PRE, PF, OAB e o novo coronelismo

 

 

Uma luz surge ao final do túnel de uma campanha eleitoral marcada em Sergipe, não pelas mobilizações nas ruas e povoados, mas por reuniões e mais reuniões de bastidores onde a tônica principal é a compra de lideranças onde o produto vendido é o voto do eleitor, como se fosse de cabresto.

 

Saiu o velho coronelismo, marcado pelo poder da força e coação dos eleitores, pelo novo coronelismo, onde a “liderança” troca com algum político seu “curral” eleitoral, mantido às custas do dinheiro público e de favores assistencialistas por conta de uma cultura viciada devido a falta de uma educação de qualidade, problema este, alimentado por alguns políticos que ainda querem manter os eleitores reféns de seus vícios políticos de dois em dois anos.

 

Mas não é só a imprensa que está fazendo a sua parte, alertando a Justiça Eleitoral do que vem ocorrendo nos bastidores da política de Sergipe. A OAB/SE está intensificando ações positivas contra a corrupção eleitoral, numa parceria com a Igreja Católica e Conselho Regional de Contabilidade. Serão realizadas palestras nas escolas, faculdades e comunidades.

 

Mas esta força-tarefa das entidades comandada pelo OAB de Sergipe terá também outra força-tarefa que, segundo informações, vem atuando silenciosamente em Sergipe, principalmente junto a alguns políticos e lideranças. A Procuradoria Regional Eleitoral com o apoio da Polícia Federal pode apresentar surpresas nesta eleição. O monitoramento está sendo feito de várias formas, inclusive com informações interligadas em todo país, com agências bancárias e o dinheiro que está sendo sacado neste período que antecede a eleição.

 

Ninguém se engane. Aquele político acostumado a colocar um carro (sem plotagem e identificação) nas semanas que antecede o pleito para distribuir dinheiro com lideranças e cabos eleitorais pode ter uma desagradável surpresa. Inclusive, as informações de bastidores, dão conta que foi requisitado um contingente maior para dar suporte ao trabalho que já começou em Sergipe, antes, durante e depois da eleição.

 

É preciso banir da vida pública os políticos que só conseguem seus mandatos de maneira corrupta: comprando votos. E banir também aquelas lideranças que de dois em dois anos fazem um leilão eleitoral para vender os votos que dizer ter em suas comunidades.

 

DEBATE TV CIDADE

 

Engessamento

Por qual motivo as redes de televisão insistem neste modelo de debate que engessa os candidatos? E a culpa também é dos candidatos que aceitam as regras rígidas que não deixam que um tema seja realmente debatido com profundidade.

 

Déda e João “sumiram” com os nanicos

O modelo do debate deixou os dois principais candidatos, Marcelo Déda e João Alves Filho, literalmente, “no canto”. Bom para os chamados “nanicos” que têm pouco espaço no horário eleitoral gratuito e como não foram governos, são todos estilingues. Nos debates da TV Sergipe e TV Atalaia só participarão Déda, João e Avilete Cruz.

 

Nada mudou com debate

Quem votava em João, continua votando em João. Quem votava em Déda, continua votando em Déda. E para os indecisos a definição do Café com Bobagem: “Antes eu me achava um cara indeciso, mas agora não estou tão certo disso”. Além de ser realizado numa TV a cabo com um potencial pequeno de abrangência.

 

Leonardo surpreendeu

Dos chamados pequenos, o candidato do PCB, Leonardo Dias foi o que surpreendeu. Mostrou firmeza em vários pontos principalmente quando falou da segurança pública, respondendo a uma pergunta de Avilete Cruz. Ele falou e deixou o caminho “pronto” para Avilete criticar o governo estadual. Avilete não entendeu. Aliás, Avilete extrapolou o espaço para o debate acusando um oficial (major Eduardo)  de “potencial assassino”.  Déda pediu direito de resposta e lamentou que Avilete caluniou um policial da PM de Sergipe em cumprimento do seu dever.

 

Vera Lúcia com o mesmo discurso

Já Vera Lúcia, mostrou o mesmo discurso das campanhas passadas. O PSTU deveria ter colocado como candidato Zeca Oliveira, que está surpreendendo no horário eleitoral na disputa para a Câmara dos Deputados.

 

Henrique e Arivaldo: não sabiam onde estavam

Com todo respeito aos dois candidatos, mas quem assistiu ao debate saiu com a sensação que Henrique do Mexa-se e pastor Arivaldo José não sabiam onde estavam. Henrique mostrou que Sergipe para ele se resume ao município de Socorro. Já o pastor Arivaldo, pela falta de desenvoltura deve fazer “estragos” com a bíblia na mão. Coitados dos “irmãos”.

 

Perguntas dos jornalistas

No bloco das perguntas (sorteadas) dos jornalistas aos sete candidatos, a pergunta deste jornalista caiu para a candidata Vera Lúcia. Este jornalista perguntou sobre a opinião sobre o projeto “Ficha Limpa” e se o eleitor saberá separar no momento do voto. Vera Lúcia disse que não acredita  e aproveitou para exemplificar com vários nomes da política nacional de políticos envolvidos em escândalos e que são candidatos este ano.

 

NOTAS

 

Valmir de Francisquinho diz que tem grupo

O vereador Valmir de Francisquinho, do PSB de Itabaiana, negou que esteja pedindo votos apenas para Amorim. Ele afirmou que faz parte do grupo comandado pela família Teles de Mendonça há 22 anos e está pedindo votos para Déda, Amorim e Valadares, Bosco Costa e Maria Mendonça.

 

Soma registra pesquisa

O Instituto Soma de Pesquisa de Opinião Pública Ltda, registrou no TSE uma pesquisa eleitoral que está sendo realizada de 02 até 05 deste mês, sendo entrevistados 1.200 (mil e duzentos) eleitores. A pesquisa foi contratada pela  Clip Propaganda e Marketing Ltda no valor de R$ 9 mil.

 

Os nossos tribunais

No momento em que o país busca melhorar o nível da classe política através do projeto ficha-limpa, filtrando os que se comportaram de forma condenável na gestão de funções e recursos públicos.  O ministro Gilmar Mendes (STF), presta um desserviço à população com a liberação de Raimundo Marcelo (PV/CE). Raimundo Marcelo Carvalho da Silva, é candidato ao governo do Ceará, e estava barrado pela (Lei Complementar 135/10). Por ter contas rejeitadas pelo (TCE/CE), da gestão de prefeito. Para liberá-lo da impossibilidade de registro, o ministro acata o pior dos argumentos, o de que a competência para julgar as contas, quem as possui, são as Câmaras de Vereadores, ou seja, os Poderes Legislativos Municipais, e não os Tribunais de Contas.

 

Jeitinho brasileiro

O blog acredita que essa estúpida decisão do Dr. Gilmar Mendes, foi mais que oportuna, ela pode representar o jeitinho brasileiro para que um ficha-suja, consiga transpor o muro da moralidade pública com a ajuda da Corte Suprema, da guardiã da Constituição Federal. Mas por outro lado, ela pode representar uma enorme janela aberta para que os organismos que atuam em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária, desencadeiem uma campanha para extinguir as duas últimas aberrações patrocinadas pelo regime ditatorial.

As aberrações

Essas aberrações são: a nomeação de conselheiros de Tribunais de Contas, cargos públicos, de altíssima influencia, com excelente remuneração, sem exigência de concurso e cuja punição em caso de deslize, é a aposentadoria confortável. A outra aberração é a que submete, aos poderes legislativos, as contas dos gestores públicos. Algumas já devidamente reprovadas por análise de técnicos, visto que mesmo não havendo concurso, há requisitos mínimos de qualificação e grau de instrução.

 

Debate deve ser feito  

Enquanto que nos parlamentos, principalmente nos municipais, não é difícil encontrarmos analfabetos, eles estão lá, vestidinhos de terno e gravata, e beneficiados por um sistema político intencionalmente maléfico, que esqueceu de aplicar a prova que os barraria, ou aplicou uma provinha qualquer, e não a corrigiu como deveria. É isso aí ministro Gilmar Mendes, Vossa Excelência abriu uma porta imensa para esse debate, que a sociedade deveria abraçá-lo com determinação.

 

Descaso de empresa na BR-101

Alguns leitores estão enviando e-mails reclamando do descaso da empresa que presta serviços ao DNIT na BR-101, ligando Aracaju a cidade de Laranjeiras. Os leitores reclamam, além do atraso da obra, do péssimo serviço prestado, como, por exemplo, o asfalto novo, já com tapa buraco e embaixo do viaduto que liga para Itabaiana minando água no meio da pista. É preciso que o DNIT cobre uma ação rápida da empresa, já que pelo local passam veículos pesados que podem causar uma grande tragédia por conta da água que jorra no meio da pista.

 

Propaganda Repetida

Os programas políticos do rádio e da TV tem demonstrado verdadeiro desleixo dos candidatos proporcionais, até de siglas com suporte para fazer algo descente. Muitos candidatos do PSDB repetem os mesmos programas desde o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Nem os partidos considerados nanicos têm desprestigiado o público com repetidos discursos. Basta assistir os programas do PV, PP, PPS, PSTU entre outros.

 

Sites Políticos

O território livre da internet tem dado margem para os políticos fazerem o que bem querem. Porém, os sites deveriam primar pela qualidade da escrita e o bom português, alguns textos falam eventos sem citar o evento, acentuação seria exigir demais, imagine organizar simetricamente o arquivo postado. Um exemplo é o site de André Moura, começou bem, mas agora os textos deixam a desejar, as matérias deveriam conter lide, pelo menos.

 

Caminhada de Iran e Ana Lúcia

Os apoiadores das candidaturas do deputado federal atuante e de luta, Iran Barbosa (1390) e da deputada estadual guerreira e de luta, Ana Lúcia (13900) realizam caminhada, nesta sexta-feira, dia 3 de setembro. A caminhada “Tô Com Iran e tô com Ana Lúcia” vai ocorrer, em Aracaju. A concentração será às 15h, na Praça Fausto Cardoso.

 

Zona norte recebe Valadares Filho

O candidato a reeleição a deputado federal Valadares Filho 4040, continua visitando os bairros da capital para pedir o apoio da população. Desta vez o escolhido foi o bairro Santos Dumont, na quarta-feira, 01. “ Muito obrigado a todos os moradores do Santos Dumont, queria agradecer toda a receptividade, e aproveitar e pedir também o apoio e o voto de vocês, para que eu possa continuar trabalhando em benefício da população”Após a caminhada no bairro Santos Dumont, Valadares Filho 4040 seguiu para o Manoel Preto onde estava sendo realizada uma mini carreata, organizada pelo candidato a reeleição a governo do estado Marcelo Déda.

 

Reflexão sobre o papel do eleitor nas eleições

O vereador Elber Batalha Filho fez um discurso na Câmara de Aracaju na última quinta-feira, 02, lamentando que a grande maioria da população não está preocupada em relação ao seu próprio voto.  “Há um ano e meio, depois do pleito eleitoral de 2008, em um programa de rádio, uma senhora depois de 1 mês da eleição de vereador dizia que os parlamentares de Aracaju nada faziam. Ao ser questionada qual o vereador ela  tinha votado, a senhora disse não lembrar, isso a menos de um mês, demonstrando o descompromisso de alguns com as eleições no nosso país”, exemplificou.

 

Voto em Tiririca

Para comprovar o descrédito e o descaso para com a política, Elber Batalha citou matéria veiculada na Folha de São Paulo, onde faz um alerta aos paulistanos que já declaram o voto ao comediante Tiririca. Segundo as pesquisas, o candidato a uma cadeira na Câmara Federal está entre os oito mais lembrados que concorrem à vaga.  “Está virando uma coqueluxe em São Paulo dizer que vai votar em Tiririca. Nada contra o comediante, mas ao eleger figuras como ele, os próprios brasileiros não entendem que é ele que vai se tornar seus representantes no parlamento. É necessário que entendamos que votos como este é o que fazem a saúde e a educação irem mal no Brasil”, avalia.

 

Blog é destacado

Elber Batalha destacou também blog de Cláudio Nunes, em sua edição do dia 02.09, onde ele fez um apanhado, mostrando a atuação parlamentar dos mandatos de todos os deputados federais e senadores da bancada de Sergipe. Elber parabenizou o colunista por trazer a população que, por trás da eleição de algumas figuras, pode estar contribuindo para perpetrar o descontentamento da população. “Espero que os jornalistas possam continuar contribuindo ao prestar informações para que se entenda que voto é coisa séria”, anseia.

 

Emerson demonstra preocupação

Já o vereador Dr. Emerson disse que se sente preocupado com este tema. “Isso é preocupante. A necessidade de termos de ter uma Ficha Limpa mostra o despreparo no voto. Como escolhemos muito mal e vulgarizamos o voto, a gente precisa desse tipo de lei para que procure corrigir algo como nós, cidadão, não o sabemos fazer”, acredita.

 

MAR mobiliza em apoio a Rogério

Na noite da última quarta-feira, 01, no Iate Clube foi realizada a primeira edição do Movimento dos Amigos de Rogério (MAR)  com presença de prefeitos, vereadores, lideranças políticas da capital e do interior, além do candidato à reeleição, o governador Marcelo Déda.O evento, promovido por amigos que se engajam na luta para eleger Rogério deputado Federal, teve como objetivo reunir a militância e somar forças para arrancada final, que corresponde ao último mês de campanha.

 

Honraria

O vereador licenciado Danilo Segundo (PSB) foi homenageado pelo Conselho Regional de Educação Física de Sergipe (Cref/SE), na noite da última quarta-feira. O parlamentar recebeu a medalha Epaminondas Vital, um dos pioneiros da atividade física no Estado, por fazer um mandato que incentiva o esporte em Aracaju e em Sergipe. A solenidade aconteceu no Auditório do Banese, marcando as comemorações do Dia do Educador Físico.

 

Saudades

Engajado na campanha para reeleger o deputado federal Valadares Filho (PSB) e eleger Tânia Soares (PCdoB) deputada estadual, o vereador licenciado Danilo Segundo (PSB) esteve na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), para acompanhar a audiência pública que abordou os 20 anos do Estatuto da Crianças e do Adolescente (ECA). O parlamentar aproveitou para visitar os setores e matar a saudade do plenário. Ele só retorno ao Legislativo de Aracaju em dezembro

 

Trânsito na Farolândia

Todo mundo sabe que Antonio Samarone deixou a SMTT e assumiu a Secretaria de Saúde do Município. Em seu lugar, no comando do trânsito de Aracaju, tomou posse Osvaldo Nascimento. Mas até o momento não há qualquer sinal de que esse órgão do município tenha elaborado algum plano para minimizar o trânsito da região da Farolândia e adjacências.

 

Um verdadeiro “inferno”

Um semáforo que chegou a ser ventilado seria colocado à altura do Posto Petrox, para permitir o controle do acesso à Av. Beira Mar, única via de escoamento na área, para quem vai para a Atalaia ou para quem pretende dirigir-se ao centro da cidade. Para completar, a ponte que vai ligar o Beira Rio à Av. Canal Quatro, no Augusto Franco, está longe de tornar-se realidade. Nem mesmo a iminente inauguração do Park Ville, da Norcon e a construção de vários condomínios – somente da Cosil são três – conseguiram sensibilizar as autoridades competentes. Enquanto isso, os moradores da referida região continuam sofrendo, mormente nos horários de pico, que coincidem com os dos estudantes da UNIT. É, de fato, um verdadeiro inferno.

 

Instalação de ZPE em Sergipe I

Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia e do Turismo (Sedetec) estiveram reunidos nesta quinta-feira, 2, com integrantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para discutir detalhes sobre a implantação da Zona de Processamento de Exportações (ZPE) sergipana. Durante a reunião foram apresentadas algumas das exigências feitas pelo Ministério para que a constituição da área seja aprovada.

 

Instalação de ZPE em Sergipe II

Para autorizar o funcionamento da ZPE são necessários, entre outros pré-requisitos, investimentos em ações de infraestrutura, além de um espaço delimitado e devidamente escriturado. Antes do encontro, os técnicos do MDIC conheceram o local onde deverá ser implantado o empreendimento, em uma área de 425 hectares localizada no município de Barra dos Coqueiros. De acordo com o secretário Jorge Santana, todas as providências já estão sendo adotadas pelo Governo de Sergipe.

 

Nota de esclarecimento do Des. Edson Ulisses sobre notícia do MPF I

O Desembargador Edson Ulisses de Melo vem através desta nota esclarecer alguns pontos a respeito da notícia “MPF/SE requer que contratos irregulares do PAR sejam anulados”. A matéria, distribuída à imprensa pela assessoria de comunicação do MPF, diz que dois filhos do Desembargador foram beneficiados irregularmente com imóveis do Programa de Arrendamento Residencial.

 

Nota de esclarecimento do Des. Edson Ulisses sobre notícia do MPF II

Conforme o Desembargador, é função do Ministério Público investigar qualquer denúncia, algo natural no processo democrático, desde que preservada a honra do cidadão. Porém, considerou estranho que o assunto – levantado em 2007 pelo advogado Jorge Rabelo, durante a campanha eleitoral para o cargo de Desembargador – voltasse à tona agora. Para ele trata-se de matéria superada.O Desembargador enfatizou que, na ocasião, a Caixa Econômica esclareceu, através da imprensa, que o processo foi regular, já que Adriano Ulisses e Luciana Cândida Déda Chagas de Melo foram submetidos a todos os trâmites do processo de seleção estabelecidos pela Caixa: inscrição, seleção e sorteio. Assim, demonstra-se que não houve benefícios ou privilégios.

 

Nota de esclarecimento do Des. Edson Ulisses sobre notícia do MPF III

Para Edson Ulisses, é de se estranhar que o assunto ressurja somente agora. Ele informou ainda que na época da aquisição dos imóveis, os filhos eram acadêmicos do curso de Direito e estagiários do seu escritório particular de advocacia, regularmente registrados, remunerados e com impostos recolhidos, na observância da legalidade. “O fato de serem filhos de advogados, cujo pai é atualmente Desembargador, não significa dizer que poderiam adquirir imóveis de padrão mais alto. Inclusive, na época, minha filha já era casada e ainda morava comigo. Meus filhos são pessoas trabalhadoras, que aprenderam com sua família a ganhar a vida honestamente. Estão começando a vida sem utilizar qualquer tipo de influência decorrentes dos cargos que ocupei, ocupe ou possa ocupar”, concluiu o Desembargador.  A demanda está em curso, já tendo sido indeferida a liminar pleiteada pelo MPF. Compete ao Judiciário a decisão final.

 

Sistema utilizado pelo Banese atrai interesse do BB

Representantes da Diretoria de Apoio aos Negócios e Operações do Banco do Brasil (BB) estiveram em Aracaju, esta semana, para conhecer a experiência do Banco do Estado de Sergipe (Banese) relacionada à utilização do sistema empresarial SAP na área de Compras e Contratos. O SAP, um software multimodular criado pela empresa alemã SAP para auxiliar os gestores de uma empresa nos processos de negócio, vem sendo utilizado com sucesso pelo Banco do Estado e poderá ser adotado pelo BB.

 

Contistas de Sergipe

 O veterano jornalista Paulo Fernando Teles Morais, ex-correspondente de Veja e de “O Globo”, é considerado um dos melhores contistas de Sergipe. Autor de “Emparedados” e “Parábolas da Chuva”, o referido escritor prepara com carinho o seu próximo livro, a ser lançado em 2011.

 

Educação Física

Na última quarta-feira, 01, foi comemorado o Dia do professor de Educação Física. Alguns professores enviaram um e-mail para o blog lembrando que o Departamento de Educação Física da SEED, foi criado pelo secretário Marcos Prado, já que o mesmo inexistia que inexistia no organograma da Secretaria. O Departamento ossibilitou impulsionar os diversos esportes  na rede estadual de Educação.

 

I Cebolada Cultural

Nos dias 3 e 4 de setembro, na Praça de Eventos de Itabaiana, acontece a 1ª Cebolada Cultural. Exposição de esculturas com artistas da terra, apresentação de várias atividades culturais, com recitais de poesia, cinema, teatro, cheganças, danças, frevo, grupos de pífanos, arte na pele e outros. E ainda a participação de motoclubes do Estado e shows musicais com Naurêa, Alapada, Urublues, Mamutes, Cabedal, 900B6, Carranca, Kleptones e muito mais. A entrada é franca e o objetivo desse grande evento é revitalizar a cultura alternativa de Itabaiana e de toda a região.

 

Companhia Brasileira de Ópera apresenta-se em Aju

A Cia. Brasileira de Ópera apresentará, nos dias 10 a 12 de setembro, a ópera O Barbeiro de Sevilha, de Gioachino Rossini, no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju (SE). Esta será a nona cidade visitada pela turnê de estreia da Cia.Com direção artística do maestro John Neschling e produção de José Roberto Walker, a Cia. levará a ópera O Barbeiro de Sevilha a 15 cidades brasileiras até novembro. A primeira apresentação nacional aconteceu em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, em junho passado. Em Aracaju, serão apresentadas três récitas adultas (com 2h30 de duração) e uma infantil (50 minutos).

 

Sergipe participa do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra

Desde a quarta-feira, 01 de setembro, até a próxima terça-feira, 07, brasileiros e brasileiras de todo o país podem expressar sua opinião sobre a questão fundiária no Brasil. Durante os sete dias, acontece, em diversas cidades, o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra. Todos os cidadãos brasileiros estão convidados a responder “sim” ou “não” às seguintes perguntas: “Você concorda que as grandes propriedades de terra no Brasil devem ter um limite máximo de tamanho?” e “Você concorda que o limite das grandes propriedades de terra no Brasil possibilita aumentar a produção de alimentos saudáveis e melhorar as condições de vida no campo e na cidade?”.

 

Sociedade Brasileira

Na ocasião, os interessados ainda podem firmar um abaixo-assinado em apoio à emenda constitucional para inserir o inciso V ao artigo 186 da Constituição Federal. Este inciso estabelece que, para cumprir a função social, garantir a democratização do acesso à terra e assegurar a soberania territorial e alimentar, a propriedade rural deverá ter um limite de 35 módulos fiscais.Promovido pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), o Plebiscito tem o objetivo de chamar atenção da sociedade brasileira para a questão da concentração de terras no Brasil. Segundo informações de entidades que compõem o Fórum, o Brasil é o segundo país do mundo que mais concentra terras.

 

A participação do menor estado do Brasil

Em Sergipe, o Comitê Estadual do Plebiscito pelo Limite da Propriedade da Terra conta com a participação de diversas entidades pastorais, populares e sindicais, como a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe (FETASE), a Central Única dos Trabalhadores do Estado de Sergipe (CUT Sergipe), o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Urbanos (MOTU).As urnas estão espalhadas em vários pontos estratégicos de Sergipe. Os locais estão identificados com faixas e cartazes sobre a Consulta Popular. Confira os locais fixos de votação: FETASE (Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Sergipe), Av. Simeão Sobral, nº 656, Centro; Sindicato dos Bancários de Sergipe, Av. Gonçalo Prado Rolemberg, nº 794; Legião da Boa Vontade; CUT Sergipe, Rua Porto da Folha, nº 1039; Secretaria do MST, Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 162; Galpões do MOTU, B. Siqueira Campos, Rua Amapá, nº 205 e B. Orlando Dantas, Av. Gasoduto, nº 686. A votação também contará com urnas itinerantes no Terminal do DIA e Terminal Zona Oeste (02 e 03/09, das 11 às 19h); Terminal Centro (03/09, das 17h às 19h); Calçadão das Laranjeiras com João Pessoa (02,03 e 04/09, das 10 às 17h); Universidade Federal de Sergipe – Campus São Cristóvão (02 e 03/09, das 07h às 19h); Hospital Universitário; e Comitê Pró Plínio.

 

II Caminhada Serra Itabaiana

A  cidade de Itabaiana está em festa durante o final de semana.  De sábado   dia  4,   até   segunda-feira,  dia  6, acontece   a II Caminhada Santiago de Compostela dos Parques da Serra de Itabaiana.  No  sábado   às  19h30 acontece a Missa para o Per egrino, Após a celebração deslocamento para o Rotary Club com   palestra e a apresentação folclórica.  No  domingo  a  concentração na Praça da Matriz, com entrega de kits do peregrino (credencial, instruções, camisa, boné), alongamento e aquecimento e entrega da credencial. Às 7h, início da Caminhada,  saindo  da  Praça da Matriz ao Monumento ao Peregrino; seguindo  para   do Monumento ao Peregrino à Igreja do Lagamar (visitar a imagem de Santiago Apóstolo)   da Igreja do Lagamar à Igreja da Serra. Servir-se de água, sucos, chá e frutas; Trecho 4,  da Igreja da Serra ao Monumento de Santiago Matamouros, visitando  à Árvore dos Desejos aí você poderá deixar pendurados seus desejos e o vento os espalhará pelo universo,  da Árvore dos Desejos à Fonte do Desapego – deixe aí tudo o que não deseja mais carregar na sua bagagem;  da Fonte do Desapego ao Parque dos Falcões;   Carimbar Credencial,  será servido  de água, sucos, chá e frutas;   Visita ao Parque e demonstração de adestramento das aves; Dança Sagrada do Parque dos Falcões ao Cume da Serra de Itabaiana; parada para uma vivência na Cruz de Ferro; do Cume da Serra ao Poço das Moças; do Poço das Moças ao Posto do Ibama,  Carimbar Credencial; do Posto do Ibama  ao Portal do Parque Nacional de Itabaiana. Na segunda-feira, às 6h30  Concentração no Ponto Geodésico Central de Sergipe, marco de concreto erguido na  Praça Fausto Cardoso,  demonstrando o ponto central do Estado de Sergipe. O evento contará com o apoio e participação  do empresário  José  Bispo.

 

Dupla sertaneja

Segunda, dia 6, meio de um feriadão e você vai ficar em casa? De jeito nenhum! Você vai curtir Leo & Thiago, uma das maiores duplas sertanejas de Sergipe. Os fãs prometem lotar o Labareda, a partir das 22 horas.

 

Área VIP

Os VIP que gostam de forró e sertanejo, vão se reunir, no dia 6, no Iate Clube, para curtir a festa Área VIP, com as bandas sergipanas, Rojão Diferente e Zé Tramela, e a banda alagoana Expresso Forronejo. A festa é VIP mesmo e vai contar com uma estrutura diferenciada de alimentação e climatização.

 

DENUNCIE OS CRIMES ELEITORAIS

Ouvidoria do TRE/SE: (79) 2106-8777. E-mail: ouvidoria@tre-se.gov.br ou ainda por correspondência preenchendo o formulário eletrônico no site www.tre-se.gov.br.O prazo para as respostas às consultas é de 03 (três) dias. Na Procuradoria Regional Eleitoral: Enviar, por correio, a documentação endereçada à Procuradoria da República em Sergipe, situada na Avenida Beira Mar, nº 1064, Praia Treze de Julho, Aracaju/SE, CEP 49020-010: Enviar para o e-mail denuncia@prse.mpf.gov.br ou preencher  formulário site www.prse.mpf.gov.br

 

DO LEITOR

Abusos dos carros de som

E-mail de Mateus Cunha: “Seguindo o texto do amigo, também leitor, Felipe Barreto, me provoca indignação o uso de carros de som na política. Durante os outros períodos fala-se tanto de Poluição Sonora, mas na época de eleições, esquecemos de tudo! O que nos faz pensar que nós, eleitores, votaríamos em um candidato que não respeita a nossa privacidade?? Será que a simpatia à um político ao ponto de escolhê-lo para ser nosso representante se ganha no grito, ou melhor num ensurdecedor apelo pelas ruas?? As eleições no Brasil dão um excelente exemplo para o mundo todo, no que se diz respeito à rapidez e segurança nas apurações, mas os preparativos até a chegada da hora da verdade está deixando muito, mas muito a desejar. São sempre as mesmas musiquinhas chatas, os jingles que ninguém suporta e mesmo assim, estão nas ruas de domingo a domingo. A Justiça Eleitoral não faz nada?? Pergunte a opinião publica o que ela acha disso tudo. Com certeza, o resultado será a maioria esmagadora contra tudo isso”.

 

Atendimento Hospital de Cirurgia

Do leitor Marcos Mendonça de Almeida: “Apesar de tanto problema na saúde do nosso País e no nosso Estado, fico muito feliz em ver que a esperança. No dia 28 de agosto minha querida mãe sofreu mais um infarto o terceiro, em menos de 04 anos de imediato minha irmã que estava com ela a levou para o Hospital Nestor Piva, chegando lá de imediato teve o primeiro atendimento o que com certeza foi o que salvou a vida dela, em seguida foi transferida para o Hospital de Cirurgia através da equipe do Samu Municipal, e diga-se de passagem também super bem atendida, logo chegando no Hospital de Cirurgia foi de imediatamente para a UTI da recém inaugurada Unidade Vascular Avançada – UVA, onde foi assistida pelo Médico de plantão Dr. Cícero que tomou todas as providências necessárias. No dia 30 de agosto foi submetida a um cateterismo pelo Dr. Ascelino, um médico competente e Humano, graças ao bom Deus no dia de hoje depois de quase uma semana minha querida mãe teve alta e já esta em casa.O que quero com esse relato Cláudio, é dizer que nesse mundo tão cheio de problemas existem médicos humanos, fico muito feliz da forma que minha mãe foi tratada no Hospital de Cirurgia, agradeço a todos, as técnicas de enfermagem da UTI da UVA a toda equipe de cardiologia como Dr, Cícero, Dr. Fábio Serra e tantos outros que se revezavam nos plantões, quero dizer que além de brilhantes são médicos Humanos que trata o paciente como tem que ser tratados tenho certeza que minha mãe foi bem mais atendida de que quando teve seu primeiro infarto e ficou em um hospital particular e fico muito feliz em saber que meu estado possui médicos desse porte que não deixa a desejar a nenhum grande centro de cardiologia do nosso Brasil”.

 

Sobre a UFS

Do Presidente da ADUFS Seção Sindical do ANDES, professor Antônio Carlos Campos: Em face às ações da CGU na Universidade Federal de Sergipe que culminou com a divulgação de insuficiência de controles administrativos em diversas instâncias de ensino, pesquisa e extensão está tramitando nos Conselhos da Instituição uma minuta de resolução sobre Normas do Regime de trabalho dos professores que descaracteriza o conceito de Universidade que o Movimento Docente tem lutado todos esses anos. Que é uma universidade autônoma, democrática e de referencia social.Entre outros pontos dessa proposta de resolução, impõe  aumento de carga horária em sala de aula para mínimo de 16 horas para o professor DE, inviabilizando o tripé ensino, pesquisa e extensão. No nosso entendimento, instaura o Escolão de ensino superior, tendo em vista que a prática e o exercício pedagógicos não se realizam exclusivamente, no âmbito restrito da sala de aula em que cada hora-aula inclui, pelo menos uma hora de preparação. Essa medida também estabelece hierarquia entre determinadas disciplinas como os TCC’s, os Estágios e as disciplinas optativas, que a depender do número de alunos matriculados, podem contar apenas como metade da carga horária.Acreditamos que a Instituição já possui mecanismos  de controle de pessoal que devem ser utilizados pelas chefias imediatas ao contrario de normas que desqualificam o fazer e saber dessa Instituição tão importante para a sociedade sergipana”.

 

PM, a verdade por trás dos fatos

Do leitor Railson Simões: “Caro jornalista, realizando a leitura sobre a matéria título do dia 1º de Setembro em seu blog (PM, imagem e fatos estarrecedores), passei a refletir sobre o que a mídia e a população sergipana realmente pensam sobre a Instituição Policial Militar e o que elas procuram verdadeiramente nas notícias. Primeiramente, é preciso deixar nítido aqui que nossa sociedade tem por cultura, uma “paixão” pelas notícias nefastas que são diariamente alimentadas e enfiadas goela a baixo por uma imprensa tendenciosa e partidária. Segundo, os resquícios que alguns ainda carregam da época da ditadura militar parece alicerçar ainda mais a opinião negativa, ou melhor, o preconceito que tem em relação a PM. E terceiro, a sociedade precisa buscar melhores referências, pois se compararmos a nossa polícia com outras da Federação, veremos se há um competente ou não trabalho desempenhado pelos nobres colegas da PMSE; se analisarmos todas as notícias negativas e positivas que são vinculadas em todos os meios de comunicação, traçaremos uma imagem real desta corporação; se observarmos que a mídia busca dar mais ênfase aos fatos negativos, repetindo a notícia inúmeras vezes e somente dando um pequeno espaço no rodapé da página para as operações bem sucedidas que a Policia Militar de Sergipe realiza diariamente, veremos que fatos isolados como os que foram noticiados recentemente não passam de uma pequena celeuma que devem sim serem combatidas rigorosamente mas salvaguardando a sua devida proporção. Vejam, observem, pesquisem, analisem as notícias policiais e digam quantas apreensões de crack, cocaína, maconha e arma de fogo foram realizadas somente este ano? Quantas prisões foram concretizadas, crimes elucidados, evitados, quadrilhas desarticuladas? quantos eventos como pré-caju, forró-caju, etc foram tranquilos diante da proporção do número de foliões presentes? Quantos veículos e pertences recuperados? Dizer que o Estado precisa criar um novo modelo para a PM de Sergipe, que os resultados apresentados ao longos dos seus 175 anos, e principalmente nos últimos quatro anos, estão aquém do esperado e colocar o aumento salarial como justificativa para uma maior cobrança, são argumentos descabidos, sem referência ou até mesmo estudo de causa algum, baseando-se somente nas últimas manchetes. Devemos lembrar que o policial militar é uma das profissões em que se arrisca cotidianamente a própria vida em prol da segurança da sociedade, necessitando ainda de um grande preparo físico, psicológico e técnico e que só a partir disso já merece ser bem remunerado, assim como defendo que o professor deve ser bem remunerado porque cuida da educação e é a profissão base para as demais, como defendo que o médico deve ser também bem remunerado, pois cuida da saúde, etc. E nem por isso, essas e outras profissões são mais cobradas quando recebem altíssimos salários, como o caso de juízes, desembargadores, promotores, sem falar de vereadores, deputados, senadores,… Mas o clamor da sociedade por uma polícia sempre mais atuante é compreensivo, uma vez que atinge os principais pilares de cada indivíduo: a moral, a dignidade,  a segurança, o bem-estar, a vida! Porém, é preciso realizar um estudo mais aprofundado antes de sairmos por aí tecendo certos tipos de comentários depreciativos sobre a Polícia Militar, porque dificilmente eu vejo pessoas da sociedade ou jornalistas criticando atitudes ou ausências destas quando se trata de um médico, um professor, um juiz, etc. E sabem o porquê? Por que não tem conhecimento de causa, muitas vezes o fato em si não atinge o indivíduo ou até mesmo o coletivo, ou a mídia não dá o mesmo tratamento de imagem, pois não se reverte em audiência. Exemplo disso, são as manchetes de notícias que colocam até mesmo um indivíduo que desempenha a função hoje de advogado e que praticou possivelmente um crime passional, mas que a mídia o trata como ex-policial, caso este desgastadamente divulgado no caso Mércia e que teve um dos participantes presos aqui em Sergipe, graças ao excelente trabalho desempenhado por nossa polícia. Porém, é como se aquela ocorrência envolvendo o advogado tivesse uma relação direta com o fato do mesmo ter sido alguma vez na vida policial militar. E vários fatos como este e outros envolvendo ex-militares ou militares têm ganhado notoriedade graças à busca impiedosa e desenfreada da audiência que a mídia passa diariamente aos seus consumidores vorazes (leitores, ouvintes, telespectadores, etc) de notícias trágicas. Mais um exemplo está na sua própria matéria caro jornalista, em que para engordar os fatos negativos relacionados a PMSE, você insere a ocorrência que envolveu um aspirante do Corpo de Bombeiros. Para os leigos aqui presentes, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar são instituições totalmente independentes uma da outra, sendo subordinadas, assim como a Polícia Civil, à Secretaria de Segurança Pública.Devemos lembrar aqui também que a falta de policiais suficientes nas ruas, se dá pelo fato de que a cada dia o Estado e principalmente a nossa Capital tem crescido progressivamente, com a criação de novos espaços de habitação e o aumento populacional. E que inversamente a isto o efetivo da PM tem decrescido, em razão da falta de concursos periódicos (estudos demonstram que para uma quantidade x de habitantes deve haver uma quantidade y de policiais), a existência de policiais que pedem pra sair, buscando sucesso em outras profissões, há ainda aqueles que vão pra reserva (os aposentados), os que são expulsos (a lei é severa) e os que adoecem e são colocados como incapazes definitivamente para o serviço.Deixo claro aqui que eventos negativos como os que foram divulgados recentemente, relacionados à estupro, abuso de poder, desvio de conduta e violência com morte, devem ser amplamente combatidos, extirpados da Instituição Policial Militar. Porém, lembremos que são fatos isolados, subjetivos e que a grande maioria dos profissionais de segurança pública do nosso Estado, são pessoas de bem, comprometidas com a promessa que realizaram no dia de suas formaturas de que é combater a violência e a criminalidade mesmo com o sacrifício da própria vida!”Nenhum de nós é tão bom ou tão forte quanto todos nós juntos!”

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

Encontro das Águas

Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos

Quero ver brotar o perdão onde a gente plantou juntos outra vez

Já sonhamos juntos semeando as canções no vento

Quero ver crescer nossa voz no que falta sonhar

Já choramos muito, muitos se perderam no caminho

Mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer

Sol de primavera abre as janelas do meu peito

a lição sabemos de cor

só nos resta aprender…

Trecho da Canção Sol de Primavera, de Beto Guedes, para o início do mês de setembro, que simboliza o encontro das águas.

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais