1976, fevereiro, dia 20, Aracaju: Dilma reescreverá a história?

Este jornalista não carrega consigo o peso agourento da superstição. Mas, venhamos e convenhamos, 20 de fevereiro parece ser um dia naturalmente mau. Foi no dia 20 de fevereiro de 1941, por exemplo, que, implementado o holocausto pelos nazistas, a primeira leva de judeus foi conduzida a um campo de extermínio. Sergipe, lamentavelmente, não fugiu à regra de ter algo de sinistro para associar ao dia 20 de fevereiro.

 

Com efeito, imagine o leitor que está no dia 20 de fevereiro de 1976. Era uma sexta-feira, assim como hoje. Na Rua João Pessoa, defronte à antiga Livraria Regina, havia um grupo que batia um papo, lá pelas 17h: Agamenon, Ariosvaldo Figueiredo, Bosco Mendonça, Jackson Sá Figueiredo e Carlos Alberto Menezes, este último com 21 anos, ainda estudante da Faculdade de Direito da UFS.

 

Ali pelas 17h30min, Bosco e Menezes deixam o grupo com o qual conversavam e se dirigem ao restaurante Cacique Chá. Sucede que, quando estavam na marquise do Banco do Nordeste, ouvem dois brutamontes, que vinham logo atrás, gritarem pelo nome de Carlos Alberto Menezes. Pararam e, ao serem abordados, escutaram dos dois meganhas, que riam enquanto relinchavam, uma lorota bisonha, segundo a qual Carlos Alberto precisaria acompanhá-los, pois teria que prestar esclarecimentos sobre um acidente automobilístico que testemunhara.

 

Ocorre que Menezes sabia que não tinha testemunhado qualquer acidente. Os cretinos identificaram-se como agentes da polícia federal. Menezes gelou e percebeu que estava, a rigor, sendo preso. Desse modo, olhou para Bosco Mendonça e perguntou: “Bosco, amigo, você tem cigarro?” Bosco trazia em seu bolso uma carteira de Minister. Pegou o maço e o deu a Carlos, sussurrando: “Leve todo. Você vai precisar”.

 

Carlos Alberto respondeu o sussurro de Bosco Mendonça com outro: “Camarada, tome providências. Estou sendo preso.” Não deu outra. Puseram Carlos Alberto num fusca e o algemaram. Conduziram-no ao 28º Batalhão de Caçadores. Recolheram-no a uma sala bolorenta, com meia-luz, deixando-o nu e determinando, ato contínuo, que vestisse um macacão de detento. Fecharam a porta, deixando-o só durante um tempo. De repente, entra um brutamonte que, lentamente, se dirige ao jovem Menezes. Dá-lhe um soco no rosto e grita: “Fale logo, seu filho da (…)”.

 

Falar o quê, pensava Menezes. O pau cantou. Começava, em Sergipe, a famigerada OPERAÇÃO CAJUEIRO, que também rendeu a prisão, no 28BC, de Antônio Góis (o Goisinho), Carivaldo Lima, Elias Pinho, Jackson de Sá, João Santana Sobrinho, Marcélio Bomfim, Milton Coelho, Pedro Hilário, o Careca (da Banca de Revista), dentre outros (ao total, foram 21 presos). Em todos, foi colocada, liturgicamente, uma máscara de Borracha. Essa máscara acabou por deixar Milton Coelho cego. Também tirou 40% da visão de Carlos Alberto Menezes. Todos foram torturados. As sessões eram meticulosamente perversas. Não bastassem chutes nos genitais, socos e pontapés, havia o requinte de aplicar choques elétricos, pondo um eletrodo no lóbulo da orelha e outro no dedão do pé. Carlos Alberto narra que ia à lua, desmaiava e, ao acordar, lembrava-se de que estava na terra, para não dizer no inferno.

 

Menezes ficou quase duas semanas preso, experimentando essas iguarias demoníacas num spa dos horrores. Sua prisão cessou e a pancadaria, pelo menos em face dele, acabou porque João Santana interveio em seu favor dizendo: “Vocês prenderam a pessoa errada. Esse moço não tem nada a ver com comunismo. O pai dele é até prefeito de Ribeirópolis pela direita”. Menezes era envolvido, de fato, com o movimento estudantil e, anos mais tarde, até fundaria o PDT em Sergipe. Mas essa defesa de Santana realmente desceu goela abaixo nos militares.

 

Solto, após a humilhação e o vexame da tortura, Menezes foi tocar sua vida. Graduou-se. Advogou. Foi presidente da OAB. Enfrentou a SSP no período pré-redemocratização, o que lhe valeu um tiro de espingarda calibre 12, na varanda da casa, onde até hoje vive com a família, que foi sustentada pelo pai com uma padaria. A ordem terrorista partiu do então chefe de polícia, coronel Barreto Mota, que pretendia, com isso, intimidar o jovem presidente da OAB-SE, que ele presidiu no biênio 85-86.

 

Não adiantou muita coisa. Com a redemocratização, Menezes, em 90, ainda aliou-se, como candidato ao senado, a Zé Dutra, então candidato ao governo, enfrentando João Alves e Albano Franco, que foram derrotados em Aracaju, mas levaram a eleição com os votos do interior. Foi vice-prefeito, numa chapa apoiada pelo hoje vice-governador Jackson Barreto e, com o tempo, afastou-se da política. Desenhou sua carreira universitária. Fez mestrado e doutorado na PUC/SP, sendo, hoje, professor de carreira da UFS, instituição pela qual se formou.

 

Agora, Menezes, após enfrentar peneira criteriosa da OAB federal e do STJ, está numa das listas tríplices, que visam preencher três vagas para advogado no Superior Tribunal de Justiça. A indicação final caberá a Presidente Dilma que, por sinal, estará em Aracaju na próxima segunda, 21, coincidentemente um dia depois do aniversário de 35 anos da “operação cajueiro”.

 

Hoje, outra sexta-feira, tal qual aquela sexta-feira de 1976 em que Carlos Alberto Menezes foi preso, a OAB-SE rememorará, no auditório da Rua Martinho Garcez, em grande evento, o 35º ano dessa malsinada operação ditatorial. Sábado e domingo, após o evento, serão dias de reflexão para lideranças locais que podem dar a Presidente Dilma, na segunda, um discurso que a colocará na história. Não só ela. Mas, também, aqueles que defenderem esse discurso, qual seja: pela primeira vez, em toda a República, uma Presidente, que foi presa e torturada pelo regime de exceção, poderá pôr no STJ, como ministro, um preso político, também torturado no regime de exceção.

 

Entidades como a Anistia Internacional e outras, associadas à defesa dos direitos humanos, a exemplo da própria OAB, vibrariam com isso. É manchete internacional. FHC pôs a primeira mulher no STF. Lula pôs o primeiro negro no STF. Recentemente, Dilma indicou, para o mesmo STF, o primeiro judeu. É um reencontro com a história e uma prestação de contas com dignidade da pessoa humana. Chegou a hora, pois, de Dilma Rousseff, presa política, reencontrar-se com a história. Reescrevê-la, pondo, agora no STJ, o primeiro advogado, nordestino, sergipano, preso político e torturado pelos militares.

 

Este jornalista espera, juntamente com toda a sociedade sergipana, que nossos timoneiros políticos enxerguem a grandeza do momento. Sergipe no STJ. História reescrita. Por uma mulher. Com um nordestino!

 

Revista VEJA repercute importância de Menezes no STJ

E, a propósito da prisão de Menezes na Operação Cajueiro, deu ontem, 17, na coluna RADAR online, de Lauro Jardim, da revista Veja: “O Ministro da Cajueiro? No domingo, é o aniversário dos 35 anos da Operação Cajueiro, ação deflagrada pela ditadura, que prendeu e torturou jovens em Aracaju. Uma das vítimas foi Carlos Alberto Menezes, um estudante de Direito que, após as sessões de tortura, perdeu 40% da visão do olho esquerdo. Semelhante à história de Dilma Rousseff, a ironia do destino poderá levar Menezes, hoje com 57 anos, a se tornar novo ministro do STJ. O agora advogado integra uma das três listas tríplices enviada pelo tribunal para escolha de Dilma.” É… o Brasil inteiro está de olho nesse fato. Sergipe no STJ!

 

Palpite infeliz I

Este blog errou feio quando manifestou acreditar que a proposta intermediária (560 reais), acabaria sendo aprovada, nesse processo de análise, pela Câmara Federal, do valor do novo salário mínimo. Realmente, não dá, absolutamente, para ter um fio de esperança sequer na hipótese que atribua uma dose, mínima que seja, de bom senso aos nossos parlamentares.

 

Palpite infeliz II

Devidamente provado, mais uma vez, a tremenda falta de sensibilidade para uma categoria que, ao longo dos anos, sem vestígio de pudor, vem sugando os recursos oriundos do erário público, mas que praticamente nada tem oferecido de contrapartida ao povo brasileiro, em última análise os responsáveis por sua eleição para o Congresso Nacional. Apenas poucos dias decorreram após a posse dos nossos deputados e senadores. E a prática, no Congresso Nacional, não se altera.

 

Palpite infeliz III

Nossos ilustres representantes só ficam, em Brasília três, ou, até mesmo, dois dias. Com passagens aéreas 0800 e mais uma infinita variedade de mordomias, nossos parlamentares, em sua esmagadora maioria, só pensam em seus próprios interesses. Os partidos, ah, os partidos, numa quantidade extravagante e totalmente desprovidos de consistência programática e ideológica, comandados em sua avidez pelo PMDB, continuam transformando Brasília em uma feira livre, um balcão de negócios, com todo o respeito devido aos balcões e aos negócios da vida.

 

Palpite infeliz IV

O desprezo pelo trabalhador é uma mancha indelével de nossa história contemporânea. Vários dos antigos líderes (de barro) derreteram, literalmente. Os trabalhadores, nas galerias, não se cansam de vaiá-los, estrepitosamente. Contudo, isso nada significa para eles. Entra eleição, sai eleição, e nenhum sinal de que a situação vai melhorar surge, no horizonte. No velho e bom latim: QUOUSQUE TANDEM ABUTERE PATIENTIA NOSTRA?

 

SOS coronel Resende I

O blog deseja boa sorte ao novo comandante da PM/SE e começa a cobrar. Primeira cobrança: identificar as motos da Getam. Quem anda sem identificação é bandido. Ou não? Segundo ponto: Alertar os policiais para as punições se usarem os veículos para serviços particulares.

 

SOS coronel Resende II

Ontem, 17,  às 6h45 o veículo gol cinza da PM, de placa PM 368, trafegava pela Avenida Beira Mar sentido centro, com dois estudantes no banco traseiro do veículo. Assim é bom demais! Transportar estudantes com carro e combustível público. Que exemplo o pai está dando para os filhos? Como diz Boris Casoy: uma vergonha!”

 

Lagarto 2012

E na coluna do jornalista Brayner de ontem, 17, o ex-vice-prefeito de Lagarto, Lila Fraga reforçou que será candidato a prefeito em 2012 com o apoio de João Alves e Albano Franco. Pelo jeito, Lila será candidato a prefeito de Lagarto sem apoio de nenhuma liderança expressiva do município.

 

Mendonça solta a língua I

O deputado federal, Mendonça Prado (DEM) voltou a soltar a língua, literalmente, contra o empresário Edvan Amorim, responsável por vários partidos em Sergipe. Mendonça Prado e Edvan se conhecem bem, pois os dois eram “concunhados” (será que tem este parentesco?), quando o empresário era casado com a filha mais velha do ex-governador João Alves.

 

Mendonça solta a língua II

No programa “Liberdade Sem censura”, comandado por George Magalhães, na FM Liberdade, ontem, 17, pela manhã, Mendonça Prado voltou a acusar Edvan Amorim de conhecer profundamente sobre corrupção e que o empresário manda hoje no governo estadual. O deputado falou sobre o relatório da CGE que constatou irregularidades de 120 milhões de reais do governo estadual na gestão João Alves com a empresa de consultoria Fubras. Ele entende que foi o empresário Amorim o responsável pela denúncia.

 

Reforma do calçadão

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira garantiu que no próximo mês assinará a ordem de serviço para reforma de todo o trecho do calçadão que vai da ponte do Poxim (Parque dos Cajueiros) até próximo a Atalaia. É uma obra importante, já que o local está bastante danificado, tem uma ciclovia e serve para caminhadas dos moradores da região.

 

Flanelinhas mandam na cidade

Em todo local que você chega para estacionar em Aracaju tem um flanelinha. Tem alguns, como na área em torno do Teatro Tobias Barreto e de alguns salões de festa que têm um papel com o preço do estacionamento na via pública. Ontem, 17, logo cedo pela manhã, ao tentar estacionar o veículo em frente ao Hospital São Lucas um flanelinha tinha colocado um cone de sinalização demarcando sua área. É mole? Só chamando a polícia. Mas será que a polícia faz alguma coisa?

 

Marquises do Batistão

Quem lembra que há alguns anos ocorreu um grave acidente com as marquises do Batistão? Pois bem, depois elas passaram por uma pequena reforma, mas a prevenção deve ser constante. Por qual motivo a direção do Batistão, quando tem jogos importantes, onde vem emissoras de televisão de fora, autoriza que equipes de filmagem fiquem em cima das marquises? Uma atitude, no mínimo, irresponsável. Com a palavra quem comanda o Batistão.

 

Assaltos em Pedra Branca

Em Pedra Branca, as margens da BR, em Laranjeiras, por conta da fábrica de amônia e uréia, ficam parados durante todo o dia e a noite, diversos caminhões. Na área tem um posto policial que fica fechado à noite. O problema é que o número de assaltos aumentou porque circula muito dinheiro, por conta das transportadoras que estão no local. É preciso que a SSP monte uma estrutura melhor para o posto e que fique aberto à noite.

 

Idalito Oliveira

São várias as reclamações, principalmente das pessoas que conhecem Idalito Oliveira por conta da mudança do nome do ginásio de futebol do SESI, localizado em Carmópolis. Tiraram o nome de Idalito Oliveira para colocar o de Fernando França. A diretoria do SESI tem que dar uma explicação a população.

 

Fórum

A presença do governador Marcelo Déda na capital pernambucana atraiu grande interesse da imprensa local em relação à realização do Fórum dos Governadores do Nordeste que será realizado na próxima segunda-feira, 21. Entre os temas mais questionados ao governador estiveram a opinião dos governadores sobre os cortes no orçamento e os seus impactos nas respectivas administrações.

 

Ajustes fiscais

Déda respondeu afirmando que todos os governadores tem consciência da necessidade de se realizar ajustes fiscais em suas administrações, diante da atual conjuntura econômica. “Eu, antes mesmo de tomar conhecimento dos cortes do Governo Federal, contingenciei 12% do meu orçamento. Portanto, não nos é estranha a preocupação da presidenta Dilma em conter essa tentativa de recrudescimento da inflação. Mas vamos avaliar o que esses cortes comprometerão”, disse Déda.

 

Corte significativo

Ainda segundo Déda, o que é motivo de angústia para os governadores é o volume que o ‘corte’ anunciado alcançou. “Na construção do orçamento, se discutia o patamar de R$ 14 bilhões de corte, chegou a se falar em R$ 40 bilhões e se consolidou em R$ 50 bilhões. Este é um corte extremamente significativo, mas a nossa preocupação não é tanto pelo volume, mas pelo detalhamento de onde esse corte incidirá de maneira mais efetiva”, disse.

 

Nordeste seja ouvido

Para o governador, o fato de a presidenta realizar a primeira reunião coletiva com governadores ser em Sergipe, com os governadores nordestinos, consolida o papel do Fórum de Governadores como ferramenta para fortalecer a interlocução da região junto ao Governo Federal de maneira extremamente qualificada. “Isto consolida o objetivo que fundamentou a criação do fórum, que é fazer com que o Nordeste seja ouvido e consolide cada vez mais sua importância no cenário nacional como a região que mais se desenvolve”, salientou Déda.

 

Ponte  Inácio Barbosa/Augusto Franco

E o ex-deputado federal João Fontes, responsável por duas emendas (2003 e 2005) para construção da ponte ligando o conjunto Augusto Franco ao Inácio Barbosa que vai desafogar o trânsito naquela região, esteve no local recentemente e constatou que a obra foi feita dentro do prazo estabelecido pela construtora responsável. “A ponte está bem feita, mas levantaram um muro no local porque a Prefeitura não fez as vias de acesso”, denunciou.

 

Elefante branco

João Fontes disse não entender como uma obra que se fala desde 2003 pode ser concluída e a avenida que deveria ligar até o centro, passando pelo Jardins não ficou pronta. Para ele falta competência a Prefeitura de Aracaju que tem uma obra importante pronta, mas não pode colocá-la à disposição da população por não providenciar as vias de acesso. “É preciso uma mobilização da sociedade e dos segmentos organizados para que a obra não vire um elefante branco e vire chacota nacional já que foi feita com recursos da União”, alertou.

 

Redução de sal nos alimentos

O senador Valadares, líder do PSB, reuniu-se ontem, 17com a coordenadora nacional de hipertensão e diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio. O objetivo é  articular ações no sentido de agilizar a tramitação e aprovação do Projeto de Lei do Senado nº 495, de 2007, de sua autoria, que institui normas básicas sobre alimentos para estabelecer limites máximos de sódio nos produtos alimentícios. O projeto está na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, aguardando designação do relator.

 

Aprovação do projeto

A assessora do Ministério da Saúde disse ao senador que o governo tem todo interesse na aprovação da matéria, destacando sua importância para o combate às doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes. Rosa Sampaio disse, ainda, que este ano o governo da presidente Dilma Rousseff  pretende intensificar ações de prevenção à essas doenças e, nesse sentido, o projeto de lei do senador é um importante instrumento. “Em função da relevância dessa matéria para as melhorias das condições de saúde da população, confio na sua rápida aprovação”, afirmou  o senador.

 

Fábio Henrique entrega obra no Marcos Freire 2

O prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Fábio Henrique, inaugura nesta sexta-feira, 18, a obra concluída das 24 ruas recapeadas do conjunto Marcos Freire 2, no Complexo Taiçoca. A solenidade será marcada por uma caminhada que sairá do Colégio João Batista Nascimento, passando pelas ruas asfaltadas até a entrada do conjunto. Desde que foi inaugurado, há  cerca de 20 anos, o conjunto Marcos Freire 2 nunca recebeu um trabalho de recupração asfáltica. A obra, realizada com recursos próprios, custou ao município R$ 2 milhões.

 

Clube União no campeonato brasileiro escolar

E a cada dia o Clube de Karatê União ganha respaldo nacionalmente. Desta vez o clube, juntamente com o Colégio Salesiano, onde trabalha o professor e atleta Yoacan Jocelis, foram convidados para participar do Campeonato Brasileiro Escolar que será realizado em Recife (PE), de 20 a 22 de maio deste ano.

 

Zé Valadares defende pesquisa em Simão Dias

Em entrevista concedida em sua rádio, a Tropical FM, o ex-prefeito Zé Valadares em tom forte e profundo declarou que o próximo prefeito de Simão Dias do seu grupo será decidido através de pesquisa. De forma clara e objetiva, o ex-prefeito demonstrou magoas do atual prefeito Denisson Déda que ajudou a eleger. Fez várias críticas e disse que ninguém vai calar a boca da sua rádio e que as críticas vão continuar. Zé Valadares ainda afirmou que já tem vários partidos alternativos e já começou a convidar seus amigos para enfrentar a disputa em 2012. “O secretário de educação do município fica só sentado em sua cadeira e não trabalha”, disse o ex-prefeito. Mais informações: www.politicasimaodiense.com

 

Escolas interessadas

O Clube União já vinha trabalhando seus alunos para o campeonato sergipano e esse convite foi mais um estimulo para os atletas. O professor e atleta de renome internacional Yoakan Jocelis será o coordenador dessa viagem e qualquer escola que deseja participar do evento pode entrar em contato pelos telefones:  88090037 / 99387934.

 

Encontrão do PT de São Cristovão

O Diretório Municipal do PT de São Cristóvão convida os seus filiados para participar do “I ENCONTRÃO DO PT” no dia 19 de Fevereiro às 16hs na casa de eventos Cláudio Sanclau. Contamos com a sua presença.

 

Conselho de Ética

No terceiro dia de trabalhos legislativos, os deputados estaduais definiram a presidência das comissões temáticas da assembléia. O deputado estadual Gustinho Ribeiro (PV) foi escolhido para presidir o Conselho de Ética, uma das comissões mais importantes da casa. Gustinho terá a missão de preservar a ética e respeito ao decoro parlamentar.Ribeiro também deu entrada em requerimento sugerindo a criação da Comissão de Juventude.

 

Senado

O Senado Federal apreciará,na próxima semana, o projeto do salário mínimo já aprovado pela Câmara. O governo espera aprová-lo, também, na Câmara Alta.

 

Horário de Verão

De verão terminará no próximo domingo, (20.02). 5 por cento de economia na demanda por energia elétrica foram alcançados.

 

Aposentadoria

O governo do Paraná cancelou a aposentadoria do atual senador Álvaro Dias, ex-governador do Paraná.

 

Conselho

Albano Franco vai integrar o Conselho de Economia da CNI – Confederação Nacional da Indústria, entidade que presidiu durante 16 anos.

 

Aproximação

Com o PSB – Partido Socialista Brasileiro. É o que deseja o senador Aécio Neves (PSDB/MG). A luta interna dos tucanos (Serra X Aécio) prossegue, a cada dia mais intensa.

 

Carnaval

O governador Marcelo Déda já avisou que somente associações das cidades tradicionais (Pirambu, Neópolis e Aracaju) receberão ajuda financeira.

 

Futebol sergipano

Começa amanhã, sábado, à tarde, a quarta rodada do campeonato sergipano da primeira divisão de profissionais. Atuarão Confiança X Socorrense, no Batistão. No domingo, mais quatro jogos: Itabaiana X Sergipe, no Presidente Médici – América X River Plate, em Propriá – São Domingos X Estanciano, em São Domingos – e Guarani X Olímpico, em Porto da Folha.

 

Livro

“AI-5 em Sergipe – 40 anos depois – A História passada a limpo” – Autor: Gilton Garcia. Editora J. Andrade, 2010. Retrato de um período conturbado da vida política de Sergipe e do Brasil.

 

Filme

“O discurso do rei” – A história verídica do rei George VI. Excelente. 12 indicações ao Oscar.

 

Festival de Berlim

O iraniano Farhadi é favorito para receber o “Urso de Ouro”. O diretor aborda relações afetivas em “Nader e Simin”. O cineasta, que está em Berlim com autorização de Ahmadinejad, diz que não altera roteiros para driblar a censura em seu país.

 

Contas de Luz

Deverão subir até 11 por cento em 2011. Reajuste começa a ser aplicado em abril.

 

Panamericano

Balanço mostra que banco de Sílvio Santos não era viável.

 

Grupo G.E.

Dilma Rousseff recebeu Jeffrey Immelt, presidente mundial do grupo G.E. A empresa apresentou um plano que tem como meta investir 550 milhões de dólares no país nos próximos dois anos, incluindo um centro de pesquisa.

 

Quality Aracaju recebe prêmio Internacional

O Quality Hotel Aracaju recebeu o prêmio Gold Award, da norteamericana Choice Hotels International – uma das mais importantes cadeias hoteleiras do mundo, detentora da bandeira Quality. O empreendimento, administrado pela Atlantica Hotels International, foi reconhecido pela excelência em limpeza, manutenção e conservação patrimonial. A unidade foi premiada também com o Selo Azul, que diz respeito ao cumprimento dos padrões da rede.

 

Seleto grupo

A unidade ocupa lugar de destaque no mercado local e se integra ao seleto grupo de hotéis laureados pela Choice. “O prêmio coroa um árduo trabalho de equipe dedicado à satisfação de nossos hóspedes. Vamos continuar em busca da máxima excelência do atendimento, com respaldo de uma bandeira internacional”, comemora o gerente geral Michel Guidoni.

 

Espaço para os blocos carnavalescos

O blog abre o espaço como já fez no ano passado para divulgação dos blocos carnavalescos de rua em todo o Estado. Quem desejar é só enviar a programação por e-mail. Hoje divulga o tradicional bloco Kengas e Marias, do conjunto Eduardo Gomes, em São Cristovão.

L

 

 

 

DEBATE  – Trânsito em Aracaju

 

 

Pedestre, ciclista e transporte público também são desafios para Aracaju

 

Leitor Railson Simões pede espaço para explicar artigo anterior: Caro Cláudio Nunes, diante das inúmeras manifestações postadas aqui em seu espaço, peço-lhe mais uma vez o direito de resposta aos comentários e aproveito para dar continuidade às discussões. Primeiramente, quero dizer que não me ative ao transporte público, pois realmente não me utilizo a muito tempo desta condução, mas tenho amigos e familiares que se utilizam. Porém, percebo que o transporte público ofertado hoje pelo município de Aracaju, continua o mesmo de quase quinze anos atrás e é preciso mudar, iniciando com a abertura de licitação do transporte público, pois as empresas que hoje se instalaram na Capital já demonstraram não ter interesse e nem condições de ofertarem um transporte seguro, confortável e digno da passagem de R$ 2,25 que é cobrada. Outra questão são as voltas que os ônibus dão para chegar a determinado ponto da cidade, dando jus aos nomes dados de CIRCULAR INDÚSTRIA E COMÉRCIO, CIRCULAR CIDADE, CIRCULAR PRAIAS e etc., pois quem precisa se deslocar principalmente para o trabalho e a escola e se utiliza deste meio, além de passar horas no ponto aguardando a condução, requer paciência para conseguir atingir seu objetivo, fora o desconforto que os ônibus trazem pela sua superlotação e má conservação. Só para fazer uma comparação aqui, em João Pessoa a passagem cobrada é R$ 2,10 e a frota de ônibus de lá é composta de veículos novos com bancos acolchoados e duas televisões de LCD, pasmem! Outra questão que beneficiaria e muito a sociedade aracajuana seria o metrô de superfície que levaria o usuário até determinado ponto próximo ao seu objetivo e que interligado aos terminais de ônibus estes se encarregariam de conduzir o cidadão ao seu destino final, assim como é feito no Rio de Janeiro.

Continuando, não pensem que sou a favor de melhorias somente para aqueles que utilizam diariamente do transporte particular automotor ou ciclomotor, pois também faço uso de bicicleta para meu deslocamento, passeio e como prática de atividade física. Porém, apesar da construção de ciclovias em nossa Capital que é privilegiada pelo terreno plano em quase toda sua extensão, torna-se necessário ainda melhorar, fiscalizar e aumentar o número de ciclovias, pois quem se utiliza destas no seu dia-a-dia, precisa vencer algumas barreiras como pedestres que teimam em fazer caminhada por esta via, carroceiros e ciclomotores que também teimam em transitá-las e os retornos que cortam estas vias e colocam em risco os ciclistas, pois não há placas de aviso e nem semaforização específica!

Outra observação que faço é sobre as vias de circulação para os pedestres. Uma vez que as calçadas são de responsabilidade do município, torna-se necessário que se fiscalize e se construa um calçamento plano para facilitar o tráfego de pedestres, pois o que observamos são calçadas mal conservadas e com aclives e declives, causando muitos acidentes e obrigando os idosos e pessoas com dificuldade de locomoção a se aventurarem nas ruas e avenidas.

Sobre o retorno de Samarone a SMTT, concordo com alguns leitores de que pelo menos quando da sua gestão o trânsito na Capital não estava esse completo caos, mas discordo quando acham que ele será capaz de resolver os entraves do trânsito aracajuano que são de longa data e que não passam somente pela questão de campanhas educativas as quais não resolverão o problema dos motoristas infratores como o próprio Samarone disse em entrevista e que eu também concordo, pois não adianta fazer propagandas de trinta segundos ou distribuir folhetos nos semáforos para quem não se educou através dos pais e das escolas durante toda sua vida. E digo mais, o problema do trânsito é estrutural e funcional. Fica nítido também que a decisão do prefeito em reempossar o médico na SMTT é mais uma demonstração de que a iniciativa é meramente política e não técnica, pois se o senhor Edvaldo pretendia trazê-lo de volta para atuar na sua administração, por que não o encaminhou novamente para a Secretaria Municipal de Saúde que é sua área de formação profissional ou será que no nosso Estado não há ninguém com formação ou especialização na área de trânsito capacitado para ocupar tal cargo?

Por fim, só para complementar minhas sugestões postadas anteriormente, deixo aqui uma proposta para solucionar o problema dos retornos na Avenida Tancredo Neves, mais precisamente, nas proximidades do Makro, na Acadepol e na União Toyota que seria a implantação do mesmo sistema que fora construído em frente ao HUSE e que viabilizou o retorno naquela área sem comprometer o trânsito com o estreitamento da via causada pela fila de veículos ao longo do canteiro central.

E quem acredita que a eleição de 2012 será decidida pelas ações somente na área da saúde, engana-se. Ou se melhora a situação do trânsito ou teremos a volta daquele prefeito biônico!

 

Não sei se terei resposta

Do leitor Ewerton: “Não entendo porque as ruas de Aracaju são obrigatoriamente, um mão para ir e a seguinte no Sentido contrario, ou seja uma vai e outra vem, só existe 4 vias para se deslocar a da zona norte a zona sul, ou seja Santo Antonio para a Atalaia, também da zona leste para a zona oeste da cidade só temos 4 ruas, será que desta forma resolveremos o nosso transito? A sugestão é transpormos a linha do trem ou retirá-la, fazermos ruas escoadoras com cada três trechos com sonorizadores nas que não são principais entre outros assuntos”.

 

 

DO LEITOR

 

Renovação política

Comentário de Elcinho Santana:Em 2012, o eleitor de Aracaju, irá as urnas para eleger o prefeito e os vereadores para um mandato de 4 anos. Os rádios matutinos já abrem espaços para que pré-candidatos  se manifestem. Hoje, o tema eleição 2012, não sai da boca do povo. Refletindo o momento político, percebo, que a cada dois anos temos eleições, mas na maioria das vezes são os mesmos candidatos para prefeito e principalmente para vereadores. Não há renovação na política em Sergipe.Não podemos confundir, “renovação” com “troca de nomes”. Se você troca de nome e as práticas continuam as mesmas, você não tem renovação. Por mais que entre outro, mas que continua fazendo a mesma coisa, você praticamente não mudou. Quando entra um nome novo como candidato, geralmente já é filho de político ou apadrinhado de um político eleito.Espero que seja aprovada a reforma política, e que em 2012, tenhamos também uma renovação na câmara de vereadores. Mas insisto, não é apenas uma renovação de nomes, tipo: “sai o pai entra o filho”. Espero que o eleitor de Aracaju, escolha além do “apadrinhamento político” da “compra de voto”. Espero, que tenhamos a capacidade de escolher pessoas com pensamentos e propostas diferentes. Pessoas que não nos vejam “sem importância” depois de eleitos.Todos nós, já tivemos alguma decepção com pessoas que votamos para vereador, deputado estadual, deputado federal, senador. Depois de eleitos perdemos completamente o valor. O tapinha no ombro, dá lugar ao “celular”, instrumento utilizado pelos políticos para dizerem que estão ocupados e não podem falar com agente. As visitas e os bate papos, dá lugar ao “infelizmente ele não está ou não pode receber”. Palavras como: meu grande amigo, dá lugar para “que cara chato”. Essas são apenas algumas das mudanças que acontecem, quando elegemos: os nossos antigos amigos e hoje distantes políticos. 2012, será a oportunidade de mudarmos esse jogo e o conceito que os políticos tem dos eleitores. Temos de criar e defender conceitos próprios, em relação aos candidatos. A partir da renovação política, será possível que o eleitor não fique mais refém de personagens que fazem parte dessa forma antiga de fazer política

 

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

 

Frase do Dia

“O processo ditatorial, o processo autoritário, traz consigo o germe da corrupção. O que existe de ruim no processo autoritário é que ele começa desfigurando as instituições e acaba desfigurando o caráter do cidadão.” Tancredo Neves.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais