Arremate. Quem dá(vem) mais?

Na Terra de Sergipe Del Rey, onde muita gente aposta na impunidade realizando ações envolvendo corrupção fraudes e tudo mais, completa-se hoje, 19, quinze dias da Operação da Polícia Federal – com o apoio do Ministério Público Federal – que culminou com a prisão de 16 pessoas, muitas delas que circulavam com desenvoltura na vida social sergipana.

O mais interessante é que as investigações continuam e ontem, 18, ao anunciar que concluiu o inquérito, a Policia Federal não só anunciou que a farta documentação apreendida nas residências dos presos foram importantes para a comprovação dos crimes investigados, mas também que novos inquéritos policiais serão instaurados e novas empresários e leiloeiros serão intimados nos próximos dias.

Resta uma esperança que o MPF e a Polícia Federal tenham outras investigações, não só nesta área. Existem vários tipos de fraudes, entre elas praticadas por várias prefeituras, envolvendo recursos federais. Na área da saúde de Sergipe tem um processo que tramita em nível federal que envolve milhões e milhões de reais. E o caso pode ter em breve um desdobramento envolvendo mais sergipanos importantes.

A esperança existe. Quem sabe em poucos dias Sergipe conhecerá novos envolvidos não só nas fraudes da Operação Arremate, mas em muitas outras. Quem sabe a impunidade não está com seus dias contados.

Quem sabe Ruy Barbosa não estava errado e não chegaremos ao dia de ter vergonha de sermos honestos. Enquanto a esperança existir, o sonho vive e a impunidade falece.

Aposentadoria
Ontem, 18,  o Pleno do Tribunal de Justiça voltou a analisar o processo que pede a nulidade da aposentadoria do conselheiro do Tribunal de Contas, Flávio Conceição. O julgamento foi adiado mais uma vez com o pedido de vistas do desembargador Osório Ramos. O placar está 4 x 3 em prol da nulidade da aposentadoria de Flávio. Votaram pela nulidade, os desembargadores Césario Ciqueira, Marilza Maynard, Netônio Machado e Elvira.  Contra o recurso de Flávio, os desembargadores Ricardo Múcio, Luiz Mendonça e Roberto Porto. Faltam os votos de Osório Ramos, Suzana Carvalho e Geni Shuster.

Quebra de decoro
Na Câmara, o vereador Nitinho vem nos últimos meses dando “pano para manga” para se enquadrado no decoro parlamentar. Começou agredindo verbalmente o presidente da Câmara, Emanuel Nascimento, depois Valdir, Rosangela e agora Danilo Segundo. Para Nitinho toda bancada do prefeito é submissa porque está “vendida”. Em uma capital séria ele já teria perdido o mandato.

Uchôa será cidadão propriaense
Pelos serviços prestados a educação em todo o Estado de Sergipe e em particular ao município de Propriá, o reitor da Universidade Tiradentes –Unit, Jouberto Uchôa receberá hoje, 19, às 20, na Câmara Municipal de Propriá, o título de cidadão propriaense. A iniciativa, aprovada por unanimidade, foi de autoria da vereadora Joseane Alves, conhecida como Pel.

Missa de sétimo dia da médica Maria Janete Ellice
Esposo, filhos, irmãos e sobrinhos informam  que a missa de sétimo dia da médica  Maria Janete Figueiredo Ellice ocorre nesta quinta-feira, 19, às 18h, na paróquia de Santa Lúcia, próximo ao cemitério da Colina da Saudade.A médica foi uma das primeiras graduadas no curso de Medicina da UFS e fundadora do seu DCE. A médica também é irmã do professor do Departamento de Comunicação da UFS, Sebastião Figueiredo.

Exames em ordem
A Secretaria Municipal da Saúde começará a partir de segunda-feira a realizar os exames de média e alta complexidade solicitados pelos médicos da Rede Básica de Saúde de Aracaju, em 2010, mas que ainda não foram feitos.  A meta é colocar em dia a realização de exames que estão com a demanda reprimida. Em 2010, por falta de negociação, a prestação de alguns serviços ficou suspensa por um período de 4 a 6 meses, gerando este acúmulo.

Levantamento das pendências
Para evitar mais transtornos a esses pacientes que já estão fragilizados por conta de doenças, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um levantamento dessas pendências. Baseado nas reclamações registradas na Ouvidoria, hoje cerca de 200 exames estão na lista de espera. Entre eles, estão exames oftalmológicos, testes ergométricos, ecocardiogramas, ultrassonografias em geral, além de outros.

Inclusão de exames no agendamento
O agendamento desses exames foi feito considerando as reclamações na Ouvidoria e também as solicitações junto às Unidades de Saúde, mas, havendo outras solicitações de 2010, os exames entrarão neste agendamento."Quem tiver requisição em casa de exames que foram solicitados em 2010 e que ainda não foram feitos, procure o gerente da Unidade de Saúde da Família mais próxima do local onde mora para incluir esses exames no agendamento", alerta o secretário.

Ponte quase pronta entre Riachuelo e Malhador
Com a finalidade de melhorar o deslocamento entre os municípios de Riachuelo e Malhador, o Governo do Estado de Sergipe, em parceria com o Governo Federal, constrói mais uma ponte sobre o rio Sergipe, que separa os dois municípios. A obra, que já está 90% concluída, é executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) através do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER).

Sonho de mais de 30 anos
Orçada mais de R$ 3 milhões e construída toda em concreto armado, a nova ponte contará com 12 pilares para sustentar uma estrutura de aproximadamente 87,5 metros de comprimento por 11 de largura, incluindo área de passeio, facilitando assim o deslocamento pela Rodovia SE-245. A nova construção substituirá a atual, que é muito antiga e estreita. “A ponte de Riachuelo é a realização de um sonho de mais de trinta anos dos moradores da região, que foi prometida diversas vezes em governos anteriores, e que está se tornando realidade nessa administração”, afirma o Presidente do DER, Antônio Vasconcelos.

Extensão de benefício
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) apresentou na semana passada o pedido de prorrogação da lei que instituiu a dedução no imposto de renda da contribuição patronal paga à Previdência Social pelo empregador doméstico. "A extensão deste benefício tem três aspectos objetivos: atende aqueles empregados que cumprem o seu papel e geram emprego para os empregados domésticos, possibilita a saída da informalidade e entrada no mercado formal dos profissionais desta área e aumenta os postos de trabalho", explicou. A lei, aprovada no Governo Lula, expira no final de 2011. Márcio propõe que ela seja prorrogada em cinco anos.

ASEOPP assina convênio com a FASE
Esta é uma grande oportunidade de crescimento profissional para os trabalhadores da construção civil. No último dia 16, a Associação Sergipana dos Empresários de Obras Públicas e Privadas (ASEOPP) assinou um convênio com a Faculdade de Sergipe (FASE) que permite que colaboradores das empresas associadas tenham acesso a todos os cursos de graduação e pós-graduação ofertados pela instituição de ensino, com 20% de desconto no valor das mensalidades.

Investimento profissional
Para o presidente da ASEOPP, Luciano Barreto, é de extrema importância tanto para o empregado quanto para o empregador. “Uma empresário inteligente sabe que é fundamental investir no aperfeiçoamento profissional de sua equipe. Nunca é tarde para abrir as portas do ensino. Hoje em dia, ter uma formação acadêmica é imprescindível e nada mais justo que dar esta oportunidade para que os colaboradores possam crescer cada vez mais”, afirma o presidente.

Qualificação
Luciano Barreto ainda reforça que, uma empresa cresce quando tem profissionais capacitados e qualificados. “A falta de mão-de-obra qualificada tem sido um problema cada vez maior no país. Dessa forma, é preciso ter consciência da importância de incentivar os colaboradores a buscarem qualificação profissional. Investir em educação, não tem preço”, reforça.

Bons frutos
Para o presidente da FASE, professor Fernando Monteiro, essa parceria gerará bons frutos. “É com grande satisfação que FASE firma esta parceria com a ASEOPP. É valioso quando percebemos que empresários se preocupam com a formação dos seus colaboradores e não medem esforços para que o tão sonhado diploma seja adquirido por eles. Estamos satisfeitos com essa iniciativa. Os colaboradores e os empresários, juntos, só têm a ganhar”, enaltece Fernando.

Semana do Defensor Público vai até amanhã, 20
Hoje, 19 de Maio, é comemorado o "Dia do Defensor Público" em todo país. Por esta razão, a Defensoria Pública do Estado e Associação dos Defensores Públicos de Sergipe prepararam uma vasta programação.O primeiro dia aconteceu no Ação Global 2011 com o lançamento da campanha Nacional "Defensores Públicos pelos Direitos da Criança e do Adolescente", onde foram distribuídas cartilhas educativas e na oportunidade foram colhidas assinaturas para a construção do Hospital do Câncer em Sergipe.

Algumas ações
Na manhã do dia 16, os defensores públicos foram homenageados durante sessão especial proposta pelo vereador Bertulino Menezes (PSB) na Câmara Municipal de Aracaju. No dia 17, os defensores públicos e servidores fizeram a distribuição de cartilhas educativas aos comerciantes e clientes no Mercado Albano Franco e feira livre ao lado do Estádio Lourival Batista.Na quarta-feira, 18, os defensores públicos realizaram uma visita ao Presídio Feminino em Nossa Senhora do Socorro e à tarde todos participarão de uma caminhada em prol do "Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes" que sairá da Praça da Bandeira e vai até a Praça Fausto Cardoso.

Páscoa será comemorada hoje
A Páscoa da Defensoria Pública será comemorada na manhã de hoje, 19, no Santuário de Santo Expedito, Paróquia de Santa Lúcia, no Bairro Aloque. À tarde haverá almoço para os associados da Associação dos Defensores Públicos de Sergipe (Adpese) no Restaurante Buana, Bairro Coroa do Meio.E para finalizar a programação, a Defensoria Pública e Adpese darão início à Campanha "A Defensoria Pública visita os Filhos do Brasil" na manhã do dia 20 na Creche da Associação das Mulheres Criativas do Município de Nossa Senhora do Socorro.

Clinica Santa Maria
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registra publicamente a preocupação com a situação dos pacientes de saúde mental e esclarece também que a renovação do contrato com a Clínica Santa Maria não depende da Secretaria e sim, única e exclusivamente, da própria Clínica. Assim que os administradores apresentarem as credenciais exigidas pelo Ministério da Saúde, incluindo as certidões negativas, tornando-se hábil para viabilizar o contrato, a Secretaria iniciará imediatamente o processo de recontratação.

Pendências
"O problema não está com a Secretaria Municipal da Saúde. Assim que a Clínica se organizar e tiver superado as pendências, nós estaremos prontos para negociar", afirma o secretário Silvio Santos que, apesar da situação, continua pagando pela assistência prestada aos usuários que estão internados.

Indústrias das invasões
A ação da Prefeitura de Aracaju na invasão do Arrozal ontem, 18, demolindo os novos barracos foi correta. Existe muita gente vivendo de invasões em Aracaju. Não é um caso social, mas de segurança pública.

Rodada de Negócios em Itabaianinha I
Um grupo formado por 42 empresários de Sergipe, Mato Grosso, Paraná, Ceará e Bahia participará nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20, a partir das 8h, da I Rodada de Negócios do Polo de Confecções de Itabaianinha. O evento, que será realizado na sede do Polo, pretende estimular a realização de parcerias entre os sergipanos e compradores dos grandes centros comerciais.

Rodada de Negócios em Itabaianinha II
Durante o evento, os expositores mostrarão aos visitantes peças de moda infantil, feminina e masculina produzidas nas centenas de pequenas fábricas da região. A Rodada é promovida pelo Sebrae, em parceria com a Associação da Confecção do Município de Itabaianinha (ASK), Fundação Jairo Lima de Carvalho, Polo Textil de Itabaianinha (Politex) e Maso Promoção & Consultoria.

Estância está preparando um grande São João
Estância, cidade jardim de Sergipe, berço da imprensa sergipana, capital do barco de fogo, do melhor São João do NE; são tantos os títulos que a princesa do Piauitinga ostenta.  Estância está localizada na região Sul do Estado, a 68 quilômetros da capital (Aracaju). Atualmente governada pelo prefeito Ivan Leite, e este informa que o município está preparando uma vasta programação para o São João  deste ano,   que começa no último dia deste mês, 31.

Abertura
A abertura dos festejos juninos acontece no dia 31 de maio, quando é realizada a tradicional "Salva de João", que consiste na apresentação de grupos folclóricos, trios pé-de-serra, candidatas à Rainha do São João, bênção da fogueira, hasteamento das bandeiras de São João e de São Pedro (defronte da matriz), inauguração do arraial  da pracinha, culminando com shows de bandas de ascensão nacional, no forródromo.

Marc. Indústria na FITEC 2011
Focada na satisfação do cliente a Marc. Indústria produz móveis sob medidas e estrutura para eventos. Genuinamente sergipana, a indústria gera dez empregos diretos e em determinado período trabalha especialmente na criação de móveis personalizados para todos os ambientes residenciais. Há dez anos no mercado, a Marc. Indústria se especializou em fabricar satisfação. A cada ano são dezenas de residências totalmente mobiliadas com a mão de obra da indústria que usa MDF como matéria prima básica do seu trabalho. Conheça o trabalho da Marc. Indústria no pavilhão da Feira da Indústria e Inovação Tecnológica de 26 a 29 de maio no Centro de Convenções de Sergipe.

Palestra sobre Planejamento Financeiro Familiar
Preocupada com todos os temas que envolvem a vida dos servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), incluindo as questões familiares e financeiras, é que a Diretoria do SINDISERJ oferece uma Palestra sobre Planejamento Financeiro Familiar, no próximo dia 23, às 16h, na Sede Cultural do sindicato.A atividade será ministrada pela equipe da Corretora Youtrade e pretende discutir conceitos da educação financeira entre os filiados do sindicato. Na atividade, os servidores do TJSE receberão dicas sobre orçamento doméstico e finanças pessoais.

Inscrições
Segundo o vice-presidente do SINDISERJ, Ednaldo Martins, “A Diretoria do Sindiserj não pretende interferir na vida pessoal dos nossos sindicalizados, mas através desta palestra apresentar aos trabalhadores métodos de como melhorar os gastos de suas receitas e, assim, garantir uma melhor qualidade de vida aos seus familiares” .Não há limite de vagas, porém os interessados em participar podem se pré-inscrever enviando e-mail para aracaju@youtrade.pro.br

ARTIGO

Déda tem chance de corrigir erro de João na ponte

Verdade seja dita, a ponte Aracaju-Barra é uma necessidade e foi feita no Governo João Alves! Porem, cenas de bastidores que poucos sabem, é que esta ponte foi concebida inicialmente com uma altura mínima de vão central de 40 metros tendo em vista não inviabilizar a existência do estaleiro Porto das Redes em Santo Amaro das Brotas e a necessidade de escoamento das estruturas de plataformas, ali construídas, em direção ao mar.

Hoje esta altura é de 27,5 metros na maré baixa. Na década de 90, com o estaleiro em funcionamento, cerca de 1200 homens chegaram a trabalhar naquele local. Era a maior geradora de empregos do Estado. Nessa época, eram constantes as reuniões com a empresa A. Araujo, tendo o Engenheiro Bosco como representante, a Marinha e a Secretaria de Infra Estrutura no intuito de, consensualmente, determinássemos os parâmetros da construção que atendessem as necessidades do Estaleiro, as Normas da Marinha e o Orçamento e Planejamento Estadual.

Acontece que a empresa A. Araujo, dona da área, em conseqüência da falta de contratos gerado pela política do FHC para Petrobras, entrou em processo de falência desativando suas instalações modulares. O cais ali construído e o piso da área com resistência para construções até 3.200 toneladas, junto com os pisos das edificações intactos, habilitavam o espaço para retomada das atividades a qualquer momento. A equipe do Ex-Governador João Alves, na ânsia de ganhar do Déda nas eleições para Prefeitura de Aracaju, terminando a construção da ponte antes do pleito, fez consulta a Petrobras sobre a necessidade do Estaleiro para esta estatal.

Pressa e redução da altura – A resposta, como não deveria deixar de ser, foi que a Petrobras não tinha ingerência em área de propriedade privada, mas que achava que o Estaleiro era um dos poucos no Brasil, ainda ociosos, que poderiam edificar módulos e plataformas de petróleo. A decisão pela equipe do Governo J. Alves então, foi, em detrimento as necessidades de reativação da construção petrolífera a qualquer momento naquele Estaleiro, reduzir a altura da ponte para 27,5m na maré baixa, reduzindo o custo e prazo de execução da obra, mas criando um calado aéreo na navegabilidade do rio, quase inviabilizando um potencial pólo gerador de emprego e renda para o Estado.

Durante 14 anos, o engenheiro Bosco tenta viabilizar a reativação daquele Estaleiro, e, apesar de muitos interessados, sempre esbarrava no calado aéreo causado pela ponte e pela falta de sensibilidade da equipe que governava Aracaju naquela época. Durante o primeiro mandato do Governador Marcelo Deda, este, através de seu então Secretário de Desenvolvimento, Jorge Santana, se juntaram a luta do Engenheiro Bosco na tentativa de viabilizar a reativação do Estaleiro Porto das Redes.

Alusa Engenharia – Empresas de vários países visitaram a área interessadas na ocupação daquele espaço, porém esbarravam na necessidade de uma altura de vão central de ponte maior que 30 metros. Para alegria do Governo do Estado e sua equipe, eis que em 2010, surge a oportunidade de consolidar uma reativação daquele espaço. A empresa ALUSA Engenharia, empresa de porte da área de infra estrutura, de olho nos módulos a serem contratados nos próximos 10 anos pela Petrobras, e sabendo ser aquele Estaleiro o último sem contratos em andamento, se interessou em ocupar o Estaleiro possibilitando ressurgir a construção petrolífera no Estado de Sergipe.

Reativação do estaleiro – Com o apoio total do governo Marcelo Deda, através das ações positivas dos Secretários Zeca da Silva e Genival Nunes, e a colaboração inestimável do Vice Governador Jackson Barreto, reuniões estão sendo feitas no intuito de agilizarmos documentos necessários para obtenção da Licença Prévia dentro do que rege as Normas ambientais vigentes. O Governador Marcelo Deda, lutador incansável pelo crescimento do Estado e sensível as necessidades do Municipio de Santo Amaro das Brotas e região do vale do Cotinguiba, está prestes a decretar a reativação daquele Estaleiro como de utilidade pública, corrigindo assim um erro de Planejamento e estratégia do governo João Alves. Este documento é o ultimo a ser apresentado na Adema para obtenção da Licença Previa da reativação. Nós que lutamos pelo crescimento de Santo Amaro das Brotas e de Sergipe, agradecemos ao Governador por mais esta vitoria de seu Governo.

Engenheiro Bosco – responsável pela Alusa em Sergipe e pela reativação do Estaleiro.

DO LEITOR

Descumprindo decreto governamental
E-mail de um servidor devidamente identificado: “Na Cohidro tem um novo Gerente de manutenção que descumpre o decreto do governador vai todos os dias para casa com um veiculo da empresa inclusive nos finais de semana. Segundo ele tem carta branca da diretoria para fazer o que quiser Será que o governador sabe disso? Abre o olho Madoqueu começou errado”.

Mais corte
De outro servidor, desta vez da Seed: “Os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) que recebem complementação salarial, por meio de gratificação, começam a ficar desesperados. É que o secretário Belivaldo Chagas determinou que todos os setores terão que reduzir as despesas em 30% já a partir de 1º de junho. O problema é que alguns chefes resolveram tirar a diferença do salário dos seus próprios subordinados e a insatisfação está sendo geral. Tudo isso em pleno mês de junho, período de maior festa popular do estado. Agora resta aos servidores da Educação esquecer de “ariar a fivela” e começar a apertar o cinto”.

Concurso para “colocar o pé no Estado” e ser requisitado
Do servidor Jorge (sobrenome será preservado por conta das  possíveis retaliações): “Estão de aproveitando do momento político para todos os setores fazerem pressão para aumentos absurdos de salários e greve.No caso do DETRAN e funcionários do CEAC, todos fizeram concurso recente e sabiam antes quanto iam ganhar, estão no estado probatório portanto não têm direito a quererem igualar por exemplo, ao que se paga nos Detrans de outros Estados nem com os mais antigos. Aconteçe que muitos fizeram o concurso para "colocar o pé no Estado" e tentarem ser requisitados com gratificações para outros órgãos, quebraram a testa.A grande maioria dos "barnabés" ganham pouco mais do que salário mínimo e coitados, não podem fazer greve porque não "sentem falta do serviço deles", podem terceirizar.A mesma coisa é o policial civil e militar dizer que a atividade "é de RISCO", todos que entraram sabiam antes, se não querem, deixem, tem milhões querendo a vaga bem remunerada e trabalhando pouco, vão trabalhar em outras atividades que não tenha risco”

E os alunos como ficam com mais uma greve dos professores?
Da Kelly Cristina Benfica Prazeres: “Senhor Governador Marcelo Déda e Senhor Secretário da Educação Belivaldo, os senhores tem filhos, sobrinhos e tiveram a sorte de poder ve-los estudar em escolas particulares, onde o professor que falta, perde o dia e pode ser mandado embora sem direitos. Quero saber quem irá ressarcir meus filhos pelos prejuízos causados por mais uma greve dos professores?Afinal essa não será a única nem a última, pq ninguém esta satisfeito com nada, mas esquecem de saber se os alunos e nós pais estamos satisfeitos com o tratamento q nossos filhos estão recebendo. Meus filhos estudam no Médici em Aracaju, lá a quadra esta desativada, então não fazem educação física, meu filho é Karateca, não pode disputar os jogos escolares, pq não tem professor qualificado nem interessado nisso. Minha filha deveria fazer aula nos laboratórios, pq esta no ensino médio, mas não faz, pq os laboratórios, o auditório e sala de informática estão ou desativados ou sendo usados pelos alunos do Mais Educação, e para surpresa de todos, eles não fazem nada de útil no horário q tem na escola. Ah! o lanche! mas que lanche? broa? biscoito salgado? suco de pacote? é só isso que tem por lá, mas para compensar tem uma cantina que vende comida pros alunos, que na sua maioria nem tem o dinheiro da própria condução, vocês sabiam disso? E segurança? onde? quando? afinal as gangues continuam brigando, as meninas agora são as lutadoras da escola e nada. A direção faz milagre com o que tem, aliás nem tem, pq eles solicitaram auxiliares de limpeza e até agora nada, meus filhos usam o banheiro quando saem de casa as 06:45h quando chegam em casa por volta das 12:45h, pois a minha filha faz o sexto horário, afinal aumentaram as aulas, e muitas vezes os professores dos primeiros horários não vem e ela tem que esperar o ultimo horário pra poder estudar alguma coisa. Greve? sabe quem deveria fazer greve? nós pais, os alunos, a direção da escola, não os professores que ganham um salário o mais baixo, por volta de R$ 1.300,00 além dos benefícios e outras coisas agregadas aos salários. Eles merecem melhores condições de trabalho? eu também acho, mas acho também que os alunos da rede pública, que não é gratuita, afinal eu pago meus impostos, merecem muito mais.Estou revoltada, porque é meu direito não pagar escola, é meu direito exigir que meus filhos tenham férias como as outras crianças, não férias de 15 dias pra repor aulas que os professores decidiram, para compensar os dias de greve e descanso deles. E eu que quero passear com meus filhos nas férias como fico? como eles ficam? e minha filha que chance ela vai ter para disputar uma vaga na universidade federal? Eu como contribuinte exijo uma resposta”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun[

Frase do Dia
"Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização”.Martin Luther King.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais