios da sociedade por uma justiça célere e efetiva. No seu discurso, o presidente demonstrou determinação em tornar o judiciário cada vez mais próximo da sociedade com medidas administrativas voltadas para a integração de Servidores e Magistrados e para a eficiência da prestação jurisdicional.

 

Concurso público

Na esteira das ações, a realização de concurso para o TJ ainda no primeiro semestre deste ano. Ele destacou que a demanda de servidores em cartórios e varas cresceu nos últimos anos e, por isso, deverão ser abertas mais de 90 vagas no próximo concurso. Além de reconhecer a necessidade de preenchimento de vagas abertas, Roberto Porto ensejou a implantação de um plano de cargos e salários compatível com os desejos da classe: “…Quero dizer que tudo farei para o engrandecimento dos Servidores que integram este Poder, empenhando-me na busca de solução para o atendimento de antigas e justas reivindicações”. Nesse particular o presidente do TJ deixou claro que vai agir dentro de uma política responsável e embasada nos princípios da transparência e do equilíbrio das contas públicas.Por último, um aceno cordial à imprensa: “Confesso que, particularmente, será meu dever zelar pelo bom relacionamento entre a imprensa e o Judiciário.”

 

Insegurança e marginais na Cruz Vermelha

A praça da Cruz Vermelha, que fica no bairro Getúlio Vargas em frente ao cemitério que leva o mesmo nome, virou área de moradia para marginais que passam o dia e a noite usando drogas, provocando brigas terríveis entre eles, ameaçando aos moradores da área enfim, tirando a tranqüilidade de todos. Esse pessoal foi retirado da rótula que fica em frente ao INCRA e se alojou na praça. No local existe até fogão de lenha e objetos suspeitos de roubo estão por lá. A situação é muito complicada as brigas são diárias e os moradores perderam a tranqüilidade. A SSP precisa atuar firme na área.

 

Missa de 7º dia de João Argolo

Será realizada amanhã, 06, às 16h3o na Catedral Metropolitana a missa de 7º dia do professor de música e violonista João Pires Argolo, morreu no último sábado, 31, de falência múltipla dos órgãos. Ele foi o fundador da cadeira de violão no Conservatório de Música.  O professor deixa mulher, sete filhos , 18 netos e quatro bisnetos. João Argolo formou diversas gerações de músicos e em 23 de setembro completaria 100 anos.

 

Família de músicos

Entre os familiares de João Pires Argolo vários seguiram o caminho da música. Waldir Pires Argolo, um dos filhos, é violonista e guitarrista e é o delegado substituto federal da Ordem dos Músicos em SE. Uma das filhas, Eliana Argolo é professora de música na Escola de Arte da PMA. Outro filho Alvino Argolo, também seguiu com sucesso o caminho da música. Já João Pires Argolo Filho é graduado pela “Faculdade Paulista de Arte”, da Academia Paulista de Música (FAP-Arte), na classe do professor Pedro Cameron e se aperfeiçoou em cursos com os mais reconhecidos mestres da atualidade e já participou de recitais em vários países.

 

CGE realiza Curso de Capacitação em Prestação de Contas Anual

Em virtude da publicação da nova Instrução Normativa nº 007/2009/CONGER, no Diário Oficial do Estado do dia 23 de janeiro de 2009, a Controladoria-Geral do Estado de Sergipe (CGE) realiza amanhã, 5, e sexta-feira, 6, um curso de Capacitação em Prestação de Contas Anual, no sentido de orientar os técnicos e gestores do Governo de Sergipe, para aplicar adequadamente os dispositivos dessa Instrução Normativa.  O curso é destinado aos representantes das Diretorias Administrativas e Financeiras (DAFs), das Assessorias de Planejamento (ASPLANs) e do Patrimônio/Almoxarifado, sendo que no primeiro dia participarão as Secretarias de Estado e, no segundo, será a vez das Entidades da Administração Indireta.

 

Processo de prestação de contas

O controlador-geral do Estado, Adinelson Alves, acredita que o curso irá contribuir para melhorar o processo de prestação de contas estadual dos gestores de Sergipe. “Este curso vai proporcionar aos técnicos do Governo do Estado quanto à adequada formalização do processo de contas anual dos órgãos e das entidades”, destaca. A capacitação será realizada no auditório do BANESE da Avenida Augusto Maynard, das 8h às 13h, com o objetivo de disciplinar todo o processo de Prestação de Contas Anual do exercício de 2008, cujo inteiro teor já está disponível no endereço eletrônico desta Controladoria-Geral: http://www.cge.se.gov.br/legislação.

 

7 de Fevereiro – Dia do Gráfico

Em comemoração ao dia do Gráfico, 7 de fevereiro, a Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe-Segrase, está preparando para seus servidores uma comemoração alusiva a data, que ocorrerá no próximo dia 6, sexta-feira. Segundo o diretor-presidente do órgão, Luiz Eduardo Oliva é importante estar comemorando esta data ao mesmo tempo em que indústria gráfica da Segrase vive momentos de expansão em sua produção gráfica, entre outras conquistas de igual importância. “A arte da impressão é um trabalho no qual são transmitidas emoções, sensações e sentimentos por meio dos impressos. Não podemos deixar de comemorar o dia destes profissionais que trabalham com tanto talento”, conclui.

 

Projeto de Qualificação profissional

Na próxima segunda-feira, dia 09 de fevereiro, o Hospital e Maternidade Primavera receberá o Governador de Sergipe, Marcelo Deda, o Secretário de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social, José Macedo Sobral, e demais autoridades, em um café da manhã de lançamento do Projeto Setorial de Qualificação Profissional da Área de Saúde. O Projeto é uma promoção do Governo do Estado, através Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis) e tem como objetivo desenvolver ações de qualificação profissional voltadas aos trabalhadores da área de saúde, cadastrados no banco de dados do Núcleo de Apoio ao Trabalho – NAT, órgão ligado à Setrapis.O Hospital Primavera é a primeira empresa privada a participar da iniciativa. O Projeto Setorial de Qualificação Profissional da Área de Saúde vai qualificar cerca de 550 profissionais entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e recepcionistas que farão cursos de aperfeiçoamento.

 

Banda Nautilus

No ultimo mês de janeiro, os “tripulantes” da banda sergipana Nautilus viajaram em turnê pelo Nordeste, tocando Recife, João Pessoa e Natal, acompanhando a banda paulista Gigante Animal, que também estava em turnê. A curta viagem de 4 dias rendeu bons contatos para banda e surpreendeu os participantes com o numero de pessoas que já conheciam um pouco o trabalho da banda pelo site Myspace, e propostas para tocar em festivais importantes durante esse ano. No próximo sábado, 07, a banda vai tocar no Capitão junto com a banda Vox.

 

Composição da Nautilus

A banda Nautilus  tomou forma definitiva no inicio de 2005, surgiu como novo projeto do vocalista Miguel Bruno, que já andou pela cena sergipana em bandas como a “Falsos Poetas” e “Carreira Solo”, e que junto ao amigo Alexandre Cavalcante deram forma as suas novas composições. A banda se completou com a entrada dos irmãos Diego Kosminsky e Pablo Rubino. Pablo também já esteve em outras bandas, mas na cena rock de Salvador do final dos anos 90 nas bandas “Arsene Lupin” e “Triângulo de Kanizsa”, recentemente Alexandre deixou a banda sendo substituído pelo baixista Plástico Jr da já tradicional banda sergipana Plástico Lunar.

 

Submarino

O nome é inspirado no submarino do livro de Julio Verne “Vinte Mil Léguas Submarinas”, abordo do qual o enigmático capitão Nemo percorria o mundo. Com um som influenciado pelo “britishpop” e em bandas indie dos anos 90 a Nautilus está lançando seu primeiro trabalho o EP-Demo “Sometimes In Your Life”, disco gravado por Leo Airplane, contendo 5 faixas todas de autoria da banda. As letras abordam diversos temas, como amizades, relacionamentos e o dia-a-dia.

 

DO LEITOR

 

Sobre Luciano Alves

Do radialista Alceu Monteiro: “O rádio sergipano perdeu, na semana que passou, um dos seus nomes mais expressivos. Ontem (04.02), foi celebrada, às 16,30 horas, na Catedral Metropolitana, missa do sétimo dia em sufrágio de sua alma. Fui colega de Luciano, no início de sua carreira, quando da inauguração da Rádio Cultura de Sergipe, em 1959. O seu nome artístico era L. Santos. Dono de uma bela voz, excelente narrador de textos, Luciano foi para o Rio de Janeiro, logo no início da década 60. No Rio, trabalhou nas emissoras Carioca, Roquete Pinto, Rádio MEC, Globo e Tupi. O ápice de sua carreira foi na Globo, no horário das 4 às 7 da manhã. Também na Globo foi apresentador do noticioso “O seu redator-chefe”. Também fez muito sucesso na Rádio Tupi. Quando se aposentou do MEC, voltou para Sergipe, tendo atuado na Atalaia, Liberdade e Cultura. O seu retorno deu-se no início dos anos 90. Luciano Alves era, também, um ótimo locutor de comerciais, tendo gravado inúmeros deles em sua última fase. Um detalhe importante: Luciano Alves realizou um sonho. O de ser apresentador da “Voz do Brasil”, papel que desempenhou durante um certo período. Sua atuação no rádio brasileiro foi bastante destacada. Uma outra atividade por ele desenvolvida foi a de cerimonialista da Universidade Federal de Sergipe”.

 

Sobre o acordo da UFS com o governo

Comentário de luizinho Santana: “Eu gostaria de saber como cidadão, contribuinte e usuário de estradas, o porque de uma estrada que foi projetada para ter  onze metros (11,00m) de largura a mais, recua seis metros e quarenta centimetros (6,40m). Se ela foi projetada para ter essa metragem, certamente o projeto assim foi feito, com uma previsão de que com essa metragem ofereça segurança aos seus usuários. É triste um projeto ser reformulado para atender pouca visão de contrário ou curta de futuro, como sempre têm ocorrido em nosso Estado”.

 

Possíveis Ameaças

Do leitor José Santos: “O fruto desse e-mail representa o puro sentimento de revolta. É inimaginável que em pleno momento político em que vivem o nosso país e o mundo, especialmente no campo democrático, aconteçam ameaças de morte em plena campanha eleitoral. Uma carta feita com recortes de jornal foi colocada na casa do funcionário público e candidato Chico do Correio, onde constam ameaças de morte. Aqui em Glória estão ocorrendo as eleições suplementares para Prefeito e Vice que deverão ocorrer no dia 8 próximo. É notório, não sei por que cargas d águas, que a imprensa esta alheia a este processo democrático – o que não deveria acontecer, pois a imprensa é também um fiscal da liberdade e do desejo de manifestação pessoal. E para impedir qualquer transgressão a ordem democrática e ao desejo humano de viver com tranquilidade e paz, solicito que verifique junto a equipe do candidato ameaçado ou às autoridades judiciais local se é verdadeiro o que alguns tão dizendo na cidade. E se a ameaça for verdadeira… por favor divulguem e impeçam atos terroristas e ditatoriais em nosso sertão”. José Santos é mais um sertanejo que deseja o bem para o seu povo sofredor. 

 

Frase do Dia

Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena/ acreditar nos sonhos que se têem/ ou que os seus planos nunca vão dar certo/ ou que você nunca vais ser alguém…” Renato Russo.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais