Com estatização, Hospital Cirurgia entrará em coma

 

 

Lamentavelmente a grande maioria dos setores organizados da sociedade sergipana (incluindo também a classe política) não aparece quando o interesse da população precisa ser resguardado por conta de decisões que podem trazer prejuízos incalculáveis. Um destes casos vem ocorrendo agora com a possibilidade de estatização de uma instituição quase centenária que é o Hospital Cirurgia, que é gerenciado através de uma Fundação Beneficente.

 

Na última semana, o juiz Vladimir Carvalho do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (PE), foi lúcido ao conceder uma liminar suspendendo a decisão do juiz da 3ª Vara da Justiça Federal, de 15 de abril, que acatou um Ação Civil Pública das procuradorias estadual e da União. Estatizar o Hospital Cirurgia é um retrocesso para Sergipe e para o sistema de saúde.

 

Além do problema que será gerado com o desemprego de aproximadamente mil funcionários que trabalham há muitos anos e não terão como enfrentar um concurso público, existe também o problema com os profissionais da saúde, onde grande parte já tem dois vínculos públicos e não poderão atuar na unidade hospitalar. O sistema de saúde já passa por sérios problemas por falta de médicos e a estatização do Cirurgia vai causar uma verdadeira catástrofe numa unidade, que mesmo com dificuldades, tem um papel fundamental para a sociedade sergipana.

 

É preciso que entidades representativas como a OAB, sindicatos e órgãos com o MPE entrem nesta luta pela não estatização do Hospital Cirurgia. Só para lembrar: o Cirurgia, na verdade tem o nome Hospital das Clínicas Dr. Augusto Leite, profissional que foi considerado o espelho e a alma da medicina sergipana.

 

Se o governo do Estado já está praticamente gerenciando a unidade hospitalar é preciso que as autoridades atuem de maneira a agilizar os serviços e não retroceder.  Em respeito ao legado deixado por Augusto Leite e pela certeza que a mudança não trará nenhum benefício para os funcionários e principalmente para a população é preciso uma mobilização da sociedade para acabar essa polêmica. Antes que a liminar seja derrubada e que esta estatização leve o hospital ao coma ou até mesmo ao óbito.

 

 

Atenção PMA! Problemas na Praça Zilda Arns

É um absurdo o que esta acontecendo na Praça Dra. Zilda Arns entregue recentemente pela Prefeitura Municipal de Aracaju, que fica no fundo do Banese do bairro Jardins. Num bairro tido como um dos metros quadrados mais caros da cidade, alguns moradores mal educados estão levando seus animais para fazer suas necessidades na praça. Este espaço já cobrou há pouco mais de um mês a necessidade da Emsurb fazer uma campanha de conscientização com os donos de animais que insistem em fazer das calçadas e praças  locais para que seus cachorros façam suas necessidades e não limpam. Nas cidades desenvolvidas os donos de cães passeiam com uma pá pequena e sacolas para recolher as fezes e jogar nas caixas de lixo.

 

Crianças utilizando os aparelhos destinados para adultos

Outro problema é que a praça Zilda Arns é a primeira da cidade com equipamentos destinados para a chamada terceira idade. Só que os idosos estão tendo problemas para usar os aparelhos porque as crianças estão utilizando, mesmo tendo no local um espaço para elas. Este problema parte também da conscientização dos pais destas crianças e um principio básico: educação.

 

Um péssimo exemplo para um bairro considerado “modelo”

Quando a praça é na periferia vem logo a desculpa que o povo é mal educado e tudo mais. E num bairro como o Jardins, considerado modelo? Quem passa no local logo vê que muito da sujeira existente é por conta do lixo jogado no chão. Mesmo pessoas esclarecidas esquecem que o dinheiro aplicado no local é público. Logo, logo a praça estará com problemas e essa mesma burguesia que suja, leva seus cachorros e deixa as crianças usarem os equipamentos indevidamente, vai reclamar para que o poder público reforme. 

 

Missa de 7º Dia – Guido Azevedo

Tertuliano Azevedo, Mª Ester Azevedo Andrade e Guiomar de Azevedo Menezes (irmão e irmãs); Adriano, Adriana, Andrea e Andreza (filho e filhas), Maria Aparecida Ramos, e familiares do ex-deputado estadual Guido Azevedo, ainda consternados com seu sepultamento, agradece a todos que se manifestaram por sua precoce partida, e convidam para a Missa de 7º Dia em sufrágio de sua alma, que realizar-se-á às 19 horas do dia 31.05.2010 na capela do Oratório de Bebé, situado à Av. Desembargador Maynard, bairro Suissa. Desde já, agradecem àqueles que comparecerem a mais esse ato de fé e piedade cristã, reverenciando o amigo Guido Azevedo.

 

Proporcionais na jugular

Alguns proporcionais estão desesperados com a conclusão da chapa majoritária comandada pelo governador Marcelo Déda. Agora querem colocar na “jugular”, por conta do chapão que a maioria defende para a Câmara dos Deputados e a Assembleia. Estão mandando recados para o governador por conta dos interesses particulares. Não tem voto e agora tem medo do chapão. No chapão entra os mais votados e ponto final.  

 

Abaixo-assinado surrealista

Alguns prefeitos questionados sobre o abaixo-assinado que o senador Almeida Lima vem passando para eles pedindo a candidatura à reeleição, disseram que assinaram por conta da liberação de verbas, mas sabem que dificilmente poderiam apoiá-lo em seus municípios. Na verdade, o abaixo-assinado é surrealista e o próprio Almeida sabe que mesmo se conseguisse, não teria o apoio dos aliados do governo na hora da votação.

 

Cassação candidatura

Um parlamentar com mandato terá dificuldades quando tentar registrar sua candidatura na Justiça Eleitoral.  O pedido de impugnação já está preparado por conta de processos que correm na Justiça e dizem respeito as denúncias no município de Pirambu. O município vai retornar as manchetes depois de dois anos.

 

DEM quer Nilson Lima de vice

Com a chapa fechada de apoio à reeleição de Déda, acabando a possibilidade do grupo de Amorim ir apoiar João Alves, o DEM partiu para convencer Nilson Lima, do PPS, a ser o candidato a vice-governador. Além do argumento de que a disputa não deve ter segundo turno, as lideranças do DEM tem outro que pode mexer com Nilson: o apoio para ser candidato a prefeito de Aracaju em 2012, independente do resultado eleitoral deste ano. Com isso a chapa da oposição além de João, teria como vice Nilson e como candidatos ao Senado, Albano Franco e Emanoel Cacho.

 

Três clinicas em Glória

Duas ordens de serviço e nove inaugurações. Este foi o saldo das ações do Governo do Estado realizadas no último sábado, 29, em várias localidades sergipanas. Do final da tarde ao início da noite, o município de Nossa Senhora da Glória foi o centro das atenções. Em três comunidades, três solenidades e três Clínicas de Saúde da Família entregues pelo governador Marcelo Déda concretizaram um investimento de R$ 2.118.942,47, em recursos do Estado.

 

Clinicas em todo o Estado

Em meio às inaugurações, Marcelo Déda lembrou que 102 clínicas estão com obras em andamento ou já foram entregues por todo o Estado. “Hoje já chegamos a 29 clínicas inauguradas. Acredito que até o final de junho teremos cerca de 40 e ao final do ano queremos que todas estejam entregues à população, servindo ao povo sergipano”, afirmou Déda, destacando que as novas estruturas, modernas e bem equipadas, acabam com o antigo conceito de posto de saúde.

 

Semeando no interior

O governador Marcelo Déda vem lembrando no interior que enquanto a oposição vem semeando ódio e rancor, ele faz como o agricultor que semeia milho e feijão, levando “ao invés de ódio e obras, dezenas de obras.

 

Parada obrigatória

No município de Glória o governador lamentou que a oposição “faz parada obrigatória” na FM Comunitária Boca da Mata. Durante a inauguração das obras, a FM fazia duras criticas aos governos estadual e federal. Nos bastidores dizem que o dono da rádio está preocupado com a Anatel que vem investigando a expansão da potencia da emissora, bem maior do que o determinado pela concessão pública. 

 

Semana do Meio Ambiente

Será aberta, nesta segunda-feira, 31, às 8h30, no auditório da Codise, a Semana do Meio Ambiente e o I Seminário Estadual de Implantação da Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P). O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho.

 

NPD na semana do Meio Ambiente

O cinema pode se constituir numa importante base para a formação cultural de um ser humano com pensamento mais crítico e consciente. Exibir filme que retratem a necessidade da responsabilidade ambiental é contribuição fundamental à cidadania. Além de atuar como formador cultural, a sétima arte também pode operar como meio disseminadora da consciência ecológica de crianças e adolescentes.

 

Filmes educativos

Para isso, o NPD Orlando Vieira realiza nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho, mostras de filmes educativos para crianças da rede pública de ensino da capital, através de uma parceria com a Secretaria de Educação. A ocasião faz parte da programação promovida pela Prefeitura de Aracaju, em comemoração à semana do meio ambiente. Para saber mais acesse o blog do NPD http://npdorlandovieira-aju.blogspot.com/

 

DO LEITOR

 

Concurso

E-mail de um excedente: “Existem informações que o Detran/SE no lugar de convocar os excedentes estão contratando novos funcionários, espero que o Ministério Público investigue o caso. Alguns desistentes do concurso do Detran já procurou o SEAD e assinou o termo de desistência, no entanto nada de convocação de excedentes”.

 

O erro claro de Nílson Lima

De Palmiro Fontes de Oliveira: “Eleição sectária é coisa do passado. Os tempos novos da política pedem a abertura do diálogo, e aparar as arestas ideológicas (e não ambiciosas e econômicas por favor) assim unindo as coisas em comum. A campanha de Nílson a governo do estado cai nesse sectarismo e isolamento sim senhor. Todos sabemos que a política é a arte de somar e não de subtrair ou dividir, isso é pra eremita que gosta do isolamento, mas não pertence ao homem público. Nílson como pré-candidato a deputado estadual teria maiores chances de vitória no sufrágio próximo. Afinal, na campanha de 2006 quando saiu candidato a deputado federal arrematou bem mais de 20.000 votos, apesar de hoje estar numa outra conjectura daquela passada. Mas enfim, é difícil para o mesmo também se somar com Déda ou João. O primeiro por causa das rusgas de um passado próximo e do outro porque estaria contradizendo a sua militância toda de oposição a João. Mas como dizia o bom e velho Lenin: “…as vezes é preciso dar um passo para trás para dar dois pra frente.” E diga-se de passagem, dar um “passo” para trás caindo numa cadeira na AL não é nada ruim não viu, e isso abre sim um caminho para outros passos largos bem maiores e até mesmo numa real formação de um novo grupo político sergipano, basta ter vontade e saber realmente se somar”. Palmiro Fontes de Oliveira, 32 anos, 14 na militância política (sendo 7 no PCdoB) comeciante, casado, presid. municipal do PCdoB  em Itaporanga e acadêmico de Filosofia na UFS.

 

E no enterro de Tio Tonho…

Ainda Palmiro Fontes:Gente do céu, e povo de Deus, pense numa coisa que dá muito político? É enterro de outro político. Cabra véio, eu sabia que no cortejo de Antônio Francisco Sobral Garcez (aqui na terra do cacique Surubim, Itaporanga, mais carinhosamente chamado pelos seus apadrinhados de Tio Tonho) iria dar muita gente, mas deu foi muuuuuuita gente. Pense!!!  Além do povo humilde é claro, tinha uns 4 deputados federais: Zé Carlos Machado, Mendonça Prado, Eduardo Amorim e Albano, além de outro forte candidato Láercio Oliveira. Outros pré-candidatos e lideranças políticas, entre eles: Emanoel Cacho, Maria Mendonça, Cabo Zé, Mirian Ribeiro, Dep. est. Angélica Guimarães, vereadores de outros municípios, empresários, advogados, promotores, até mesmo os irmãos César e Vitor Mandarino apareceram no cemitério, adversários ferrenhos do falecido e de sua filha a ex-prefeita Gracinha. Mas temos que frisar a ausência de João e de Déda, bem como dos deputados estaduais, o por que não me perguntem, façam aí as suas reflexões pessoais. Agora disso eu tirei uma conclusão e falei a minha esposa, além de pedir nas minhas orações a Deus, que me deixe morrer em ano eleitoral para garantir uns gatos pingados a mais no meu enterro”.

 

Eleições 2010, o que se espera

Do leitor Narcizo Machado Filho: “Antes mesmo de o processo eleitoral começar, acusações diversas surgem, farmácias sergipanas que o digam, ‘lexotam’ à venda. De um lado, a oposição tentando desqualificar a situação por causa da composição da chapa majoritária e proporcional.Compor chapa proporcional é sempre difícil para quem está fora do governo, o DEM serve de exemplo, está com dificuldade para manter na Câmara Federal, Mendonça e Machado, é possível o sucesso do segundo, o primeiro, ultimamente, tem dado declarações não condizentes com a vida pública, certamente o pai dele não concorda com tais declarações.A situação elegerá maioria na Assembleia e na Câmara Federal, tendo a convicção de que em 2012 e 2014 será cada um por si, e Deus por nós todos. No bloco governista, certamente o PSC sairá fortalecido, visando às eleições futuras (Prefeitura e Governo), tem em seus quadros políticos com desenvolturas e densidade política, Amorim, André, Zeca e tantos outros.Marcelo Déda ganhará as eleições, seu futuro político passa por Brasília (Senado Federal) uma vez que, só haverá uma vaga a ser preenchida por isso, é que na vice-governadoria terá que haver alguém de confiança, compromissado com o projeto político e o desenvolvimento do Estado.Com esse cenário político, ocorre o que os caciques políticos defendiam há tanto tempo “é necessário que surjam novas lideranças políticas”, dizer que foi para o sacrifício, dizer que paga caro, não adianta, em política é preciso ter voto, é preciso ser líder, é preciso mostrar que tem densidade política, trocar de partido constantemente, sem dúvida, impede o surgimento dessas características. À época a UDN, PSD, MDB, ARENA e até pouco tempo o PFL eram partidos fortes, porque existiam políticos fortes. Para eles, chapão ou chapinha não importava, ganha eleições quem tem voto, a exemplo de Reinaldo Moura, Nicodemos Falcão, Antônio Passos, Venâncio Fonseca e tantos outros.Política não é para quem precisa de imunidade parlamentar, política é para quem é político e o faz com decência. Denúncias infundadas, criar situações para pousar de vítima, com certeza a população rechaça tais situações.A oposição cumpre o seu papel. Um faz com decência, zelo e competência, o outro, meu Deus, retorna aos seus ensinamentos, talvez seja o melhor caminho, ou melhor, talvez nem isso.O que se espera dessas eleições? Novos Deputados, que os antigos voltem evoluídos politicamente, e que a ética esteja sempre presente. Portanto, entendam e compreendam que, a minoria tornou-se maioria, e essa maioria obteve verdadeiras lições de política cidadã, com a ajuda efetiva da imprensa e do judiciário. Citamos: Cassação de Deputados, Prefeitos, Governadores e Vereadores. Provando então que o povo brasileiro evoluiu politicamente, sabe votar e, com certeza, expurgaram da vida pública os antiéticos, os dissimuladores, os arrogantes, os imperadores. Como disse Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Narcizo Machado Filho – graduado em ciências contábeis e pós-graduação em gestão fiscal e planejamento fiscal”.

 

Participe ou indique este blog para um amigo:

claudionunes@infonet.com.br

 

Frase do Dia

“Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade”. Albert Einstein.

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais