João, governo, vitórias e derrotas

 

 

Desde que ingressou na vida pública, como prefeito biônico de Aracaju em 1974, o engenheiro João Alves Filho vem tendo papel importante nas eleições estaduais em Sergipe. João foi governador em 1983, 1990 e 2002. Perdeu duas vezes: em 1998, para Albano Franco e em 2006, para o atual governador, Marcelo Déda. São 3 vitórias e 2 derrotas. João nunca disputou um cargo legislativo.

 

São 36 anos de carreira política, onde João Alves Filho sempre esteve entre as principais lideranças políticas de Sergipe. Este ano João Alves completa 69 anos e demonstra que não pretende trocar uma vitória quase certa para uma das duas vagas ao Senado Federal por uma disputa acirrada para o governo estadual.

 

E como incentivo para disputar o governo estadual João Alves Filho tem como principal combustível o atual governo e seus aliados e neo-aliados que batem cabeça, não só politicamente, mas administrativamente. A morosidade de muitas obras do atual governo não seria a mesma no governo João Alves. A ponte Aracaju/Itaporanga, já teve prazo de conclusão de todos os jeitos e, até que enfim, deve ser inaugurada nos próximos meses. Sem falar na desastrosa reforma da rodovia Barra/Atalaia Nova.

 

Aliado aos tropeços políticos do atual governo João Alves Filho conta ainda com um exercito surdo e mudo de alvistas que estão em centenas de cargos comissionados no atual governo. Déda, que me 2006, que desfrutou dos votos dos chamados “melancias” (verde por fora e vermelho por dentro) terá que aceitar em 2010 a rejeição dos “kiwis” (marrom por fora e verde por dentro), dos comissionados do seu governo.

 

O discurso de governabilidade do governador se confundiu com o discurso republicano, que deixou de lado as lideranças e seus eleitores para compor de todas as formas e de todos os jeitos. O discurso republicano só é válido quando não há perseguição, mas os verdadeiros aliados são tratados com merecimento devido.

 

O discurso de Déda em 2006, de um projeto novo e de mudança não vale mais. Déda não representa mais o novo e muitas, das várias promessas, ainda não saíram do papel.  Por isso João Alves parte para a sexta disputa governamental com reais chances de vitória. O eleitorado terá que escolher entre Marcelo Déda e João Alves Filho, sabendo que os dois projetos se confundem e que a mudança de verdade ainda está muito longe de se tornar realidade.

 

 

Ninguém é insubstituível

E o atual governo peca em tentar passar a imagem que deixou alguns alvistas em cargos importantes porque “são técnicos capacitados”. Então não tem nas hostes aliadas “técnicos capacitados?”. Além disso, é preciso lembrar que ninguém é insubstituível, nenhuma tarefa é difícil para que apenas uma pessoa tenha capacidade de realizá-la. Muito menos no serviço público.

 

De volta

Este jornalista agradece aos amigos e leitores que ficaram preocupados por conta das últimas duas semanas sem escrever para recuperação da saúde. O blog retorna com força e determinação e os e-mails recebidos nas últimas duas semanas serão respondidos e publicados, conforme as solicitações. Saúde e paz para todos.

 

Cargos públicos

Quem acompanha os jornais locais percebeu nos últimos dias deputados insatisfeitos com o governador por conta de exoneração de seus pupilos. Primeiro foi Garibalde por conta das exonerações no DER e mais recentemente Susana Azevedo devido a exoneração de um cunhado na Fundação Parreira Hortas. Pelo jeito o atual governo não mudou a forma de relacionamento com o legislativo: é toma lá da cá. Num país sério isto tem outro nome.

 

Haiti, EUA e Brasil I

No período de repouso este jornalista recebeu e-mails de leitores para analisar a tragédia do Haiti no campo político. O certo é que em meio a comoção da tragédia muita gente, inclusive a maioria da imprensa, não divulga o que está ocorrendo na área política. Este jornalista expressa sua solidariedade ao povo haitiano e as famílias espalhadas pelo mundo que enviaram seus filhos para aquele país a fim de reconstruir, junto com seu povo, um Haiti explorado durante séculos por nações que hoje se dizem “primeiro mundo”.

 

Haiti, EUA e Brasil II

Porém é preciso que todos reflitam dois temas: a capacidade real dos Estados Unidos de promover a paz no mundo e o comando de faz de contas das forças armadas brasileiras no  Haiti. Os Estados  Unidos com seus exércitos espalhados pelo mundo em guerras por conquistas de territórios, em busca de poder e riquezas, sob o pseudo argumento de combater o terrorismo, gasta milhões de dólares em armas, deixando um rastro de mortes de seres humanos por onde passa.  Deve-se recordar que o genocídio promovido pelos americanos iniciou-se com os povos nativos de seu território, passando pelo Vietnã e, chegando nos dias de hoje ao Afeganistão e a  Bagdá.Mesmo com esse histórico e com tantas guerras sendo travadas, consegue enviar cerca de 10 mil militares para ajudar ao Haiti devastado por terremotos.  Esse Obama sim, é merecedor do prêmio Nobel da paz, e não o belicista que elimina o povo afegão e iraquiano.

 

Haiti, EUA e Brasil III

Já o nosso  Brasil, (liderado por um metalúrgico, conhecido internacionalmente como “o cara”) um país pacifista por natureza, determinado pela ONU, comanda a força militar, formada por diversos países, responsável pela estabilização do Haiti. O efetivo autorizado para o contingente militar é de 6.700 homens, oriundos dos seguintes países contribuintes: Argentina, Benin, Bolívia, Brasil, Canadá, Chade, Chile, Croácia, França, Jordânia, Nepal, Paraguai, Peru, Portugal, Turquia e Uruguai, todavia esse efetivo atualmente é de pouco mais de 7.000 militares, reforçados por cerca de dois mil agentes policiais, (dentre os quais policiais militares brasileiros) de cerca de 40 países. o efetivo brasileiro nunca passou a casa dos 2.000 militares.

Como um país responsável pelas forças de estabilização não possui o controle do trafego aéreo? Como que, para levar ajuda humanitária, necessita pedir “permissão” aos Estados Unidos para aterrissarem seus aviões em solo haitiano? o Haiti é aqui? O Haiti é aqui!

 

Fábrica de calçados em Sergipe

Deu no jornal O Globo do último sábado, na coluna Negócios e Cia, de Flávia Oliveira: A West Coast, fabricante gaúcha de calçados masculinos, se prepara para ampliar a produção em 30% este ano. A base para o crescimento é a nova fábrica, que começa a operar em março em Sergipe, e vai gerar mais de cem empregos diretos. “A linha de produção do Nordeste será dedicada ao mercado local, tamanha a demanda na região e no Norte do país”, diz Rafael Shefer, gestor de mercado da empresa.

 

Crescimento puxado pelo Nordeste

O investimento vem arrematar a aposta em expansão de produção e diversificação de portfólio feita no ano passado, como estratégia para driblar os efeitos da crise financeira no setor. E funcionou, afirma ele. A West Coast fechou 2009 com o crescimento de 14%, batendo os 2,5 milhões de pares fabricados. “Fizemos coleções maiores e ampliamos o leque de opções e preços nas duas pontas, mirando as classes A e C”, conta o executivo. Para isso, foi aberta mais uma linha de produção no RS e o 80 funcionários foram contratados. Com a demanda crescente desde julho, a meta para este ano é um crescimento de 22%.

 

 

Candidatura no sertão

O ex-prefeito de Nossa Senhora da Glória e atual presidente da Câmara de Vereadores, Jairo Santana (PT do B), reuniu-se com várias lideranças do alto sertão sergipano na última quarta-feira e ficou definido que sairá como candidato a deputado estadual nestas eleições. “Este será o momento do povo sertanejo ter um representante na Assembléia Legislativa, o eleitorado está cansado de candidaturas forasteiras, as quais só vão buscar o voto e somem por quatro anos”, declarou o ex-prefeito.

 

Lançamento

Os escritores sergipanos Manoel Alves de Souza e Eufrásio Moreira Feitosa convidam a sociedade sergipana para o lançamento dos seus livros, respectivamente “Porto da Folha, fragmentos da história e esboços biográficos” e “Histórias e Memórias, Porto da Folha e sua gente”, que acontece amanhã, 26, às 18h30 na Sociedade Semear. Os dois livros buscam retratar a história do município de Porto da Folha, localizado no sertão sergipano, desde a origem até os dias atuais. “A minha intenção é que a história de Porto da Folha e a origem de nossa gente sejam conhecidas pelos nossos conterrâneos e por todos os sergipanos”, comenta Eufrásio Moreira.

 

MCS está de casa nova I

Depois de quase cinco anos instalado na sede da Petrobras Unidade SE/AL – localizada na rua Acre, o Movimento Competitivo Sergipe (MCS) adquiriu maior autonomia e está funcionando em novo endereço. A sede do Movimento fica na avenida Francisco Porto, 978, sala 102, no Centro Empresarial Anna Raíssa, bairro Salgado Filho, em Aracaju-SE. Com uma sala de 32 m², a nova estrutura proporciona mais conforto aos visitantes do Movimento e à sua equipe, formada pelo presidente do Conselho Superior do MCS, Marcel Fortes; pelo gerente executivo Roberto Diniz, pela coordenadora de comunicação Andreza Azevedo e pelos voluntários.

 

MCS está de casa nova II

Atualmente, o MCS conta com 980 associados, sendo que o seu  quadro associativo é composto por pessoas físicas, denominadas colaboradores; e pessoas jurídicas, denominadas mantenedoras ou parceiras. Para o gerente executivo do MCS, as vantagens em se associar ao Movimento estão nas melhorias que podem ser provocadas nas organizações. “A Organização pode fazer parte de uma rede de associados voltada para a melhoria da competitividade e da qualidade, que reconhece quem está à frente em sua área de atuação e dissemina suas práticas para quem pretende fortalecer seu negócio”, explica. Mais informações sobre como se associar ao MCS podem ser encontradas no site www.mcs.org.br ou pelo telefone (79) 3041-2222.

 

CJE/SE empossa novo Presidente

Será nesta quarta-feira, 27, a Posse de Iêdo Flávio de Andrade Filho na presidência do Conselho de Jovens Empreendedores (CJE) da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). O evento acontecerá no Auditório Atalaia do Centro de Convenções de Sergipe (CIC), a partir das 19h. Acreditando no empreendedorismo como único caminho para o desenvolvimento, Iêdo ficará no comando do Conselho durante o ano de 2010, acompanhado de uma nova Diretoria, que também será empossada na noite de quarta. Na ocasião, o CJE/SE também fará a entrega do I Prêmio Destaque Jovem Empreendedor, que se destina a valorizar as iniciativas mais marcantes do empreendedorismo jovem sergipano. Prestigie!

 

 

Rede Primavera nas mídias sociais

Sempre atenda às inovações, a Rede Primavera (Hospital Primavera, Clínicas Diagnose e Policlin) também está inserida nas mídias sociais. Desde o mês de dezembro, o cliente está mais próximo da Rede Primavera através do Twitter e Orkut. Estas são importantes ferramentas de comunicação, onde pacientes, imprensa e toda a comunidade se atualizam com todas as informações e mantém cada vez mais forte o relacionamento com a empresa. Desde quando foi criado, o Twitter da Rede Primavera já conta com muitos seguidores de Sergipe e outros Estados. Na próxima semana, entrará no ar o novo site da Rede: www.redeprimavera.com.br. Vale a pena aguardar!

 

Festival de Tênis

O tenista Fernando Meligeni estará em Aracaju entre os dias 5 e 7 de fevereiro, para participar do Festival Guaraná Antártica de Tênis evento que será realizado no Complexo de quadras da Federação Sergipana de Tênis, Orla de Atalaia. Segundo Augusto Maynard, um dos coordenadores do evento, o ponto alto será o jogo de exibição, entre Meligeni e o representante desse esporte no estado de Sergipe, o jovem tenista Víctor Maynard.

 

Clinicas de tênis

Além do jogo exibição, haverá clínicas de tênis com atletas de alto rendimento, crianças e admiradores do esporte, torneio Pro X Am, reunindo profissionais e amadores, palestras e seção de autógrafos. “Trata-se de um evento de alto nível do Tênis brasileiro, contando com a participação de grandes nomes desse esporte e  com certeza, movimentará o mundo esportivo em nossa cidade”, prevê Augusto Maynard, o Gugu.  O Festival será realizado por Adriano Ferreira Promoções e conta com o total apoio do governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Esporte (SEEL), Prefeitura Municipal através da Funcaju e patrocínio do Guaraná Antártica, G.Barbosa, Unimed e Líder Celulares, além de outros colaboradores.

 

 

DO LEITOR

 

Resposta do Ipesaúde

Da assessoria de Comunicação do Ipesaúde: “Em resposta ao internauta José Cleuso de Freitas, informamos que, de fato, o Ipesaúde não fornece mais vacinas antialérgicas, pois esse serviço não faz parte de nenhum plano de saúde. Contudo, a suspensão da vacina alcança somente as pessoas que estão procurando o Instituto agora. Os 464 beneficiários que já estavam em tratamento quando do encerramento do serviço, permanecem recebendo as vacinas. Por fim, solicitamos que o Sr. José Cleuso de Freitas procure a Assessoria de Comunicação do Ipesaúde para que o pleito dele seja analisado”.

 

Festival de Verão de Salvador

Do leitor Bobô Cruz: “Vendo reportagem na TV sobre a apresentação do Caetano Veloso no Festival de Verão de Salvador 2010, me deparei algo no mínimo curioso e exemplar. Do alto de sua “baianidade nagô”, Caetano, demonstrando seu lado “neguinha” declarou amor ao Psirico e abominou as repetidas inserções da Beyounce nas rádios baianas. Se incomode não Caetano, sofremos o mesmo por estas bandas de Aracaju com o predomínio da música baiana em rádios e TVs. Aliás, a bem arquitetada estratégia baiana de continuidade axé, pede, a cada ano, que uma ou duas novas troupes de rebolativos ou entrançados baianos sejam elogiados em plena folia por nomes históricos garantindo assim a oxigenação da folia. Pena que, por aqui, não temos defensores do seu nipe para protestar. Aliás, temos invasão baiana até em festas como o Pré-caju, por sinal uma festa boa, que este ano “coincidentemente” foi na mesma semana e dias do Festival de Verão, prejudicando, e muito, o fluxo de turistas baianos para prestigiar a festa Sergipana. Aliás, será que faltou prestígio do embaixador baiano em Aracaju, meu amigo Fabiano, ou a coincidência de datas foi intencional. Duvido que Fabiano não tenha, junto com Albano e seus aliados tentado  remanejamentos ou mudanças da coincidência? De qualquer jeito, mesmo não tendo o prestígio do Caetano, quero protestar contra a falta de consideração dos que organizam o Festival de verão de Salvador com a pessoa que mais ajudou a onda axé proliferar em carnavais fora de época pelo mundo afora, meu amigo Fabiano Oliveira. Que baianada hein, baiano??” Bobô Cruz.

 

“Amorins” e as pressões para Déda

Do leitor Messias Gonçalves: “Na ultima quinta feira, dia 21 de janeiro, o deputado federal Eduardo Amorim, disse ao radialista Gilmar Carvalho no seu programa matutino Jornal da Ilha, que a sua pré-candidatura ao senado federal, vem atender não as suas aspirações pessoais e sim, ao clamor dos partidos que estão nas hostes do grupo liderado por ele e pelo seu irmão. Não é verdade essa afirmação. A maioria dos políticos costuma dizer sempre quando são questionados, estarem atendendo as aspirações populares. Neste caso, o deputado não tem a coragem de dizer que isso fora planejado pelo seu irmão, algum tempo atrás, quando já em 2002, 2004, 2006 e 2008, vem os dois investindo maciçamente nessas campanhas eleitorais, fortalecendo as suas bases para que justamente agora em 2010, chegasse à condição em que se encontra. Pelo o que acompanhamos os apoios políticos de deputados estaduais, prefeitos, vices prefeitos, vereadores e lideranças de menor expressão em todos os setenta e cinco municípios sergipanos, lhes assegura essa condição de querer disputar uma vaga ao senado. Inclusive numa candidatura chamada independente. É bom lembrar que a eleição para o senado, é realmente uma disputa independente. Ganham os dois mais votados, e não é obrigatoriamente os dois de uma mesma coligação. Na entrevista, as suas colocações demonstram para a sociedade que é em forma de pressão. Ou é como planejaram ou vão para o outro lado. Aí pecam e feio. Demonstram claramente que se trata de projetos eminentemente pessoais e oportunistas. O grande perigo é a população perceber o quanto é perigoso embarcar num projeto, com essas intenções. E o pior de tudo, são as constantes declarações do próprio governador Marcelo Déda de que, desde o início das conversações com o grupo dos Amorins, sempre deixou claro de que já tinha compromissos com Valadares e Jackson Barreto, como seus candidatos ao senado, numa composição da chapa majoritária. Desde o início o governador jogou limpo e claro. Então sabiam eles que dependem de entendimentos dos três para que cheguem a uma solução até o mês de março, como disse o governador, depois da reunião do conselho político. Ninguém está sendo enganado. Sinceramente eu não vejo nenhum demérito em Eduardo Amorim lançar-se ao senado, com os seus partidos, apoiando Marcelo Déda, mesmo não compondo a chapa majoritária. Pelo que se desenha no momento, teoricamente pelos apoios que dispõe, votos ele terá para lograr uma vitória. Também é bom salientar que todas as arrumações que possam vir agora em 2010, estarão nas cabeças dessas lideranças, que em 2014, Eduardo sendo eleito senador agora, virá disputar o governo do estado lá, independente de onde estiver. Então não se pode agora dar o que ele impõe por meros caprichos, para não ficarem magoados e irem pra o outro lado. Votos eles têm. Mas não são todos casados. Eles terão votos com Marcelo Déda, e com os demais que forem disputar o governo do estado.  Agora, esperamos que houvesse respeito mútuo de todos que estão nesse processo de construção dessa coligação e parem de usar terceiros para diariamente mandarem recadinhos pra Marcelo deda.  Lembrem que toucinhos com mais cabelos ele já engoliu e não se engasgou”. Messias Gonçalves.

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Bom mesmo é ir a luta com determinação, abraçar a vida com paixão, perder com classe e vencer com ousadia, pois o triunfo pertence a quem se atreve… A vida é muita para ser insignificante”. Charles Chaplin.

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais