Corrupção: ritmo é sempre lento

É devagar quase parando, é muito lento o rito processual utilizado para punir os gestores que distribuem os cargos de maior remuneração com familiares e desviam recursos públicos de forma escancarada.

“Em Sergipe nem em sonho acontece uma punição efetiva e exemplar”

Para se ter ideia dessa lentidão, basta observar que em Sergipe nos últimos 30 anos não há um único exemplo de gestor preso por ter praticado crime de improbidade administrativa, embora se pratique improbidade diariamente no Estado, da mesma forma que no restante do país, a diferença é que em outros Estados, vez por outra um desses gatunos param atrás das grades.

Em Sergipe nem em sonho acontece uma punição efetiva e exemplar. Não é novidade alguma que nesse Estado, a maioria dos gestores municipais, sempre abusou no descumprimento da lei, pois sempre contaram com a benevolência do modelo de funcionamento dos órgãos fiscalizadores que operam com morosidade de fazer inveja a tartarugas, chegando a levar cerca de 10 anos para analisar uma simples prestação de contas, e ao concluir o faz através de pareceres nem sempre conclusivos, por vezes dúbios, onde normalmente são plantadas as brechas escapatórias.

“Tudo isso porque Sergipe parece ser um Estado onde o comando administrativo muda apenas de gerente, mas continua sendo regido sob a batuta de duas ou três tradicionais famílias em consórcio com meia dúzia de influentes empresários, que monopolizam a obtenção das concessões públicas para prestação de serviços indispensáveis e altamente lucrativos”

Brechas orquestradas – Tais brechas não são geradas por inocência, elas são fruto de interferências orquestradas, que orientam o abrandamento da punição, orientam a aplicação de multas leves, onde um gestor que desvia cerca de R$ 2.000.000,00 (dois milhões), é punido com o pagamento de multa no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais). Tudo isso porque Sergipe parece ser um Estado onde o comando administrativo muda apenas de gerente, mas continua sendo regido sob a batuta de duas ou três tradicionais famílias em consórcio com meia dúzia de influentes empresários, que monopolizam a obtenção das concessões públicas para prestação de serviços indispensáveis e altamente lucrativos. São os detentores do poder econômico.

No Ministério Público, por exemplo, por mais que o promotor tenha vontade de atuar contra uma conduta não recomendável por parte do gestor de um determinado município, o passo inicial depende do comando do órgão, sem esse aval, nada feito.

“Mas não é dessa forma que a coisa funciona, a estrutura desses órgãos abrigam organogramas e regimentos que impedem a plena e imparcial fiscalização dos gestores públicos”.

Elevado custo dos órgãos fiscalizadores – A sociedade arca com um elevado custo para manter os órgãos fiscalizadores, tipo Câmaras e Assembleias, Tribunais de Contas, além das Controladorias e do Ministério Público. É incalculável o montante de recursos utilizados anualmente para manter a esperança da sociedade num trabalho de eterna vigilância ao uso do dinheiro público. São salários atrativos, veículos com motorista por conta do erário, prédios luxuosos, gabinetes refrigerados, tudo isso para sustentar essa rede de proteção que deveria atuar diuturnamente para evitar a dilapidação do patrimônio público.

Esse objetivo somente seria alcançado com um trabalho rigoroso, determinado e imparcial. Mas não é dessa forma que a coisa funciona, a estrutura desses órgãos abrigam organogramas e regimentos que impedem a plena e imparcial fiscalização dos gestores públicos.

“Um dos maiores escândalos envolvendo gestão municipal no Estado de Sergipe, ocorreu no município de Pirambu em 2007”

Exemplo: Pirambu, que fim levou – Enfim uma luz no final do túnel, o Conselho Nacional de Justiça começa a se debruçar sobre o andamento dos processos que apurem atos de improbidade administrativa. Uma solução? Não! Apenas um alento. Mas para a sociedade de um modo geral, e especificamente para os que exercitam a cidadania, não deixa de representar uma evolução sem tamanho.

Um dos maiores escândalos envolvendo gestão municipal no Estado de Sergipe, ocorreu no município de Pirambu em 2007, nesse escândalo o denunciante foi um prefeito em pleno exercício da função que denunciou desvio de recursos públicos, fraude em licitação e superfaturamento da gestão anterior e da própria gestão, ou seja, o alcaide foi réu confesso. Mesmo assim até a presente data a sociedade sergipana não teve a satisfação devida pelos órgãos fiscalizadores, para mostrar como foi ou está sendo conduzido esse processo, quem já foi ou será punido e de que forma.

Lentidão e esquecimento – A única certeza que a sociedade tem é que igual a outros tantos processos dessa mesma natureza, esse se arrastará de forma lenta, dormindo por períodos longos em importantes gavetas, até que a sociedade o esqueça, até que os depoimentos contundentes sejam refeitos, até que as provas desapareçam, até que as testemunhas importantes venham a óbito e enquanto isso, o réu continuará frequentando movimentados ambientes com o ar de cidadão probo, e sendo chamado de autoridade.

“O prefeito Sukita foi para as emissoras de rádio dizer que todos estão equivocados e que o problema dele é a perseguição que sofre por conta da vitalidade da oposição que enfrenta”.

Perseguição em Capela – Em Capela após minuciosa investigação do Ministério Público Federal, que diagnosticou a prática de crimes praticados contra a administração pública, dentre eles o crime de improbidade administrativa. O prefeito Sukita foi para as emissoras de rádio dizer que todos estão equivocados e que o problema dele é a perseguição que sofre por conta da vitalidade da oposição que enfrenta. Sem enrubescer a face o prefeito Sukita convida a todos para constatar que no município tudo está fluindo corretamente, esquecendo propositalmente que a investigação se deu sobre fatos ocorridos em 2007.

São Cristovão –  Há cerca de três dias saiu mais uma sentença condenatória proferida pelo Juiz da Comarca de São Cristovão condenando o prefeito Alexandro Rocha por improbidade administrativa, o pune inclusive com a perda dos direitos políticos, porém, todos os que nos últimos meses foram punidos com a perda dos direitos políticos, continuam atuando como se nada tivesse acontecido.

“O rito da punição deveria ser sumário, seria a única forma de proteger a sociedade dessa roubalheira desenfreada”

Considerando que essas condenações são frutos de investigações minuciosas e com provas documentais incontestáveis, o rito da punição deveria ser sumário, seria a única forma de proteger a sociedade dessa roubalheira desenfreada que começa com a nomeação de parentes, passa pelas fraudes em licitações, seguem pelo desvio da merenda escolar, transitam pela negligencia com a saúde pública, a locação de veículos, a contratação de shows e terminam no lixo da impunidade.

Das obras inacabadas e inacabáveis, não é bom nem falar, todos sabem  que elas são a grande fonte de irrigação de muitas campanhas eleitorais. Tanto o Ministério Público quanto o Tribunal de Contas sabem que o legislador quando exigiu que as “placas das obras” contivessem a informação do “prazo de execução”, o fez como forma de criar para a sociedade um instrumento de acompanhamento da devida aplicação do dinheiro público. No entanto, nenhum desses órgãos esboça publicamente qualquer reação sobre a omissão da “data de início”, pois sem ela, a informação do prazo torna-se inócua.

Mas fazer o quê? Se o ritmo é sempre muito lento! Precisa-se extirpar a impunidade do dicionário sergipano, afinal o que será deixado para os filhos e netos de todos nós?

Por falar em corrupção: Dilma fique alerta!
Dois ministros afastados por suspeita de corrupção em apenas seis meses de governo é muito. Dilma que fique em alerta máximo. Depois não diga que é a imprensa golpista que deseja tirá-la do governo.

Ministério das Cidades
A imprensa do sul do país já noticia que o Ministério das Cidades está passando por uma devassa. Vem mais por aí e o pior que é o chamado “fogo amigo”.

Merenda: Umbaúba é exemplo para o Nordeste
Ontem, 06, o prefeito de Umbaúba, professor Anderson (PT) comemorou que a partir de agosto o município terá autorização para adquirir leite, carne e ovos da agricultura familiar, através do Sistema de Monitoramento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.  Atualmente a Prefeitura já compra 47% da alimentação escolar da agricultura familiar. Com a autorização, Umbáuba passará a adquirir 80% da merenda na localidade. Foi o primeiro município do Nordeste a aplicar esta modalidade por lei.

Debate sobre a partilha do pré-sal
“Nós estamos conversando para encontrar uma solução que atenda os dois princípios”. A frase é do governador Marcelo Déda ontem, 06, no programa Espaço Aberto, exibido na Globo News, num debate com o governador Renato Casa Grande (PSB-ES), tendo como mediador o jornalista Júlio Mosquéra.

Riquezas divididas
O governador de Sergipe explicou que o advento do pré-sal abriu um debate para o compartilhamento destas riquezas que vão mudar o país. Para Déda, que representa no debate os estados não produtores na camada do pré-sal, não podem ser mantidas as mesmas regras de partilha dos royalties como é atualmente. “A finalidade da política é quebrar impasses, tem a vocação de construir o consenso e produzir resultados que atendam as expectativas de todos os estados”.

Renatinho: ato do prefeito de Propriá é covarde e prepotente
Deu no Faxaju Online: “O ex-deputado Renato Brandão (PMDB), provável candidato à Prefeitura de Propriá, lamentou a decisão do prefeito daquela cidade, Paulo Britto (PT), de renunciar ao mandato em agosto para que o seu vice-prefeito, José Américo (PSC) assuma e seja candidato à reeleição em 2012.Renato Brandão disse ao Faxaju Online, na noite desta quarta-feira (06), que o ato de Paulo Britto é de “covardia”, admitindo que ele sabe que não elege um candidato de sua indicação sem usar outra pessoa para se utilizar da máquina administrativa para conquistar o mandato.

Opções para o governador
Segundo Renatinho o petista Paulo Britto, com o seu gesto, deixa dois nomes como opção para o empresário Edvan Amorim (PR) e “tira todas as opções do governador Marcelo Déda (PT)”. Acrescenta que o bloco liderado por Déda “só tem a mim para indicar à Prefeitura”.Insistindo que se trata de um ato de “covardia” a atitude anunciada por Paulo Britto, o ex-deputado diz que não precisa dele para eleger-se prefeito de Propriá: “vou correr atrás do povo para conquistar os votos que preciso para retornar à Prefeitura”, disse e prosseguiu: “a população de Propriá não pode ficar órfã”. (Fax Aju On line)

São Cristovão: O apelo de uma cidade que sofre
Um excelente texto da estudante de jornalismo Lays Millena sobre São Cristovão. O leitor deve ler e refletir: http://literariase.blogspot.com/

TER acata pedido do PSD em SE
O TRE já deu a petição da inscrição da comissão estadual provisória do PSB em Sergipe. Agora o órgão eleitoral orientará aos cartórios de todos os municípios a aceitarem as comissões municipais. O PSD já tem lideranças  em 46 municípios.

Jackson e Valadares Filho
O vice-governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto, aproveitou a estada em Brasília para a sessão solene de comemoração dos 191 anos da emancipação política de Sergipe, que ocorreu ontem na Câmara dos Deputados, para fazer uma visita de cortesia ao deputado Valadares Filho (PSB). Valadares Filho e Jackson Barreto aproveitaram para lembrar da saudável convivência que tiveram na Câmara dos Deputados, durante a legislatura passada.

Corretores de Imóveis
O parecer do deputado federal André Moura (PSC) sobre o projeto de lei nº 1.872/2007, que regulamenta a profissão de corretor de imóveis, foi aprovado por unanimidade na manhã de ontem, 06, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. O parlamentar sergipano foi o relator da proposta que permite a essa categoria profissional que se associe as imobiliárias sem que se configure vínculo empregatício, mediante contrato específico registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis local.

Comissão Representativa
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) foi indicado pela Liderança do PT na Câmara para ser um dos titulares da Comissão Representativa do Congresso Nacional. A comissão, criada para representar o Congresso durante o recesso parlamentar, é formada, ao todo, por sete senadores e 17 deputados, com igual número de suplentes. Entre as suas atribuições, estão: zelar pelas prerrogativas e preservar as competências das duas Casas, autorizar o presidente e o vice-presidente da República a se ausentarem do País em períodos superiores a 15 dias, deliberar sobre pedidos para sustar atos normativos do Executivo que excedam seu poder regulamentar ou sobre projeto de lei de créditos adicionais, dentre outras.

Tarifa social
Na tarde de ontem, 06, o deputado Heleno Silva (PRB) foi pessoalmente pedir ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que solicite à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e às concessionárias de energia uma campanha convocando os beneficiários da tarifa social de energia elétrica a se cadastrarem para continuar recebendo o benefício. O prazo foi prorrogado até agosto. Há 20 milhões beneficiários e somente cerca de 30% se cadastraram.

Valmor visita TCE
Excelente a iniciativa do secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa em visita o TCE, e conversar com a presidente do órgão, conselheira Isabel Nabuco a respeito  de obras públicas e sua fiscalização. “Vim desejar boa sorte à presidente e parabenizá-la  pela gestão, mas também para consultar a presidente, pedir algumas orientações ao TCE e discutir a fiscalização de obras”, explicou o secretário.

Dúvidas dos gestores
Já a conselheira procurou esclarecer as questões levantadas pelo secretário e colocou-se à disposição no sentido de dirimir novas dúvidas. "Nosso gabinete estará sempre aberto aos gestores, já que uma de nossas prioridades está justamente nas ações educativas, que muitas vezes evitam o uso inadequado dos recursos públicos", colocou a presidente.

Boxe nacional em Sergipe
Começa hoje o 3° Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Juvenil e o 9° Campeonato Brasileiro de Boxe Olímpico Feminino Adulto Elite, que tem entrada franca, acontecerá entre os dias 07 e 13 de julho no Clube do Banese, sempre a partir das 18h.

Apoio
O evento está sendo realizado pela Confederação Brasileira de Boxe, Federação Sergipana de Boxe, tem o patrocínio da Petrobras e conta com total apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL). Pela terceira vez consecutiva, o campeonato brasileiro de boxe é realizado em Aracaju.

120 lutas
Aproximadamente 130 atletas com idade entre 15 e 17 anos de várias partes do país devem participar das duas competições que serão realizadas na capital. Estima-se que sejam realizadas 120 lutas.

Petroleiros cruzam os braços em todo o país
Em todo Brasil, funcionários da Petrobrás paralisarão suas atividades hoje, 07. A categoria não concorda com a proposta apresentada pela companhia. Segundo a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), o valor destinado aos trabalhadores representa 14% do montante distribuído aos acionistas, longe dos 25% que determina a lei. A FNP afirma que houve aumento no lucro da empresa e no lucro dos acionistas, logo a participação dos trabalhadores deve ser maior.

OAB/SE também defende exigência do diploma
O presidente da OAB/SE, Carlos Augusto Monteiro Nascimento, acompanhou com entusiasmo os encaminhamentos do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil quanto à Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que institui a obrigatoriedade da exigência de diploma de nível superior para o jornalista. Na avaliação do presidente da OAB/SE, o Conselho Federal, cuja decisão pelo apoio à obrigatoriedade do diploma, que contou com a unanimidade da bancada sergipana, agiu de forma coerente em defesa da liberdade de expressão e do estado democrático de direito.

Grande comemoração I
Amanhã todos os olhares de Sergipe estarão voltados para São Cristóvão, onde a Praça São Francisco receberá o diploma de Patrimônio da Humanidade concedido ano passado pela UNESCO. Grandes autoridades, como a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente nacional do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida, estarão na junto ao governador Marcelo Déda e à secretária da Cultura, Eloísa Galdino, nesta solenidade que também comemora o aniversário de 191 anos de emancipação política de Sergipe.

Grande comemoração II
A programação que está prevista para começar as 16h30, contará com a participação de grupos folclóricos de São Cristóvão, como a Caceteira, Reisado, Samba de Coco e a Chegança, além de da Orquestra Sanfônica de Aracaju. Esta é uma oportunidade ímpar para o sergipano comemorar esta conquista tão importante para o patrimônio histórico mundial e, principalmente, para a cultura e auto-estima do Estado.

Sancionada Lei do SUAS
O governador de Sergipe, Marcelo Déda, a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino, e a adjunta Maria Luci Silva, além da presidente do Conselho de Assistência Social (CEAS), Aída Santana, participaram ontem, 6, da solenidade de sanção do Projeto de Lei da Câmara nº 189, de 2010, conhecido como PL Suas, em Brasília. O documento legal – sancionado pela presidenta da República, Dilma Rousseff – dispõe sobre a organização da assistência social e institui legalmente o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Repasses
Segundo Eliane Aquino, a presidenta Dilma assinou o projeto que garante a continuidade do repasse de benefícios de transferência de renda à população vulnerável e para os serviços ofertados nos Centros de Referência de Assistência Social [CRAS e CREAS], regulamentando a forma que Estados e Municípios executarão a política de assistência."Prestes a completar seis anos, o SUAS agora é Lei. Para Sergipe, o ato de hoje tem um significado muito forte no sentido de favorecer a implantação e fortalecer a execução dos serviços de assistência social", avaliou Eliane Aquino.

Votação do Simples é transferida
O presidente da ACESE Alexandre Porto está acompanhando o trâmite para votação do PLP 591/10 que trata do Simples Nacional e que foi transferido para a próxima semana, tendo em vista a urgência de outros projetos os quais entraram na pauta desta quarta, 6. Porto tem mantido contato com a bancada sergipana, em especial os deputados André Moura e Laércio Oliveira, que estão solidários à luta da entidade e vigilantes para que o projeto entre em votação antes do recesso parlamentar.

Deso: Wanderlê assume diretoria hoje
Wanderlê assume gestão ambiental da Deso Acontece hoje, 07, às 10 horas, a posse do novo diretor de gestão ambiental da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), o ambientalista e ex-deputado estadual Wanderlê Correia. A expectativa é de que a atuação do ex-parlamentar sãocristovense seja muito produtiva, visto que o seu mandato parlamentar teve como foco principal a questão ecológica.

“Balde Cheio”
A equipe do programa Estação Agrícola, da TV Sergipe, esteve em Tobias Barreto conhecendo e registrando como funciona o projeto ‘Balde Cheio’, uma parceria entre Cohidro, Embrapa e Sebrae. As gravações aconteceram no dia 21 de junho.

Novas tecnologias
O projeto tem como propósito transferir novas tecnologias para o desenvolvimento da pecuária leiteira em propriedades familiares, ensinando os produtores a gerenciar melhor seu negócio e aumentando a oferta de lucratividade em seus lotes. Em alguns casos encontrados em Tobias Barreto, famílias que produziam 20 litros de leite por dia viram sua produção crescer para 200 litros diários após a iniciativa. Vale a pena conferir os resultados do ‘Balde Cheio’ no Estação Agrícola. O programa vai ao ar neste domingo, 10, às 6h45.

Artesanato de SE em feira da América Latina
Artesãos sergipanos participam até o próximo domingo, 10, da XII Fenearte (Feira Nacional de Negócio do Artesanato), que ocorre no Centro de Convenções, em Olinda (PE). Eles tiveram o apoio da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), que viabilizou a infra-estrutura necessária à participação dos artistas no evento, considerado a maior feira da América Latina nesse segmento.  

Público
Para se ter uma ideia, este ano a Fenearte reúne mais de 5 mil expositores de 35 países, em uma área de 29 mil metros quadrados. Espera-se um público de 270 mil visitantes. O investimento é de R$ 3,5 milhões, com estimativa de movimentar economicamente R$ 28 milhões em negócios.

Oportunidade
“A feira é uma excelente oportunidade de ganho para os artesãos, além de um espaço para divulgar Sergipe como grande produtor dessa arte popular. Cabe a nós, da Setrab, oportunizar iniciativas como essa para gerar renda e trabalho aos profissionais que vivem do artesanato”, observa Marcelo Freitas, secretário de Estado do Trabalho, que esteve na abertura da Fenearte, na última sexta-feira.

Propriá: Prefeitura inicia obras da 2ª etapa da orla
Está em andamento as obras de revitalização da segunda etapa da orla ribeirinha de Propriá. Desta vez, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras está executando os serviços do trecho aonde está localizado o mercado do peixe, Pedro Lessa até a ponte que dá acesso ao município de Telha. O investimento é de R$ 363 mil.

EMBRATEL criará empregos em Sergipe
Na tarde de ontem, 06, o subsecretário de Administração e Logística, Walter Pereira Lima, recebeu os gerentes regionais da EMBRATEL em uma visita de cortesia na secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão. Na ocasião, os gerentes mostraram o projeto de instalação da nova empresa do grupo Brasil Telefonia no estado de Sergipe e informaram que essa empreendimento vai gerar mais de 700 vagas de empregos diretos. Além do subsecretário, participaram da reunião o superintendente de compras centralizadas de Sergipe, Aristídes Neto e os gerentes da EMBRATEL, Karine Bonfim e Marcos Hirschle.

Potássio em Sergipe
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, (Semarh), e então presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) Genival Nunes Silva, recebeu das mãos do Gerente de Sustentabilidade e Relações Institucionais da Empresa Vale, Mauro Vieira Lima, dois importantes documentos que subsidiarão o pedido de Licença Ambiental de Instalação (LI), feito à Adema para análise e aprovação da implantação da Usina do Projeto Carnalita, um investimento de mais de R$ 1 bilhão e meio, onde Sergipe passará a ser o único Estado do Brasil com extração de potássio, a partir do minério carnalita.

Marketing Imobiliário
Objetivando o total aperfeiçoamento profissional de toda sua equipe, a Construtora Celi é uma empresa investe em treinamentos, cursos e seminários. Recentemente, a gerente de marketing da Celi, Lívia Filgueiras, participou da 6ª Conferência de Marketing Imobiliário, em São Paulo. O evento contou com a presença de relevantes nomes do setor imobiliário e teve como foco a evolução do marketing no setor, inovadoras maneiras de publicidade de imóveis, utilização de redes sociais, relacionamento com o cliente e outros temas.

Case
Lívia também já participou de outras edições da Conferência, sendo que, em uma delas, apresentou o case da Alameda das Árvores, região planejada e mantida pela Celi, consolidada como uma das mais privilegiadas áreas residenciais de Aracaju.

Concurso Banese: prazo descumprido
Venceu na última quinta-feira, dia 30, o prazo acertado entre o Banese  e o Sindicato dos Bancários de Sergipe, para a realização do próximo concurso público da instituição. Segundo a diretoria do sindicato o concurso “é muito necessário, visto que nos últimos quatro anos, houve uma evasão de mais de 300 funcionários no Banese, entre aposentadorias e pedidos de demissão. Ainda assim, o banco não tem maiores definições sobre a realização dele, mesmo tendo se comprometido com o Ministério Público do Trabalho a fazê-lo antes do fim do prazo”.

Terceirizados
Para o Sindicato dos Bancários, a única justificativa de toda esta indefinição é a de que o banco está querendo substituir os concursados por terceirizados. “A direção do banco se comprometeu na Justiça do Trabalho a realizar concurso, mas até agora não tomou a iniciativa. A validade do último concurso, realizado em 2007, venceu em 2009. A direção do Sindicato sugeriu que fosse prorrogado, mas a então diretoria não concordou, diferentemente das do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, que concordaram com a prorrogação”, lembra José Souza, presidente de Sindicato.

PELO TWITTER

Imprensa

www.twitter.com/Edu_Barreto    Essa edição dos jornais da TV Sergipe tá uma vergonha, errar acontece, mas com a frequência q vem acontecendo. Antes a TV Sergipe era melhor

www.twitter.com/WilliamFonseca    @Edu_Barreto com certeza a TV Sergipe já foi exemplo em telejornalismo. Falta muito pra voltar a ser o que já foi. Uma pena!

www.twitter.com/Gilbertotv    Costumo dizer que a maior diferença entre a minha geração e a dessa garotada de hoje é o bom humor que sempre tivemos. Que diferença brava.

Relacionamento

www.twitter.com/AllyssonProshow    Vou cuidar da minha saúde. Pois da minha vida os outros já estão cuidando.

www.twitter.com/Edson_Bomfim    @marcos_rm DM. Relaxe. Pegue a máquina, tire lindas fotos e tire, da beleza da natureza, o melhor tônico para enfrentar contrariedades.

www.twitter.com/NadjaPiauitinga    @ahcor_sevla Aquela conta de 10 mulheres para cada homem é uma falácia. Tirando os casados, os gays, os que batem em mulher, os que ouvem ..

www.twitter.com/NadjaPiauitinga    @ahcor_sevla música brega, os que usam pulseiras e colar grossos e dourados, os que não cuidam do sapatos e sem um pingo de delicadeza

www.twitter.com/tiodino    O que vem de baixo não te atinge, né? Passa em cima de uma tampa de bueiro no Rio, então.

www.twitter.com/SergipeMax   Acho que o lema da nossa bandeira deve ser mudado…" corrupção e impunidade" sinceramente, me envergonho com tanto ladrão neste país!

Saúde

www.twitter.com/FalaSergipe    O cargo de secretário de saúde não devia ser por indicação , devia ser por eleição, tamanha a responsabilidade.

www.twitter.com/jornChicoFreire    Por que a imprensa sergipana não cobre também a agonia dos pacientes nos hospitais e clinicas privadas.

www.twitter.com/AllyssonProshow    Vou cuidar da minha saúde. Pois da minha vida os outros já estão cuidando.

Recadastramento

www.twitter.com/rosangeladoria    TRE SE voto biométrico: O que adianta modernidade em equipamento se o atendimento parece banca de feira?

ARTIGO

SOS Segurança nos conjuntos da Zona de Expansão – Cláudio Nunes

Este jornalista vem entrando em contato direto com o comando da PM, no sentido de intensificar a segurança preventiva na Zona de Expansão, principalmente nos conjuntos residenciais do PAR, como Brisa Mar, Franco Freire e outros.

Nas últimas semanas uma quadrilha vem atuando na área arrombando as residências. Quem mora no local – a grande maioria trabalhador assalariado – sai pela manhã e só retorna a noite. A residência fica vazia durante todo o dia  e a quadrilha “trabalha” à vontade.

Pelo jeito que estão operando – ninguém vê nada – a quadrilha deve trabalhar disfarçada com farda de alguma empresa. Um meliante toca a companhia das residências durante alguns dias no mesmo horário (geralmente pela manhã, entre 10hs e 12hs), com farda de alguma empresa prestadora de serviço para não despertar nenhuma suspeita.

Após dois ou três dias a casa é arrombada (é usado um alicate de pressão p/ quebrar os cadeados da frente) e ao ingressarem arrombam uma das grades (das janelas ou portas). Já furtaram residências de dezenas de pessoas, inclusive de militares.

O serviço de investigação da SSP tem que trabalhar, inclusive abordando veículos que tem nomes de empresas nas portas (prestadoras de serviço) e que algum deles, com certeza, vem sendo usado pelos assaltantes para não despertar suspeita alguma.

A situação é tão critica que um morador pintou num extenso muro de um condomínio ao lado do conjunto Brisa Mar: “Governador a segurança aqui está uma b….” E é a pura verdade.

Nota de Esclarecimento – Seides – Cestas de alimentos Motu

A Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) vem a público esclarecer que:

1 – O fornecimento de cestas de alimentos às famílias do Movimento Organizado dos Trabalhadores Urbanos (Motu) acontece mensalmente e os beneficiários fazem parte de uma lista definida pelo próprio movimento, cuja precisão é averiguada permanentemente pelas assistentes sociais da Seides e Ministério Público, através de visitas aos galpões onde estão as famílias sob a responsabilidade social do Governo do Estado, nas ruas Amapá e Espírito Santo, no bairro Siqueira Campos, em Aracaju;

2 – Assim como todas as outras, a entrega de 72 cestas programadas para esta quarta-feira, dia 6 de julho de 2011, foi supervisionada por profissionais do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, responsáveis por averiguar a qualidade dos alimentos fornecidos;

3 – Assim que surgiu a dúvida sobre a qualidade de alguns produtos que compõem a cesta, em especial os itens arroz e charque, a nutricionista da Seides, Jamille Costa (CRN-4293P), determinou a imediata interrupção da distribuição e recolhimento de todos os produtos;

4 – A responsabilidade pelo armazenamento dos produtos e montagem das cestas de alimentos entregues pela Seides é do fornecedor contratado, neste caso a empresa conhecida como "O Mercadão". Isso se faz necessário justamente para evitar a entrega de produtos fora da validade ou estragados;

5 – Sob a responsabilidade da Seides estão apenas o acionamento da empresa para fornecer os produtos, o transporte dos alimentos e a sua distribuição às famílias necessitadas;

6 – Todos os produtos entregues hoje estavam dentro do prazo de validade, estipulado para 20 de setembro de 2011, no caso do charque;

7 – Todos os alimentos que apresentaram estado de conservação duvidoso foram imediatamente recolhidos e devolvidos ao fornecedor, que substituirá os produtos nesta quinta-feira, dia 7 de julho de 2011, quando haverá nova entrega novamente supervisionada por profissionais da Seides;

8 – O Departamento Jurídico da Seides vai notificar oficialmente a empresa quanto à falha no cumprimento de suas obrigações, de acordo com o que determina a Lei 8.666/93;

9 – Ainda sobre o transporte e conservação dos produtos, a Seides esclarece que as cestas são compostas por produtos que não necessitam de refrigeração, à exceção da margarina, todavia o transporte é feito imediatamente após a sua retirada do depósito refrigerado. No caso específico do charque, por ser embalado a vácuo, o produto pode ser transportado em temperatura ambiente, já que esse processo tecnológico consiste na exposição dos alimentos à ausência de ar, controlando o desenvolvimento de microrganismos, a ação enzimática e a oxidação, que são os principais mecanismos de deterioração de alimentos nesta temperatura.

Estamos à disposição para maiores esclarecimentos. Assessoria de Comunicação – Seides

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“A impunidade gera a audácia dos maus”. Carlos Lacerda.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais