Henri Clay será candidato pelo PDT?

E o ex-presidente da OAB de Sergipe, Henri Clay continua sendo convidado a se filiar a alguns partidos para disputar a prefeitura de Aracaju no próximo ano. Entre os partidos,  o PV e o PDT.

O blog recebeu a informação que Henri Clay foi convidado para participar do almoço de recepção ao ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupy, que estará em Aracaju na próxima segunda-feira. Henri Clay poderá assumir o diretório do PDT em Aracaju com o apoio do presidente estadual, Fábio Henrique.

Toda vez que é questionado o advogado Henri Clay nega que deseja ser candidato a prefeito de Aracaju. Porém, o blog foi informado que vários amigos pediram que ele repense a questão e se torne uma alternativa para o eleitorado aracajuano.

O PDT sofreu uma grande baixa em Aracaju recentemente com a saída dos três vereadores (Moritos Matos, Fábio Mitidieri e Ivaldo José) e o presidente municipal Antônio Samarone. Se conquistar Henri Clay para seus quadros o PDT renascerá forte em Aracaju.

Campanha dos Comunicadores
Na assembleia conjunta de ontem os comunicadores rejeitaram a proposta patronal de 07%. Foi aprovada a proposta de  07% retroativo a 01 maio data base das categorias e 02% em outubro. Ficou decidido que os sindicatos da categoria reapresentarão  as clausulas sociais, como vale alimentação. Os sindicatos demonstrarão flexibilidade, para não serem acusados de radicais.

Outro ato público
Foi aprovado um novo ato público no calçadão da João Pessoa para denunciar a sociedade Sergipana o tratamento dado aos Comunicadores de Sergipe pela classe patronal. Detalhe: o presidente do sindicato patronal, Messias Carvalho renunciou.

Regional
Deu na coluna Painel da FSP, de hoje, 15: O governo prepara evento de Dilma com os nove governadores do Nordeste, em Alagoas. A ideia é celebrar uma espécie de pacto da região com o Brasil sem Miséria, focado na atenção a pequenos agricultores e na ampliação do acesso à água.

Diego da Costa na Funcaju
Excelente aquisição da Prefeitura de Aracaju, com o convite formulado pelo prefeito para que o administrador de empresas Diego da Costa assuma a vice-presidência da Funcaju. Diego passou os últimos anos numa das diretorias da Emsetur, onde ajudou significativamente nas ações realizadas em todo o Estado.

Constrangimento no banheiro do G.Barbosa do Jardins
Não é a primeira vez que o blog recebe esta reclamação. Nos banheiros feminino e masculino do G.Barbosa do Shopping Jardins, quem faz a limpeza são mulheres. Quando estão no banheiro masculino, informa que o local está interditado. O problema é que muitas vezes – como ontem, 14, à tarde, aconteceu com um idoso – alguns homens não esperam e entram no banheiro e sem a menor cerimônia fazem xixi no local com as mulheres da limpeza presente.

Solução é simples
A solução para o problema é simples. Basta o G.Barbosa colocar para limpar o banheiro masculino, homens. E ponto final. Do jeito que vem acontecendo com constrangimentos a todo momento, o supermercado será denunciado ao Ministério do Trabalho.

Leite derrama sujeira no meio ambiente
E ontem, 14, no programa apresentado por George Magalhães, na Liberdade FM, o publicitário Antônio Leite denunciou que o deputado estadual Gustinho Ribeiro antes de deixar o PV para ingressar no PSD, propôs ao presidente estadual do partido, Reinaldo Nunes, que lhe entregasse o comando do PV e em troca seria nomeado como secretário-adjunto do Meio Ambiente.  Arrepare, amigo Osmário!

Itabaiana: Déda recebe vereadores do grupo Teles de Mendonça
O governador Marcelo Déda (PT) recebeu em audiência na manhã de ontem,14, no Palácio de Despacho, em Aracaju (SE), os vereadores Valmir dos Santos Costa, João Cândido Sobrinho e José Teles de Mendonça, pertencentes ao grupo liderado pela deputada estadual Maria Mendonça (PSB). Os parlamentares foram a Déda levando várias solicitações em favor dos itabaianenses.

Reivindicações
Os vereadores solicitaram um novo prédio para instalação do CIRETRAN de Itabaiana com conforto e segurança para os funcionários e usuários; A reforma e ampliação do Terminal Rodoviário de Itabaiana, que prontamente já foi dado o encaminhamento pelo governador.Outra reivindicação foi à construção da rodovia ligando o Povoado Rio das Pedras a cidade de Itaporanga, promessa de campanha de Déda e que segundo o governador já está sendo elaborado todo o projeto. Com relação ao ginásio de esportes a ser construído na cidade serrana, Déda garantiu aos vereadores que o projeto já está sendo elaborado e que como prometido será construído.

Déda reforçou o que disse a deputada
Déda enfatizou para os três parlamentares o mesmo que disse em audiência na última terça-feira, dia 12, à deputada Maria Mendonça, que buscará o mais rápido possível atender as reivindicações do povo itabaianense através de suas lideranças.A audiência foi bastante satisfatória e segundo o vereador Valmir de Francisquinho, toda a pauta levada como sugestões ao governador foi prontamente encaminhada.

Bispo, Machado e Eloy I
Aconteceu em Aracaju na última quinta-feira (07), uma reunião entre Luciano Bispo (prefeito), José Carlos Machado(empresário) e Carlos Eloy(diretor da 93FM). Quando estavam sentados à mesa da Churrascaria Labaredas Grill, almoçando e discutindo política, o prefeito Luciano Bispo de Lima se mostrou insatisfeito com a atual situação de relacionamento entre ele e a FM Itabaiana (leia-se Machado e Carlos Eloy).

Bispo, Machado e Eloy II
O ex-deputado federal deixou transparecer que a falta de atenção do prefeito de Itabaiana em discutir a sucessão municipal sem ao menos consultar-lhe, definindo inclusive o seu vice (Olivier), teria sido o principal motivo do distanciamento. “Dom Lúcio”, tentando amenizar a situação, afirmou categoricamente não haver concretização para o nome do seu futuro vice. O PT esta vindo para somar, isso não quer dizer que o vice será obrigatoriamente um integrante da sigla. As discussões estão abertas, inclusive um dos nomes para a composição de chapa poderia ser Carlos Eloy. Nota do blog: Antes que os linguarudos de plantão, digam que essa matéria é de ficção, considerem a riqueza de detalhes na informação. Será que inventei tudo isso? (Font: http://www.waldsondiniz.com/)

Inauguração de Centro de Ginástica
Na próxima segunda-feira, 18, às 16h, será inaugurado no município de Carmópolis o Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica. O projeto foi viabilizado a partir de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal, Confederação Brasileira de Ginástica, Prefeitura de Carmópolis, Federação Sergipana de Ginástica e Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel), que também utilizará o espaço como unidade operacional do projeto Vida Alegre. Na inauguração, haverá a participação da Seleção Brasileira de ginástica rítmica e de outras equipes da ginástica sergipana, além da presença da ginasta Larissa Barata.

Liderança do SINTESE é ameaçada em Indiaroba I
O delegado sindical do SINTESE no município de Indiaroba, Wanderclan Nascimento Oliveira, foi ameaçado de morte pelo esposo da vereadora e atual secretária geral Maria Aparecida Mendes dos Santos, conhecida como Cida de Bizu.Segundo o delegado sindical ele estava em sua residência quando recebeu a visita do marido da secretária, que é conhecido na cidade como Vadinho. “Ao chegar à entrada da minha casa ele já foi me xingando e ameaçando que se me pegasse na rua eu ia ver o que era bom para mim”, conta Wanderclan.

Liderança do SINTESE é ameaçada em Indiaroba II
As ameaças começaram depois que Wanderclan denunciou em entrevista concedida a rádio Ilha FM de Estância, que os veículos responsáveis pelo transporte escolar estão parados por falta de pagamento do combustível e não há merenda escolar.O segundo semestre letivo em Indiaroba começou dia 04 de julho e até agora os alunos estão sem transporte e sem merenda escolar.

Liderança do SINTESE é ameaçada em Indiaroba III
A coordenação da sub-sede Sul do SINTESE, localizada em Estância, já acionou o setor jurídico do sindicato que está tomando as devidas providências. “Não podemos aceitar que em um país que vive em um período democrático, as pessoas sejam ameaçadas por denunciar problemas na Educação ou em quaisquer áreas do serviço público”, disse Ivônia Aparecida, coordenadora geral da sub-sede. (Fonte: síntese.org.br)

Missa de 7º Dia – Jugurta Barreto
Familiares do advogado e ex-procurador do Estado Jugurta Barreto, irmão do vice-governador Jackson Barreto (PMDB), que faleceu na última terça-feira, 12, informam que a missa de sétimo dia ocorrerá na segunda-feira, 18, às 20h na Igreja do Salesiano. O senhor Antonio Resende Neto, filho do ex-procurador convida todos para a missa. (Infonet).

Dengue: menor índice nos últimos 3 anos
Aracaju registrou o menor índice de infestação da dengue dos últimos 3 anos. A informação é resultado do  último Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti (4° LIRAa) de 2011. Os dados foram divulgados na manhã desta quarta-feira pelo secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, durante uma entrevista coletiva. “O novo resultado de infestação da dengue na capital foi de 1,6%, isso significa que a situação está sob controle e em comparação com períodos anteriores esse foi o melhor resultado já atingido nessa época do ano”, destacou o secretário da saúde.

Índices
Em 2009, o Índice de Infestação era de 2,9%; em 2010, caiu para 2,5% e este ano, 1,6%. Dez bairros foram classificados como baixo risco, 29 como médio risco e nenhum como alto risco. Fazendo a comparação com anos anteriores, temos o seguinte balanço: em julho de 2009, oito bairros de Aracaju foram classificados como alto risco, em 2010 esse número caiu para 6 e agora nenhum bairro foi incluído nessa classificação no mesmo período.

Siqueira e Cirurgia
A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, conseguiu reduzir o índice de infestação em 32 dos 39 bairros da capital. O maior índice, 2,9%, está nos bairros Siqueira Campos e Cirurgia. Não foram encontrados focos em terrenos baldios.

Ato em Monte Alegre
Servidores Públicos do Município de Monte Alegre de Sergipe fizeram, na manhã de ontem, 14, uma manifestação pacífica pra demonstrar sua insatisfação diante do atraso do pagamento dos salários referente ao mês de junho. Após uma rápida passeata por algumas ruas da cidade, os servidores reuniram-se em frente à Prefeitura Municipal de Monte Alegre, exigindo uma explicação da Administração.

Pagamento atrasado
Considerando que o Prefeito Municipal nem o Secretário de Administração se encontravam no Prédio, a comissão do sindicato (eleita em reunião) foi recebida pela Secretaria de gabinete do Prefeito, que alegou o seguinte: o pagamento da folha que se encontra pendente será efetuado quarta-feira dia 20/07/2011, no turno vespertino, e ainda que o atendimento ao Sindicato ficou marcado para o dia 21/07/201, quinta- feira, às 16 horas no gabinete do Prefeito, motivo pelo qual não justifica o ocorrido.

Royalties
O deputado federal Laércio Oliveira participou da reunião da Subcomissão Especial do Pré-Sal (da Comissão de Minas e Energia) que discutiu a distribuição dos royalties do petróleo. Como membro-titular da subcomissão, o deputado tem buscado defender os interesses de Sergipe, já que esse é um dos temas mais importantes para o estado.

Concentração
A legislação atual concentra recursos nos municípios e estados produtores, principalmente no Rio de Janeiro e Espírito Santo, que produzem cerca de 90%. “É preciso uma distribuição mais justa, afinal quase todo petróleo é extraído do mar. Não é correto que os recursos fiquem concentrados nos municípios que tenham apenas sorte geográfica”, afirmou o parlamentar.

Aju: lixo produzido nas Unidades de Saúde será tratado
Dar o tratamento adequado aos resíduos hospitalares do município de Aracaju. Foi por conta dessa preocupação que a Secretaria Municipal da Saúde decidiu lançar ontem, 15, um Edital para contratação de empresa especializada para prestar serviços de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos produzidos nas Unidades vinculadas à rede municipal de Saúde.

Tratamento adequado
“Essa questão de dar o tratamento adequado aos resíduos sólidos produzidos na rede municipal de saúde nos angustiava muito. O assunto foi discutido exaustivamente pelos gestores da Secretaria e encontrou no prefeito Edvaldo Nogueira a sensibilidade para viabilizar essa iniciativa. Diante da necessidade de alinhar a saúde à preservação do meio-ambiente, nós assumimos essa responsabilidade”, afirma Silvio Santos, secretário municipal da Saúde.

Legislação recente
A legislação que trata dos resíduos sólidos é recente. Em 23 de dezembro de 2010, a Presidência da República decretou a regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) instituída pela Lei 12.305/2010, que ainda carece de resoluções e instruções.Mesmo assim, a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju decidiu, como o primeiro município sergipano, encarar de maneira responsável essa tarefa.“Fico muito feliz em sair na frente. Essa é uma idéia inovadora para a Capital. Tratar e destinar corretamente os resíduos sólidos produzidos em nossas Unidades é um compromisso com a população e com o meio ambiente”, conclui Silvio Santos. A contratação da empresa será feita através de pregão presencial, às 9 horas do dia 28 de julho de 2011.

Cotas nas universidades: um paliativo necessário
Um artigo sobre a decisão do TRF da 5ª Região, na semana passada reafirmando o percentual de 50% de vagas para alunos cotistas na UFS. Vale a pena conferir o artigo de Roberto Aguiar: http://et7ra.com.br/site/2011/07/14/3099/

Consagração do Forró Siri
O maior São Pedro do Brasil, o Forró Siri, realizado no município de Nossa Senhora do Socorro, foi consagrado na noite da terça-feira, dia 12, no Teatro Tobias Barreto, como a melhor festa do interior pelo troféu Sanfona de Ouro 2011. O prêmio foi entregue ao prefeito Fábio Henrique, numa noite de muita festa e alegria. Os secretários municipais de Cultura, Renata Braz; de Comunicação, Henrique Matos, e de Governo, Adilson Júnior, além de funcionários municipais, também marcaram presença.

Sejuc paga em dia a empresa de alimentação
Sobre a denúncia apresentada por uma funcionária da empresa de alimentação Frisul, na última  quarta-feira, 13, no programa do radialista Gilmar Carvalho, sobre atraso no pagamento de salário, a Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc) informa que mantém o contrato de alimentação preparada com a Frisul e que a funcionária, que afirma trabalhar no Presídio Feminino, que move a denúncia de não estar recebendo salários, é ligada diretamente a empresa terceirizada e não a Sejuc. A Secretaria de Justiça vem efetuando os pagamentos com pontualidade com exceção ao mês de maio, quando ocorreu um pequeno atraso em função da liberação da cota financeira por parte da Secretaria de Fazenda, que também atrasou. Mesmo assim, o pagamento já foi efetuado e já está autorizado o pagamento do mês de junho.

Forró open bar
Para quem pensa que o forró acabou com a chegada de julho está muito enganado: dia 16 de julho, no Espaço Fair Play na Rodovia dos Náufragos, os forrozeiros de plantão têm encontro marcado no 3º Forró do Pau Ferro. O último forró open bar do ano contará com muita Skol gelada e atrações genuinamente sergipanas como  Zé Tramela, Rojão Diferente e Nelton Pyter. Os ingressos já estão a venda na loja Via Direta do Shopping Jardins e Auto Peças Macedo.

Sobre Flanelinhas – Comentários dos leitores

O artigo de ontem, 14, sobre os flanelinhas e a ação da polícia teve um grande número de comentários e e-mails. Ainda bem que todos os leitores entenderam que o objetivo não foi proibir a ação dos flanelinhas, mas combater a intimidação e a extorsão, que infelizmente são feitas por vários deles. Ninguém pode aceitar que por não pagar para estacionar na via pública o motorista tenha seu carro riscado ou os pneus furados. Sem falar nas ameaças.

Em frente ao São Lucas
De Jorge Ribeiro: “Somente neste ano, meu pai ficou internado no S.Lucas em torno de 65 dias, em três internamentos, diariamente estava lá e o maior problema são os "flanelinhas" que ficam na região, bêbados, drogados e valentes. Não entendo, como voçê sabe, em frente a SSP, garanto que se der uma batida lá, todos vão presos porque não devem ter nem documentos ou já foram presos em outros Estados. Precisa dar um basta, toda a população é revoltada e não pode fazer nada, eles são os donos do espaço”.

Rua Pacatuba
De Julio: “A situação dos flanelinhas tem que acabar já!!! Semana passada quando estacionei meu carro um flanelinha me cobrou R$ 5,00 pelo estacionamento na rua de Pacatuba, disse que não iria pagar naquele momento, e somente na volta. Mas ao voltar o flanelinha não estava, mas em compensação meu carro estava…e estava todo arranhado! Ou seja, vou arcar com o prejuízo alto! Mas a policiamento em Aracaju é INEXISTENTE…o morador não vê a polícia nas ruas!”

Em frente ao Hospital do Coração
De Silene Gois: Passei uma madrugada destas com meu esposo no hosp.do coração ele deu um ''chimilique''e levei-o ate lá,o peste do flanelinha secou o pneu do meu ex-corolla,e pela manhã quando saimos de lá(hospital)tava ele:''madame tava vigiando seu carro e o pneu tá furado''eu dei 5.00 reais pra ele trocar o pneu,nisto um cidadão me acenou,eu fui ele disse o flanelinha acabou de secar o pneu…voltei azêda,com o desgraçado,mas já tinha dado os 5$,e o parceiro tava doente do coração,ai poderia se agravar”.

Na rodovia Sarney
De Camila: “Outro local onde a abordagem dos flanelinhas é tremendamente intimidadora é na Rodovia José Sarney, principalmente em frente ao bar Paraíso do Baixinho. Dia de domingo já desisti de frequentar os bares dessa região”.

Em frente ao Centro Médico Odontológico
De Giovanni: “Diariamente sou constrangido ao estacionar em frente ao Centro Médico Odontológico, na Praça Tobias Barreto, estou até pensando em perguntar ao "dono da rua" se não seria melhor pagar uma mensalidade, como é comum em estacionamentos privados, assim não teria que me preocupar em trocar meu o dinheiro antes de vir trabalhar!”

Demora na ação
De Dinho Santana: “Demorou a ação da polícia em relação aos flanelinhas, de há muito venho denunciando! Ainda no domingo trouxe o Jornal da Cidade, extensa e completa matéria abordando o assunto; aqui em Salvador o mesmo assunto foi tratado pelo jornal A Tarde. Como bem colocado uma ação da polícia acabará com os flanelinhas de uma hora para outra. Mas valendo-se da Frase do dia: “O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência”. Jim Watkins.

Bom preço do Siqueira Campos
De Francisco Reichembach: “Atencão Policia: Outro ponto crítico em relacão a atuacão dos flanelas: Bom Preço da praça José Thomas no Siqueira Campos. Alí a coisa é séria. Organizados em turma, logo cedo estão brigando e tomando cachaça com o dinheiro arrecadado. O supermercado deveria agir, pois são seus clientes que sofrem constrangimento”.

Ideia de associação não vingará
Ontem, 14, o vereador Bertulino Menezes informou a imprensa que deseja criar a Associação dos Flanelinhas em Aracaju. De nada adiantará, já que a maioria não se filiará a entidade por várias razões. A principal: não querer nenhum vinculo de identificação.

PELO TWITTER

Educação

www.twitter.com/antoniaamorosa   Chega ser hilário presenciar autoridades ocupando cadeiras de destaque em eventos e tuitando. Deixem isso para a assessoria.

www.twitter.com/antoniaamorosa  É deselegante e chega a ser infantil.

Comportamento

www.twitter.com/JC_X    Mulher objeto seu habitat é Las Vegas. Aqui esta espécie não está em extinção ….

www.twitter.com/cezar_britto    Eram tantas as tragédias nos jornais que o corpo queria ficar em casa. Mas o espírito nos aconselhou a sair e mudar o mundo.

www.twitter.com/laysmillena    Após 1 ano de garantia o @marciorocha1 resolveu apresentar defeito.O jeito agora é ir ao #PROCON.

www.twitter.com/oMarioSousa  Tem dias que você acorda bem. Tem dias que acorda mal. Tem dias que é melhor nem acordar.

www.twitter.com/antoniooviedo1    Se já existe a Polícia pra cuidar do espaço público, porque o flanelinha fará o mesmo serviço e muitas vezes me coagindo ou coisa do tipo?

www.twitter.com/Montalvaobarra    Antigo Terminal Hidroviário em Barra dos Coqueiros, ABANDONADO, serve de abrigo para 14 mendigos de Aju. De dia, lá. De noite, cá. Oremos.

Balança, mas não cai

www.twitter.com/silviosantospt Viva criatividade povo brasileiro:"Se Equador tem Caicedo nos temos NeymarCaiSempre, Julio Chester CaiTarde, Ricardo Teixeira nao CaiNunca."

DO LEITOR

Servidores do Detran são humilhados
De um servidor devidamente identificado: “Sou servidor do DETRAN-SE  e até agora o acordo firmado entre o DETRAN-SE e os servidores não foi cumprido, acordo firmado no fim da greve, no fim do mês de MAIO, nem estamos recebendo R$ 230,00 de gratificação que prometeram e o SINDETRAN-SE  ainda não está descontando mensalmente a contribuição dos servidores, porém na infonet em reportagem exibida no site hoje, o DETRAN-SE disse que JÁ ATENDEU AS REINVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES, disse que o atendimento vai melhorar e etc… Porém como sempre não dá nenhum prazo! OS SERVIDORES DO DETRAN ESTÃO PASSANDO FOME, RECEBEM 420,00 MENSAIS… AINDA FALAM QUE ESTÃO SENDO VALORIZADOS!Pergunto: Qual reivindicação eles atenderam? _ Não estão pagando a gratificação de RS 230,00._ O SINDETRAN-SE não está descontando a contribuição mensal dos servidores!”

Engenheiros: Resposta da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro

Da assessoria de comunicação da Prefeitura de Socorro: Foi divulgada na manhã de  ontem, 14, em seu blog, nota atribuída a Rosivaldo Ribeiro, através da qual criticou os salários dos engenheiros, divulgados no Edital n.º 01/2011, que abriu o procedimento de concurso público para o provimento de cargos no município de Nossa Senhora do Socorro. Desta forma, a Prefeitura responde que:

O autor da nota, o senhor Rosivaldo Ribeiro, que é presidente do Sindicato de Engenheiros de Sergipe – Senge, tristemente vinculou o valor dos salários instituídos à falta de competência e honestidade dos candidatos que se submeterão ao certame, em desrespeito à própria classe de engenheiros e ao poder público. Aqui, não se discute que o trabalho de engenheiro, assim como qualquer outra atividade, em especial quando prestada ao serviço público, deve ser remunerada condignamente, de forma a valorizar o profissional e estimulá-lo a desempenhar suas funções com bem estar e satisfação. Deve-se perceber a remuneração, portanto, como estímulo, como reconhecimento à qualificação do profissional.

Ela, todavia, não influencia no caráter de cada um, que é erguido no transcorrer da vida sobre os pilares da educação e civilidade. Construir tais sustentáculos, aliás, é papel de todos, do cidadão comum ao administrador. Daí porque o comportamento de relacionar pobreza à falta de honestidade apenas serve para revelar intolerância e estimular o preconceito. Portanto, receber um salário de R$ 1.200,00 não significa que o servidor será subjugado ou influenciado a qualquer prática ilícita ou 'maracutaia'.

Ao contrário. O concurso público é o procedimento mais democrático e provido de lisura para a seleção de servidores públicos. Não se vale de preconceitos, nem se deixa influenciar por questões políticas. Valoriza o empenho e o mérito de quem se apresenta como candidato, pois as regras do jogo são previamente divulgadas, sem que exista qualquer possibilidade de armadilhas ou surpresas. Através do concurso, a administração valoriza o cidadão que deseja ingressar em uma carreira pública, pois o aprovado, ao ser investido na sua função, estará seguro acerca de sua remuneração e independência para o exercício de seus deveres. Com a realizacão do presente concurso, a Prefeitura do município de Nossa Senhora do Socorro atende os termos da Constituição, como sempre, pois respeita os princípios administativos, sobretudo a legalidade, moralidade e impessoalidade. Assim sendo, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro cumpre os limites estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, dentre eles, o de gastos com pessoal, o que impossibilita, neste momento, a oferta de um salário maior, desejo este que  compartilhamos para todo o quadro de servidores.

Somado a isso, o prefeito Fábio Henrique lamenta a forma deselegante e deseducada que o então presidente Rosivaldo Ribeiro tratou o poder público e a sua honra. Fábio Henrique possui uma história que foi construída com muito empenho, dedicação e suor, e não aceita qualquer tipo de ligação de seu nome às atitudes dolosas. O prefeito reforça que não aborda sobre 'maracutaia' por não entender do assunto e que, ao contrário do que foi feito pelo presidente do Senge, irá aos meios jurídicos para defender a sua honra.

Decepção e enganação com concurso em Capela
E-mail de um concursado aprovado: “Com as dificuldades de encontrar um emprego, a grande maioria das pessoas sonham ser aprovadas em um concurso público. Esse sonho mim impulsionou e deu forças para realizar o concurso público da cidade de Capela. Sou formado em Licenciatura Plena em Historia pela Universidade Federal de Sergipe, passei muitas dificuldades até conseguir o sonhado diploma, inúmeras greves atrapalharam meus planos e adiaram o máximo a minha formatura. Quando surgiu o concurso de Capela, abrindo 05 vagas para professor de História, vi surgir a oportunidade de colher os frutos de tanto esforço. Estudei muito, e consegui a aprovação entre os primeiros. A partir daí esperei a minha convocação, que infelizmente não aconteceu dentro do prazo legal do concurso. Tive a oportunidade de recorrer a justiça, mais as ameaças de represálias como: lotação nas mais distantes escolas da cidade, fracionar o máximo possível o horário do professor para inviabilizar sua permanência na escola, etc… fez com que eu não entrasse com um mandato de segurança para garantir os meus direitos. Esse prefeito Sukita realmente é uma decepção e um grande enganador. Frustrou os meus sonhos, adiando ainda mais os meus objetivos”.

Locais públicos abandonados
Do leitor Cardozo: “Em Sergipe, aos quatros cantos temos que conviver e ver surgir locais, prédios e espaços que são abandonados, pouco ou mesmo mal utilizados sem se poder fazer nada. Em Aracaju temos assistido nos últimos anos a sua proliferação: é o prédio do antigo Hotel Palace, é o prédio da antiga Alfândega, o do antigo Terminal Hidroviário e aquele terreno do antigo cartódromo, etc; em Propriá existe o Hotel Velho Chico, situado num local privilegiadíssimo pela natureza mas que mal funciona nem se explora nada daquilo que o São Francisco oferece, mal se tem um almoço decente regado a surubins e pitús que são típicos daquela região ribeirinha, ou seja, não existe a devida exploração que tais locais merecem ter. Por outro lado e mais recentemente presenciamos a recuperação da praça da bica em Lagarto e do Parque dos Cajueiros em Aracaju. Será que sai mais barato ver destruir para que se construir novamente? Manutenção custa tão caro assim? Temos que esperar por décadas a renovação desses locais e a boa vontade ou nostalgia dos gestores de plantão?”

Resposta às acusações do Senhor Pedro Rocha Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Cristóvão
Izaias Almeida: “Acredito  que  o  Senhor estar levando para o lado pessoal e estar atirando para  todos  os  lados no afã de defender o indefensável, chamando Vereador Michael  Almeida  de  mentiroso,  acusando o Ex-Prefeito Izaias Almeida sem fundamento algum. Meu  caro  profissional  da  comunicação,  eu não tenho nenhum conhecimento nesta  área  de  comunicação,  mas  estou  a  sua  disposição para discutir qualquer  assunto  ligado  a  minha administração, além de lhe informar que estas  escolas  foram construídas na administração do Senhor Lauro Rocha de Andrade  e  na minha administração foram recebidas todas construídas  com um saldo a ser pago em torno de R$ 17.000,00 a preços de hoje, que foram pagos por  mim,  no  entanto durante as chuvas uma dessas escolas inundou e ficou impossibilitada  de  funcionamento.  Não  sei  se houve responsabilidade do ex-prefeito  Lauro  Rocha  ou  de  seus  assessores,  Secretario de Obras e Engenheiros que trabalhavam na época. Quanto aos enxovais de bebês na minha administração  foram  fornecidos  a  toda  criança carente que nascia e não existe  nenhum  questionamento nem no tribunal de contas onde eu tive todas as minhas contas aprovadas nem na justiça. Na verdade estou achando o Senhor muito nervoso, deve estar difícil fazer a defesa desse Prefeito”.

Sindicalista dizque TJ/SE fere Constituição Federal
Do  presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), Ney Lucio dos Santos: “No dia 13 de julho, estivemos no tribunal para assistir o julgamento do nosso amigo Plínio Pugliesi, presidente do Sindserj (sindicato dos servidores do poder judiciário do estado de Sergipe), para nossa surpresa, uma repórter da infonet e vários outros profissionais da comunicação, foram proibidos de tirar fotos dentro do Tribunal por policiais militares, logo após, chegou um homem que se identificou como representante da Assessoria de Comunicação do TJ, ele queria limitar o número de fotos (três por repórter), inacreditável profissionais da imprensa estavam sendo impedidos de exercerem sua profissão pelo poder que deveria garantir os seus direitos, (Art. 5°, IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença; XIV – é assegurado a todos o acesso à informação e resguardo do sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional; etc.), se quiserem, os profissionais da comunicação podem impetrar uma ação por danos morais.O Desembargador relator do processo foi Luiz Mendonça, e o advogado da parte Henri Clay, Mendonça deu seu voto pedindo a condenação do réu, e proferiu suas justificativas, ao citar o adovago da parte, teve como replica "eu tenho 20 anos de advocacia e tudo que faça é paltado na ética profissional" o clima ficou tenso, o julgamento foi adiado quando o desembargador Ricardo Múcio pediu vistas do processo, garantindo colocar em palta na próxima seção do pleno.Espero que nosso companheiro seja inocentado e que o direito de representar uma categoria profissional sem sofrer perseguições seja regulamentado em Sergipe”

Práticas políticas decadentes
Do leitor Antônio Júnior, Salgadense da Água Fria: “Sou morador, e consequentemente eleitor, aqui da cidade de Salgado, onde nasci e de onde nunca vou sair. Desde a época de estudante gosto de política, tanto no relacionamento com as pessoas quanto na partidária, mas nunca me filiei a algum partido ou fui à rua pedir voto para candidato de sigla qualquer. Sou, digamos, um observador. E o que vejo é que ainda existem muitas pessoas em Sergipe com o pensamento retrógado e coronelista. Ontem aqui em Salgado recebi na minha casa um panfleto apócrifo contra uma pessoa que vem desenvolvendo algumas atividades sociais por aqui. Não sei o nome dela exato, mas as pessoas a chamam de Kel do Tombo, como inclusive ela é tratada no folhetim. Pelo o que sei essa moça têm sacudido as coisas aqui na nossa morna Salgado. Falam que ela tem pretensões políticas. Acho que ela deve estar incomodando esses políticos podres aqui de Salgado. Se não fosse assim não estariam a atacando. Apesar de que acho que isso é coisa que vem de Aracaju. Coisa de quem tem dor de cotovelo, de gente baixa, que não entende que o que se discuti com os outros são ideias e não porrada. É triste, mas o ser humano vem, me parece, é regredindo. Salgado merece coisa melhor do que essa baixaria, praticada por alguns “perdidos”. daqui mas orquestrada por alguns loucos, e loucas, de Aracaju”.

Carivaldo diz ter 41 assinaturas pedindo a sua permanência
De Thiago Santana do site radiogipao.com: “Em entrevista a TV Atalaia quarta-feira à noite, o Presidente da FSF, Carivaldo Souza, respondeu ao deputado Venâncio Fonseca, sobre as acusações sofridas por ele durante a manhã de ontem.Ao ser questionado, Carivaldo alegou ter 41 assinaturas de Presidentes de clubes filiados a Federação, que apoiam a sua reeleição.Olhando o site da Federação, só de clubes amadores a entidade tem 31 filiados, que muitos deles ou a maioria deles, trocam migalhas a favor de votos e assinaturas.Dos filiados profissionais, o Presidente do Confiança, Luis Roberto, disse que não assinou e não concorda com o que estão tentando fazer. Para Luis Roberto, Carivaldo reeleito tem que ser com eleições diretas.Outros Presidentes também já disseram ser contra, como o caso do Presidente do Itabaiana e do América, esse último crítico ferrenho da administração do ditador.Já o Sergipe vai ser pressionado. Caso não seja favorável a permanência, o clube poderá ficar de fora da Copa do Nordeste. Segundo informações, Carivaldo e Milton Dantas podem tirar a equipe do certame se o clube não for favorável.Os dirigentes de Carmópolis, ou que pelo menos se alojaram por lá, são os inventores de toda essa história de mudança no estatuto. Não é a toa que o River Plate foi beneficiado várias vezes pela Federação, inclusive com arbitragens duvidosas. Também comenta-se nos bastidores que Carivaldo conseguiu através de sua influência no Banese,uma boa quantia para o clube investir no Brasileiro da Série D. O dinheiro já deve estar a caminho da cidade interiorana.Ontem pela manhã, Venâncio Fonseca falou ao vivo no programa Liberdade Sem Censura da emissora Liberdade FM. O deputado voltou a criticar Carivaldo e reafirmou que a Federação presta serviços de agiotagem. Venâncio foi bem acolhido pelos torcedores, que durante a entrevista apoiaram o parlamentar enviando mensagens para o celular do próprio.A luta continua, peço novamente aos torcedores que lêem o blog do Cláudio Nunes assiduamente a entrarem no ar durante programas de Rádios, e pedirem ao Ministério Público investigações para a administração do mesmo e apoiarem a iniciativa do deputado Venâncio Fonseca, o único parlamentar que está comprando briga com a Federação Sergipana de Futebol”

Barra dos Coqueiros e suas obras inacabadas
Da leitora Sandra Reis: “Incapacidade? Desprezo pela coisa pública? Inexperiência ! Incompetencia ? Desvio de verba publica? Super faturamento? Burrice ou simplesmente prepotência e arrogância ? Certeza de impunidade? Nada disto , simplesmente nós eleitores que somos burros e não damos valor ao voto, não nos preocupamos com o trabalho de quem elegemos para cuidar da nossa cidade.Os adjetivos acima citados são para quem de fato e direito,determinam e executam as obras especificamente do trecho em frente aoCRAS e rua M do Prisco Viana em Barra dos Coqueiros. Em menos de 2 anos varias vezes este trecho fora recuperado e agora em menos de 01 mes tem que ser mais uma vez interditado a rua para nova recuperação. Fica a pergunta : Qual dos adjetivos acima temos que classificar o gestor da pasta que administra estas obras? ….”

ARTIGO – 

Do Poder Público para o Poder do Público: Ciclovias de Aracaju, servem para ser admiradas e perigosas para serem utilizadas – José Waldson Costa de Andrade*

A Cidade da Aracaju iniciou um louvável processo de construção de ciclovias pela idealização e força de vontade de Bosco Mendonça na frente da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito – SMTT sobre a gestão do então Prefeito Marcelo Déda. A sua construção marcou um novo processo na forma de pensar a infra-estrutura para o trânsito de bicicletas na cidade, mesmo constatando que muitas foram construídas para reduzir o número de acidentes envolvendo ciclistas, principalmente os usuários de baixa renda e trabalhadores da construção civil.

Segundo o Portal da Mobilidade da SMTT a capital sergipana possui 24 trechos de ciclovias totalizando 50.622 metros de extensão e mais 9 trechos planejados com 20.480 metros a serem construídos. Os números são considerados satisfatórios em comparação ao nível de todas as capitais do Brasil, por isso nós aracajuanos devemos bater no peito para dizer que não temos apenas o melhor forró do país, mas estamos no topo das cidades brasileiras amigas da bicicleta.

Com a extensa malha cicloviária distribuída pela capital, nos últimos 5 anos tivemos um grande aumento no número de pessoas que sentiram-se estimuladas a andar de bicicleta seja para um passeio no fim de tarde com a família, seja como atividade física, como esporte ou até mesmo meio de transporte. Esse aumento fez com que mais lojas de venda e manutenção de bicicletas fossem abertas e outras se especializassem com peças e bicicletas importadas que chegam ao preço de um automóvel popular.É muito difícil andar nas ruas hoje e não ver um ciclista com o seu fardamento, luzes e capacete pedalando no bordo direito das vias ou nas ciclovias e ciclofaixas espalhadas na cidade, isso encanta os turistas e os motoristas que observam e pensam que andar de bicicleta na cidade de Aracaju esta a mil maravilhas.

É a partir deste grande avanço na concepção do aracajuano sobre o porque e como andar  de bicicleta que começa o grande desafio do Poder Público, as ciclovias e ciclofaixas merecem constantes ações de manutenção e reparos da mesma forma como fazemos com o pavimento asfáltico que servem aos automóveis, mas infelizmente o Poder Público não esta tão avançado como se espera. Alguns desafios são colocados para os ciclistas que solicitam serviços de reparos e temos alguns exemplos: Quando os galhos das árvores atrapalham as pedaladas e a grama já esta crescida, deve-se solicitar a EMSURB, que em muitas das vezes atende as solicitações com brevidade e qualidade, mas se tivermos algum problema no pavimento que esta sendo deteriorado pela ação do tempo ou por automóveis que utilizam as ciclovias como estacionamento, atalhos e tampas de esgoto abertos recorremos a EMURB que atende de forma precária ou as vezes nem da importância as solicitações e no último caso, quando a sinalização vertical ou horizontal está comprometida recorremos a SMTT que também atende de forma precária e demorada.

Cansados de tanto reclamar e somente ver gramas e árvores bem cuidadas um grupo de ciclistas resolveu inverter a

lógica do Poder Público para o Poder DO Público. O caso a ser apresentado mostra um buraco na ciclovia localizada na Avenida Tancredo Neves, próximo a Pousada Poxim. Um lugar de grande circulação de carros e também de ciclistas que todos os dias utilizam este espaço para os seus mais variados percursos e trajetos. Foto ao lado.

Após várias denuncias feita por redes sociais como Twitter e Facebook aos órgãos competentes como a SMTT e EMURB. Foi solicitada a formalização de denuncia onde esse grupo de pessoas assim o fez e a resposta foi:Smtt Aracaju Tomamos conhecimento do fato através da atuação de vocês, ativos da cidadania, no feriado prolongado. Hoje nossa equipe já foi deslocada para acimentar o bloco de concreto em questão. O que podemos fazer, temos feito. Agradecemos pela parceria.
27 de junho às 14:01-  Dada a seguinte resposta:Minha Bici ‎Smtt Aracaju ou tem pessoas mal intencionadas usando o perfil de vocês, ou não se explica. Porque vocês mesmo disseram que era preciso "formalizar". Não lembram? Eis aqui:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=219949421359933&set=a.218147014873507.56420.100000346297155&type=1&theater
27 de junho às 14:05 –   Obteve-se a seguinte resposta: Smtt Aracaju – Não há essa possibilidade, caro grupo Minha Bici. Informamos isso sim. Como também mencionamos, por mais que não haja a formalização por parte do cidadão, diante das fotos disponibilizadas (que são documentos), podemos dar o encaminhamento necessário – e o fazemos. No entanto, com o atendimento a essa etapa burocrática (a formalização), o assunto segue em pauta no órgão com prioridade. Agradecemos pela oportunidade e o contato.
27 de junho às 14:23 – Passou- se o tempo e o grupo cansado de esperar a questão burocrática ser vencida decide tomar uma atitude e transformar a ação que deveria ser do Poder Público para o Poder DO Público. Em um sábado quatro cidadãos decidem ir ao local e tentar resolver esse pequeno problema e com ajuda de alguns ciclistas que passam no momento da ação conseguem revolver o problema que parecia tão difícil de ser resolvido pela Prefeitura Municipal de Aracaju e resolve-se fazer um belo vídeo http://www.youtube.com/watch?v=skqF3-kGneg&feature=player_embedded

A repercussão foi imediata, pessoas começam a elogiar e dignificar essa pequena atitude que é de responsabilidade do Poder Público de executar. Na segunda-feira, 27 de junho, a SMTT toma conhecimento do ocorrido e ao invés de contribuir com a ação feita pelo Poder DO Público faz uma ação que pode ser comparada a de um vândalo que não

"Lama" de cimento colocada na ciclovia.

possui nenhum zelo e preocupação com o espaço público e manda uma equipe jogar uma “lama” de cimento sobre os blocos da ciclovia. Esta atitude fez com que o piso fosse melado e perdesse a sua característica vermelha que identifica como ciclovia e ainda oferece mais riscos aos ciclistas que ali transitam, pois quando molhado pode ocasionar a queda o ciclista.

Esta ação mostra o quanto a Prefeitura de Aracaju esta preocupada com a segurança e conforto das ciclovias de Aracaju, que ao invés de colaborar com uma ação feita pelo cidadão, comete um erro grave,uma afronta a cidadania e ao direito de ir e vir.
     
  Referências:www.smttaju.com.br/ciclovias – Acessado no dia 30/06/2011/ www.facebook.com.br

*Membro da ONG Ciclo Urbano.

NOTA – Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação

Não somos invisíveis – Comunicação se faz com participação

Em face da última deliberação do Governo do Estado de Sergipe frente à gestão da Aperipê, fazendo a indicação do superintendente da FUNDAP sem a participação da sociedade civil, mesmo  tendo as organizações buscado um diálogo permanente com setores da Secretaria de Estado da Comunicação, as entidades que compõem o Fórum Sergipano pelo Direito à Comunicação vêm, por meio desta nota, repudiar a forma com que o Governo do Estado tratou as reivindicações da sociedade civil, bem como, por conseqüência, sua representatividade e importância na implementação das Políticas Públicas em Comunicação no nosso estado.

Tendo em vista os esforços empreendidos na busca por uma proposta que consolidasse o caráter público da Aperipê, salientando o documento de reestruturação que tem na gestão uma efetiva participação social, uma política de financiamento autônoma dos governos de plantão e um plano de cargos e salários justo para os servidores da Aperipê, incluindo a necessidade da criação de um concurso público nessa área, ratificamos a necessidade de um diálogo firme e sincero entre sociedade e governo.

Neste último episódio, o governo mostrou pouca sensibilidade para a pauta, tocando um processo importante como a escolha do Superintendente da Fundação Aperipê, como mero rearranjo político, sem participação social.

Outros momentos virão, e com eles diversas e outras reivindicações, como o Conselho Estadual de Comunicação em Sergipe, a discussão sobre as verbas institucionais para o fortalecimento da comunicação comunitária, a contínua luta pelo fortalecimento da Aperipê como órgão realmente público, entre tantas outras que percebem a comunicação como política pública e não somente como instrumento de assessoria governamental.

Portanto, esperamos que essa situação de ausência de diálogo na decisão sobre a gestão da Aperipê não seja encarada como natural, não aceitaremos mais essa postura autoritária do Governo de Sergipe. Continuaremos na luta por uma comunicação mais democrática e pautada como direito para todos os sergipanos.

Blog no twitter: http://www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"Valoriza os amigos. Respeita os adversários”. Chico Xavier.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais