Isenção no imposto de renda para quem ganha até 2 salários mínimos
Boa notícia para o trabalhador, o governo acaba de publicar uma Medida Provisória que isenta os trabalhadores que ganham até 2 salários mínimos, com isso serão beneficiados aproximadamente 15,8 milhões de pessoas. O governo também, em edição extra do Diário Oficial, publicou uma tabela com os novos números e o valor com o “desconto simplificado” a ser opcional ao trabalhador, a depender dos descontos já presentes em seus rendimentos, como por exemplo o INSS. Agora o congresso tem até 120 dias para aprovar a medida e torná-la permanente ou vetar a medida e fazer com que o governo encaminhe nova proposta.
Crescimento econômico da economia chinesa
O mercado vem demonstrando preocupação com o crescimento da economia chinesa. Após décadas de crescimentos acima dos 10% entre 1991 e 2011 e depois crescimentos médios de entre 6 a 7% nos anos seguintes, levou o mercado a se alarmar com os números apresentados para 2023 com crescimento de 5%. Ora, ainda assim, para uma economia do tamanho da chinesa e levando em consideração a retração econômica mundial, os chineses ainda estão crescendo bem acima da média do restante do mundo. Todo o alarde se dá por conta da dita economia ser ao lado da americana os principais produtores/exportadores e compradores/importadores do mundo, o que leva a um efeito em cascata nas demais economias nacionais. A receita tá posta, apostar mais na economia doméstica e fomentar a indústria nacional aqui no Brasil e demais países, ao contrário do que vem sendo as últimas décadas de desindustrialização em nosso país.
Temperatura esquenta na relação entre governo e congresso
Ano de eleição e começou a queda de braço entre governo e congresso pelas famigeradas emendas. Os recados partem dos dois lados e nesta disputa está nada mais nada menos que R$ 53 bilhões de reais. Com o veto do governo a parte desse recurso, o congresso já iniciou o ano parlamentar indo pra cima e dando recado ao governo que as agendas locais dos parlamentares nas eleições municipais não tirarão o foco das pautas em disputa no congresso entre oposição e base do governo.