Negligência na área social

Lamentável a inércia dos poderes públicos a respeito de uma situação calamitosa nas imediações do shopping Jardins, envolvendo menores de idade.  Numa esquina próxima ao Habib”s, há anos existe uma concentração de crianças e adolescentes que pedem esmola e limpam pára-brisas de carros que tem se  transformado numa situação constrangedora.

 

Visivelmente degradados, garotos e garotas, fumam, bebem e, supostamente, podem até usar drogas à luz do dia com a complacência e inércia dos órgãos responsáveis. Milhares de pessoas vêem a cena diariamente, já saiu até na imprensa e ninguém toma providência…

 

Há situações onde eles até agridem e hostilizam as pessoas que se recusam a oferecer dinheiro durante a parada no semáforo. É uma cena deprimente ver garotas entre 8 e 14 anos, maltrapilhas, em trajes minúsculos, submetidas à própria sorte nesta situação praticamente de indigência.

 

Havia uma ação da Secretaria Municipal de Assistência Social que abordava esses problemas há alguns anos. Pelo visto, essa ação também foi extinta, pois o que se vê diariamente é de deixar qualquer um indignado com os jovens que seriam “o futuro do país” naquela situação. Com a palavra os órgãos responsáveis.

 

Presente de aniversário governador

A oposição comemorou ontem o discurso da deputada Ana Lúcia na AL, de que o governo loteou a secretaria de educação. No bate papo na AL, alguns consideram como um “presente de grego” no dia do aniversário do governador. Outros entenderam que a deputada apenas demonstrou sua contrariedade neste ano eleitoral. Quem acompanha este blog sabe da posição critica contra o fisiologismo que está enraizado na política, principalmente em Sergipe.

 

Exemplares do jornal Hora do Povo

E um leitor enviou e-mail a este blog informando que tem todos os exemplares do jaz jornal alternativo Hora do Povo, onde o proprietário, Almeida Lima semanalmente só não chamava Marcelo Déda de bonito. As manchetes são constrangedoras e certamente colocarão numa situação delicada Déda e Almeida no mesmo palanque.

 

Lixo na pauta

E o lixo retornará a pauta da Justiça nos próximos dias. Dois processos estão em andamento. Pelo jeito o jogo de xadrez vai mudar mesmo em Sergipe.

 

Sobre ratos de rádio

O secretário de Estado da Comunicação Social, Carlos Cauê, informou ontem que o atual governo não mantém nenhum esquema com os chamados ratos de rádio, pelo contrário, foi neste governo que essa prática terminou. Ele explicou que as demandas do governo nos programas matutinos são resolvidas pelos assessores de comunicação de cada pasta e também pelo secretário-adjunto, Chiquinho Ferreira que desempenha o trabalho com desenvoltura.

 

Ratos de rádio não ajudam governante nenhum

Desde o mandato de Albano Franco, que este jornalista bate na tecla: rato de rádio não ajuda em nada. Se ajudasse João Alves Filho teria vencido as eleições em 2006. Em 2006, 99% dos programas tinham a participação do ratos de rádio e um dos poucos que se salvou  foi o apresentado por Gilmar Carvalho.  Os ratos no governo JAF, não só recebiam, mas ganhavam também um “leitinho” de brinde.

 

Ratos de rádio e as produções dos programas

O leitor sabe a opinião deste jornalista para os ratos de rádios: chumbinho neles! Agora o leitor pense: se existe o rato de rádio, que participa de vários programas, é porque tem um esquema com quem? Com a produção de cada programa. Se o ouvinte normal não consegue falar nos programas, mas o “rato” participa de todos, quase ao mesmo tempo, não é algo estranho? Não se pode ter um esquema de ratos se os produtores não tiverem também na “toca”, diga-se assim.

 

Trânsito de Aracaju

Ontem, o vereador de Aracaju, Dr. Emerson, cobrou da SMTT melhorias no trânsito da cidade. Ele disse que conversou com o superintendente de Transporte e Trânsito de Aracaju, Antonio Samorone, para solicitar a redistribuição e pintura das faixas de pedestres na capital. “Os moradores da Avenida Jorge Amado, por exemplo, sofrem com a falta de faixas nos lugares necessários”, opinou o vereador, dizendo que também faltam redutores de velocidade na Avenida Adélia Franco.

 

Filha de Che Guevara em SE

Após ter de cancelar sua vinda a Sergipe em agosto do ano passado por motivos de doença, a médica Aleida Guevara March, filha do revolucionário cubano, Ernesto Che Guevara, estará em Umbaúba hoje, 12, para participar do seminário ‘O Socialismo frente à crise econômica mundial’. A promoção do encontro é do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) de Sergipe, que conta com o apoio da prefeitura municipal para a sua realização. O seminário terá início às 20h30.

 

Diferença de podar para atrofiar

Alguém precisa esclarecer aos responsáveis pela podagem de arvores em Aracaju, leia-se Emsurb e Energisa, que existe uma diferença grande de podar para atrofiar. Em frente ao colégio Dom Luciano, na rua Itabaiana, recentemente praticaram o ato de atrofiar arvores com o corte sem o mínimo de técnica. Podagem é uma atividade que exige uma técnica especial. E parece que em Aracaju ninguém está preocupada com isso e atrofiam diversas arvores. Até quando.

 

Quem diria: Juarez Batista de volta

O ex-prefeito de Pirambu, Juarez Batista, que assumiu a condição de “laranja” e abriu a boca antes de deixar a prefeitura em 2008, está de volta ao cenário político. É que os processos impetrados pelo MP estão caminhando e uma decisão pode alterar uma candidatura este ano. E Juarez é parte importante neste contexto.

 

Por falar em “laranja”

Em um município a oposição está provocando o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal para fazer uma visita a prefeitura para analisar documentos.  O esquema que existia em um município há pouco tempo está totalmente montado com as mesmas figurinhas. Atente. Até um secretário importante, indicado por um sogro, já deixou o barco, assustado com a tempestade que viu. Vai explodir.

 

Canta Colina recebe Arthur Moreira Lima

Nesta sexta-feira, 12, os aracajuanos têm um encontro marcado com a boa música. A partir das 20 horas na Colina do Santo Antônio, a prefeitura promove mais uma edição do Canta Colina, dentro da programação do aniversário dos 155 anos da capital. As atrações são o renomado pianista Arthur Moreira Lima e a Orquestra Sanfônica de Aracaju.

 

Show gratuito com toda estrutura

O show é gratuito e aberto ao público. Os preparativos para o evento estão sendo finalizados pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esporte (Funcaju). Além do palco de 10×10 equipado com modernos sistemas de som e iluminação, a estrutura conta com 500 cadeiras para acomodar o público e banheiros químicos.

 

Orçamento

A Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional contará este ano com a presença do deputado Valadares Filho (PSB), que foi escolhido pela bancada como membro titular. Ele disse que vai lutar para que cada vez mais os segmentos organizados da sociedade possam participar da elaboração do orçamento através de audiências públicas. Valadares agradeceu a bancada pela confiança na escolha do nome dele para a Comissão Mista, como pela recondução, também como titular para a Comissão de Turismo e Desporto.

 

Mudando a cara

O Vereador Albertino Franco Souza (PDT) de Riachão do Dantas, participou das inaugurações que aconteceu dia (10) em Santa Luzia do Itanhi, Itabaianinha e Tobias Barreto, registrou na sessão da Câmara Municipal de Vereadores de dia (10) “O Governador Marcelo Deda esta mudando a cara do nosso estado, na Saúde com a implantação em todos os municípios de Clinicas de Saúde da Família e os Hospitais Regionais, gostaria de também parabenizar a DESO por sua participação na ampliação do sistema de abastecimento de água para 06 Povoados de Tobias Barreto, a participação de cada diretor e Funcionários da DESO, foi importante para que as pessoas tivessem a dignidade de poderem ter em suas casas o liquido precioso” disse o vereador.     

 

ACESE e Fórum são favoráveis 

A ACESE e o Fórum Empresarial de Sergipe integraram a comitiva organizada pelo Governo do Estado para visita às instalações da Central Nuclear de Angra dos Reis no Rio de Janeiro. As entidades foram representadas pelo conselheiro Luiz Eduardo de Magalhães, e pelo coordenador Fernando Carvalho, respectivamente. Ambos consideraram a visita oportuna e defendem a instalação da Usina Nuclear em Sergipe. Eles acreditam que é necessário ter conhecimento para superar o mito que se criou em relação à radiação e lutar para que Sergipe possa usufruir do impulso econômico que a obra e o funcionamento da Usina trarão para estado.

 

CUT propõe política voltada para a juventude

A Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT/SE) deverá reunir os principais representantes da juventude trabalhadora com o objetivo de formular políticas públicas que interessem ao segmento. O Encontro da Juventude deverá ocorrer este sábado, na sede da Central, localizada na Rua Porto da Folha, n° 1039, com a presença de líderes estudantis, e da juventude dos sindicatos filiados à Central.

 

Momento importante

De acordo com Roberto Silva, diretor de juventude da CUT, o momento é de extrema importância para o debate. Ele lembra a proximidade com o pleito eleitoral, e defende a interferência da juventude nos programas de governo dos candidatos. “É preciso lutar pela criação de uma política pública voltada para a juventude. Essa é uma parcela expressiva do eleitorado e da sociedade, que normalmente não recebe a devida atenção do Estado”. O Encontro da Juventude promovido pela CUT está previsto para ocorrer das 08 às 16 horas.

 

DO LEITOR

 

Sobre os proporcionais

Do leitor Diogo Souza, advogado: “Ainda analisando as pesquisas, achei uma pena não terem sido realizadas projeções para os mandatos proporcionais, pelos seguintes motivos:1 – Em se confirmando a candidatura de Albano ao senado; 2 – A desistência da reeleição de Jerônimo Reis; 3 – Levando em conta os rumores de que Pedrinho Valadares estaria costurando uma candidatura para a Assembléia; 4 – Considerando que a candidatura de José Carlos Machado ao senado não decolou; 5 – O PSC/PR saia coligado com a situação. Afinal, será que o grupo do ex-governador João Alves Filho é capaz de formar a legenda mínima para eleger um único deputado federal? Caso não consiga seria um fato inédito na historia política de Sergipe que a oposição não consiga eleger um único parlamentar federal, e uma vergonha muito grande para um cacique da envergadura de JF. Uma saída possível seria que João Alves em um ato de desprendimento e sacrifício em nome do DEM, se candidate à Câmara Federal o que certamente agregaria uma quantidade de votos considerável para a coligação e ajudando os seus correligionários. Tendo em vista o isolamento político em que se encontra seria sem dúvida uma saída honrosa”.

 

Eleição na Cohidro

Do leitor José Aurélio Dantas: “Na última segunda-feira,08, os Funcionários da Cohidro  foram as Urnas, foi  a eleição para  ASC – Associação dos Servidores da Cohidro, de um lado o atual presidente Sr. Alberto Santos Melo do outro o Sr. Elísio Augusto o candidato apoiado pela Direção da Empresa e o resultado pelo jeito foi uma vergonha para a Direção da Cohidro.   Vejam o resultado  Alberto : 288 , Elísio : 51 pobre Elísio deveria escolher um apoio melhor pois quem o apoiou não tem votos pra ninguém,  olhe que isso eu tenho certeza que vai refletir nas eleição Estadual pois cada servidor  carrega pelo menos 4 votos o seu e dos seus familiares e somando Cohidro, Seinfra, Cehop e Emsurb  são mais de 4 mil votos tirados do Governo  Deputados e Senadores  aliados.   É preciso abrir os olhos pois estamos muito próximo das eleições”.

 

Gorjeta

Do leitor Narcizo Machado Filho: “Na noite dessa quarta-feira, o senado aprovou um projeto que permite bares e restaurantes a cobrar gorjeta de até 20%, nas contas encerradas depois das 23 horas. Até ai tudo bem, se não fosse à má aplicação dessa gorjeta. Ora, gorjeta é um dinheiro que se paga separadamente ao garçom pelo seu serviço bem feito. Existem duas modalidades de gorjetas: As espontâneas e as Compulsórias. As espontâneas são pagas diretamente pelo cliente ao próprio garçom. Já a compulsória são cobradas dos clientes como adicional nas notas de despesas. Ai mora o perigo e a má aplicação, o valor cobrado a titulo de gorjeta de 10% ou 20%, não é repassado totalmente para o garçom, parte desse valor fica com o  empregador: “ajudar no pagamento dos encargos sócias”, ou seja, o garçom não fica com o valor total da gorjeta, divide com o empregador, a DRT não faz a devida fiscalização, isso é praticado nos bares e restaurantes de Aracaju, fácil de ser comprovado, é só perguntar aos garçons”.

 

Quanto Custa uma candidatura?

Do leitor Messias Gonçalves: “Em qualquer lugar do mundo, aonde existe eleições diretas e democráticas, para quaisquer cargos, seja majoritário ou proporcional, é praticamente impossível disputar sem uma coisa mais importante do que o próprio eleitor. Ou seja, o dinheiro. Essa mola que alavanca nações e povos. Essa afirmação é defendida porque a importância do eleitor, somente é considerada quando da realização do pleito. Tanto é que eles, os eleitores são os últimos a serem ouvidos. Já que eles só serão consultados somente nas eleições. Quando qualquer indivíduo toma a decisão de candidatar-se, primeiro ele busca contatos com os chamados lideres, ou cacique político como bem se define. Os donos dos partidos. Garantira a vaga, logo após a sua filiação partidária, aí começam a buscar as também chamadas lideranças em todos os mun icípios. Cooptam prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, suplentes, presidentes de associações, Pais e Mães de Santos, coveiros, pastores, até por vezes Padres. Esses acordos podem ser iniciados com quatro, três, dois e até um ano antes. Quanto mais tempo mais custos. Ou seja, mais recursos. Dentro desses acordos, entram cargos em comissão, salários por fora, veículos zero bala, ou locados, combustíveis, créditos em farmácias, para atender aos pretensos e futuros eleitores, almoços vez por outra, patrocínios nas comunidades representadas por esses lideres, como batizados de gente, de papagaios, periquitos, quermesses, festa de padroeira, torneios, campeonatos, desfiles de bonecas, etc. Acham que terminou? Isso é só o começo. Todo esse custo elencados acima, parece pouco devido serem mensalmente desembolsados. Agora, quando passam as convenções, os registros das candidaturas, o bicho começa a pegar. Imagine tudo isso e multiplique por dez, cem ou mesmo mil v ezes. Nós conseguimos perceber o poderio econômico de cada candidato, devido às estruturas apresentadas.  São inúmeros carros plotados, comitês espalhados por todas as cidades, entre tantas outras coisas. Pensaram que acabou? Estão enganados. Na ultima semana, montam verdadeiros quartéis generais de campanha. É nessas horas que aparecem as listinhas dos cabos eleitorais, ou a famosa boca de urna. Imaginem duzentas, trezentas, quinhentas, mil, cinco mil, dependendo do tamanho e da importância da cidade. Calcula-se que seja oferecido para cada um desses profissionais de eleição, algo em torno de R$ 30, R$ 50, até R$ 100,00 reais, na vã esperança de que todos aqueles que receberam votem no candidato investidor. Se a candidatura for para deputado estadual, calcule tudo isso para umas vinte a trinta cidades. Há os que investem em todas. Agora para os senhores leitores de Cláudio Nunes, que gostem de matemática, solicito q ue façam algumas continhas para ver se conseguem descobrirem quanto mais ou menos custa uma candidatura. De uma coisa eu posso lhes assegurar e garantir. Os valores encontrados pelos senhores, jamais chegarão nem de perto, aos valores declarados no TRE. Isso eu prometo. MEU NOME É MESSIAS GONÇALVES”.

 

Indignação com ação na feira do Fernando Collor

Do leitor Fábio Santos: “Foi com muita indignação que vi ontem na feira do Fernando Collor em Socorro uma cena estranha pra mim, já que ainda não tinha visto tal cena na feira: primeiro passou por mim quatro policiais pensei que coisa estranha policia militar na feira…? No final da rua percebo dois guardas municipais e mais dois militares num papo bem descontraído ao redor de uma coca cola de dois litros pensei… coitada presa em flagrante….ao lado deles dois carros da policia militar e um carro da guarda de transito municipal….novamente pensei tem algo de errado nesta cena….mas lá na frente duas Kombi da prefeitura com vários carrinhos de mão dentro pensei “Nosso prefeito Fábio Henrique ” esta distribuindo carrinho de mão pros meninos ganhar uns trocados….ledo engano os carrinhos estavam sendo apreendidos pois os menores estavam “trabalhando, pegando carrego” como eu e como muitos homens de bem fizeram um dia na vida pra não ter de mendigar nos ônibus, nos sinais de transito, ai me veio o seguinte pensamento já que estão fazendo cumprir a lei não verei uma barraca de kapeta que é armada ao lado de uma escola que o som de mala dos carros não vai tocar até altas horas que o barzinho onde ao redor dele se reúne toda quinta a juventude local não vai vender bebida pra menores…que a policia vai confiscar todos os dvds cds piratas da feira já que é ilegal….mas nada disso acontece…pois é mais fácil fazer prevalecer a força de três viaturas duas da PM e uma da GM dois guardas municipal seis  PMs pra retirar da feira menores que estavam pegando carrego confiscando os “carrinhos de mão” que muitas das vezes eles pegam emprestado do vizinho pra ganhar um trocado, Fábio Henrique o que você vai dizer pra mãe desses meninos que interpretação eles farão da justiça tão apregoada por você nos comícios…eles vão se lembrar do dia em que tentavam ganhar um trocado e foram tratados com meliantes ….que belo exemplo….na próxima quinta o que será que verei….estou de olho…”

 

Nota Pública

 

SINPOL e a “greve” dos delegados

Nota do SINPOL: Tranquilidade à população sergipana. Nos últimos dias, a Associação de Delegados de Sergipe passou a se manifestar em público, travestindo-se de sindicato, na defesa de interesses dos delegados sergipanos. A manifestação reivindicatória deve ser encarada como natural dentro de um processo democrático de luta do trabalhador. Todavia, pelo bem da estabilidade das relações, das instituições e da boa prestação da atividade laboral, a Constituição Federal elegeu os sindicatos como únicos representantes das categorias de trabalhadores organizados (CF, art. 8º. inciso III – ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas;). Respeitar o processo democrático de luta do trabalhador é respeitar as prerrogativas constitucionais dos sindicatos legalmente constituídos e devidamente registrados no Ministério do Trabalho. É respeitar os interesses coletivos da categoria de modo a não permitir a criação de diferenças remuneratórias desproporcionais e desarrazoadas. São essas diferenças desproporcionais e desarrazoadas que inviabilizam, de início, a qualidade e a eficiência na atividade laboral. A Delegacia Regional do Trabalho em Sergipe (ofício em anexo) e o Poder Judiciário Sergipano (acórdão em anexo) já se manifestaram sobre a total falta de legitimidade de qualquer manifestação proferida pelo Sindicato dos Delegados de Polícia, cuja simples existência, mesmo que informal (como atestam os anexos) representa verdadeira afronta ao princípio constitucional da UNICIDADE SINDICAL. De sorte que, há de se fazer a ponderação acerca de até que ponto é razoável admitir-se a relativisação dos regramentos legais. O SINPOL SERGIPE é rígido na defesa de uma luta conjunta pela valorização de TODOS os policias civis (Agentes, Agentes Auxiliares, Delegados e Escrivães), não mais se admitindo “voos solos”, para que não acabemos retornando à revoltante disparidade, minorada graças à ferrenha luta da base e o reconhecimento do atual governo.Outro ponto a suscitar é que não dá para admitir que todos os sergipanos sejam tratados como néscios. Dizer que o governo “esqueceu” os delegados no ano de 2008 é no mínimo uma incoerência histórica, conforme se pode vislumbrar na nota emitida pela ADEPOL naquele ano e reproduzida na coluna do jornalista Cláudio Nunes e disponível em: https://.infonet.com.br/claudionunes/ler.asp?id=75528&titulo=claudionunes  E, para reforçar, também se pode assistir ao vídeo postado pela própria ADEPOL onde o Governador Marcelo Deda afirma a realização de um acordo em conformidade com o que foi proposto com a entidade, disponível em: https://.youtube.com/watch?v=Ful8a_a1sOs Assim, como não manifestar estranheza ao perceber a leviandade dos argumentos acerca de fatos pactuados lá no início de 2008, mas resgatados distorcidamente às vésperas da eleição para o Executivo Estadual em que estará figurando na oposição o candidato que, quando governador, tratou a segurança pública apenas na perspectiva de valorizar aos delegados, massacrando a todo o resto. Contexto que se tornou significativo para sua robusta derrota eleitoral ainda no primeiro turno.Entenda que o SINPOL SERGIPE não se opõe à valorização dos delegados, mas que esta não se dê, NUNCA MAIS, em isolado. Não podemos dicotomizar a Polícia Civil. NUNCA MAIS! É imperioso que defendamos o respeito às leis, não apenas àquelas que nos forem convenientes no momento. Que tenhamos coerência. E que, acima de tudo, pautemos uma luta conjunta pela valorização das condições de trabalho de TODOS OS POLICIAIS CIVIS, inclusive dos delegados, sobretudo os do interior, não amparados pelos esdrúxulos privilégios criados pela nossa legislação, como o que impede que delegados de 1ª classe sejam transferidos para delegacias do interior. Para isso, o SINPOL SERGIPE está de braços abertos. Para recepcionar aos delegados que aceitem filiar-se à única entidade sindical legítima para a defesa dos pleitos da Polícia Civil, de sorte a que venhamos a construir uma proposta que venha a beneficiar a todos, IGUALITARIAMENTE!Por fim, informamos que não há, no momento, intenção de rebater ao argumento tosco de que os resultados obtidos pela Polícia Civil se devem prioritariamente aos delegados, mesmo estes não representando nem 10% do efetivo. Crer nisso seria desmerecer os cerca de 1.500 agentes, agentes auxiliares e escrivães.A POLÍCIA CIVIL ESTÁ TRABALHANDO. SE 140 DECIDIREM PARAR OS OUTROS CERCA DE 1.500 SE ESFORÇARAM AINDA MAIS PARA PROTEGER A POPULAÇÃO.RICARDO REIS, policial civil e Presidente do SINPOL SERGIPE; Antonio Moraes, policial civil e Vice-presidente do SINPOL SERGIPE.

 

 

Participe ou indique este blog para um amigo: 

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”. Cecília Meireles.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais