Aracaju e a sucessão 2024: o erro dos “líderes”

                     Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
           “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Aracaju e a sucessão 2024: o erro dos “líderes”

A escolha de um candidato ou candidata para ser indicado ou indicada ao cargo eletivo de prefeito ou prefeita de Aracaju, deveria ser tratada com um novo viés.

As redes sociais elevaram a participação dos eleitores no acompanhamento da atuação de cada agente público, e tem demonstrado nos últimos pleitos que é preciso um investimento altíssimo para mudar a vontade do povo.

Escolher quem será apresentado ao público para administrar Aracaju, é de tão grande responsabilidade, que exigiria uma avaliação mais apurada, por parte dos que têm a responsabilidade de escolher o nome a ser apresentado. É essa a exigência desse novo momento.

Há aspectos a serem avaliados, além de uma popularidade construída com fotos sorridentes nas redes sociais, e tapinhas nas costas da população da periferia. Há temas importantes e cruciais que atormentam a vida dos aracajuanos, assim como em diversos outros municípios. O que tem levado a população a ter que aplaudir obras superfaturadas e com qualidade duvidosa, além de enfrentar situações vexatórias e humilhantes ante a péssima execução de algumas políticas públicas.

O ERRO

Os líderes do agrupamento governista, cometem um erro enorme, quando permitem que o responsável pela indicação do candidato do agrupamento, seja protagonista de uma das candidaturas. Se a escolha do candidato ou candidata será feita por quem tem um candidato preferencial, o peso na definição do candidato passa a ser igual para todos. Quem detém o voto de minerva não pode ter preferência declarada por nenhuma das partes.

Há uma propagação demasiada de que o condutor da escolha será o prefeito Edvaldo Nogueira, e matérias e mais matérias tentam diariamente impor que o governador Fábio Mitidieri, terá que engolir qualquer que seja o nome por ele apresentado, e por esse motivo, Edvaldo já surgiu na imprensa local como padrinho de no mínimo três ou quatro pré-candidaturas e à medida que um nome não emplaca ele surge com outro, sempre nomes intimamente ligados a ele. Se atento à essa regra, Edvaldo deveria ter deixado o lançamento de Luiz Roberto para ser conduzido pelo PDT enquanto partido, se abstendo de apadrinhar apenas um candidato.

Mas a pergunta é: Ele está decidindo por um nome de dentro do agrupamento, ou apenas por um nome dentro de casa?

Num agrupamento que possui nomes como Luiz Roberto, Yandra Moura, Katarina Feitosa, Nitinho, Fabiano Oliveira, Danielle Garcia e Zezinho Sobral (apenas os que se apresentaram publicamente até agora), como gesto nobre, caberia a Edvaldo, que possui a prioridade na indicação do nome a ser apoiado pelo agrupamento para a sua sucessão, incentivar todas as candidaturas do agrupamento, torcendo por todos indistintamente, e no momento exato, pós avaliação coletiva sobre quem teve melhor desempenho, passar a apoiar exclusivamente, o escolhido pela maioria dos líderes, o que facilitaria a conquista da Prefeitura pelo agrupamento governista.

 

Assomise e Amparo Saúde anunciam Parceria Estratégica para Beneficiar Associados No último dia 26, o presidente da Assomise, Cel. Adriano Reis, realizou uma reunião estratégica com os responsáveis do cartão de benefícios Amparo Saúde, Max Amaral e Rodrigo Batista. O objetivo é oferecer serviços com descontos em consultas, exames, cirurgias e assistência à gestação para os associados que aderirem ao Amparo Saúde. A parceria promete agilizar procedimentos, reduzir tempo para marcações e liberar acesso a prontuários clínicos de forma eficiente. Duas clínicas serão inauguradas em Aracaju e Carmopólis nos próximos 30 dias, proporcionando maior proximidade aos usuários do cartão Amparo Saúde em Sergipe. O presidente da Assomise enfatizou a satisfação em oferecer mais opções aos associados, aguardando a conclusão dos trâmites burocráticos para formalizar o contrato.

 

 

Clínica de Especialidades Integradas de Macambira – CEIM é inaugurada, no povoado Sobrado A Prefeitura de Macambira, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou mais uma grande obra que irá beneficiar toda a população. A Clínica de Especialidades Integradas de Macambira – CEIM foi inaugurada na último dia 16 e já se encontra em funcionamento com atendimento nas mais diversas áreas da saúde.

Acolhimento “Este novo espaço foi feito e pensado para melhor acolher cada paciente, assim como, oferecer maior suporte aos nossos profissionais, que agora poderão contar com um ambiente amplo e um quadro de médicos composto por endócrino, psiquiatra, cardiologista; além de uma equipe eMulti (psicólogas, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, assistente social e nutricionista). Aqui também estaremos disponibilizando o serviço de ultrassonografista”, comenta a secretária municipal da saúde, Acácia Costa.

 Grupo e suporte permanente Como destaque, a unidade traz ainda a realização do projeto Sonhos Inclusivos: um grupo de assistência e suporte permanente em saúde voltado para o desenvolvimento da autonomia de criancas e adolescentes portadores de necessidades especiais. “Além delas, estaremos acolhendo as famílias, que hoje se encontram sem nenhuma referência e acabam sem saber como lhe dar com a situação”, acrescenta.

 Marco na saúde “Sem dúvidas, é um marco na saúde pública do município e é mais saúde para os macambirenses. E, é assim que celebramos o primeiro mês do ano. Com obra entregue e em pleno funcionamento”, disse o prefeito Carivaldo Souza que este presente na solenidade de inauguração junto com secretários, vereadores, profissionais e a população local. Vale destacar que a CEIM possui também conta com uma sala com oratório, na qual foi colocada a imagem de Nossa Senhora das Graças, doado pelo padre Paulo Moura.

Vacina contra dengue Na última quinta-feira, 215, o Ministério da Saúde divulgou a lista dos municípios que irão receber a primeira remessa da vacina contra a dengue através do Sistema Único de Saúde (SUS). A Qdenga, primeira vacina contra a doença aprovada no Brasil para um público mais amplo, será aplicada a partir de fevereiro em 521 municípios, mas nenhuma cidade sergipana aparece na lista divulgada pelo Ministério da Saúde, por não atenderem aos critérios definidos pela pasta. Serão vacinadas primeiro as pessoas em regiões consideradas endêmicas para a doença, de acordo com os seguintes critérios: Cidades de grande porte, com mais de 100 mil habitantes, e com classificação de alta transmissão de dengue do tipo 2;Prioridade para municípios com maior número de casos em 2023 e 2024.

Casos em Sergipe Em Sergipe, no ano de 2023, foram registrados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 2.771 casos de dengue e 10 óbitos. De acordo com Bruno Eduardo Silva de Araujo, doutor em Saúde Pública e professor do Centro Universitário Estácio de Sergipe, a escolha de algumas localidades pelo Ministério da Saúde se deu pela capacidade limitada de fabricação de doses, pois o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante na rede pública. Além do critério geográfico, há também a definição de faixa etária para aplicação da vacina. “O público-alvo, em 2024, serão crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de hospitalizações por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Anvisa. A vacina é indicada para pessoas de 4 a 60 anos e deve ser aplicada em duas doses com intervalo de 3 meses”, explica o especialista.

Alta de casos O Ministério da Saúde estima que, no ano de 2024, cerca de 5 milhões de pessoas serão infectadas com o vírus da dengue, superando o recorde de 2015, quando houve aproximadamente 1,6 milhão de casos registrados. Ainda segundo Bruno Eduardo, alguns dos motivos por trás da previsão da epidemia para este ano são as mudanças climáticas causadas pelo fenômeno El Niño, o ressurgimento do sorotipo 3 e 4, e a redução no número de infecções pelo vírus Zika. “As ondas de calor e chuvas intermitentes causadas pelo El Niño, favorecem a proliferação do mosquito transmissor do vírus da dengue, o Aedes aegypti. Isso explica a previsão de um cenário pior para as regiões centro-oeste e sudeste, mais atingidas pelo fenômeno climático”, explica o especialista.

Quatro sorotipos Bruno acrescenta ainda que o vírus da dengue é classificado em quatro sorotipos. “O sorotipo 3 ressurge após 14 anos no Brasil e aumenta a possibilidade de mais casos pela baixa imunidade da população causada pela falta de contato. Além disso, acredita-se que a epidemia de Zika causou de certa forma um efeito protetor contra a dengue, por gerar uma resposta imune para as duas enfermidades. Assim, com a diminuição dos casos de Zika, esse efeito protetor se dissipou, o que vem causando aumento dos casos desde 2022”, destaca o professor.

 Prevenção Enquanto a vacina não chega para todas as regiões do país, os órgãos de saúde indicam que sejam reforçadas as medidas de proteção já conhecidas. Uma das formas de prevenção mais eficientes é o combate ao mosquito Aedes aegypti, através da eliminação e/ou controle de depósitos de água domiciliares e eliminação de lixo a céu aberto. Além disso, segundo Bruno, alguns métodos individuais podem ser utilizado, como o “uso de repelentes à base de DEET (N-N-dietilmetatoluamida), IR3535 ou de Icaridina e do uso de telas nas janelas para evitar a entrada dos mosquitos nos ambientes domiciliares”.

Fonte oficial O especialista reforça ainda que é importante lembrar que, em caso de sintomas da doença, é preciso evitar medicamentos que podem reduzir a capacidade coagulação como Dipirona e Ácido Acetilsalicílico (AAS), por conta da possibilidade de piora dos efeitos da dengue hemorrágica. Em caso de dúvidas sobre a dengue, a fonte oficial de informação é o site do Ministério da Saúde, no portal gov.br.

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

 PELO TWITTER

 

www.twitter.com/freilorrane

 

Católico que é contra o Papa Francisco, vá pra igreja do Malafaia ou Edir Macedo. Lá não tem papa e eles cultuam o santo Bolsonaro igual vocês.

www.twitter.com/ayres_britto

 Independência é uma palavra de cabeça erguida. Subserviência, uma palavra de espinha dobrada.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

 Frase do Dia

“A grande responsabilidade do ser humano consiste em saber discernir. O mundo espera que cada um de nós assuma esta importante tarefa do justo equilíbrio.” Textos Judaicos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais