SSP: placas “reservadas” da AL são ilegais

Este espaço futucou, futucou e descobriu. Não existe nenhuma legalidade nas chamadas placas “reservadas” existentes na Assembléia Legislativa e outros órgãos que não tenham atividades policiais que executam serviços realmente reservados.

 

A SSP enviou uma nota ontem a este espaço ratificando o que vem sendo escrito desde o início do mês, quando descobriu que o deputado Augusto Bezerra, usa uma placa (HZZ-3262), em seu veiculo, que é uma verdadeira fria. A assessoria do deputado informou que todos os outros 23 deputados também têm placas frias. Vários deles já enviaram notas negando que usem placas frias.

 

A nota da SSP: “Com referência ao artigo intitulado “E a chapa fria de Augusto?”, esclarecemos que a Portaria nº 029/2007-GAB/SSP/SE, datada de 16 de fevereiro de 2007, publicada em Diário Oficial do Estado, cancelou todas as “placas reservadas“ anteriormente concedidas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e disciplinou o seu uso, em conformidade com o artigo 116, do Código Brasileiro de Trânsito. Hoje, somente as instituições policiais que executem serviços comprovadamente reservados tiveram os seus pedidos atendidos pela SSP e DETRAN”.

 

Continua a nota da SSP: “Expedientes foram direcionados ao DETRAN, Ministério Público, Assembléia Legislativa e Poder Judiciário  enviando a mencionada Portaria, assim os órgãos municipal, estadual e federal de fiscalização de trânsito para apreensão de todas as “placas reservadas” autorizadas antes de fevereiro/2007. Artigo 116 do CBT:  Art. 116. Os veículos de propriedade da União, dos Estados e do Distrito Federal, devidamente registrados e licenciados, somente quando estritamente usados em serviço reservado de caráter policial, poderão usar placas particulares, obedecidos os critérios e limites estabelecidos pela legislação que regulamenta o uso de veículo oficial”.

 

Mais claro do que a nota da SSP impossível. Ou seja, nem a AL, nem qualquer outro órgão que não trabalhe com a atividade policial reservada pode usar as placas frias, ou melhor, como desejam de “segurança”. E o Detran também informou que jamais autorizou a Assembléia a usar placa fria.

 

Cabe ao deputado Augusto Bezerra, o arauto da moralidade em Sergipe se redimir e assumir que está errado ao usar a placa fria. E com certeza, não é só ele, alguns outros deputados, inclusive da bancada da situação devem também cometer essa ilegalidade, mas a presidência da AL, faz ouvido de mercador. E como democrata que é, Augusto Bezerra precisa lembrar que este jornalista está limitando-se a fazer o seu papel de jornalista e torce que ele exerça com dignidade seu mandato parlamentar.

 

Posse do adjunto

O governador Marcelo Déda empossa hoje, 19, pela manhã, como secretário adjunto da Secom, o radialista Francisco Ferreira. Marcelo Déda disse que o novo adjunto vai ajudar do ponto de vista da participação ativa na área radiofônica, com um padrão diferenciado e também na construção de uma política planejada para a radiofonia.

 

Agenda normal

Ontem, 18, o governador voltou a despachar normalmente. No início da noite foi para abertura, no CIC. da primeira edição do Supervendas – Encontro de Negócios dos Atacadistas Distribuidores, Supermercadistas e automação comercial de Sergipe. Depois participou de um jantar com os juízes federais no Palácio de Veraneio.

 

Entrevista de José Fernandes de Lima.

Questionado sobre a entrevista do secretário José Fernandes de Lima, rebatendo as acusações do Sintese, o governador disse que foi boa, já que Lima respondeu ponto a ponto, mostrando que agiu sem temor e com a consciência dos seus atos. Déda voltou a lembrar que a única gratificação que criou foi a pedido do próprio Sintese, a gratificação de interiorização.

 

Acostumado com as “raposas”

Entre os amigos do governador Marcelo Déda que são anti-flamengo, circula a piada de que ele teve uma indisposição na semana passada porque está acostumado a enfrentar as “raposas” de Sergipe e não os tigres. Tudo porque o Flamengo, time que Déda torce tropeçou frente ao time do Tigres, laterna do campeonato carioca.

 

Mudanças começam na SEED

Anotem: as mudanças já começaram na SEED. O esperneio será maior ainda. É só aguardar…

 

Denúncias e cargos

Os deputados Venâncio Fonseca e Augusto Bezerra estão corretos quando pedem apuração rigorosa das denúncias contra a SEED. Eles não têm cargo comissionado no governo. Mas quem tem cargo e ainda participa diretamente da administração da SEED

 

Estudantes pagam o pato

Deu blog no jornalista Adiberto de Souza: “Após ter sido desmentido pelo secretário José Fernandes, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintese) voltou a reafirmar que existe irregularidade na confecção das folhas de pessoal da Secretaria da Educação. A entidade garante que todos os pontos denunciados por ela são verdadeiros. Lastimável é que, enquanto perdurar esse disse-me-disse entre o governo e os professores em greve, mais de 250 mil estudantes vão continuar sem aulas e correndo sérios risco de ter o 1º período letivo afetado. Ora, se existem irregularidades na Educação, que o Sintese as denuncie a quem de direito, se o governo não está pagando o piso salarial corretamente, que os professores recorram à Justiça. O que não pode é o estudante pagar o pato porque, segundo o Sintese, o governo não paga o piso”.

 

Metralhadora em moto

Ontem, 18, por volta das 6h40 um policial militar transitava pela avenida Beira Mar numa moto da PM sem placa e com uma metralhadora presa ao lado, próximo a uma das pernas. O policial não estava fardado e tinha uma mochila nas costas. Suponha-se que o mesmo dormiu em casa com a moto e a metralhadora da SSP. Lá vai os investimentos do governo estadual…

 

PRF multa no lugar errado

Este espaço vem recebendo diversas reclamações de que a Polícia Rodoviária Federal resolveu multar os veículos no trecho entre o posto fiscal da Sefaz ao novo trevo e vice-versa. Muitos motoristas alertam que no trecho sentido Aracaju,  é preciso descer a ladeira do posto freando o veículo para manter a velocidade. Na verdade a PRF deveria ir para os trechos mais perigosos, onde têm acidentes quase que semanalmente e não numa área onde a pista é dupla e o número de acidentes é quase zero. São centenas de multas que não estão contribuindo para melhorar o trânsito. A PRF deveria ir para os trechos mais perigosos. Ninguém entende essa exagerada atenção num trecho que não tem perigo. Será proposital?

 

Professores e bônus por mérito

Deu na FSP, na coluna Painel: “Prêmio. José Serra (PSDB) anunciará na quarta que mais de 70% das escolas da rede paulista cumpriram em 2008 as metas da política de bônus por mérito. Professores e funcionários das escolas que atingiram as metas receberão 2,4 salários a mais até o final do mês. Nas que superaram, o bônus será de 2,9 salários”. Uma boa alternativa para mostrar quem tem compromisso com a qualidade do ensino…

 

Ocupação em hotéis

Segundo dados fornecidos pela própria rede hoteleira de Sergipe a taxa de ocupação da rede hoteleira aumentou em cerca de 10% em 2008 em comparação ao ano de 2007. A metodologia usada é a mesma desde 1993 e outra média que foi divulgada, considerou alguns hotéis com ocupação zero (não enviaram os dados) nos anos anteriores. Logicamente se você computar dados com hotéis com média zero de ocupação cai o percentual. Este crescimento não inclui as casas de parentes e residências alugadas que foram muitas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, principalmente na região da Zona de Expansão, por turistas, principalmente da Bahia.

 

Aniversário de Aracaju, shows e falta de criatividade I

Pisou na bola o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ao ouvir sua assessoria e  não promover um show musical significativo para comemorar o aniversário de 154 anos da cidade. Colocando a culpa na tal crise mundial, Edvaldo disse que não poderia trazer Zeca Pagodinho, como estava previamente combinado, por falta de condições para o pagamento do cachê. Ora, bolas. Se a PMA gastou muito no réveillon e no Projeto Verão, a assessoria do prefeito Edvaldo Nogueira poderia ter aconselhado o comunista a inovar, com shows da terra, que custam  bem menos  e não deixar os aracajuanos a ver navios, sem ter como cantar o ‘parabéns pra você’.

 

Aniversário de Aracaju, shows e falta de criatividade II    

Poderia ter organizado um mega-show com os sergipanos. Poderia repatriar Lula Ribeiro, que vive no Rio de Janeiro; Doca, de Campinas; Marcos Vilane, de São Paulo; Jorge Dissonância, de Minas Gerais, entre outros. Poderia juntar numa só noite monstros locais como Paulo Lobo, Chico Queiroga, Antônio Rogério, Nino Karva, Rubens Lisboa, Irmão, Rogério, Tom Robson, Kleber Melo, Patrícia Polaine, Joésia, Amorosa e muito mais. Isso sem falar nas bandas Naureia, Maria Scombona, Alapada, Reação e mais outro bom bocado. O prefeito errou ao ouvir sua assessoria que não teve criatividade suficiente para dar um aniversário de verdade a Aracaju. Será que o artista local só tem vez se for para abrir ou fechar um show de artista de fora? E onde fica a auto-estima dos aracajuanos? Seria um show barato e nenhum sindicalista iria dizer que o governo gastou rios de dinheiro com um artista de fora, mas não quer reajustar os salários deles.

 

Juiz denúncia perseguição política

O juiz de Direito da Comarca de São Cristóvão, Manoel Costa neto, concedeu entrevista ao Programa Jornal das Seis, da Rádio Atalaia AM, apresentado pelo jornalista Paulo Sousa, e revelou com exclusividade que há um grupo de pessoas no estado tentando o tirar da Comarca de São Cristóvão. Segundo o magistrado, o grupo, que ele preferiu não revelar por enquanto, estaria preparando um abaixo assinado junto à população local, a fim de colher o máximo de assinaturas para convencer o Tribunal de Justiça a transferi-lo de Comarca. “Olha, meu caro Paulo Sousa, na hora certa vamos dizer de quem se trata, estamos apurando, ainda não temos certeza completa, mas você sabe Paulo que em São Cristóvão todos se conhecem e tudo aqui corre muito rápido, então eu estou tranqüilo e aguardo o momento certo pra falar os nomes, até pra não cometer injustiça com ninguém”, disse o juiz.

 

Exposição BRamante

Acontece nesta quinta feira (19) a partir das 19h30 na Galeria Jenner Augusto, o lançamento da exposição BRamante – 40 anos – Pinturas, do artista plástico baiano César Romero. “BRamante é uma exposição que comemora meus 40 anos de pintura. O nome, eu criei como uma síntese do meu pensamento que poderá ser lido de três maneiras: BRamante, amante do Brasil. Bramante é um tecido e através do tecido busco revelar bens culturais de raiz brasileira. Bramante do verbo bramar, ser um bramador da cultura popular e de um propósito, discutir a alma e a essência do povo brasileiro”, explica César Romero. A exposição ficará em cartaz até o dia 17 de abril, na Sociedade Semear, situada à Rua Vila Cristina, 148, bairro São José, na capital, no horário das 09 às 19 horas.

 

MP ajuíza ação contra a Fundação Renascer

A 1ª Promotoria da Infância e da Adolescência do Ministério Público do Estado de Sergipe, através da Dra. Lilian Mendes Carvalho, ajuizou Ação Civil Pública em face da Fundação Renascer do Estado de Sergipe, responsável pela administração da unidade de abrigamento denominada Centro de Estudos e Observação (CEO).A fim de averiguar a situação das crianças e adolescentes abrigadas no Abrigo, a Promotora e técnicos do MPE realizaram visita rotineira à instituição, constatando a existência de condições desfavoráveis ao desenvolvimento saudável dos abrigados. O prédio possui condições sanitárias insalubres, com banheiros imundos, vazamentos, acúmulo de lixo, etc. Além da falta total de estrutura, foram encontrados muitos abrigados dormindo em colchões no chão.

 

Dos pedidos

Em virtude dos fatos constatados, o MPE requer, liminarmente, a interdição do prédio que atualmente abriga o CEO, e a transferência dos abrigados para outro imóvel, que ofereça condições dignas de habitabilidade e desenvolvimento das atividades da entidade. Solicita, também, a fixação de multa a ser aplicada em caso de descumprimento, para ser revertida em favor do Fundo Estadual da Infância e Juventude.A Promotoria requer, ainda, que o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e a Vigilância Sanitária realizem vistoria no local, a fim de avaliar as situações de segurança, estruturais, sanitárias e de ventilação do prédio onde funciona o Abrigo CEO. O objetivo é que sejam apontadas as irregularidades e indicadas as medidas que deverão ser adotadas.

 

CEF deve pagar diferença salarial por desvio de função I

A Caixa Econômica Federal (CEF) deve pagar diferença salarial decorrente de desvio de função a centenas de servidores admitidos em concurso público para o cargo de auxiliar de escritório entre 1981 e 1984 que exerciam as funções de escriturário. Por maioria, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou recurso da CEF e manteve o acórdão do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região que determinou o pagamento das diferenças desde setembro de 1984. No caso em questão, servidores admitidos para a função de auxiliar de escritório requereram reenquadramento no cargo de escriturário e pagamento das diferenças salariais. A ação foi julgada parcialmente procedente e confirmada pelo TRF, que rejeitou o pedido de reenquadramento funcional por prescrição bienal e acolheu o direito à diferença salarial pelo desvio de função.

 

CEF deve pagar diferença salarial por desvio de função II

A CEF recorreu ao STJ alegando que a pretensão às diferenças salariais também estaria prescrita pelo fato de já haver transcorrido mais de dois anos entre a admissão de grande parte dos recorridos e o ajuizamento da ação. Para a defesa, garantir o direito ao pagamento de diferenças salariais é o mesmo que reconhecer o novo enquadramento sob outra denominação, já que a existência de quadro de pessoal organizado em carreira impede a equiparação pretendida. Seguindo o voto do relator, ministro Fernando Gonçalves, a Turma entendeu que a lesão decorrente do não pagamento das diferenças em face de desvio de função é permanente e se renova mês a mês, período em que o termo inicial da prescrição se reinicia. Assim, somente estão prescritas as diferenças salariais anteriores ao biênio que precede o ajuizamento da ação. (STJ).

 

O pipoco do Senado

Para reflexão do leitor artigo de Eliane Cantanhêde, hoje, 19, na FSP: A esta altura José Sarney deve estar bem arrependido de ter voltado a presidir o Senado. Desde sua posse, os escândalos estouram mais do que pipoca em micro-ondas e nem ele e a também senadora Roseana escapam. É a pendenga PT-PMDB. Ainda bem! Depois do castelo horroroso que assombrou a Câmara (e o país), o foco se desviou para o Senado. Casarão não declarado do diretor-geral, horas “extras” sem horas “ordinárias” em pleno janeiro, mês de recesso, o “nepotismo terceirizado” para empregar a parentada sem concurso, apartamento funcional de graça para filhos de diretores. E mais: seguranças do Senado protegendo propriedades de Sarney no Maranhão, o que já seria esquisito, mas fica pior porque o domicílio eleitoral dele é outro: o Amapá. E passagens da cota parlamentar desviadas para amigos de Roseana passarem fins de semana em Brasília. O que, aliás, parece ser prática corriqueira na Casa.

 

181 diretores para 81 senadores

A lista continua, e a última a pipocar foi do ex-adversário de Sarney na disputa pela presidência, o senador Tião Viana, que emprestou o celular do Senado para a filha usar em viagem ao México. Uma economia e tanto para a família. E quem paga a conta é… você. É pipoca demais para pouco filme, e Sarney anunciou uma pausa para os comerciais: mandou afastar todos os 181 diretores do Senado, para uma espécie de reforma administrativa interna. Epa, peraí! 181 diretores?! Para 81 senadores?!Antes de qualquer reforma, o Senado precisa responder ao contribuinte pelo menos três perguntinhas básicas: 1) o que cada um dos 181 faz e qual a importância do seu cargo? 2) quantos são concursados e estão tecnicamente habilitados para a função? 3) o “QI” -quem indicou- um por um. O Senado está mais ou menos como a Faixa de Gaza sob bombardeio, uns sofrendo na pele, outros sofrendo na alma. Mas a guerra mal começou. E a Câmara que se cuide!

 

TJ exonera 69 parentes de magistrados

Deu na FSP: O Tribunal de Justiça do Espírito Santo exonerou 69 servidores em cargos comissionados que tinham relação de parentesco de até terceiro grau com magistrados no Estado. As exonerações ocorreram nos meses subsequentes à Operação Naufrágio, da Polícia Federal, que prendeu, em dezembro, três desembargadores por suspeita de venda de sentenças e nepotismo. Ao todo, foram identificados 69 funcionários em cargos comissionados que eram parentes de juízes e desembargadores em todo o Poder Judiciário. Os exonerados já voltaram para seus cargos de origem -para os quais foram aprovados em concursos públicos.As dispensas dos comissionados fazem parte de um pacote de medidas administrativas adotadas depois da operação da PF.O TJ abriu procedimentos administrativos contra três desembargadores e dois juízes investigados pela operação, que podem sofrer sanções que variam desde advertência até aposentadoria compulsória.

 

DO LEITOR

 

Reclamação contra hospital Renascença

Da leitora Monica: “Na última segunda-feira, por volta das 18hs, levei meu irmão ao Hospital Renascença, com sintomas de dengue e simplesmente ele só foi sair de lá por volta das 22hs. A médica faz a sua consulta e depois encaminha o doente para o posto para ser aplicada a medicação. Mais só tinha 3 auxiliares de enfermagens que não estavam dando conta  de tanta gente e sem contar que estavam trocando as fichas dos pacientes. Teve um que passou mal por conta de medicação errada, o homem começou a revirar os olhos e a ficar roxo. Quem viu esta cena foi embora sem tomar a medicação pois ficaram com medo. Faço este alerta para que os proprietários da Renascença tome as devidas providencias. Pois se não tiver providencias quem precisar de algum hospital favor não ir para a Renascença”.

 

Política educacional I

Comentário de Adalberto Mendes Neto: A discussão deveria ser  sobre política educacional que muitos não querem discutir, pois envolve  perder  mordomias, cargos burocráticos , espaço político ou estão por fora do assunto. Educação boa se faz com bons salários. Mas não se consegue melhor salários de professores enquanto as secretarias de educação forem tratadas como o lugar de qualquer pessoa, por que apoiou este ou aquele grupo. Mas por meio de políticas educacionais coerentes politicamente, de planejamentos que envolvem a melhoria de todo sistema educacional sergipano , a profissão e a carreira”  

 

Política educacional II

Continua Adalberto Mendes Neto: “Eu creio que as condições da nossa história atual, com Marcelo Déda, permitem ver que outra realidade é possível, esta realidade é  boa para maior parte da sociedade e nesse sentido sou otimista, sou pessimista quanto ao que continua acontecendo em alguns setores da educação, otimista ao  que podemos chegar e mudar. A questão realmente não é somente a reforma do prédio Escola, mas a mudança de visão, de atitude, seja ela política, técnica em toda estrutura da SEED. Agora quem implementa mudança são pessoas comprometidas com o projeto político”.

 

Resposta do sargento Vieira

Resposta do 2º sargento Vieira, atual Gestor da Associação Beneficente dos Servidores Militares, antiga Caixa Beneficente do pessoal da Policia Militar a e-mail de um servidor da Prefeitura de Socorro publicado ontem: Que nunca fui chefe de segurança em local algum e quanto menos do ex-vereador e atual prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique. O que sou com muito orgulho, é amigo pessoal do citado político em ascensão. Informo ainda, como representante de classe, que não posso me furtar da responsabilidade de buscar melhorias para os servidores militares, independentemente de agradar ou não o Governo. Se o leitor acima acha que a postura de perseguição contra qualquer que seja, é justo, penso que tal conduta é totalmente equivocada, quanto menos do Governo das mudanças. Com relação à gratificação de 125% como o leitor acha que recebo, que o mesmo está mais uma vez equivocado, pois mediante ofício 02/2007, datado de 23 de julho de 2007, quando ainda 3º SGT, solicitei mediante o presente expediente ao Exmo. Sr, comandante da Guarda dos Palácios do Governo, a minha devolução imediata, por motivo de fórum íntimo, para as fileiras da PM/SE, que foi atendido e publicado em BGO nº 026 de 13 de fevereiro de 2008, página 888, com a classificação na CCSv, deixando claro que tal acusação leviana e irresponsável não pode se perpetuada como verdade”.

 

Realidade dos servidores militares

O 2º sargento Vieira informou ainda que será veiculado de 16/03/2009 a 20/03/2009 na TV Atalaia, um vídeo que mostrará a dura realidade dos servidores militares estaduais de Sergipe, com 07 apresentações: sendo 02 (duas) inserções no Jornal do Estado 1ª e 2ª edição do dia 16 (segunda); 01 (uma) inserção no Jornal do Estado 1ª edição no dia 17/03 (terça); 02 (duas) inserções no Jornal do Estado 1ª e 2ª edição no dia 18/03 (quarta); 01 (uma) inserção no Jornal do Estado 1ª edição dia 19/03 (quinta) e 01 (uma) inserção no Jornal do Estado 2ª edição no dia 20 (sexta).

 

Comentário sobre Xingó I

E-mail de Irma Karla F. Barbosa, Presidente do SINGTUR/SE e Diretora de comunicação da FENAGTUR: “Ao leitor que registrou seu protesto sobre Xingó: Primeiramente, O Cânion de Xingó é o destino turístico mais vendido do Estado, sendo assim, é normal que os preços sofram um pouco de alteração, fator que ocorre que qualquer destino turístico do Brasil. Segundo, não existe somente o Xingó Parque Hotel na região, existem outros meios de hospedagem com preços mais módicos. E normalmente quando estamos em qualquer hotel do País e necessitamos que se faça limpeza no apto, é necessário colocar a papeleta que indica de um lado que não quer ser importunado e do outro que quer a limpeza do quarto. E quanto ao preço por pessoa cobrado no almoço, é importante ressaltar que este valor é para almoço buffet, onde se pode repetir quantas vezes quiser, diferentemente do turista pagar este mesmo valor  em uma refeição em qualquer outro restaurante e não poder repetir pois, a comida vem em proporções reduzidas, às vezes mal dá para duas pessoas. Sem falar que não

há a espera de quando é a La Carte que vai ter a espera para a comida ficar pronta.  Terceiro, o valor do catamarã de R$ 40,00, não está caro se levarmos em consideração que são  03 horas de passeio. Bem diferente em outras cidades turísticas, que como exemplo cito, o passeio do Macuco Safári (Foz do Iguaçu) que são apenas 25 minutos de passeio de barco até as cataratas do Brasil fazendo divisa com a Argentina, por R$ 169,00. E as cidades de Fortaleza e Natal, o que dizer dos valores dos seus passeios?”

 

Comentário sobre Xingó II

Continua Irma Karla: “Quanto ao valor das pilhas…..tenho que lhe lembrar que o senhor está no sertão, portanto se não quer pagar o preço do produto, comprasse antes de pegar estrada em algum supermercado da capital sergipana, como fazemos com nossos turistas, quando os mesmos falam que precisam deste produto. Como falei….Xingó é um destino hoje, nacionalmente conhecido e por que não dizer internacionalmente, pois já levei um grupo de 17 americanos para lá, fora os que viajam sozinhos. Quanto ao passeio da Trilha do Cangaço, é um passeio fabuloso, uma oportunidade de conhecer de perto a fauna e flora da região da caatinga, sem esquecer de toda história que o Cangaço representa para o Nordeste. A estrada talvez seja o único fato que eu concorde com o senhor. Realmente está uma beleza…..como o senhor mesmo disse….”um tapete”. Com relação ao passeio da Hidroelétrica, que a quinta pessoa tinha que ser o Guia…… aproveito para lhe informar que o profissional GUIA DE TURISMO, é reconhecido por Lei federal nº 8.623/93, sendo assim necessário à presença dele em qualquer passeio turístico. E ainda vale informar que, a CHESF treina estes profissionais, por isso a exigência que para ter acesso a Hidroelétrica, somente com o acompanhamento deles”.

 

Comentário sobre Xingó III

Conclui Irma: “E para terminar, se o senhor tivesse o acompanhamento de um Profissional Guia de Turismo iria obter as informações necessárias, sem ficar estressado. Pois a função do Guia de Turismo vai além do simples acompanhamento, por que, ele como todo profissional deve ter aptidões inatas e identificação com a área que se propõe a trabalhar, buscando aperfeiçoar-se ao longo do seu exercício profissional. O Guia de Turismo deve desenvolver algumas habilidades que são inerentes a sua função, como: criatividade, comunicabilidade, conhecimento da realidade, iniciativa, ética profissional, disciplina, responsabilidade, liderança, paciência, gentileza, decisão, pontualidade, determinação, otimismo, dentre outras,  que se tornam companheiras inseparáveis desse profissional.Agora, o senhor tem todo o direito de não gostar, mas o que o senhor não pode é desfazer do destino ou passeio, por puramente uma opinião pessoal e não ter procurado as informações necessárias antes. Só no mês de janeiro, Xingó teve em média de 18 mil visitantes, portanto o senhor é apenas 01 no meio de todo esse público que visitou a região.Mas, vai aqui uma sugestão para o senhor e toda sociedade sergipana, ao planejar sua viagem, fuja das propagandas enganosas e da clandestinidade.  Da mesma forma que se deve evitar o automedicamento e procurar um médico, também para se fazer uma viagem é necessário procurar o profissional capacitado, que deve ser consultado para orientar, sugerir e elaborar o roteiro, evitando perda de tempo e outros possíveis dissabores.  Vale lembrar que, quando se compra um pacote de uma excursão ou passeio turístico, está previsto a presença do Guia de Turismo, e se ele não está presente, o cliente está sendo lesado.  Por isso, não se deixe enganar, para sua segurança, exija profissionais Guias de Turismo credenciados, bem como, empresas e equipamentos cadastrados no Ministério do Turismo”.

 

Frase do Dia

“A medida fundamental de um homem não é como ele se posiciona em momentos de conforto e conveniência, mas como ele se posiciona em tempos de desafio e controvérsia.” Martin Luther King, Jr.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais