Bandana, acerto e suplente

A maioria dos vereadores de Aracaju tomou uma decisão acertada ontem, 04, quando rejeitou o requerimento do vereador Morito Matos (PDT) solicitando o uso da bandana durante as sessões plenárias. Apesar de jurar, no dia da posse, cumprir a Lei Orgânica e o Regimento Interno o vereador Matos usou uma alegação incoerente para conseguir o apoio dos colegas: disse que usa a bandana há 14 anos por questões religiosas. Uma alegação contraditória já que o mesmo não usa a bandana na igreja e nem quando tirou a foto usada na urna eletrônica.

 

E mais: A Câmara de Aracaju teve por muito tempo como vereador, o padre Arnobio Patrício de Melo que nunca solicitou tal mudança no regimento e sempre usou o traje normal (terno e grava) no legislativo. Assim como Arnobio, que não tentou ir de batina para Câmara, o índio Juruna, quando eleito deputado federal, não foi de cocar (tentou ir, mas a Mesa Diretora não aceitou) para o plenário. Ou seja, são vários exemplos onde o parlamento é respeitado. Infelizmente no caso de Aracaju, quase que a Mesa Diretora iria se curvar ao desejo de Matos.

 

Os nove que votaram para que o Regimento Interno fosse cumprido: Valdir Santos, Rosangela Santana, Elber Filho, Simone Góes, Karla, Miriam Ribeiro, Nitinho, Evando Franca e Danilo Segundo. Os quatro que desejavam acomodar o vereador com a bandana: Jailton Santana, Fábio Mitidieri, Ivaldo José e Dr. Emerson. O presidente Emanuel não vota, Jony Marcos está de licença médica e os vereadores Juvêncio, Dr. Gonzaga, Robson Viana e o próprio Matos estavam ausentes.

 

Agora Matos tem outro grave problema para resolver. Já são seis sessões ordinárias que ele não comparece ao plenário da Câmara. Ou seja, não participou da sessão está levando falta. São seis faltas e pelo Regimento Interno o vereador pode perder o mandato. E mais o Ministério Público tem que apurar essa história da Mesa Diretora ter justificado as faltas do parlamentar sem ele estar presente no plenário. É algo imoral.

 

Aliás, aqui mesmo na Infonet, Matos disse que preferia perder o mandato a tirar a bandana. Mesmo se recorrer a Justiça e conquistar alguma vitória com a demora ele perde o mandato pelas faltas. Será que a Mesa Diretora aceitou a presença de Matos, mesmo ele não tendo participado das sessões e com toda imprensa sabendo disso?

 

Matos foi eleito pela coligação PDT/PSDB/PRP obtendo 3.879 votos. O primeiro suplente é Emanuel Messias do PRP que obteve 3.534 votos. Pelo andar da carruagem o Ministério Público Eleitoral já deve estar de olho em toda esta celeuma envolvendo o vereador e basta algum suplente da coligação entrar com um processo com base no Regimento Interno para que Morito Matos vá para casa definitivamente…com bandana e tudo, é lógico…

 

Fora de Bareta

Um colega de imprensa disse que ontem, 04, foi cômico o programa de Bareta, apresentado na TV Atalaia. O apresentador colocou uma bandana do Paraguai na cabeça (do Paraguai, porque não era uma bandana, mas sim uma camisa de malha), para ser solidário a Matos. Pintou e bordou e ao final do programa foi ouvir a opinião da defensora pública Emília Correia. Foi um fora só. Emília Correa disse que a decisão de não usar a bandana está correta. Segundo o colega, Bareta se encolheu retirou a bandana do Paraguai e ficou pianinho…

 

Já o arcebispo…

E o arcebispo Dom Palmeira Lessa não pode criticar a decisão da Câmara. Lembre que o Estado é laico e deve-se respeitar as questões “interna corporis” dos poderes. Aliás, Dom Lessa, deve lembra-se que este jornalista, quando escrevia na Gazeta de Sergipe, denunciou que ele, tinha plagiado um artigo na coluna que Lessa escrevia no jornal semanário. A assessoria dele tentou explicar, mas os parágrafos estavam lá, palavra por palavra iguais a de um articulista da revista Caros Amigos. Coisa feia…

 

24 deputados têm placas frias

Ontem, 04, este espaço publicou uma nota sobre um veículo de um deputado com a placa HZZ-3262, que é fria. Foi informado pela assessoria do deputado Augusto Bezerra que a placa não é fria e está no nome da Assembléia Legislativa assim como tem os outros 23 deputados. Foi pior que a encomenda. Como é a história? Por qual motivo todos os deputados têm placa deste tipo? Será que quando as multas chegam a Assembléia repassa para eles, ou elas nem chegam? O Ministério Público sabia desta história? Já pensou se todas as autoridades deste Estado resolverem andar com seus veículos com as placas frias? E não venham com história de placa de segurança… Essa não cola…

 

E mais: deputados não têm carros da AL

E mais: o blog foi informado que na Assembléia só tem direito a veículos os membros da Mesa Diretora. E o veículo de Augusto Bezerra é locado pela Assembléia ou é dele? Ou tem algum “mimo” por trás desta história. O blog vai fundo…

 

TC dá exemplo para os outros

E o Tribunal de Contas de Sergipe dá exemplo para os outros poderes. Devolveu cerca de R$ 11 milhões não usados do orçamento do ano passado. Justiça seja feita: o presidente, Heráclito Rolemberg, teve uma missão árdua ao assumir a presidência no lugar de Carlos Pinna, mas teve a coragem de cortar na pele. É importante para o TC mostrar quando gasta numa atitude de transparência com a sociedade.

 

TC E OAB

O presidente-eleito do Tribunal de Contas, Conselheiro Reinaldo Moura, visitou ontem o presidente da OAB Henry Clay Andrade, na sede da ordem. Foi levar o convite da sua posse. O encontro foi cordial e muito positivo para as duas instituições. A exemplo do que já acontece em alguns fóruns do Tribunal de Justiça do Estado, o Tribunal de Contas terá uma Sala Especial da OAB para apoio aos advogados, prometeu Reinaldo. Uma sugestão de Clay – transmissão ao vivo das sessões plenárias do TC – foi muito bem recebida pelo novo presidente do Tribunal de Contas que, aliás, já anunciara que pretende dar grande visibilidade às ações e atividades daquela corte de contas.

 

Outros notáveis

Ainda ontem o Conselheiro Reinaldo Moura visitou a Câmara de Vereadores. Hoje ele leva pessoalmente o convite de sua posse ao governador Marcelo Déda, ao prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, aos deputados estaduais, na Assembléia, ao Ministério Público, à Associação de Imprensa e aos Desembargadores, no Tribunal de Justiça. O novo presidente toma posse às 17 horas do próximo dia 10.

 

Governo pode incentivar Motocross

Para quem não sabe, no ano passado, o sergipano Rodrigo Lama foi campeão nacional da temporada no Team Honda. O piloto faturou o título inédito do Campeonato Brasileiro de Motocross da categoria 85cc. Em Sergipe, só existe atualmente uma pista em condições de abrigar algum campeonato, mas é em Canindé do São Francisco. Com a entrada do nome de Sergipe, no circuito nacional, por conta de Rodrigo Lama, a federação estadual está tentando viabilizar uma etapa do campeonato nacional para Sergipe. Seria algo importante: um público estimado em cerca de mil pessoas estariam no Estado, além da projeção nacional.

 

Na orla tem espaço para uma pista de Motocross

A federação já entrou em contato com o secretário de Esporte e Lazer, Mauricio Pimentel, que chegou a ver uma área na orla. E tem: depois dos lagos, indo para a Coroa do Meio, quase em frente as quadras de tênis, pelo lado do mar. Lá já tem estacionamento e o investimento seria muito pouco para construir o espaço necessário. Até com os órgão ambientais não teria problema. Falta apenas um sinal verde do governo estadual, já que os recursos serão poucos para o retorno na mídia. E mais: depois do sucesso de Rodrigo Lama, Sergipe conta hoje com cerca de 200 adeptos do esporte.

 

Sem aula no Dom Luciano

Na última terça-feira, 03, ás 15hs, quem passou pela rua Itabaianinha viu saindo do Colégio Dom Luciano dezenas de alunos. Pelo jeito, logo no início das aulas não tinha professor para lecionar. Um absurdo! O detalhe: o professor faltou ou não tinha profissional para lecionar a matéria? É por isso que o governador peca em não colocar no site os horários de cada escola, com as aulas dos professores e suas respectivas presenças e ausências, como já é feito em Pernambuco. Será um caminho importante para ver quais os professores que têm compromisso com a educação.

 

MP não vai intervir em Glória?

No total de 77  servidores concursados foram afastados da Prefeitura de Glória pela prefeita eleita recentemente com a desculpa de falta de recursos. São servidores de várias áreas e a prefeita, com o aval do ex-prefeito Sérgio Oliveira, diz que a Prefeitura ultrapassou o limite da LRF. No decreto, a prefeita diz que as pessoas estão afastadas até dezembro deste ano podendo ser prorrogado. Enquanto afasta os servidores concursados, contrata pessoas terceirizadas. Além disso locou carros com motoristas e aparelhos celulares que foram distribuídos para assessores e secretários.

 

Déda recebe o Sintese

O governador Marcelo Déda vai receber em seu gabinete nesta quinta-feira, 5, a direção do Sintese. Na reunião, o governador vai mostrar mais uma vez que o Estado está cumprindo o pagamento do piso do magistério e pedir ao sindicato dos professores que não leve adiante o indicativo de greve a partir do dia 9, aprovado na reunião realizada pelo Sintese na última terça, dia 3. “Já atendemos a várias reivindicações do sindicato como a progressão vertical, a gratificação de interiorização, a regência de classe. Não podemos fazer tudo, mas estamos abertos às negociações”, disse Déda.

 

Rota do Sertão

A agenda de inaugurações do governador Marcelo Déda está cheia para março. No calendário deste mês estão dois trechos da Rota do Sertão (da BR-235 a Ribeirópolis e de Dores a Feira Nova, passando por Cumbe), o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Novo 190) e a recuperação asfáltica do entorno de Laranjeiras até o povoado Pedra Branca. As obras fazem parte de um investimento de mais de R$ 60 milhões feito pelo Governo do Estado.

 

Aliados descontentes com Valmir

Deu no blog do presidente do PPS em Lagarto, Itamar Santana: “Continua a novela dos aliados da mudança, aliás, novela essa que pelo andar da carruagem, estará em breve sendo uma novela velha, a pedidos das maiorias das lideranças que apoiaram Valmir Monteiro – PSC na eleição de 2008, não iremos aqui citar o nome de nenhuma, e aqui não estou como presidente do PPS e ex-candidato a Vereador, aqui estou apenas cumprindo meu papel de blogueiro e informando meus leitores com a maior imparcialidade. Essas tantas lideranças já estão tão inconformadas que já partiram para a capital Sergipana a procura de abrigos com Deputados de “Fora”. Se realmente isso vier a acontecer o grande prejudicado será o ex-prefeito Cabo Zé – PTN, é que o Cabo será o candidato a Deputado Estadual do Prefeito Valmir, e com a debandada dos aliados políticos de Valmir para com outros nomes que concorrerão a Assembléia Legislativa, o Cabo Zé perderá alguns votos, votos esses que poderão fazer falta na contagem do dia 1 de Outubro de 2010”.

Turismo interno em alta

Como membro da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, o deputado federal Valadares Filho (PSB) aproveitou o Dia Nacional do Turismo, comemorado na última segunda-feira para apresentar números mostrando o crescimento do turismo interno no país. Valadares entende que é preciso algumas ações, como a melhoria na infra-estrutura das regiões turísticas, mas destacou vários programas do governo federal, como por exemplo, “Se você é brasileiro, está na hora de conhecer o Brasil”, lançado no final do ano passado e que já vem dando resultados positivos.

 

Merenda escolar Laranjeiras

A coluna recebeu da assessoria de imprensa da Prefeitura de Laranjeiras a seguinte nota em relação à informação publicada ontem sobre a falta de merenda escolar no município: “Ao contrário do que foi veiculado pela imprensa, o município de Laranjeiras informa que, desde seu primeiro dia de aula, vem atendendo seus alunos da rede municipal de Ensino Educação Básica, com merenda escolar de qualidade nas escolas, obedecendo às determinações do FNDE/MEC e compatível com as orientações técnicas locais. Através da nova administração, foi criada  uma comissão de amostras dentro das normas do Processo Licitatório na modalidade de Pregão, para se fazer uma avaliação dos alimentos a fim de que as empresas  vencedoras da disputa atendessem de forma adequada às solicitações do Edital e seus anexos. Com esses parâmetros, algumas empresas que participaram do processo não atenderam às expectativas, e com isso foi chamada a segunda colocada, e assim sucessivamente. Portanto, o município vem demonstrando hoje sua preocupação em dar uma qualidade de vida e bem-estar aos seus alunos de toda a rede. Os investimentos aplicados são oriundos do FNDE/MEC e também são complementados com recursos próprios de forma a atender satisfatoriamente  em quantidade e qualidade os estudantes da rede Infantil e Ensino Fundamental.

 

 

Extra e o lixo coletado

O supermercado Extra tem uma caixa coletora de lixo ao lado do estabelecimento onde a empresa de lixo responsável retira diariamente. Pelo serviço diário o Extra paga mensalmente cerca de R$ 9 mil. A direção do supermercado querendo diminuir custos, encontrou uma empresa alagoana que faria o mesmo serviço pelo preço de R$ 5 mil. Uma mão na roda se não tivesse um problema: a empresa não conseguiu alvará municipal para trabalhar na cidade. Qual o motivo? Ganha a torre do jogo de Xadrez quem adivinhar…

 

Fase do Guiné

A cada dia que passa, os debates entre situação e oposição na Assembléia Legislativa ficam mais intensos. Nesta quarta-feira, por exemplo, ao se queixar das denúncias vazias feitas pelo líder da oposição, Venâncio Fonseca (PP), o deputado Francisco Gualberto (PT), líder do governo, disse que o desespero dos colegas já é algo esperado com naturalidade. “É que a partir de agora, que estamos nos aproximando do período eleitoral, o grupo político de Venâncio entrou na fase do guiné. Fica só cantando por aí “tô fraco, tô fraco, tô fraco”.

 

André e o parlamento de Japaratuba

Veja aonde chega a subserviência dos legislativos aos prefeitos. Em Japaratuba, na última terça-feira, 03, foi realizada a abertura dos trabalhos legislativos do ano. Presente o deputado André Moura, como esposo da prefeita Lara Moura. Não é que deram a palavra para o deputado. E aí, já viu, porrada no ex-prefeito Gerard Olivier. Já pensou se na abertura dos trabalhos da AL, um senador, por exemplo, fosse chamado para criticar o ex-governador? Coisas provincianas de Japaratuba…

 

Gilmar está correto em não depor                                                                                                        

O radialista e deputado Gilmar Carvalho está correto em não querer depor no inquérito da PM, aberto para apurar a fuga do ex-policial militar acusado de assassinato, Giuseppe Amaral. “Não vou porque não acredito em nada que esse inquérito produziu até hoje”, declarou, Gilmar a reportagem da Infonet. E mais: “Ele afirmou que as investigações começaram erradas por que tiveram à frente o Coronel Meira, que segundo o radialista é amigo do fugitivo. Disse ainda que horas antes da fuga Giuseppe teria recebido a visita do Coronel Magno. Esses fatos segundo ele põem em cheque a confiança da PM neste caso. “Se amanhã ou depois eu receber qualquer informação sobre a fuga não vou divulgar para não atrapalhar as investigações nem vou entregá-las ao comando da PM, vou procurar o Ministério Público”, declarou.

 

SSP                                               

A foto ao lado mostra Gilmar Carvalho tendo ao fundo o comandante da PM, coronel Carlos Magno. Gilmar é um ferrenho critico da atual cúpula da SSP e não esconde de ninguém que defende a saída não só do secretário Kércio Pinto, mas também do comandante da PM. Nas criticas, Gilmar bate forte na cúpula, mas não critica o governador. É preciso lembrar que a responsabilidade maior é do governador Marcelo Déda, pelo ônus e pelo bônus…E será que o leitor adivinha o que Gilmar e Magno estão pensando na foto ao lado… (foto:César de Oliveira).

 

De cabelo em pé em Salgado…

As declarações do TRE de novas eleições em algumas cidades do nosso Estado tem deixado por esses dias o grupo da atual administração de Salgado de cabelo em pé, precisando até de uma consulta aos especuladores? Mãe Dinah, seria a solução. Porque a coisa esta feia mais de cinco nomes para vaga majoritária. Isso tudo incomoda e preocupa a atual situação por saber que o processo é irreversível e com a nova eleição o quadro político muda. Mas será apenas essa a preocupação?

 

Casas de Maruim

O deputado Francisco Gualberto anunciou ontem na Assembléia Legislativa que dentro de 60 dias o governo do Estado entregará todas as 70 casas prometidas aos desabrigados de Maruim que perderam suas residências na enchente do ano passado. Por enquanto, 14 famílias já receberam casas novas. “E com um diferencial. Todas devidamente mobiliadas pelo governo”, disse Gualberto. ‘Aliás, todas as demais famílias também receberão o mesmo benefício, pois o governo já adquiriu sofás, fogões, geladeiras, camas e outros objetos do lar para todos os desabrigados”.

 

Sem água e energia

Justiça seja feita Gualberto: as casas foram entregues sem água e energia. E a demora? Aliás, ninguém entendeu a rapidez para entregar estas casas agora sem as condições mínimas de moradia (água e luz). Será que a titular da pasta está deixando o cargo e não queria deixar a imagem de que não entregou nenhuma casa?

 

Contigo I

O deputado Venâncio Fonseca tentou criticar o trabalho executado pela secretária de Estado da Comunicação, Eloísa Galdino, mas seu discurso foi completamente desconstruído pela secretária durante o programa de Gilmar Carvalho na Ilha FM. A suposta denúncia do deputado seria a veiculação de matérias sobre o Verão Sergipe feitas em 14 páginas da revista após o evento. “O deputado deveria refletir sobre a palavra denúncia. Neste caso, não há o que denunciar. O deputado afirma que não podemos divulgar o evento depois que ele ocorre. Como não? A Secom pode divulgar o fato antes, durante e depois, sobretudo, porque é depois que nós conseguimos potencializar o êxito do evento”, disse Eloísa Galdino.

 

Contigo II

Eloísa também esclareceu que o conteúdo veiculado pela Contigo! após o evento foi uma bonificação, fruto da negociação feita com a revista. “Negociamos o contrato, temos inclusive um documento da Editora Abril com a proposta inicial, cujo valor era bem maior. A partir da negociação que fizemos para divulgar o Verão Sergipe previamente, conseguimos que uma equipe da revista viesse ao Estado cobrir o evento. Assim como na Contigo!, o Verão Sergipe foi divulgado em outras dez publicações nacionais desde meados de 2008”, afirmou Eloísa, após convidar Venâncio para tomar um ‘cafezinho’ no Palácio dos Despachos e conhecer melhor a política de comunicação do Governo Marcelo Déda.

 

Divulgação em vários meios

Além da Contigo!, o Verão Sergipe foi divulgado na Veja, Fluir, Revista Zé, Viagem, Terra, Época Nordeste e em revistas de bordo de empresas aéreas como Tam, Gol e Oceanair. Com isso, o estado conseguiu atrair a mídia nacional. “Se o deputado pegar a revista de turismo do Jornal ‘O Globo’, que saiu em fevereiro, vai ver 10 paginas com belezas naturais e as potencialidades de Sergipe. Se buscar na Gazeta Mercantil, vai achar quatro folhas com informações de Sergipe, também em fevereiro, além de várias matérias na Folha Online. Tudo isso é feito dentro da estratégia de divulgação do nosso estado. Naturalmente, talvez incomode o fato de Sergipe estar aparecendo bem nacionalmente. Não era uma prática comum em governos passados”, alfinetou a secretária.

 

Bahia, Alagoas e Sergipe

A campanha do Verão Sergipe também compreendeu inserções em emissoras de rádio da Bahia, Alagoas e Sergipe, comerciais de TV em emissoras sergipanas e exibições de um minuto em salas de cinema de Salvador e Recife. “O resultado foi 100% de ocupação dos hotéis. Como parlamentar, o deputado Venâncio deveria se informar melhor. O trade turístico reconheceu que este foi o melhor verão para o Estado. Eu digo com muita tranqüilidade: sei o que é comunicação de interesse público e tenho responsabilidade com o trabalho que faço”, enfatizou Eloísa Galdino.

 

Sobre a foto do governador

Outro questionamento feito por Venâncio Fonseca e que foi esclarecido pela secretária foi a aparição do governador em uma das fotos da matéria veiculada na Contigo!. “O material em que saiu esta foto não foi de cunho publicitário e não foi pago pelo Estado. Quem colocou a foto foi o departamento de jornalismo da revista por entender que era importante ter em seu material uma foto do governador ao lado de um artista”, explicou Eloísa.

 

Ex-prefeita não aderiu ao programa de combate à dengue

A secretária de saúde do município de Itabaiana, a vice-prefeita Lourdinha Machado confirmou que o município de Itabaiana não aderiu ao programa de combate à dengue, criado pelo governador Marcelo Déda no ano de 2008 com o objetivo de fazer uma parceria entre o Estado e as cidades. No programa está previsto o repasse pelo Estado de uma verba para pagar aos agentes de saúde do município, a título de gratificação, objetivando o incentivo destes profissionais, que já atuam nas suas áreas e conhecem os problemas locais.O próprio secretário de saúde do Estado, Rogério Carvalho, já tinha revelado essa informação durante uma reunião, realizada no hospital regional de Itabaiana no mês de dezembro.“Eu achava que este convênio tinha sido assinado. Infelizmente, para minha tristeza e preocupação, a ex-prefeita Maria Mendonça, numa atitude mesquinha, atrasada, odienta, pensando que iria me prejudicar, prejudicou foi o povo de Itabaiana. Como é que alguém deixa de assinar um convênio que o Estado repassaria dinheiro para o município? É lamentável”. Afirmou indignado o prefeito Luciano Bispo.

 

MPF/SE pede extinção de ação contra Petrobras

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) pediu nesta terça-feira, 3 de março, a extinção de uma Ação Civil Pública (ACP) movida contra a Petrobras. A ACP pedia que a empresa empreendesse a retirada de um terminal de passageiros que estava instalado no local conhecido como Bico do Pato, no estuário do Rio Sergipe. A princípio a Petrobras havia contestado a ACP, alegando que o empreendimento obedecia à legislação. No decorrer da ação, porém, a Petrobras informou que iria realizar a desativação do terminal, alegando razões técnicas para tanto. A empresa informou ainda que a desinstalação teria sido feita em conformidade com a legislação vigente, mantendo a área como estava antes de ter sido construído o terminal.

 

Desativação do terminal

O MPF/SE realizou uma diligência no local para observar se realmente a desativação tinha sido realizada. Ficou constatado que a Energisa estava retirando a rede elétrica e a piçarra existente no local já fora retirada, bem como o terminal e o material utilizado no aterro. ?Concluiu-se que a Petrobras voluntariamente procedeu à retirada dos materiais indevidamente depositados no local?, explicou a procuradora da República Eunice Dantas Carvalho, que assina o pedido de extinção da ACP. (Ascom/MPF).

 

DO LEITOR

 

Sobre o discurso de Jarbas Vasconcelos

E-mail recebido: “Não lembro, nos últimos anos, de ter ouvido e assistido através da TV  Senado, um pronunciamento que tão lúcido quanto o Senador Jarbas  Vasconcelos. Deu para abrir a janela, uma fresta é verdade, para que  a esperança na honestidade dos políticos iniciasse seu retorno. Mas,  como tudo neste país é ilusão a gente ver a toda hora mais e mais  corrupções em todos os níveis, em todos os partidos em todos os  mandatários. Discursar é bom, agir é que são elas”.

 

Prefeito de Simão Dias

Do leitor José Reis: “O novo prefeito eleito Denisson Deda esta estudando juntamente com seu amigo e Secretario da Educação Marcelo Domingo, uma forma de tirar a regência de classe dos professores do Município. Quero agora falar um pouco será que ele não se lembra quando ele era sindicalista do Sintese em Simão Dias juntamente com o seu Secretario de Educação Marcelo Domingos, será que eles não são professores? E agora os professores recebem um presente que se chama traição.Cadê Denisson e Marcelo Domingos vocês?, será que vocês não se lembram do passado agora para vocês passado é museu, olha só que bom é presente já estão de barriga cheia”.

 

O Estádio do Sergipe será leiloado em março/09

E-mail recebido: “Não sei se já é do conhecimento da imprensa local, mas para mim foi surpresa, quando estando hoje no prédio da Justiça Federal resolvi lê (como “passa-tempo”) os editais afixados nos quadros de aviso do órgão e me deparei com um edital de leilão (4ª Vara Federal) em que consta com bem a leiloar o estádio de futebol do Club Sportivo Sergipe, avaliado para este fim em R$ 9.000.000 (nove milhões de reais), onde além de outros bens imóveis figura um posto de gasolina, o leilão é para pagar um dívida à Caixa Econômica Federal (Dívida Ativa da União) no valor de pouco mais que R$ 15.000,00 (quinze mil reais).  Agora eu pergunto será que o CSS não tem nenhum veículo ou outros bens móveis que poderia ser penhorados na soma desta (“irrisória”) dívida.  Ou será que o ilustre Motinha não teria outros meios legais para sanar este impasse? Porque será que ele deixou que o bem imóvel de maior valia fosse posto a leilão?  Há muito que se explicar.  O que será feito com o restante do dinheiro?” 

 

O CASE é um caso I

De um leitor, devidamente identificado: “O CASE Centro de Atenção a Saúde de Sergipe tem que passar realmente por uma urgentíssima reavaliação dos seus dirigentes. Veja na última segunda-feira dia 02/03 acompanhando uma pessoa para retirar sua medicação assisti uma verdadeira falta de respeito para com a comunidade usuária daquele serviço. Primeiro não cabe mais atendimento naquele local, o espaço é pequeno, ar-condicionado não funciona, me impressionei com o descaso para com os idosos e doentes: primeiro existe fila única e são distribuídas as senhas de perícia,farmácia, prioridade (idosos, doentes, com crianças de colo) e fica assim chamam 20 de farmácia, depois que estas pessoas são atendidas aí sim chamam a prioridade (mais 20) e por ai vai se alternando. Um órgão do estado (público) desrespeitando uma lei (Estatuto do Idoso) é o caos. O mais grave vinha por vir, depois de 2:40 minutos aguardando atendimento quando se chega na farmácia a pessoa é informada que não poderia retirar seu medicamento porque faltava uma revalidação do seu cadastro”.

 

O CASE é um caso II

Continua o leitor: “Veja o que custa ter um terminal na recepção para que o primeiro atendimento seja a verificação desses procedimentos e se o medicamento existe disponível? Procurei falar com a diretora do núcleo e não encontrei, fui buscar a ouvidoria, não estava e tive que retornar no outro dia. No dia 03/03 após ser atendido com essa pessoa fui de novo buscar alguém que ouvisse minha sugestão e não encontrei mas de repente aparece um rapaz e me diz que poderia me ouvir e relatei a sugestão. Fui surpreendido com a resposta desse de que não poderia ter um terminal ali devido ao problema de desvio que existiu no Case e as senhas foram bloqueadas e não sei o que mais… Ora vocês conhecem a história do pecuarista que se viu com uma praga de carrapatos em seu rebanho e cortou o mal pela raiz? pois então mandou matar seu gado para não ter problemas com os carrapatos. É assim a leva de gestores públicos que estamos encontrando nesses órgãos. Gerenciamento não é ficar trancado em uma sala, usando telefone, cafezinho, água e receber amigos. Sugiro ao Governador que passe por ali, pessoalmente sem avisar a ninguém, quando sair de casa, já que este órgão fica duas ruas da sua residência e constate como ele esta sendo assessorado em alguns setores tão importantes como esse. Tenho certeza de que o Governador não admite esse tipo de incompetência e descaso com a população e a forma que estão utilizando aquele órgão público”.

 

O padre equivocado I

Da  Empresária e radialista Aida Brandão: “O padre e parapsicólogo Juarez Farias veio de Ilhéus/Bahia para fazer uma palestra no Colégio Patrocínio do São José. Aproveitou a oportunidade para denegrir a imagem do médium Kleber Aran, que incorpora o espírito de Dr. Fritz,chamando o seu trabalho espiritual de charlatanismo e curanderissimo, tentando ganhar com isso notoriedade nos meios de comunicação para expor a sua palestra e a venda do seu livro… Jesus, o divino e amado mestre, a chama branca da vida, quando na sua passagem pela terra, nos seus 33 anos, não fundou nem uma religião, nem estendeu aos seus discípulos a condição de serem os detentores da verdade. Pois na sua maior afirmação disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém irá ao Pai, se não através de mim”. Jesus disse aos seus discípulos: “ide e pregai o evangelho por todas as partes da terra. Na casa do meu Pai, existem muitas moradas, é preciso renascer para poder entrar no reino de DEUS”. Ao conceber tais idéias Jesus notoriamente admitiu a pluralidade dos mundos e a multiplicidade da existência com a unicidade da alma. Mesmo antes de Jesus, o homem sempre procurou um contato com o sobrenatural; a presença de manifestações fenomenológicas através do homem está presente nas mais antigas civilizações: China, Índia Grécia, Egito e tantas outras. Reis e rainhas dobraram-se diante dos oráculos. Hoje, há dois mil e oito anos da passagem do mestre por este planeta, suas palavras encontram eco.

 

O padre equivocado II

Continua Aida: “O que Jesus não disse foi: queime, mate, derrame sangue, destrua, venda indulgências, o que justamente fez a Igreja Católica Apostólica Romana, na Idade Média, realizando em nome de Deus as maiores barbáries, só ultrapassadas com a mega atrocidade da morte de seis milhões de judeus, na segunda guerra mundial. Esse fatos são históricos, científicos, que com certeza o ilustre padre Juarez  conhece mais do que todos nós. Jesus, o mestre intergaláctico, espírito de altíssima evolução, governador do planeta terra, tem muitos auxiliares. Uns com uma visão pequena, destorcida, piegas, deformada ainda no primeiro degrau, que mal enxerga seu próprio irmão, e não tem a sensibilidade para discernir o joio do trigo, não sendo capaz de ver as manifestações de Deus através de seus filhos. Julgar o que não se conhece é sinal de ignorância. O espiritismo é ciência, religião e filosofia, que se abriu para o mundo através de Alan Kardec, o “codificador” (Cientista Espiritual). Jesus curou os cegos, os mudos, os aleijados, afastou espíritos que se manifestavam nos homens da época, que hoje podemos chamá-los de médiuns. É certo que a Igreja Católica não possui mais a idéia estreita de que é a dona da verdade, pois padres cientistas, detentores de imenso conhecimento espiritual, admitem a cura mediúnica.Uma prova incontestável é a oração carismática, onde um determinado membro da Igreja recebe o Espírito Santo e fala a língua dos anjos. Ora, isto é mediunidade. Consideramos o padre Juarez…, um sacerdote desinformado, apegado às tradições antigas, mente estreita. Um sacerdote já ultrapassado. Primeiro porque comete o erro de julgar, e segundo porque desconhece as leis da ciência universal. Queremos lembrá-lo que tudo é Deus; a existência de outra forca indica a presença de um poder paralelo. O médium Kleber Aran, um filho de Deus, desempenha seus trabalhos espirituais  sem nada cobrar, sem nada pedir em troca, atendendo a milhares de pessoas, sem ter cometido atrocidade com ninguém. Só pelo amor, fé e caridade. Tem que haver respeito entra as religiões, DEUS, está em toda parte. E cada um, nasce com o seu DOM!”. Empresária e radialista Aida Brandão.

 

Direito por linhas tortas  I

Do leitor Dinho Santana: “Grande Cláudio, quando escrevi; o preço de uma amizade ou quanto vale?… As quais infelizmente não tiveram a sorte de vê-la publicada no seu blog; a mesma foi enviada para toda a minha lista de endereços eletrônicos. Se por um lado se omite a OAB nacional em admitir “Advogado Fichas Sujas”, leio hoje na coluna do seu colega Cláudio Humberto como segue: MEC ameaça fechar cursos de Direito – A secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, disse ao presidente nacional da OAB, Cezar Britto, que serão anunciadas normas mais rigorosas para abertura e funcionamento de cursos de Direito, podendo haver fechamento de alguns. Uma comissão avalia os 89 cursos de Direito considerados ?extremamente deficientes? pelo Enad, o Exame Nacional de Desempenho dos alunos. Alguns serão fechados. Já a Agência Estado traz matéria na qual aponta um esquema de negociações de cargos na polícia de São Paulo – Um cargo no Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) valia R$ 200 mil ou R$ 300 mil. Uma absolvição em processo administrativo saía por R$ 100 mil. Os valores constam de um vídeo de 1 hora, 3 minutos e 45 segundos de duração feito de maneira amadora por um investigador e seu advogado, em outubro de 2007. Eles gravaram a conversa que tiveram com o advogado Celso Augusto Hentscholer Valente, ex-sócio e responsável pela manutenção do escritório de advocacia do ex-secretário adjunto de Estado da Segurança Pública, Lauro Malheiros Neto, no cargo à época”.

 

Direito por linhas tortas II

Continua Dinho: “Temos o senador Jarbas Vasconcelos, o qual na data de ontem fez pronunciamento no senado de casa cheia, bastante aparteado onde todos são honestos até que se prove o contrário!… E aí não precisamos acreditar que o castelo do deputado Edmar Moreira, está no Brasil; nem que a mansão do diretor-geral do senado conta com a solidariedade de Cerca de 400 servidores do Senado e também funcionários terceirizados lotando a chapelaria do Congresso para uma manifestação em favor do ex-diretor-geral Agaciel Maia, que deixou o cargo nesta terça-feira depois de denúncias de que deixou de declarar à Receita Federal uma mansão avaliada em R$ 5 milhões. Para o senador Cristovão Buarque, o mais grave é “a possibilidade de tentarem silenciar a entrevista concedida por Jarbas Vasconcelos a revista Veja. Ele reportou a outros episódios semelhantes como quando o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, afirmou que a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) era um antro de corrupção, e o assunto acabou caindo no esquecimento””.

 

Direito por linhas tortas  III

Conclui Dinho: faço minhas as palavras do senador Jarbas Vasconcelos quando diz: “A sociedade descobriu que vale a pena se indignar, mostrar que nem tudo está perdido, que compactuar com a corrupção não é pré-requisito para a carreira política. É extremamente necessário que algo seja feito, antes que essa degradação comprometa a nossa democracia, levando as novas gerações a um quadro de desalento para com o exercício da política. Mais importante ainda é que essa mobilização não fique restrita à Câmara e ao Senado Federal, mas que reflita prioritariamente o desejo de toda sociedade brasileira, desejo de quem hoje se expressa por meio de cartas, de e-mails e de telefonemas. O exercício da política não comporta senhor presidente, espectadores. Quem não faz política verá outros fazê-la em seu lugar, para o bem ou para o mal” E aqui retorno a questão dos “Advogados Fichas Sujas”, citando que no caso da matéria da Agência Estada, O advogado Celso Valente negou ter “vendido” cargos na Polícia Civil ou intermediado a “absolvição” de policiais em processos administrativos. Em entrevista ao Estado, ele afirmou que os “200 paus” mencionados na conversa gravada eram relativos a honorários. “Esse rapaz, que, se salvo engano, se chama José Luiz e teve problemas numa operação da PF, me procurou dizendo que poderia arregimentar pessoas para um esquema de reintegração (de cargos), o que nunca existiu”, contou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo”.

 

 

Frase do Dia

Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago, levará os bancos à falência e terão que ser nacionalizados pelo Estado”. Karl Marx já previa..”

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais