Daniel na cova dos leões e Clóvis

Quem não conhece a história bíblica de Daniel? Um rapaz o qual Deus amava muito e que tentava agradar a Deus de todas as formas? E que no reinado de Dario, alguns invejosos do carinho que o rei tinha por Daniel, armaram para o que o rei o condenasse, planejando que o rei assinasse uma ordem para que todo homem, durante 30 dias, fizesse petição a outro Deus ou qualquer outro homem e não a ti ó rei, seja lançado na cova dos leões. E os invejosos esperaram Daniel fazer uma de suas orações diárias para mandar os guardas prendê-lo. O rei ao ver Daniel, percebeu que tinha caído numa armadilha.

E o rei sem conseguir fazer nada para salvar Daniel, o rei ordenou que o julgassem na cova dos leões, mas antes de ele ir para lá o rei disse-lhe esperançado: “Eu desejo que o teu Deus a quem tu serves com toda a tua dedicação, te livre da boca desses leões esfomeados”. E pela manhã, o rei correu em direção a cova e gritou: “Daniel, Daniel, servo do Deus vivo, por acaso o teu Deus a que tu serves dedicadamente, te livrou da boca desses leões?”. Então uma voz se ouviu dentro daquela cova: ”Salve ó rei, que vive para sempre! O meu Deus enviou os seus anjos que fecharam a boca dos leões, para que não me fizessem mal algum, porque fui achado inocente aos olhos de Deus, e também contra ti ó rei não fiz mal nenhum”. E depois disso o rei mandou jogar aos leões os invejosos que tramaram contra Daniel.

Quem desejar que interprete a história de Daniel na cova dos leões da forma que quiser, mas ela foi publicada hoje pelo blog para lembrar que muitas vezes uma pessoa é colocada numa situação difícil na vida e é preciso muita fé em Deus e na Justiça dos homens para que a verdade prevaleça.

É só para dizer que ontem, 25, a Justiça fez história em Sergipe. A maioria do pleno do Tribunal de Justiça referendou mais do que um ato do Tribunal de Contas de Sergipe quando aposentou proporcionalmente o conselheiro Flávio Conceição, envolvido na Operação Navalha da Polícia Federal.

A maioria do pleno do TJ de Sergipe apenas ecoou a voz da imensa maioria da sociedade sergipana. Fez-se Justiça. E Daniel, ou melhor, Clóvis Barbosa que foi o patinho feio no primeiro momento, com uma liminar determinando o retorno de Flávio e as pendências surgidas, foi salvo, pelo Tribunal de Justiça, que fez o papel da divindade, recolocando cada um em seu devido lugar.

E assim como no final da história bíblica, onde o rei jogou na cova dos leões os que tramaram contra Daniel, chegou o momento de jogar também aos leões aqueles que armaram a arapuca para Clóvis.

Sindat parabeniza TJ/SE
O Sindicato dos Auditores Tributários do Estado de Sergipe (Sindat) considera como positiva e contributiva à democracia a decisão do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJ/SE) de manter a aposentadoria de Flávio Conceição, conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). Após impasse e vários adiamentos de votação, o pleno do tribunal compreendeu, por seis votos a quatro, que o processo disciplinar que deflagrou o desligamento de Conceição é válido.

Ação para anular nomeação
O Sindat é autor da única ação judicial para anular a nomeação de Flávio Conceição para o TCE. Datada de dezembro de 2006, a medida se justificou pela identificação, na trajetória de Conceição, da ausência de requisitos constitucionais para exercício do cargo, como reputação ilibada e idoneidade moral.  A ação está em curso na 12ª Vara Cível da Fazenda Pública. Antes da sua nomeação, o conselheiro já tinha processos judiciais por improbidade em Sergipe, já havia sido detido pela Polícia Federal e denunciado pelo Ministério Público Federal ao Superior Tribunal de Justiça por diversos delitos penais, tais quais formação de quadrilha e corrupção.

Sem condições de retorno ao TCE
Marcos Corrêa Lima, um dos dirigentes do Sindat e um dos autores da ação de anulação da nomeação do conselheiro, declarou que a decisão do TJ é digna de aplausos. “Flávio Conceição não tem condições de voltar a julgar as contas dos administradores públicos porque não preenche os requisitos da Constituição Federal e de Sergipe, que exigem reputação ilibada e idoneidade moral para ocupar tão importante cargo. Vamos agora aguardar a decisão da 12ª Vara para anular a sua nomeação e tirá-lo da folha de pagamento. Tudo isso sem permitir brechas para seu retorno ao TCE”, afirmou.

Santa Lúcia e a tragédia anunciada
Para quem se assustou com os alagamentos no conjunto Santa Lúcia uma lembrança: no ano passado este espaço denunciou que estavam um imenso aterro numa área próxima ao rio. Parece que uma associação do Jabotiana também denunciou em vários órgãos e nada. Aterrar leito de rio e várzeas não dá em outra história. Agora que os responsáveis paguem o preço financeiro e político com os prejuízos causados aos moradores da área.

Recursos para as obras do Aeroporto de Aracaju
Em reunião ontem, 25, com a presidente Dilma Rousseff, o governador Marcelo Déda teve assegurado a  reforma e a ampliação do aeroporto de Aracaju.A obra, de R$ 332 milhões, sendo R$ 86 milhões dos cofres estaduais, prevê a ampliação da pista de pouso e decolagem, além da construção de um novo terminal de passageiros e do novo pátio de estacionamento de aeronaves. De acordo com o governador, é possível que as obras sejam iniciadas ainda em 2012.

Dueto
Deu na coluna Painel da FSP de hoje, 26: “Ao se despedir de Marcelo Déda (PT-SE), Dilma brincou: "Nunca mais cantamos…". O governador se prontificou: "Quando precisar, o gogó está afinado".

Segurança pública em destaque
Na terça-feira, 24, durante encontro com o governador Marcelo Déda em Brasília, o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, garantiu prioridade às demandas de Sergipe relacionadas à segurança pública. Cardozo demonstrou disposição para buscar alternativas ao contingenciamento de verbas determinado pelo governo federal. Além disso, o governador e o ministro discutiram também novos projetos do estado no âmbito do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), constatando a necessidade de reformular o programa de Bolsa Formação do ministério da Justiça.

Propriá: vereador aprovam piso do magistério
Os vereadores de Propriá apreciaram e votaram na sessão da última terça-feira, 24, em regime de urgência urgentíssima, projeto de lei encaminhado pelo Executivo estabelecendo o reajuste do piso dos professores da rede municipal. O projeto foi um compromisso assumido na semana passada pelo prefeito Paulo Britto (PT), em reunião com os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese).

Obras da Deso
E a empresa responsável pela obra de esgotamento nas ruas ao lado do Palácio de Veraneio trabalhou duro ontem, 25, para acabar, com os estragos deixados no local, que com as chuvas, literalmente, deixou todo local sujo com areia e barro. Pelo ritmo deve acabar hoje, 26.

Trajetória
Ao conceder entrevista ontem, 25, ao programa Liberdade Sem Censura, apresentado pelo radialista George Magalhães, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, lembrou sua trajetória política desde o DCE da UFS e que completa este ano 30 anos de filiado ao PCdoB. “Não sou um político inventado”, avisou, afirmando que a oposição fala em carreira solo apenas para polemizar e com interesses eleitorais.

Palestra de Amorim
Acontece nesta quinta-feira, 26, a partir das 12h, a palestra do senador Eduardo Amorim (PSC) para lojistas e empresários do comércio. A reunião-almoço é uma promoção da CDL, que abre a sua sede, Rua Santa Luzia, 570, para receber e ouvir o senador falar sobre a sonhada Reforma Tributária. Ontem, 25, o senador fez uma palestra na área médica na Associação Médica Brasileira em São Paulo no encontro de profissionais de todo o país.

Audiência com ministro
O deputado estadual João Daniel (PT/) participou na quarta-feira, 24, de audiência como o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra. O deputado apresentou ao ministro projetos e reivindicações históricas da população do semi-árido sergipano.  Entre as propostas está a criação de um grande programa na área de recursos hídricos, que garanta a todos, em especial aos trabalhadores do campo, o acesso à água potável para o consumo humano e animal, além de projetos de irrigação.

Negociação com delegados
O deputado estadual Gilmar Carvalho se mostrou preocupado com a negociação em andamento entre o governo do Estado e os delegados de polícia. O parlamentar teme o que possa ocorrer na segurança pública de Sergipe caso o governador Marcelo Déda venha a cumprir o compromisso firmado com a categoria. “O governador assumiu e não pôde cumprir em dois mil e nove e em dois mil e dez, e (Déda) reitera que compromisso é compromisso”, afirmou, ao se referir à proposta feita aos delegados. O deputado disse que concorda com a reivindicação dos delegados, mas manifestou preocupação com a reação da base da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Gualberto esclarece acordo
A categoria de delegados de polícia de Sergipe será a única a receber um aumento salarial diferenciado por conta de um acordo feito com o governador Marcelo Déda em 2008. Além dos 5,7%, concedido de forma linear aos demais servidores estaduais, os delegados terão mais 5%. “Naquela época, eles próprios preferiram que o governador regularizasse uma gratificação de 40%, abrindo mão do reajuste de 5% concedido na ocasião. Somente agora o nosso governador está podendo honrar o acordo que fez e por isso irá conceder esses 5% a mais para os delegados”, explicou o deputado Francisco Gualberto (PT).

PM e policia civil
Hoje as galerias da AL estarão lotadas com os policiais militares e civis. As duas categorias não gostaram do reajuste diferenciados para os delegados e prometem paralisações.

Magistério
Ao deixar que o líder da oposição, Venâncio Fonseca, paute as ações do magistério, a categoria passa a impressão que esqueceu das diferenças gritantes existentes entre os salários que recebiam no governo João Alves e atualmente. Legitimidade tem quem sempre lutou pela categoria, mas sem esquecer do passado recente. Por isso a categoria começa a se dividir. O blog tem recebido relato de professores criticando a intransigência de algumas lideranças e o atrelamento ao porta voz de João Alves.

Consumidor X Correios
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou, ontem, 25,por unanimidade, o parecer de Valadares Filho (PSB-) pela aprovação do  PL nº 7.354/10, de autoria do deputado Júlio Delgado, que prevê a obrigatoriedade de a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos compensar os clientes pelo extravio de objetos postais.  O parlamentar explicou que a proposição tem como principal objetivo ampliar e assegurar os direitos dos consumidores. Ele reconhece que os Correios tem se esforçado para melhorar a qualidade do atendimento à população, mas destaca o consumidor precisa ter seus direitos assegurados em lei. “Não podemos deixar os consumidores sem proteção legal”, afirma o parlamentar.

Rogério: "O que vimos ontem foi a vitória do retrocesso"
O deputado Federal Rogério Carvalho (PT) fez duras críticas à aprovação do Novo Código Florestal e lamentou a falta de aprofundamento do projeto em áreas que possibilitem a atualização do país para um desenvolvimento sustentável. Em pronunciamento realizado na manhã desta quarta-feira, 25, na Câmara dos Deputados, o parlamentar sergipano, que votou contra o Novo Código, ressaltou que o Brasil não pode ficar limitado a "uma legislação que trate apenas dos problemas mais imediatos do meio ambiente", e reforçou que a eficiência da produtividade agrícola não pode estar vinculada ao aumento de áreas destinadas para o plantio.

Problemas no novo Código Florestal
"Um retrocesso para o Brasil". É deste modo que o deputado federal Márcio Macêdo (PT) define o novo Código Florestal aprovado na terça-feira, 24, pela Câmara. Um dos parlamentares que votou contra o projeto, Márcio diz que o texto final apresenta, ao menos, dez pontos negativos que colocam em risco a biodiversidade brasileira. Além disso, o deputado sergipano ressalta que a emenda 164, também aprovada pelo parlamento, "é ainda pior" do que o substitutivo do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B/SP).

André Moura apresenta parecer
O deputado federal André Moura (PSC) apresentou ontem, 25, parecer sobre o Projeto de Lei 8.005/2010, que dispõe sobre a responsabilidade das empresas que fabricam, importam, comercializam ou instalam vidros automotivos pela coleta e destinação final ambientalmente adequada dos produtos descartados.Ao ler o relatório na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio – CDEIC sobre o PL 8.005/2010, André proferiu parecer contrário ao texto do Projeto de Lei, por entender que já existe legislação vigorando sobre a matéria não necessitando de se criar novamente outro mecanismo para vigorar e regulamentar os resíduos de vidros automotivos.

Heleno pede socorro para Aracaju em Brasília
O deputado federal Heleno Silva (PRB) cobrou, nesta quarta-feira, dia 25, uma ação emergencial para as cidades sergipanas atingidas pelas últimas chuvas, que deixaram um total mais de 220 pessoas desabrigadas. Em discurso na Câmara Federal, o deputado chegou a clamar por socorro, em especial, por Aracaju – cidade mais afetada "Eu quero pedir socorro para o povo de Sergipe. Principalmente a capital sergipana, Aracaju, que tem enfrentado chuvas nunca vistas na história daquela cidade. Peço que o Ministério da Integração Nacional e a Secretaria Nacional da Defesa Civil se mobilizem em favor daquilo que for necessário para contribuir com a Prefeitura de Aracaju e os demais Municípios afetados com as chuvas", intercedeu Heleno. 
 
Prevenção das doenças da tireóide
Em pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ontem, o vereador Dr. Emerson Ferreira (PT) utilizou a tribuna e lembrou que nesta semana é dedicada à prevenção das doenças da tireóide. "Queremos lembrar da importância da medicina preventiva", disse.Para o parlamentar petista é importante que orientemos a população acima dos 40 anos, principalmente as mulheres, para que realize a avaliação anual da tireóide, que pode ser acometida por infecções, drogas ou radiações, podendo desenvolver disfunções, tipo hipo ou hipertiroidismo e degenerações malignas.

Nova sede do MPF/SE
Estão em fase final de elaboração os projetos executivos para construção da nova sede do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE). Enquanto a empresa contratada para o desenvolvimento dos projetos conclui seus trabalhos, o MPF/SE já designou uma Comissão Especial de Licitação que será responsável pela concorrência para a contratação da execução da obra.

Custo estimado de R$ 40 milhões
A Comissão Especial de Licitação, que é composta por dois procuradores da República e três servidores do órgão, deverá concluir o trabalho de elaboração do edital até o mês de julho, data em que os projetos executivos deverão estar prontos. A nova sede do MPF/SE será construída na Av. Gonçalo Prado Rolemberg, n° 270, no bairro São José, e tem um custo estimado em R$ 40 milhões. O valor máximo para a contratação somente será definido ao final da elaboração dos projetos executivos.A exigência para qualificação técnica da empresa que pretender disputar o certame será semelhante a da Concorrência nº 02/2010, da Procuradoria da República no Estado da Paraíba (www.prpb.mpf.gov.br – Transparência)

Coleções do Diário Oficial são encadernadas
O setor de Hemeroteca da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase) tem por objetivo preservar o seu acervo, com a finalidade de disponibilizar para a consulta jornais antigos e em boa conservação. Para isso, enviou à uma empresa especializada no serviço de higienização, encadernação e restauração, a Encadernarte, uma primeira remessa de jornais constituída por cinco coleções do Diário Oficial, com exemplares entre os anos de 1977 a 1982, que totaliza 60 meses de publicação.

Projeto Temporada encerra 1ª edição do ano
Acontece neste final de semana (27, 28 e 29 de maio) o encerramento da 1ª edição de 2011 do projeto Temporada, na Casa Rua da Cultura. Na programação os espetáculos 'Cabaré dos Insensatos', da Cia Strutífera Naves, sexta-feira (27) às 21h; 'Procura-se um Homem', do Grupo Acesso, e 'Cabaré dos Insensatos', da Cia Strutífera Naves, compõe a rodada dupla do sábado (28), às 19h e 21h, respectivamente; e 'Entre Quatro Paredes', da Cia Strutífera Naves, às 21h, fechando a primeira temporada de espetáculos.

Confraternização de encerramento
E as comemorações não param por aí. Para celebrar o grande sucesso do projeto, a Casa Rua da Cultura estará promovendo uma confraternização de encerramento no sábado (28), logo após a apresentação do espetáculo das 21h, com a presença da Banda dos Corações Partidos e da banda Coutto & Orquestra de Cabeça. Para o diretor e coordenador da Casa Rua da Cultura, Lindemberg Monteiro, essa será uma celebração do sucesso de todos os artistas envolvidos no projeto Temporada. “A 1ª edição de 2011 do projeto Temporada obteve os melhores resultados esperados por todos nós envolvidos na iniciativa”.

Rede Primavera na Campanha de Vacinação
A saúde também começa dentro de casa! Nos dias 24, 25 e 26 de maio, a Rede Primavera participará da Campanha Nacional contra a Gripe, realizando a vacinação em todas as suas unidades.  Participarão os colaboradores e todos os profissionais de saúde! Esta é uma iniciativa do setor de Recursos Humanos em parceria com a Gerência de Enfermagem e o Serviço de Saúde, Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

Petrobras & Renda Irlandesa
Acontece amanhã, 27, às 16 horas, o encerramento do projeto de responsabilidade social Escola e Oficina de Moda, Criação, Capacitação e Desenvolvimento da Renda Irlandesa de Divina Pastora, patrocinado pela Petrobras, através da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE). A solenidade será no Clube Carlos Mendonça, em Divina Pastora.

Prazo para declarar IR termina dia 31
Termina no próximo dia 31 de maio o prazo para os Empreendedores Individuais (EIs) declararem o Imposto de Renda (IR) junto à Receita Federal. Para realizar o procedimento é necessário informar o número do CNPJ, os rendimentos auferidos em 2010 e a existência ou não de empregado.Os EIs estão isentos do pagamento do IR, mas precisam prestar contas ao governo para continuar usufruindo dos benefícios oferecidos pelo programa, como cobertura previdenciária e possibilidade de participação em licitações públicas.

Sebrae fornece apoio aos que não declararam
Aqueles que ainda não efetuaram a declaração podem contar gratuitamente com o auxílio do Sebrae. Para ter acesso ao serviço basta ao empresário comparecer à sede da entidade, localizada na avenida Tancredo Neves n° 5.500, das 08 às 12h e das 14h às 18h, ou a algum dos escritórios localizados nos municípios de Estância, Itabaiana e Lagarto.

Decisão será no sábado
O presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF), José Carivaldo Souza, adiou para a tarde de sábado 28, às 15hs no estádio Lourival Batista, a partida decisiva da Taça Estado de Sergipe, entre Sergipe e São Domingos, que estava marcada para a noite desta quarta-feira 25, no Batistão.   

Prêmio  BNB de Microcrédito em SE
Hoje, 26, o Banco do Nordeste em Sergipe realizará a oitava edição do Prêmio BNB de Microcrédito. O maior objetivo da premiação é reconhecer e estimular as iniciativas empresariais de sucesso financiadas pelos programas de microcrédito orientado do Banco do Nordeste – Crediamigo e Agroamigo. Os vencedores foram selecionados por comissão julgadora composta por representantes do Governo Estadual, Universidades e entidades de classe de Sergipe. Cada cliente premiado receberá troféu e cheque no valor de R$ 1 mil. O evento ocorrerá no dia 26 de maio, às 10h, no Celi Hotel Aracaju, localizado na avenida Santos Dumont, bairro Atalaia.

28 de Maio – Dia de Mobilização  Pró-FASC
No próximo sábado, 28 de maio, das 8 ás 12 horas, acontece o primeiro ato público do movimento ProFASC, iniciativa de moradores de São Cristóvão, artistas e agentes culturais voltada para a retomada e continuidade do prestigiado Festival de Arte de São Cristóvão, também conhecido como FASC.

Valorização da cultura
O dia de mobilização tem como objetivo mobilizar, sensibilizar e convidar outros moradores de São Cristóvão para ter voz  ativa no movimento, reivindicando a valorização da cultura como um caminho de fortalecimento da auto-estima e do desenvolvimento da cidade. Mais detalhes no blog: http://scprofasc.blogspot.com

Servidores do Detran retornam as atividades
Ontem, 25, o Sindetran, enviou comunicado a imprensa que a categoria retornará hoje, 26, aos postos de atendimento , em virtude de avanços nas negociações propostas pelo sindicato junto ao atual diretor-presidente, Bosco Costa.Segundo a direção do Sindetran, inicialmente três ítens da pauta de reivindicação da categoria foram atendidas: reconhecimento do sindicato, a rubrica que é o convênio com a SEAD para efetuar o desconto em folha de 2% e uma gratificação de R$ 230 reais inicialmente, mas que o sindicato estará lutando pelo que foi pleiteado que era uma gratificação de R$ 600,00 durante o ano, uma vez que, o Detran pode e deve remunerar melhor seu servidor. “Esse é o momento de reconhecer avanços e conquistas e continuar buscando melhorias para a categoria”, diz a nota.Sexta feira dia 27 as 19h a categoria estará reunida no auditório da CUT para avaliar o movimento Paredista e quais serão os próximos encaminhamentos.

Unidade para Lutar! Força para Conquistar!
Em reunião ocorrida na manhã de ontem, 25, na SRTE (antiga DRT), o sindicato patronal apresentou a sua contraproposta aos comunicadores de Sergipe. Mesmo com o crescimento recorde do faturamento dos meios de comunicação em 2010, (17,7% em relação a 2009), movimentando R$ 29,1 bilhões, a classe patronal acena com apenas 5%, um 'aumento' inferior ao INPC do mesmo período que foi de 6,2959% (de Maio/10 a Abril/11). Os trabalhadores reivindicam 11,29% de aumento, sendo 6,29% do INPC mais aumento real de 5%.Há pelo menos 20 anos, os trabalhadores de Sergipe tentam avançar em ganhos sociais, mas esbarram na má vontade e falta de comprometimento patronal. O piso dos radialistas e jornalistas de Sergipe deveria ser uma vergonha para os patrões!STERTS e SINDIJOR-SE farão assembleia geral para que as categorias votem a contraproposta patronal. Em seguida, voltam a se reunir com o sindicato patronal, representado pelo sr. Messias Carvalho (dia 08/06), na sede da SRTE.Várias manifestações públicas já estão programadas, para que a sociedade sergipana tenha amplo conhecimento da falta de respeito e da desvalorização a que são submetidos os membros da nossa IMPRENSA.Em tempo: O STERTS tenta pelo segundo ano consecutivo, que as empresas de rádio FM cumpram a legislação vigente, pagando os dois pisos aos locutores que acumulam as funções (setores diferentes) de locutor e operador, como diz o Art.14 da Lei 6.615/78. Os patrões continuam ignorando a Lei, desta forma, o próximo passo será via judicial, através de ação coletiva.

Sterts e Sindijor-SE
UNIDADE PARA LUTAR! FORÇA PARA CONQUISTAR!
CAMPANHA SALARIAL 2011/2012

ARTIGOS

Aracaju e o aumento do nível do mar – Frederico Silva

Aracaju viveu nos últimos dias uma tempestade de proporções singulares. Choveu mais de 50% do previsto para o mês de maio inteiro em um único dia. Um fato inusitado, sem dúvida, mesmo para os habitantes mais antigos. Diversos bairros foram afetados, pessoas tiveram dificuldade de voltar para casa, carros ficaram submersos e muitas casas foram invadidas pelas águas. Viramos notícia nacional.

A absurda quantidade de chuva maximiza velhos problemas. Os mais diversos: ocupações desordenadas, falta de drenagem e saneamento adequados, canais e bueiros entupidos, crimes cometidos contra o planejamento urbano. Cada um contribuindo em maior ou menor grau para caos que se instalou na cidade.

Mas três bairros em especial – 13 de Julho, Salgado Filho e Jardins – sofreram com a especial causalidade da chuva em proporções alarmantes, em conjunto com a maré alta. As enchentes nesses bairros estão cada vez mais fortes e surpreendentes. Os sinais dos problemas estão patentes mesmo quando não está chovendo, basta a maré estar cheia: os canais no limite, ruas adjacentes com bueiros jorrando água ficando alagadas, ondas transpondo a mureta da 13 de Julho, entre outros. Os sinais são claros, mas passam despercebidos.

Esses sinais sempre foram comuns no mês de março, com suas conhecidas marés mais altas. Agora os problemas se apresentam em qualquer época do ano.

Independente da ocupação e aterramento indevido ou mal planejados em algumas áreas da cidade, os problemas estão aumentando porque o nível do mar está subindo. Um fenômeno global, amplamente estudado e confirmado.

Diversos estudos convergem para o crescimento anual do nível do mar de 2,9-3,4 ± 0,4-0,6 mm por ano de 1993 a 2010. Tomando como base uma estimativa por baixo, 3 mm por ano, durante 17 anos, são cerca de 5 cm no aumento do nível do mar. Analisando pelo pior caso, temos 7 cm a mais. Estes centímetros a mais estão fazendo toda a diferença nos problemas enfrentados anualmente nos mencionados bairros. Eles são os mais afetados – pela localização em áreas abaixo do nível do mar e pela formação a partir de maciços aterramentos de manguezais – porém não significa que os outros não sofrem o mesmo problema.

Vislumbro que será necessário limitar a entrada do mar na desembocadura dos canais mais críticos e bombear a água para fora das barreiras. Certamente os holandeses, que lidam  com esse tipo de problema com maestria, terão uma coisa ou duas a nos ensinar.

O que fica patente dessa análise é que os entes públicos que cuidam da administração e planejamento da cidade precisam começar a buscar soluções específicas para o aumento do nível do mar. Soluções essas que não serão nada simples, nem baratas. Envolverão estudos diversos, planejamento de longo prazo e experiência comprovada no tratamento do problema. (fs@infonet.com.br)

O constitucional direito de opinar – Narcizo Machado*

Fui surpreendido com uma ligação, vinda de uma entidade representativa de uma importante categoria, a ligação era para comunicado oficial, teve a intenção de me desautorizar – como se eu em algum momento o tivesse tentado – a falar em nome de tal categoria. O fato me levou a profundas reflexões. Hora, o direito de opinar, é constitucional, e minhas opiniões não foram em nome de um grupo, mas em atenção a democrática imprensa de meu Estado, que nos procurou enquanto profissional, para obter informações acerca de um tema de interesse público. E pelo dever de função, as dei as declarações cabíveis.

A postura em si, merece um estudo de caso, uma análise de como as instituições devem pautar seu comportamento diante de crises de imagem, e em Sergipe, compreendo a falta de maturidade de instituições nestes momentos, em parte, em razão da cultura local, não preparada para lidar com a opinião pública, como também, em razão da ausência de profissionais gabaritados para assessorar as instituições, a ausência não se dá pela não oferta de tais profissionais no mercado, existem vários, mas sim, pela errada forma de agir, sem profissionalismo e medida por achsimos, como o que faz alguns acreditarem, que o silêncio seria a melhor estratégia, ledo engano, sem buscar justificativa nos conceitos científicos, prefiro usar a máxima popular, "quem cala consente".

O silêncio, não fará a opinião pública recuar, ao contrário, fortalecerá a tese em formação, deixará campo para sua consolidação, pois sem antítese, a sua repetição irá materializar a opinião e deixará marcas intangíveis na imagem de qualquer setor, empresa, organização ou homem público. Em momento de crise, é preciso ser proativo, aberto, e entender, que na era da informação, não há controles, os meios são diversos e cada vez mais democráticos.

Fica a reflexão, e o pedido, que se não há coragem para o enfrentamento, se não preparo para tal ação, que ao menos se respeite a outorga constitucional da livre expressão, sobre este direito, ninguém pode ousar!

*Relações Públicas/Gerente e Relações Públicas da Rede de Postos Presidente.

Episódio lamentável no Procon/SE" – Por José Souza*

A direção do Procon/SE diz uma coisa e faz outra. Episódio lamentável, ocorrido na última segunda-feira (23), deverá deixar importantes lições. Se não, vejamos: O SEEB/SE foi procurado pela redação do jornal Correio de Sergipe, indagando se participaríamos de uma reunião na sede daquele órgão de defesa do consumidor. Segundo a repórter, o Procon/SE iria se reunir naquela manhã com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), para tratar da Lei dos 15 Minutos.

Prontamente, respondemos que não havíamos sido convidados, mas que iríamos à referida reunião, pois somos parte interessada no assunto. Chegamos ao local no horário previsto, mas, para nossa surpresa, fomos informados de que a reunião já transcorria a portas fechadas. Nos identificamos e informamos o desejo de participar do debate. A diretora do órgão veio ao nosso encontro e, demonstrando nervosismo e voz elevada, informou que não poderíamos ter acesso.

Protestamos contra a postura da diretora, manifestando o entendimento de que a audiência pública deveria ser aberta a todos os interessados e não apenas à Febraban. Diante de nossa insistência, inclusive com o alerta de que denunciaríamos sua atitude, ela resolveu nos receber. Porém, afirmou que a reunião não tratava da Lei dos 15 Minutos. Refutamos com a afirmação de que a imprensa fora convocada para acompanhar a discussão da lei das filas. Matéria publicada pela Infonet é uma prova disso.

O SEEB/SE é uma entidade da sociedade civil que, além de defender as questões imediatas e históricas de seus associados, também se posiciona a favor dos clientes e usuários de bancos. Portanto, queremos o apoio do Ministério Público, da mídia, da Prefeitura, do Conselho Municipal de Contribuintes e dos vereadores de Aracaju, do Procon/SE e de todos os homens e mulheres de boa vontade. Quem não puder ajudar, por favor, que não atrapalhe!

*José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe.

DO LEITOR

Indignação com o governo Déda
E-mail do professor José Ireno: “Estamos passando por um momento muito delicado enquanto PROFESSORES, o Exmº Sr. Governador na mais insana das suas atitudes, juntamente com o Secretário Belivaldo Chagas, comete o maior ato de sinismo ao tentar desestruturas a nossa categoria dividindo-a concedendo o PISO SALARIAL DO MAGISTÉRIO, apenas para o nível I e descumprindo o que diz o nosso PLANO DE CARREIRA, rasgando assim, o que conseguimos durante anos de muita luta.Veja o que falou o secretário de educação e esta postado em  todos os jornais escritos do nosso Estado:"Diante do impasse, o Governo encaminhou proposta de correção salarial para a Assembleia Legislativa cumprindo a correção do piso do magistério em 15,86% para os professores de Nível I e aumento linear de 5,7% para os demais níveis e demais servidores do Estado. Para o Governo do Estado, as negociações continuam em aberto"."Para o secretário, a paralisação dos professores somente prejudica os alunos que ficam sem aula e terão que fazer a reposição reduzindo o tempo das férias. Ele conclama os pais a fazerem um apelo para que os docentes voltem à sala de aula. Belivaldo lembrou que, enquanto os demais servidores públicos estaduais tiveram um reajuste de 5,7% para repor a inflação, que é o IPCA dos últimos 11 meses, o Governo propôs conceder aos professores reajuste de 15,86%".Com o exposto acima percebemos a falta de compromisso para com a Educação e a tentativa de jogar a opinião pública (os pais) contra os professores. também é nítida a divisão de nossa categoria concedendo o PISO ao nível médio e deixando de fora os demais níveis, o governo tenta empurrar de goela abaixo o que ele quer. Queremos sim, pagamento imediato do PISO para todos na forma da Lei e podemos negociar (parcelando)  o retroativo para ser pago em parcelas dentro do ano de 2011.Sendo assim, conclamo a todos aqueles que se dignam como Educadores a unir-se contra esse governo truculento e que se dizia "GOVERNO DA MUDANÇA" a a partir de já a ingressarmos nos meios de comunicação e mostrarmos a nossa indignação com a tentativa de desmoralização da nossa categoria. Devemos denunciar os descasos existentes em nossas escolas (falta de condições de trabalho, problemas fisicos dos predios, falta de segurança, etc.)”

Nota de Esclarecimento
Indignados, como reagem as pessoas de bem, fomos surpreendidos no dia 23.05.2011, no Espaço do Leitor, constante deste conceituado Blog, e de logo agradecemos a atenção do titular ao nos assegurar o direito de resposta, inerente ao Estado Democrático de Direito, acerca de fatos inverídicos e totalmente controvertidos, narrados por alguém que nem sequer teve a dignidade de se identificar, ou seja, assumir, violando o cânon que moldura a norma insculpida no artigo 5º, inciso IV da Carta Magna, onde é assegurada a liberdade de manifestação do pensamento e da informação, mas sendo vedado o anonimato.
Em homenagem aos valores por nós praticados e cultuados, herança de nossos pais, aliado à postura profissional, pautada nos Princípios que norteiam a ética, moral, bons costumes e compromisso com o juramento inerente à responsabilidade profissional, cumpre-nos esclarecer os fatos narrados no malfadado e-mail enviado:
– Em data de fevereiro do corrente ano, a Professora Jarbene de Oliveira Silva, então proprietária em sociedade com sua irmã Joyce de Oliveira Silva, da Loja “LA DIVA”, situada no espaço denominado Complexo 13 de Julho, e após um ano de atividades, efetuaram a venda do ponto comercial da referida loja, cujo negócio também envolveu um saldo de mercadorias, aos senhores JANIO BISPO DOS SANTOS e ANDRÉA DE LUCA SANTANA, pessoas conhecidas na sociedade sergipana pela prática de vários fatos, objetos de vários processos judiciais e procedimentos administrativos policiais, cujas informações só chegaram ao nosso conhecimento após a celebração do negócio.
– Ocorre que, quando da concretização do referido negócio, os pretensos compradores descumpriram de forma parcial o acordado, restando pendências no tocante a devolução das mercadorias, o que após interferência da proprietária do empreendimento, foi feito um acordo de compensação e devolução das mesmas, o qual após várias tentativas frustradas foi efetivado no último dia 19.05.2011, de forma pacífica, sem interferência de qualquer autoridade ou agente público. Estes fatos podem ser comprovados através de testemunhas, imagens e quaisquer outros meios de prova em direito permitidos.
– Estranhamente, como se profissionais do magistério não tivessem vida privada e fora da instituição que laboram, foram veiculadas aleivosias, difamações e ofensas, procurando atingir a honra e a imagem de pessoas de bem, professores comprometidos e compromissados, de competências reconhecidas e experiências comprovadas, atribuindo-lhes fatos inverídicos.
– Por fim, diante dos fatos aqui narrados, e em respeito às nossas famílias, amigos, alunos e a sociedade sergipana, informamos que as medidas cabíveis visando a proclamação das responsabilidades criminal e cível já foram adotadas junto aos órgãos competentes com a certeza de que o império da verdade nunca se ruirá.

Atenciosamente, Jarbene de Oliveira Silva, Jorge R. Valença T. Menezes e Joyce de Oliveira Silva.

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"A competição é a paixão das almas nobres; a inveja, o suplício das almas vis." Jean-François Marmontel.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais