Qualidade de Vida pra quê?

“Ao invés de dividir a responsabilidade de planejar o futuro da cidade junto com a população, como seria de direito, preferiu privilegiar os interesses financeiros de meia dúzia de empresários” 

O blog publica hoje o editorial do último final de semana do Jornal do Dia que merece uma reflexão dos aracajuanos para que cobrem dos seus representantes na Câmara de Aracaju:

A Câmara de Vereadores de Aracaju sepultou o que existe de mais virtuoso na elaboração do Plano Diretor. Ao invés de dividir a responsabilidade de planejar o futuro da cidade junto com a população, como seria de direito, preferiu privilegiar os interesses financeiros de meia dúzia de empresários  comprometidos exclusivamente com a saúde do próprio bolso. Qualidade de vida pra quê?

“Desmoralizada, a Câmara de Vereadores de Aracaju já demonstrou que não possui a autoridade moral para fazer valer o interesse coletivo”.

A aprovação de uma emenda à Lei Orgânica do Município, retirando da população o direito de opinar, por meio de referendo ou plebiscito, a respeito dos pontos fundamentais no cotidiano da cidade, é mais do que um acinte. Ao negar á população a participação direta, nossos vereadores atentaram contra uma das raras oportunidades em que o exercício democrático resultaria em medidas efetivas, completamente sintonizadas com os anseios do povo.

Não custa lembrar que o Plano Diretor versa a respeito, por exemplo, da ocupação do solo. É o Plano Diretor que determina como se dará essa ocupação, sua função social, as regras para construção de prédios, bairros, e praças. O mesmo Plano Diretor trata do sistema de transporte, do meio ambiente, da acessibilidade e mobilidade das pessoas. Como se nota, é o Plano Diretor que vai determinar a natureza da relação mantida entre as pessoas com a cidade onde vivem, no seu cotidiano. Ao nos determos sobre os seus principais pontos, fica muito evidente, a razão das grandes construtoras se interessarem tanto pelo assunto.

Uma relação popular, á altura da importância do tema e do impacto do Plano Diretor, no dia a dia da população é urgente. Desmoralizada, a Câmara de Vereadores de Aracaju já demonstrou que não possui a autoridade moral para fazer valer o interesse coletivo, frente à ganância de alguns empresários. Ou os movimentos sociais tomam a responsabilidade para si e tomam as rédeas desse cavalo desembestado, resgatando a natureza popular com a qual a ideia do Plano Diretor foi concebido, ou assistiremos impassíveis, mais uma vez, a força da grana a destruir coisas belas.

Antigo terminal Aracaju/Barra
Há vários meses o governo anunciou que construiria um pelotão da SSP no antigo terminal  de lanchas Aracaju/barra na rua da frente. Recentemente teve que retirar os tapumes da parte de baixo porque estava servindo de esconderijo para marginais. Não seria melhor demolir todo o local deixando a paisagem mais bonita?

Até quando? Bares da Aruana
A Prefeitura construiu os bares da Aruana há algum tempo. Por problemas de ordem judicial, os bares não foram entregues aos antigos donos. Estão sem uso e com a guarda municipal tomando conta. Até quando?

Turistas e o bar Parati
Ontem, 11, em pleno domingo às 15h30 um conhecido sergipano chegou ao restaurante e bar Parati acompanhado de alguns turistas para almoçarem. Recebeu um sonoro não com a justificativa que estava fechando. É mole? Será que os turistas têm que adivinharem que o restaurante só funciona até mais tarde se o sol aparecer? Coisas da província aracajuana. E ainda se fala em turismo…

Insegurança na Feira do Augusto Franco I
A Emsurb precisa consertar a cerca da feira do Augusto Franco que fica ao lado da Sergás. Tem um grande buraco onde menores infratores entram a noite e furtam mercadorias.

Insegurança na Feira do Augusto Franco II
Os feirantes reclamam também que os fiscais da Emsurb vão embora antes do final da feira, principalmente aos domingos e dezenas de menores infratores tomam conta do espaço. A reclamação é grande não só dos feirantes, mas também dos freqüentadores.

Insegurança na Zona de Expansão I
Ainda sobre os problemas de arrombamentos de casas na Zona de Expansão o blog recebeu um e-mail de um polícial civil que já trabalhou na 13ª Delegacia, responsável pela aquela área que lembrou que é necessário um comprometimento da PM com rondas ostensivas e protetivas no local.

Insegurança na Zona de Expansão II
Existe no bairro Santa Maria, uma companhia da PM, anexo a 13ª DM, e é, por lógica, a unidade responsável pelo patrulhamento da região. O problema é que o contingente policial é pequeno para fazer o policiamento ostensivo em toda área. É necessário urgentemente um plano de ação para toda a área.

Ordenamento da Passarela do Caranguejo
Está correta a determinação do Ministério Público Estadual de Sergipe de pedir que a Emsurb tome o feito à ordem e ordenem os bares localizados na Passarela do Caranguejo, que literamente, “invadiram” o calçadão público, fechando suas laterais com divisórias  e deixando apenas um pequeno espaço para os pedestres.

Mesas e cadeiras de forma ordenada
Que as mesas e cadeiras continuem, mas de forma ordenada – e não apertada como é hoje – além de retirar os obstáculos para os que os pedestres transitem de um bar a outro sem as divisórias.

Estacionamento no calçadão
E a SMTT também tem que fazer a sua parte várias pousadas localizadas no calçadão estão fazendo dele estacionamento para seus clientes. E ninguém faz nada. Vizinho ao Cariri, tem uma área onde não tem bar na frente e os veículos são estacionados na calçada. Para passar o pedestre tem que ir para a avenida. E a SMTT nada faz.

O já imortal Amaral, vira hoje imortal no papel
Hoje, 11, às 20h no Centro de Convenções de Sergipe o poeta e jornalista Amaral Cavalcanti tomará posse na Academia Sergipana de Letras. Amaral assumirá a cadeira de número 39 que tem como patrono Joaquim Martins Fontes da Silva e era ocupada anteriormente pela escritora Maria Thétis Nunes.

Posse em Cedro: Nada mudará
E o vice-prefeito de Cedro, Claudionor Vieira de Melo assume hoje a prefeitura por conta do afastamento do prefeito, Jailton Santos, “A Morte”, por crime de peculato. Mas nada mudará: Claudionor é aliado do prefeito afastado.

PR comanda máquina do Dnit em 9 Estados e no DF
Além de controlar a cúpula do Ministério dos Transportes e do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no governo Dilma Rousseff, o PR estende seu domínio aos escritórios do órgão em nove Estados e no Distrito Federal.Os postos são responsáveis pelas obras numa malha superior a 25 mil quilômetros de rodovias federais.Na última quarta-feira, o presidente do partido, Alfredo Nascimento, deixou o cargo de ministro dos Transportes sob suspeita de conivência com um esquema de corrupção dirigido pelo PR.

R$ 7,7 bilhões de obras
O Dnit desembolsou R$ 7,7 bilhões em obras só no ano passado. O órgão é responsável pelas operação, manutenção, restauração e construção das rodovias sob o controle da União.Em São Paulo, o superintendente do Dnit é filiado ao PR desde 2003. O partido é controlado no Estado pelo deputado Valdemar da Costa Neto (SP), presidente de honra da sigla e réu na ação penal do mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal).

Também em Sergipe
O Dnit tem 23 superintendências (quatro respondem por mais de um Estado), e a metade delas é comandada por servidores com filiação partidária. Dos 12 com registro na Justiça Eleitoral, sete pertencem ao PR.Há nove anos no domínio dos Transportes, o PR controla o Dnit em AL, AM, RR, GO, MS, AP, PA, SP, SE e no DF.O levantamento feito pela Folha considerou só os superintendentes com filiação registrada. No Espírito Santo, por exemplo, o superintendente não é filiado, mas a imprensa local informa que foi indicado ao cargo pelo PR. (FSP).

Blog de Clóvis Barbosa – Mulheres da antiguidade – KISAYA
Vejam agora em http://clovisbarbosa.blogspot.com/ Conheça KISAYA. Ela viveu em Nuzi, uma cidade-estado no noroeste da Suméria, na metade do século XV antes de Cristo e pagou um preço alto pelo amor e pela liberdade de ação.

Campanha salarial dos Comunicadores – Mais uma rodada frustrada
Em nova rodada de negociações para o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho de 2011,  na última quinta-feira,07, realizada na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), os patrões da comunicação mais uma vez frustram as expectativas dos trabalhadores. Só avançam 0,7% além do INPC, chegando a 7% de reajuste e nada mais que contemple algum ponto das pautas apresentadas pelos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas.

Empresas “no limite”
O discurso é sempre o mesmo, de que muitas empresas estão no limite e não podem negociar além desse limite. Mas o discurso não vem acompanhado de números que mostrem que as empresas de comunicação de Sergipe estão mal de caixa. E ele conflita com a realidade, pois os veículos de comunicação são obrigados a estampar em seus próprios noticiários e páginas de jornal que o comércio sergipano cresce mês a mês, que a economia do Estado está num crescente e, com isso, a arrecadação de ICMS também.

Empresários querem tapear a quem?
“E se o comércio, a economia e a arrecadação de ICMS do Estado crescem, é óbvio que o bolo publicitário cresce junto e a arrecadação das empresas de comunicação também. É um ciclo natural. A quem os empresários da comunicação querem tapear? Ninguém é bobo. Se tem crise, arrocho no trabalhador. Se a economia vai bem, arrocho também? Não faz sentido”, reclama o presidente do Sindicato dos Jornalistas, George Washington.

Sem avanços
Para Fernando Cabral, presidente do Sindicato dos Radialistas, a rodada foi mais do que frustrante, foi um tapa na cara do trabalhador. Cabral lembra que jornalistas e radialistas, em assembleia, para flexibilizar as negociações, decidiram por acatar algumas das propostas de mudanças na Convenção pleiteadas pelos patrões, relativas ao controle de jornada e à escala de folgas. Mas não viram nenhuma contrapartida do lado patronal.

Assembleia
Jornalistas e radialistas têm assembleia na próxima quinta-feira, dia 14/7, quando vão discutir a contraproposta patronal e os atos que serão realizados para demonstrar toda a insatisfação das categorias com as negociações.

Greve dos técnicos da UFS
Conforme decisão da  Assembleia Geral da Greve realizada  na última quinata-feira, 07,   a classe técnico-adminsitrativa da UFS realizará assembleia, para avaliação e deliberação sobre a suspensão ou manutenção da greve, na próxima terça-feira, 12, às 9h, no auditório da Reitoria. Hoje,  11, às 9h, o Comando Local realizará uma visita no Hospital Universitário, para tratar de questões relacionadas à essencialidade de serviços.

Reunião do comando
E a partir das 14h, acontecerá a reunião do Comando para tratar dos encaminhamentos a serem indicados para a assembleia, no dia 12, a partir da avaliação da orientação do Comando Nacional de Greve, pela suspensão do movimento, e da análise dos cenários estabelecidos pela conjuntura política nacional e da greve no plano local.

SE é hoje referência para o Boxe Nacional
A realização pelo terceiro ano consecutivo, dos Campeonatos Brasileiros de Boxe, coloca o estado de Sergipe definitivamente, na rota do Boxe nacional. “Esse é um feito difícil de ser alcançado por qualquer outra unidade de federação. E este ano, além de promover as competições nacionais, o boxe sergipano foi premiado com uma sede própria e com a perspectiva de ver o estado, transformado em um centro de treinamento do boxe olímpico”, comemora Valter Duarte, presidente da Federação Sergipana de Boxe (FSBOxe).

Importância do apoio governamental
Segundo ainda Valter Duarte, a FSBoxe, consegue apresentar Sergipe de forma positiva para o Brasil. “O apoio do governo do estado, sem duvida nenhuma, foi de suma importância para a realização e o sucesso desses eventos, que contaram com apoio da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer”.Duarte destaca ainda os pontos positivos resultantes dessa parceria com o governo do estado.  O ponto alto dessas realizações, nesses últimos anos, foi a indicação do Estado de Sergipe, como sede da Seleção de Boxe juvenil, que terá sua preparação realizada aqui na capital sergipana, visando a participação nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Boxe para Olímpiadas
Assim, Sergipe entra definitivamente na rota olímpica para 2016. Hoje a capital sergipana, com apoio do governo do estado, já sedia a Seleção Olímpica Brasileira de Ginástica Rítmica e agora vai sediar o Boxe.O presidente da Confederação Brasileira de Boxe (CBBoxe), Mauro Silva,  não esconde os agradecimentos ao governo do estado e ao presidente da FSBoxe.

Campeonato
Enquanto isso, a Seleção Sergipana de Boxe foi um dos destaques da competição realizada em Aracaju e colocou 6 atletas na fase semi final no masculino e feminino Garantiram medalhas para Sergipe e seguem firme na busca do resultado máximo, que é a medalha de ouro, os pugilistas José Ronaldo 52 Kg, da academia Mão de Ferro, do município Sergipano de São Cristovão, e Bárbara dos Santos, da academia Combate Sergipe, da Capital Sergipana no bairro Orlando Dantas.

Clube União é destaque em campeonato nacional I
No XXVI Campeonato de Karatê Interestilos realizado em Recife (PE), no início deste mês o clube Karatê União teve destaque com vários atletas. Ao todo a delegação de Sergipe conquistou 17 medalhas douradas 17 prateadas e 31 bronzeadas.O campeonato Brasileiro da CKIB deu um grande ponta pé com a tecnologia, usamos 12 telas lcds para o atleta ver seus pontos e ver o tempo da luta competição.

Clube União é destaque em campeonato nacional II
O evento reuniu 600 atletas de vários Estados do país. Os atletas de destaques do Clube União foram:Yonara Yasmim hepta campeã Brasileira na modalidade kata; Robert Yan bicampeão de kumite; Iris Gardênia campeã de kumite; Tatiane, campeã de kumite; Thiago Loeser campeao de kumite (Nassau). Equipe "A" Gustavo, Rafael, e Feranandis, Medalhistas de pratas, yoakan Jócelis  (viação progresso ) Anna  Caroline e Taina Hora; medalhas de bronze, Leticia Alves, Brenda Silva e Jose Claudio (indaia).

Vereador Emannuel no Sarau Entre Amigos
"Sou um pretenso candidato a prefeito e me acho muito bom", esta foi a frase dita por Emannuel Nascimento Presidente da Câmara de Vereadores de Aracaju no (Talk Show Sergipano) Sarau Entre Amigos e que dispertou muita atenção por parte dos presentes.O Sarau do próximo sábado terá mais dois entrevistados: Deputada Conceição Vieira  (PT), Belivaldo Chagas (Sec. De Educação) e o cantor Auvanildo.Clique no link abaixo e assista entrevista com o Presidente da Câmara Emannuel Nascimento. http://www.youtube.com/watch?v=l6MxWL84fJ8

Prefeita Sarina acompanha reforma do PETI
A prefeita do Município de Malhador, Sarina Faro, acompanhou no último dia, 07 de Julho, as obras de reforma, ampliação, adequações físicas e estruturais da unidade escolar onde funciona o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), localizado na rua José Joaquim Cardoso, centro de Malhador.Acompanhada pelo secretário de infraestrutua, Josiel Moreira, ambos observaram o andamento da obra, na qual os funcionários da prefeitura estavam dando os últimos acabamentos antes da inauguração que acontecerá em um futuro próximo.

Obra está sendo finalizada
Segundo, Sarina Faro, a obra ainda não foi concluída porque o município não tinha recursos financeiros disponíveis, mas ressalta que a obra esta sendo finalizada com recursos próprios e acima de tudo transparência. De acordo com Sarina, a obra foi iniciada através de um convênio entre a prefeitura de Malhador com a Secretaria Estadual de Inclusão Social, entretanto o convênio havia encerrado, e naquele momento o município não apresentava condições financeiras favoráveis para a conclusão da reforma. Só agora com a situação um pouco  melhor é que a prefeitura esta com sua equipe finalizando os trabalhos no local.

DO LEITOR 

Corrupção
E-mail de Franci Rangel: “Penso que tudo que está acontecendo sobre corrupção envolvendo gestores públicos é tudo culpa de nós eleitores que quando chega nas eleições costumamos tratar urna como "pinico" enquanto o eleitor não se conscientizar que o voto é uma arma de grosso calibre e deixar de votar nestas latas de lixo que aí estão a décadas, o nosso país e estado irá continuar tudo como sempre foi. A política de Sergipe é como você pegar uma barra de ferro com a ponta bem afiada, espetar a vaca aí ela sai desembestada de pasto afora e eles continuam agarrados na teta com muita determinação, não solta nem com reza brava é hereditário de pai para filho, neto e aí por diante. precisamos de saúde, educação socooooooooooooooooorro…….”

Terceirizados da Sefaz
Comentário de Breno Silva:  “Somos terceirizados da Sefaz pela empresa CCP estamos com um retroativo 2010/2011 para receber já homologado em convenção coletiva e nada a empresa joga para a Sefaz a Sefaz joga para a empresa e o pior os colaboradores que ficaram de ferias agora em julho hoje 11/07 ainda não receberam as ferias e continuam a chupar dedo,gostaria de saber da Sefaz ou da SEAD para eles o que realmente significa os trabalhadores terceirizados logo estes guerreiros  lutam no dia dia e continuam esquecidos e quer queiram ou não ajudam a administração a andar e continuam a sofrer o que com o passar do tempo só ajudam a desmotivar o trabalhador no seu dia a dia. Acorda Sefaz,Acorda SEAD.Com a palavra o Governo Do Estado”.

ARTIGOS

Nota na porta da escola – Antônio Gois (FSP de ontem,10)

O economista Gustavo Ioschpe fez uma sugestão que pode virar lei federal: obrigar escolas públicas a afixar na porta sua nota no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
É o mais importante indicador de qualidade da educação, que dá, de zero a dez, uma média para cada escola baseada na taxa de aprovação de alunos e em testes de português e de matemática.
Além do baixo custo, a ideia tem o mérito de estimular o debate sobre como fazer com que os milhões gastos com avaliações educacionais revertam em melhoria da qualidade. Uma vez escancarando o Ideb, supõe-se que pais vão se mobilizar para cobrar melhor ensino.
Mas há um cuidado a ser tomado. Estudos comprovam que o principal fator a explicar o desempenho do aluno é extraescolar: as características dos pais, especialmente renda e educação. Escolas que atendem crianças mais ricas, em geral, têm médias maiores não necessariamente por seus méritos, mas pelo perfil do aluno.
O Ideb é um indicador inteligente por combinar aprovação e desempenho, sinalizando que é preciso melhorar o aprendizado sem elevar a repetência. Mas falta-lhe uma ponderação que considere o perfil de aluno atendido.
Neste debate, poderíamos olhar para o exemplo da cidade de Nova York, administrada pelo bilionário Michael Bloomberg, e que talvez mais longe foi com a ideia de que é preciso avaliar e cobrar resultados. A avaliação, lá, compara cada unidade levando em conta o resultado de outras com perfil semelhante de alunos.
Escolas que atendem alunos mais pobres no Brasil deveriam ser as de maior investimento e com melhores professores. Infelizmente, não é o que acontece. Mas isto não é desculpa para que deixemos de exigir um mínimo de qualidade. Apenas é preciso ser justo e cobrar o possível, sem esperar milagres.

Oposição sem posição – Elcinho Santana

Em todo país verdadeiramente democrático os partidos de oposição ao governo ocupam um lugar significativo. São eles que, de certa maneira, contribuem para o equilíbrio político, evitando que os que governam se empolguem demasiadamente com o poder e se esqueçam de cumprir correta e honestamente a missão que lhes foi confiada pelos eleitores.

Também na história de Sergipe e do Brasil a atuação da oposição foi significativa para que o nosso país avançasse na conquista da democracia. Com uma história marcada por várias intervenções de regimes autoritários e ditatoriais, apoiados pelos militares, Sergipe e o Brasil dependeram sempre da ação enérgica de partidos de esquerda que estavam na oposição e, às vezes, na ilegalidade, para a retomada do processo democrático. O pouco de ar democrático que respiramos no momento atual não foi presente de ninguém, mas fruto de muita luta do povo brasileiro e de partidos de esquerda que chegaram mesmo ao martírio de seus membros para defender a liberdade e a justiça.

Porém, recentemente, não se tem uma oposição consequente. O que se tem visto e assistido é um festival de barulho, de escândalo por causa de "escândalos”, de discursos vazios, sem efetivamente nenhuma proposta séria para o país. E isso se deve à falta de credibilidade dos partidos que estão na oposição.

A partir da década de 1990, quando assume a Presidência da República, o PSDB, foi se voltando cada vez mais para a direita, incorporando posturas neoliberais. Hoje, ao pregarem a moralidade e a ética na política, os integrantes do PSDB se esquecem das inúmeras denúncias de corrupção que infestaram os oitos anos do governo Fernando Henrique Cardoso. Por causa disso e de outras coisas o PSDB é atualmente um partido sem credibilidade para fazer oposição séria.

Outro partido de oposição, os Democratas (DEM), do ex-governador João Alves, em si, já é uma afronta à democracia e a liberdade. A sua história real tira-lhe toda credibilidade. De fato, o DEM é filho do PFL, neto do PDS, bisneto da ARENA e tataraneto da UDN. A constante troca de nome revela a intenção desse partido de esconder a sua verdadeira identidade. Ao mudar de nome, esse partido tenta "cortar os vínculos” com o seu passado ou, pelo menos, "reciclar-se”, dando a impressão de que se trata de um partido verdadeiramente democrático.

Quanto aos partidos que atualmente se consideram de esquerda, pode-se dizer que também eles estão em crise. Mantêm um discurso excelente, mas que só teria sentido se estivéssemos no período da guerra fria ou da ditadura militar. Recusam-se a aceitar as mudanças e os avanços reais, obtidos nos últimos anos a partir das lutas do povo e da audácia de muitos homens e mulheres. Estes partidos precisam acordar e refazer seus programas, caso queiram contribuir significativamente para a democracia.

Na atual situação os partidos que se declaram de oposição não trazem uma contribuição efetiva para a democracia do país. De fato, a verdadeira oposição não se faz "farejando” escândalos ou declarando a fragilidade do atual governo brasileiro, liderando por uma mulher.

É claro que a corrupção deve ser combatida sem trégua, mas isso não é tudo para uma oposição séria. Oposição de verdade se faz apontando e aprovando soluções viáveis para o país e contribuindo para o bem-estar concreto da nação. Mas isso a maioria dos partidos de oposição brasileiros incluindo o de Sergipe não quer fazer, porque eles não fazem política, mas fisiologismo. Querem a todo custo chegar ao executivo não para servir ao povo, mas para beneficiar-se das vantagens do poder.

Se, de fato, quisessem servir ao povo, certos partidos de oposição teriam transformado o Brasil nos anos em que estiveram no poder. Basta lembrar, por exemplo, que o DEM, desde o tempo em que era Arena, ficou quase 40 anos participando diretamente do poder executivo. E o que herdamos dele?

Democracia política não rima com miséria e desigualdades. Por isso os partidos de oposição, se quiserem fazer política com seriedade, deverão admitir que estão em séria decomposição. A partir disso, deverão rever suas metodologias, abandonar a crítica estéril e o sectarismo, admitir e assumir os erros do passado, e tomar outro rumo.

O povo brasileiro, por várias razões positivas, está progredindo na consciência crítica e não aceita mais a simples e pura conversa fiada. E se os partidos de oposição continuarem no sectarismo, em posições fechadas e irracionais, evitando o diálogo franco e honesto com o povo, não só deixarão de contribuir com o avanço do Brasil, mas poderão em breve chegar à morte definitiva.

P.S Depois da leitura diária e obrigatória do amigo Claúdio Nunes,visitem o www.elcinho.com

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"A ganância é insaciável." Tales de Mileto.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais