PM: semana decisiva

Apesar de diversas criticas de policiais militares que são leitores deste espaço, este jornalista não vai mudar a sua linha de raciocínio para que se chegue a um denominador comum no impasse entre a PM e o Governo do Estado. Aliás, quem acompanha este espaço sabe que há muito tempo, antes de aumentar a radicalização, este jornalista pede diálogo e bom senso para se chegar a um acordo. É só pesquisar as colunas anteriores, como a de 30 de março deste ano com o título “Déda, PM e a negociação salarial”.

 

Está claro que nestes dois últimos meses o vácuo entre os policiais militares e o governo aumentou por conta da falta de diálogo e das diversas fofocas plantadas por alguns que desejam que o impasse pegue fogo, literalmente. Hoje, as lideranças do movimento perderam as rédeas da situação e, devem se preocupar com o caminho que pode seguir sem retorno e o pior: sem rumo nenhum. Ninguém é contra melhorias salariais para a PM. Neste este jornalista nem os outros colegas que manifestaram nos últimos dias preocupação escrevendo suas opiniões. Talvez, alguns policiais não entendam que o papel da imprensa neste momento não é acirrar os ânimos, mas de ajudar na tentativa de encontrar uma solução para todos.

 

Desde a semana passada uma luz surgiu ao final do túnel com o aval dado pelo governador ao coronel Pedroso. E fica uma pergunta ao governador: Qual o motivo que este aval não foi dado anteriormente? Se hoje existe radicalização por parte da maioria dos policiais militares, é preciso deixar claro que o governador também, não se sabe por ouvir as pessoas erradas, também radicalizou em diversos momentos, quando poderia ter aberto o diálogo franco e aberto.

 

Nos artigos escritos há algum tempo este jornalista pediu que o governador ouvisse seu conselho político principalmente lideranças políticas experientes, como o senador Valadares e o deputado Jackson Barreto. Com o aval do governador, essas duas lideranças, no último sábado tiveram uma reunião com as lideranças da PM. É uma sinalização importante, porque o clima chegou no limite máximo com a greve branca e a falta de polícia nas ruas.

 

Chegou-se ao limite. O governador nos últimos dias deu várias sinalizações. Espera-se que o problema seja resolvido com prudência e bom senso. Neste processo todo está claro que os dois lados erraram. O governador porque mostrou intransigência no início, quando deveria abrir todos os canais. Alguns policiais militares radicalizaram com discursos duros que mexeram não apenas com o governador, mas com o cidadão Marcelo Déda. Esta semana será decisiva. As conversas avançaram e todos torcem para que o impasse acabe e a PM possa conquistar novas vitórias.

 

Policiais nas ruas

Ontem, 14, na assembléia geral da polícia militar ficou decidido que eles retornam as ruas a partir desta segunda-feira. Hoje tem uma solenidade de formatura no Cepaf  e o coronel Pedroso deve falar sobre o assunto. Na assembleia os PM  entenderam que a necessidade da sociedade esta acima da lei, e assim retornarão as atividades normais. Também estão levando em consideração a decisão do governador em não enviar o projeto de aumento salarial para a AL enquanto o coronel pedroso não enviar a proposta feita pelo comando atual. O aumento da criminalidade nos últimos dias também foi levado em conta.

 

Pedroso não pode aceitar interferências

O blog vem recebendo diversos e-mails de policiais militares afirmando que o coronel Pedroso tem boa intenção e conta com o aval do governador, mas a interferência do coronel Yunes na administração é evidente, fazendo um comando paralelo. Se for verdade isto é ruim. É preciso que o coronel Pedroso não aceite essa possível interferência e denuncie se for verdade. Se Pedroso cair, Marcelo Déda colocará um homem do exército brasileiro à frente da PM.

 

Idéia de Jerico

Por falar em comando. De quem foi a idéia de colocar os carros da PM em pontos estratégicos de Aracaju, sem ter os policiais militares nos referidos locais? Uma idéia de “Jerico”, com todo respeito. Fez lembrar no governo Albano Franco quando um secretário resolveu colocar veículos estacionados em alguns locais. Grande parte dos veículos quebrados. Segurança não se faz desta forma…

 

Apoio ao coronel Pedroso

Os policiais militares também acharam importante a participação efetiva de Valadares e Jackson Barreto no processo de negociação e reafirmaram o total apoio ao coronel Pedroso no processo de negociação. Os policiais esperam que o coronel Pedroso encaminhe a proposta salarial para o governador ainda no inÍcio desta semana, e já antecipam que na sexta feira, 19, haverá assembleia geral com os PMs e BMs para avaliarem a evolução das negociações.

 

Sobre a Polícia Civil

Quanto a polícia civil todos os PMs do Estado de Sergipe acreditam na disposição dos nobres policiais de continuarem a contribuir com o governador do estado, consequentemente com a população sergipana, desta vez com a efetiva permanência em suas delegacias, missão constitucional da PC, e que se dediquem com o mesmo afinco na elucidação dos crimes e ao atendimento ao cidadão que procura uma delegacia, para que situações como a de Carmópolis não mais ocorra em nosso estado.

 

O amor está no ar

Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 15: “Um clima romântico cercou a visita de Lula a Aracaju (SE) na última sexta. O Dia dos Namorados ocupou todos os discursos. O governador Marcelo Déda (PT) saudou a mulher, Eliane Aquino, logo depois do presidente: -Só citei o presidente primeiro porque é o número um na política, mas Eliane é a número um no meu coração. Depois, o próprio Déda puxou um coro de “beija, beija” para que o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PC do B), beijasse a namorada no palanque, no que foi prontamente atendido. Por fim, foi a vez de Lula discursar: -Vou voltar para casa logo para não apanhar de pau de macarrão da dona Marisa, por ter viajado no Dia dos Namorados -, encerrou o presidente”. Detalhe: no final de semana este blog publicou as fotos dos três beijos.

 

Adesivos

O blog agradece aos leitores que enviaram e-mails pedindo o adesivo em comemoração ao aniversário de três anos. Todos já começaram a receber seus adesivos nos endereços solicitados. Quem desejar o adesivo é só enviar e-mail com endereço que receberá em sua residência: claudionunes@infonet.com.br

 

Mais um órfão

Pelas declarações do prefeito de Itabaiana, Luciano Bispo (PMDB), está claro que ele procura uma maneira de se aproximar do atual governo impondo seu jeito de fazer política, bastante conhecido da classe política sergipana. Luciano é doido para ser governo e para isso, sua assessoria em Itabaiana tanta passar nos bastidores que Marcelo Déda está brigado com a ex-prefeita Maria Mendonça.

 

Conhece todos os palanques

Mas ao mesmo tempo Marcelo Déda sabe que Luciano Bispo conhece bem todos os palanques e a depender da conveniência política ele transita com desenvoltura entre todos os políticos. Quando Luciano critica algum secretário de Estado está apenas dando o recado de um grupo que está insatisfeito com os recentes acontecimentos principalmente os alvistas que tentaram se aproximar do governo, mas deram “com burros n`água”.

 

Saúde um caos em Itabaiana

O que o prefeito devia explicar e não explica é a denúncia feita pelo radialista Edivanildo Santana, sobre a orgia publicitária em poucos meses de governo. Ele diz que tem poucos recursos mais gastou dinheiro com vários anúncios. Como perguntou o radialista: “Diante de tal realidade não é demais perguntar; de onde vem o dinheiro para bancar esta orgia publicitária? Como ficam fornecedores e prestadores de serviços ao município que começam a acumular créditos e já manifestam desconforto com a falta de pagamento? Enquanto os outdoors e as televisões caramente remuneradas impõem aos sergipanos as imagens utópicas de uma Itabaiana inventada por cabeças cujas verdadeiras intenções são desconhecidas, e emissoras de rádio transmitem spots com mensagens que escondem a realidade de um município que se submeteu a um passado nada agradável, a população reclama a falta de unidades de saúde com médicos e remédios suficientes para atender a demanda de pacientes reprimida pela falta de prioridade ou compromisso de quem na campanha eleitoral de 2008 foi às ruas dizer que se reciclou e que merecia uma chance para cuidar da cidade”.

 

Procissões de Santo Antônio

No último sábado, 13, o governador Marcelo Déda prestigiou uma das mais tradicionais manifestações do período junino no Estado de Sergipe. Acompanhado de secretários de Estado, integrantes da administração estadual e correligionários, ele participou das tradicionais procissões em louvor a Santo Antônio na cidade de Itabaiana, a 46 km da capital, e em Aracaju, onde o cortejo percorreu as ruas do bairro mais antigo da cidade, que leva o nome do primeiro santo do ciclo junino, antecedendo São João e São Pedro.

 

Itabaiana

Em Itabaiana, o governador cumprimentou os fiéis, o pároco da cidade, padre Almi Menezes, o prefeito Luciano Bispo, dentre outras autoridades, e acompanhou o cortejo, que é o evento mais importante do calendário religioso da cidade, ao lado do senador Valadares e da ex-prefeita Maria Mendonça. “Esta é sempre uma festa belíssima, marcada pela religiosidade do povo de Itabaiana e de todo o agreste. Santo Antônio é um dos mais populares dentre os santos cultuados no Brasil e o mês de junho é propício para as festas religiosas porque é uma forma da população agradecer a Deus pela chegada do inverno e pelas primeiras safras”, contextualizou o governador, relacionando as festividades à vocação agrícola da região.

 

Festa do Caminhoneiro

O governador também fez menção à tradicional Festa do Caminhoneiro, realizada há 43 anos durante as comemorações a Santo Antônio, que atrai milhares de visitantes e expositores do segmento rodoviário, incluindo montadoras de todo o país. “Itabaiana aproveita este momento para realizar um grande evento festivo, com programação artística e vocação comercial. A cidade possui uma tradição muito forte na área de transportes rodoviários e possui uma população muito grande de caminhoneiros que percorrem todo o Brasil. Aqui são realizados muitos negócios que expandem as atividades econômicas na região”, disse. “Por isso, fazemos questão de participar desse momento para homenagear a comunidade católica e também para estimular a vida social e econômica da cidade de Itabaiana”, completou.

 

DO LEITOR

 

Carros particulares

E-mail recebido: “Assistindo toda essa polemica sobre as carteiras de motoristas vencidas dos PMs, ontem sábado (13/06/2009), as 22:55h. na subida da ponte da coroa do meio, tinha um carro da policia estacionado no canteiro como de costume, e  chegaram 04 carros particulares também em cima do canteiro, quando os motoristas desceram eram policiais militares da RP fizeram uma roda e ficaram conversando e sorrindo. Essas carteiras vencidas só valem para não dirigir o carro da policia e o carro particular pode?”

 

Sobre o Confiança

Do leitor Nairson A. Machado: “Uuuufa! Ufa! Ufa!. Como demorou. Melhor que vitória contra o rival. Cai o homem poderoso no plantel do Confiança, ultimamente “O Grande Bola Mucha” foi competente enganou muita gente só com a experiência. Até a Diretoria tão experiente abriu mão das suas prerrogativas e conferiu ao jogador e seu grupo demitir Técnico indicar outro para ser contratado tal era o poder. Os liderados em apoio ao grande chefe vão aparecer lentamente com suas atitudes. Que o Técnico Roberto Cavalo fique atento.Valdson, boa sorte”.

 

Praça do Rosa Elze totalmente abandonada

Da leitora Gildete: “Prezado Cláudio, Pela primeira vez utilizo este espaço para chamar a atenção do prefeito e do Ministério Público de São Cristóvão em relação a  praça do Rosa Elze. Que é o único espaço de lazer que temos. A citada praça tem um quiosque com o  nome  de Armandu”s lanches que está usando indevidamente a calçada para colocar mesas e cadeiras, além de permitir que carros com som alto toque até altas horas da madrugada em cima da praça, peço ao MP que investigue se o alvará desse quiosque é para vender lanche ou se é para a vender  bebidas alcoólicas.   Cláudio gostaria de saber se em São Cristóvão é permitido vender bebidas alcoólicas em espaços públicos. Outros problemas como cavalos amarrados nas árvores,e vários grupos de bêbados acampados fazem parte do cotidiano da nossa  praça. Hoje domingo por exemplo até as 19 h não consegui fazer minhas caminhadas recomendadas pelo meu médico, pois vários carros e mesas com pessoas aparentemente em bebedeiras no citado quiosque impediam a passagem dos pedestres. Com a palavra o Ministério Público”.

 

Relato de um policial militar

E-mail de um policial militar devidamente identificado: “Depois de ler, ouvir, assistir a inúmeras matérias, comentários e entrevistas sobre a polícia militar, o movimento das associações e o anuncio do aumento salarial, resolvi externar o meu descontentamento. primeiro: gostaria de saber desde quando qualquer pessoa sendo professor, jornalista, desempregado, funcionário da saúde, comerciante, promotor de justiça, advogado, político etc tem bagagem moral e intelectual para falar de segurança pública e da instituição centenária da policia militar? quando fizeram curso técnico, especialização ou bacharelado em segurança pública?! Por que, acredito que para falarmos sobre qualquer assunto devemos ter o menor entendimento. muitos nunca realizaram nenhum curso na área de segurança pública, desconhecem totalmente o serviço, a missão que a polícia militar do estado de Sergipe desempenha, não sabem de forma alguma ou se fazem de burros para não compreenderem que enquanto eles vão para festas e eventos como o forró caju que se aproxima, nós, militares, nos esforçamos para garantir a tranquilidade e segurança, sacrificando nossas horas de lazer e descanso com a família! busquem conhecer na raiz o serviço desempenhado pelos nobres polícias militares para depois pensarem, mas refletirem mesmo se podem tecer qualquer tipo de comentário sobre se um policial militar deve ou não ganhar bem!! Senhores jornalistas partidários, por favor se não têm nada a acrescentarem nessa discussão sobre o movimento dos militares, escrevam somente sobre outro assunto como educação, economia, saúde, festejos juninos e previsão do tempo. assuntos que os senhores também terão público, leitores, espectadores… a u d i ê n c i a ! Segundo: peço aos meus nobres companheiros de farda que abram os olhos em relação a esses políticos de plantão porque estes não merecem nossa atenção! não sejamos pueris, infantis, crianças tolas em acreditar em discursos utópicos!!! eles tiveram a oportunidade quando foram situação e nunca discursaram a nosso favor por que então esse repentino apoio?! estamos errando quando damos voz a esses parasitas politícos.  Digam a Augusto Bezerra, Mendonça Prado e Venâncio Fonseca que até agrademos pelo apoio repentino mas dispensamos qualquer manifestação deles em solidariedade ao movimento, pois foram os mesmos que muitas vezes entregavam o chicote e a chibata para o ex-governador para nos açoitar!senhores coronéis, honrem as estrelas que carregam nos ombros. os senhores não chegaram ao posto de coronel por favores e essas estrelas tão pouco caíram do céu. então por que se dobram, curvam-se, ajoelham-se,… e até mendigam por um cargo em comissão, celular e veículo a disposição temporariamente?! lembrem-se que nada disso e nem todo o salário que recebem hoje levarão para a reserva! os senhores preferem serem lembrados historicamente por toda a tropa da pmse como aqueles que lutaram por nossos direitos legítimos ou esquecidos pelo tempo porque passaram pela instituição e nada fizeram!? larguem a política e lembrem-se da polícia.terceiro: recado para o excelentíssimo senhor governador do estado até 2010. aproxime-se de pessoas sérias, assessores competentes e que estão dispostos a doarem o sangue pelo estado como nós pm´s. afaste-se de pessoas que só querem o benefício próprio, o lucro, a auto-promoção, que só querem se aproveitar do momento. mudam de partido como se troca de roupa. não realize discursos arrogantes, autoritários, intransigentes, frios, decorados e repetivos (não seja a mesmice). vossa excelência teve o apoio maciço dos militares em 2006 e agora quer dar as costas?! e se vossa excelência quer legalidade, terá legalidade! militares sem curso de emergência na maioria ou quase totalidade não dirigirão viaturas mas irão para as ruas realizarem o policiamento tradicional a pé; militares em delegacias  e presídios retornarão as cias e bpm´s para desempenharem a missão que o artigo 144, da CF prevê. viatura, motocicleta, helicóptero por si sós não resolvem a criminalidade se vossa excelência não tiver uma tropa motivada. e a questão não é somente s a l a r i a l, deixo aqui bem claro. passa pela carga horária, ingresso à instituição, lei de organização básica, regimento disciplinar, horas extras, promoções, cursos de atualização. se não mudar as práticas políticas, vossa excelência pode fazer um revezamento com todos os coronéis no comando que não resolverá, pode até trazer um coronel de fora que isso só irá piorar a situação. é preciso investir no homem, na tropa, na verdadeira v a l o r i z a ç ã o! quarto: recado para os policiais civis. nada mais justo que vocês agora retribuam a ação da pmse, cobrindo o policiamento ilegalmente. porém, há uma diferença enorme! quando cobrimos os senhores nas inúmeras e incontadas manifestações e greves que realizaram, nós não tivemos antes, durante e nem depois, nenhum aumento digno e significativo como os senhores tiveram! então, deve ser por isso que somos diferentes de vocês (há um abismo) e é por esse detalhe que os senhores estão retribuindo hoje o favor que o governador fez pelo “árduo” trabalho que devem desempenhar para a sociedade! e será que a sociedade já percebeu essa diferença na qualidade dos seus serviços!? pois são eles que julgam nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!!! soldado esclarecido. Policial militar por opção e amor. levo a defesa da sociedade como missão e tenho deus como meu patrão!!!”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

Frase do Dia

“Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade… Da mesma forma pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida”. Charles Chaplin.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais