Conselhos num discurso de formatura

…..Dizem que conselho só se dá a quem pede. E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns. Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.

 

…..Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro. Ame seu ofício com todo o coração. Persiga fazer o melhor. Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência.

 

…..Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha. Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro. Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro. Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro. E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar. E tudo que fica pronto na vida foi antes construído na alma.

 

…..A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano. O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: “Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo”. E ela responde: “Eu também não, filho”.

 

…..Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário. Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.

 

…..Meu segundo conselho: pense no seu país. Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo.

 

…..O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homem. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu.

 

…..Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: “Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”. É exatamente isso que está escrito na carta de Laudicéia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É preferível o erro à omissão; o fracasso, ao tédio; o escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso.

 

…..Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso. Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.

 

…..Tenho consciência que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.

 

…..Não use Rider: não dê férias a seus pés.

 

…..Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: “Eu não disse? Eu sabia!”

 

…..Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, se fizesse alguma coisa.

 

…..Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. …..Das 8 às 12, das 12 às 8, e mais, se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.

 

…..O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta, enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.

 

…..Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas; mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão.

 

…..E isso se chama “sucesso”.

 

Nizan Guanaes (Publicitário, fundador do IG e das agências DM9 e Africa), discursando como paraninfo na formatura de uma turma na Faap.

 

Notícia mal dada: Água no NE I

A FSP publicou na sexta-feira, 26, no espaço Painel do Leitor, uma errata sobre matéria publicada referente as águas do rio São Francisco: A reportagem “Água do Rio São Francisco será a mais cara do país” (Mercado, 22/11) está incorreta. Não se pode comparar a cobrança pelo uso da água nas bacias hidrográficas com a tarifa do serviço de adução de água em obras de transposição. O primeiro caso é um valor fixado a partir de um pacto entre usuários, sociedade e poder público, no comitê de bacia, para estimular o uso racional da água e gerar recursos para investir na recuperação e na preservação dos mananciais.

 

Notícia mal dada: Água no NE II

O segundo caso se refere à tarifa a ser paga pelos Estados receptores das águas para cobrir custos de operação, manutenção e administração. Os valores da cobrança pelo uso da água no São Francisco são semelhantes aos de outras bacias. Da transposição serão cobrados R$ 0,015 por m³, exatamente o valor cobrado pela transposição do sistema Cantareira.Para concluir se o preço pela operação das águas do São Francisco será ou não o mais alto, será necessário compará-lo, depois de fixado, aos preços dos serviços de operação em outras obras de transposição, e não com a cobrança pelo uso da água na bacia.PATRICK THADEU THOMAS , gerente de Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (Brasília, DF).

 

Atentado a Luiz Mendonça

O secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe, João Eloy de Menezes, disse na tarde desta sexta-feira, 26, que o atentado contra o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o desembargador Luiz Mendonça, está elucidado. No entanto ele disse que os trabalhos de investigação continuam, principalmente até a prisão de Floro Calheiros, confirmado hoje como o mandante do crime.

 

Pistoleiros

A polícia sergipana prendeu em Pernambuco três integrantes do bando de Calheiros, foragido da justiça sergipana desde 2008. Eles foram detidos ainda na quinta-feira, 25, em Petrolina (PE), por uma equipe de 40 policiais do Comando de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil e do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar e já se encontram em Sergipe. Um quarto homem foi preso ainda na tarde da sexta-feira, também em Pernambuco, mas no município de Águas Claras. (Infonet).

 

Violência no Rio de Janeiro

A Senadora Maria do Carmo Alves (DEM/SE) demonstrou preocupação com o estado de guerrilha urbana instaurado no Rio de Janeiro nos últimos dias. Para ela, a população vem sofrendo os descasos governamentais de décadas em relação à Segurança Pública. “A situação das famílias nos morros cariocas é insustentável. Sou solidária a elas nesse momento de profunda aflição. São pessoas trabalhadoras, que nada têm a ver com o tráfico, mas que se encontram igualmente reféns dessa violência. Temo pelo desfecho, que acabará por envolver muitos cidadãos inocentes”, lamentou a Senadora. 

 

Sergipe terá ZPE

A economia de Sergipe está mais fortalecida desde o último dia 23, com a publicação de uma resolução propondo ao presidente Lula a criação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na Barra dos Coqueiros. Publicada pelo Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), a resolução prevê a instalação em Sergipe de um distrito industrial que vai abrigar empresas com produção voltada para a exportação.

 

Geração de empregos

Os empreendimentos que integram essas zonas têm como principal vantagem o direito a diversos incentivos tributários e cambiais, além de procedimentos aduaneiros simplificados.  Em contrapartida, elas têm a obrigação de destinar pelo menos 80% da sua produção ao mercado externo. Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, Jorge Santana, o maior impacto da criação de uma ZPE em Sergipe é a geração de empregos. “Nem o estado nem a União irão recolher tributos. O retorno virá mesmo através da geração de empregos diretos e indiretos”, enfatiza.

 

Funcionamento da Justiça

Conhecer o Judiciário para melhor informar a sociedade foi um dos destaques da palestra proferida  na sexta-feira, 26, no II Seminário “Comunicação e Justiça”, pelo Juiz Auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Sergipe, José Amintas Noronha. Com o tema “Conhecendo o Judiciário – uma explicação sobre o funcionamento da justiça”, o magistrado conversou com profissionais de imprensa e estudantes de maneira didática, abordando questões jurídicas que corriqueiramente são exploradas pelo universo midiático.

 

Organização

No início da sua explanação, o palestrante falou sobre organização dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, pautando as funções de cada um destes. Ao descrever competências de cada órgão da Justiça, José Amintas Noronha destacou a não hierarquização entre eles, e a diferenciação entre Justiça Comum e Justiça especializada, seja esta de competência para causas trabalhistas ou eleitorais, por exemplo.

 

Hierarquia não existe

“Há uma certa ideia errônea de que há no Judiciário uma hierarquia, seja entre juízes e desembargadores, seja entre tribunais superiores e tribunais de justiça. O que há na verdade é uma divisão de competência entre os órgãos judiciais. O que se pode falar em hierarquia é no âmbito administrativo, ou seja, quando determinado juiz está cumprindo funções administrativas, como é o exemplo de um juiz auxiliar que está subordinado à Presidência do órgão”, explicou.

 

II Mesa de diálogo

O Banco do Nordeste sediou na sexta-feira, 26,a II Mesa de diálogo entre as instituições financeiras de Sergipe, Procon/SE e FEBRABAN para tratar de assuntos relativos ao Sistema de Autorregulação Bancária – SARB-004/2009. A abertura do evento foi realizada pelo Superintendente Estadual do Banco do Nordeste, Antonio César de Santana, que destacou a importância da realização da Mesa, ressaltando que “com esse diálogo, o objetivo é tratar cada vez melhor nosso bem maior que é o cliente”.

 

Alternativas

 O diretor da FEBRABAN, Evandro Zuliani afirmou , a partir disso , que os bancos estão dispostos a buscar alternativas para os problemas que os consumidores sergipanos vem enfrentando. Segundo ele, “é necessário ouvir os problemas de maneira livre de preconceitos com a finalidade de buscar a uniformização das regras, para beneficiar consumidores de norte a sul do país”.

 

Funcionários da saúde realizam ato nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira, 29 de novembro, às 8h da manhã, os funcionários do nível médio e técnico da rede de saúde do município de Aracaju estarão realizando um Ato em frente à Câmara de Vereadores. O objetivo é tentar sensibilizar os vereadores, para que eles tomem algum postura com relação a situação caótica que se encontra a saúde da capital sergipana.O Ato Público conta com a participação de usuários e familiares dos Centros de Atenção Psicossosical (CAPS), além do apoio da Central Única dos Trabalhadores. Para Gilenilson Silva, presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Estado de Sergipe (STASE), a expectativa é de que os vereadores auxiliem os trabalhadores nas negociações com os gestores.

 

SINTUFS em Boas mãos vence eleição

Com 89,5% dos votos válidos, a Chapa 1 “SINTUFS em Boas Mãos” venceu a eleição da composição da Diretoria Executiva, acontecida ontem, 25, no SINTUFS. Conforme a  expressiva vontade da categoria técnico-administrativa da UFS, Edjanária Borges foi reeleita para o cumprimento do mandato de três anos, a partir de fevereiro de 2011. A Chapa 2 “Resgatando a Luta”, liderada por José Barbosa, ex-candidato a deputado federal pelo PPS, obteve 10,5%.

 

Tranquilidade

Coordenada por uma Comissão Eleitoral presidida pela aposentada Marly Alves, a eleição transcorreu num clima de bastante tranquilidade. Foram instaladas seis urnas que abrangeram todos os ambientes de trabalho dos técnicos administrativos da UFS, localizadas na Reitoria, Prefeitura da Cidade Universitária, Biblioteca Central, Hospital Universitário e Itabaiana/Laranjeiras, além de uma urna volante que percorreu as unidades da UFS situadas no centro de Aracaju (CULTART, Museu do Homem Sergipano, Serviço de Psicologia Aplicada, Clínica de Fonoaudiologia e a FAPESE).A posse dos eleitos  acontecerá  no dia 15 de fevereiro de 2011.

 

ILBJ é  estudo de caso da TechSoup Global

A cada ano que passa, a credibilidade e o respeito que a sociedade tem pelo Instituto Luciano Barreto Júnior (ação de responsabilidade da Construtora Celi) surpreende. Com muita freqüência, os trabalhos realizados pela entidade servem como objetos de estudos para universitários, profissionais e grandes organizações. Agora, o ILBJ foi escolhido para fazer parte do primeiro CASE STUDIE da TechSoup Global, uma organização sem fins lucrativos que, desde 1987, tem a tecnologia como elemento poderoso para a mudança social, tendo uma grande rede mundial de indivíduos e organizações que partilham desta convicção.

 

Trabalhos desenvolvidos

“Fizemos o CASE STUDIE a respeito do Instituto Luciano Barreto Júnior, ou seja, seria um estudo de caso citando missão, história, projetos em andamento, com depoimentos dos jovens atendidos pela entidade. Este CASE está postado no site da TechSoup Global, para que outras organizações tenham conhecimento e exemplo dos trabalhos desenvolvidos. Parabenizo o ILBJ pelo excelente trabalho efetuado com a comunidade de Aracaju”, explica o administrador da Techsoup Brasil, Luiz Felipe Marques.

 

Filosofia

Conhecendo a fundo as propostas do ILBJ, o CASE STUDIE da TechSoup Global postou informações que comprovam a essência e a filosofia seguida pela entidade sergipana. O Instituto Luciano Barreto Júnior foi constituído no dia 23 de janeiro de 2003, tendo como objetivo principal possibilitar a infoinclusão social de adolescentes e jovens sergipanos, através de cursos, palestras, atividades socioeducativas, artes, preparação para o mundo do trabalho e a cidadania. Desde a sua criação, foram atendidos mais de seis mil jovens carentes.Para conferir o CASE STUDIE do Instituto Luciano Barreto Júnior feito pela Techsoup Global acesse o site www.techsoupglobal.org/CaseStudiesList

 

DO LEITOR

 

Pena de morte?…  I

Do leitor Dinho Santana: “A violência no Rio de Janeiro vinha sendo tratada com a complacência das autoridades, rompido com o advento do filme Tropa de Elite 2, uma realidade “nunca antes na história deste país”, mostrada ao povo de maneira simples e objetiva. Tinha razão à época (2006), o presidente da nacional Ordem dos Advogados do Brasil -OAB, Roberto Busato ao declarar; “Violência no Rio de Janeiro é “a vergonha? Nacional” – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, afirmou hoje (29) que a violência no Rio ultrapassou todos os limites, devendo ser tratada agora como “a vergonha nacional”. A declaração foi dada por Busato com referência à onda de violência ocorrida nas últimas 48 horas no Rio de Janeiro, considerado o pior ataque de facções criminosas e que resultou, até o momento, em18 pessoas mortas, ônibus incendiados, cabines da Polícia Militar metralhada e até ataques de granadas a delegacias policiais. “Nada pode justificar que cidadãos sejam assassinados friamente, na calada da noite e à luz do dia, vítimas de assaltos, das guerras dos grupos organizados, das balas perdidas, dos seqüestros e, até mesmo, de policiais despreparados que se tornam matadores profissionais, ao invés de guardiões da lei e da ordem”. Busato afirmou que os governos federais e estaduais precisam agir em sintonia no combate à criminalidade, que vem crescendo a cada ano no Rio de Janeiro. Para o presidente da OAB, essa situação só será sanada por meio de um plano complexo e de longo curso. “O que existe hoje é a completa ausência de perspectiva por parte do cidadão, que está cercado por quadrilhas de banditismo que demonstram serem mais organizadas que o Estado”, afirmou o presidente da OAB, repudiando o ocorrido. “É necessário que as causas dessa crise sejam combatidas e não seus efeitos. Entendo que as causas podem ser combatidas por meio da melhoria no ensino para os jovens da periferia do Rio de Janeiro, isso porque sem educação, não há perspectiva”. Ainda na opinião de Busato, o adolescente tem que ser absorvido pelo mercado de trabalho, para evitar que ele caia nas mãos de criminosos e de traficantes e venha a ter a vida ceifada ainda em tenra idade. Também se fazem necessários, ainda no entendimento do presidente da OAB, reaparelhar a Polícia de imediato e dar apoio para que exista, por parte dela, um trabalho científico capaz de evitar crises como essa. “Não é possível que o cidadão continue desassistido no Rio de Janeiro. O clima naquela cidade é altamente preocupante e, além disso, denigre a imagem do Brasil no exterior”, afirmou Busato, acrescentando que essa situação pode vir a gerar conflitos sociais em outros Estados e por parte de outros grupos urbanos”. (extraído de: Justilex 29/12/2006).

 

Pena de morte?…  II

Conclui Dinho: É voz corrente de que: “a polícia prende e a Justiça solta”, vamos combinar que uma grande parcela de culpa se deve a ORDEM, com seus quase 600 mil advogados onde um percentual considerável trilha o estelionato (ato de obter, para si ou para outrem, vantagem patrimonial ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo em erro alguém, por meio fraudulento), sendo o mais recente escândalo dos seus pares, com repercussão a nível nacional onde a Justiça do Rio afastou os advogados do goleiro e seu amigo, por abandono de causa, onde foram declarados indefesos por seus representantes não só por perderem o prazo de apelação final e retendo os autos por tempo abusivo. Necessário se faz uma imediata implantação da reforma no judiciário abolindo até mesmo o direito do réu responder em liberdade, mesmo que condenado, até que todos os recursos “legais”estejam esgotados. Se ilegal a pena de morte… A mesma é amplamente praticada no nosso dia-a-dia, contra o cidadão comum e honesto na legalidade de uma justiça corrupta, manipulada por advogados “Fichas Sujas”.

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“O sucesso não muda a pessoa. Apenas a revela”. Max Frisch.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais