AJU 2024: oposição só tem Linda Brasil p/ colocar “fogo no parquinho”

                              Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                            “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


Enquanto a base governista debate e, com certeza, terá mais de um candidato à Prefeitura de Aracaju, na oposição passa não apenas pelo transtorno da apatia eleitoral, mas um transtorno que pode ser comparado a uma distimia, com um mau humor constante por parte do candidato derrotado ao governo, Rogério Carvalho. Ou seja, um sintoma de humor deprimido de longa duração que só será curado com um resultado positivo em 2026.

Com isso, a oposição em Aracaju ficará órfã do PT nesta eleição já que os nomes ventilados – sem Eliane Aquino e Márcio Macêdo que já disseram que não disputarão nada este ano – não têm sintonia nenhuma nem mesmo com a militância histórica do partido, quanto mais com o eleitorado do partido. Que diga o impeachment de Dilma.

Uma luz no fim do túnel seria o aguerrido PSOL que terá, em São Paulo, o deputado federal Guilherme Boulos disputando com o apoio de uma penca de partidos, inclusive o PT. Em Aracaju, o diretório já decidiu que a advogada Niully Campos, que foi candidata ao governo, disputará a Prefeitura de Aracaju.

Nada contra o nome da advogada, tudo contra a decisão isolada do diretório. Decisão essa que foi lamentada através de nota pela deputada estadual Linda Brasil (PSOL), que lembrou que as decisões históricas do partido são discutidas com todos e não apenas com uma tendência interna.

Pelo jeito, a eleição, deste ano, em Aracaju será debatida e comandada pela base governista. A oposição será mera coadjuvante. Se tivesse juízo e vontade de vencer, a oposição se juntaria e apostaria no nome da deputada Linda Brasil para disputar a Prefeitura.

Só Linda Brasil para tocar “fogo no parquinho”, do contrário será uma disputa apática, entre aliados e “pseudo-adversários”, que estarão no mesmo palanque em 2026.

 

Fumaça branca se aproxima O titular deste espaço esteve, recentemente, com uma importante fonte clerical de Brasília e conversou bastante sobre a escolha do novo arcebispo da arquidiocese de Aracaju. “Em Brasília se sabe de tudo e sobre todos. Lá nada passa despercebido”, afirmou a fonte.

 Novo arcebispo de Aracaju  A fonte afirmou, categoricamente, que a nomeação do arcebispo de Aracaju está muito próxima e que o nome anunciado será o do bispo de Propriá e atual administrador apostólico d. Vítor. “D. Vítor será nomeado arcebispo de Aracaju em breve,” concluiu a fonte. É aguardar para confirmar o furo de reportagem.

 

Aracaju: com certeza, Prefeitura economizará com montagem da estrutura dos palcos para o Projeto Verão (1º a 3 de março)? Palco montado para o réveillon ficou no local. Então, pela lógica, o custo será bem menor. Ainda bem que, em Aracaju, o Ministério Público e o TCE estão atentos a tudo e a todos…

Somente os empenhos do pagamento da contratação da estrutura poderá indicar se houve ou não economia E o blog pede ajuda aos universitários para encontrar, no portal transparência da PMA, os contratos dos palcos do réveillon e o do projeto verão que acontecerá de 01 a 3 de março. Porque nesse caso não haverá o custo que a empresa deveria ter com a desmontagem e nova montagem. E por outro lado é preciso saber qual foi a empresa ganhadora da licitação para todos os eventos do município ou se apenas para o Reveillon. É preciso saber também se o Alvará para ocupação do solo foi concedido para longo período. E se outra empresa ganhar a licitação do Projeto verão?

 

 

Aquisição de alimentos O Governo de Sergipe abriu o processo de seleção pública para aquisição de gêneros alimentícios por meio da contratação de grupos formais e fornecedores individuais da agricultura familiar, detentores da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) ou CAF Física e ou DAP ou CAF Jurídica. O edital apresenta as diretrizes de compra e venda, além da lista de gêneros alimentícios a serem adquiridos e suas características. A Chamada Pública poderá ser obtida no site da Seduc (www.seduc.se.gov.br ). Os interessados deverão apresentar suas propostas de habilitação e dos projetos de venda até as 9 horas do dia 4 de março.

Até hoje As inscrições dos agricultores no programa Garantia Safra 23/24 encerram nesta terça-feira, 20. A ação, que faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), oferece linhas de crédito para produtores cujas safras sejam afetadas pela falta de chuva ou excesso hídrico. O gerente do programa, Sérgio Santana, disse que para realizar as inscrições os agricultores devem procurar as secretarias municipais da Agricultura, escritórios da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) ou sindicatos dos trabalhadores rurais com documentos de identificação em mãos. A taxa é de R$ 24,00. O Garantia Safra já é conhecido por garantir as condições mínimas de sobrevivência aos agricultores de diversos municípios.

PP está se fortalecendo no interior de Sergipe O senador Laércio Oliveira (PP) cumpriu agenda política estratégica pelo interior do estado no domingo, 18, começando com uma reunião em Santo Amaro das Brotas, onde o senador se encontrou com o ex-vereador Pastor Gildo Moura, juntamente com os vereadores Alon Cardoso e Darcilene dos Santos, além do ex-vereador Marcelo Teles. O foco da discussão foi o fortalecimento do Partido Progressistas no município.

Baixão São Francisco Em seguida, Laércio esteve em Cedro de São João, onde foi recebido pelo ex-prefeito Neudo Alves, pela prefeita Layana Costa e seus familiares. O encontro abordou não apenas o panorama político local, mas também questões pertinentes ao cenário estadual. Ainda na região do Baixo São Francisco, o senador participou de uma significativa reunião em Canhoba, reunindo seu agrupamento político.

Lideranças Participaram o pré-candidato a prefeito Edirani do Carmo, o pré-candidato a vice-prefeito Lidon da Borda da Mata, vereadores Edriel do Carmo, Adelsinho Andrade e Vitor Bonfim, ex-prefeitos Manoel Arroz e Regi Andrade, juntamente com lideranças locais. O presidente da Assembleia Legislativa, Jeferson Andrade, e o secretário estadual da Casa Civil, Jorginho Araújo, também contribuíram para o diálogo, delineando estratégias para as eleições locais. Após a reunião, o grupo participou de uma procissão em homenagem a Bom Jesus dos Pobres, padroeiro do município.

 Membros do TCE e MP de Contas são recebidos pela presidente do FNDE A presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheira Susana Azevedo, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/SE), João Augusto Bandeira de Mello, estiveram ontem, 19, na sede do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília. ​​Na oportunidade, foram recebidos pela presidente da autarquia vinculada ao Ministério da Educação, Fernanda Macedo Pacobahyba.

Cenário A educação básica, a retomada de obras paradas e a perda da complementação VAAR (Valor Aluno/Ano por Resultados) do Fundeb 2024 em 42 municípios sergipanos foram alguns dos assuntos debatidos. “Foi um encontro muito produtivo, onde pudemos dialogar sobre o cenário da educação no país e também a respeito de aspectos relacionados ao nosso estado”, comentou a conselheira presidente.

Preocupação O FNDE tem o propósito de transferir recursos financeiros e prestar assistência técnica aos estados, municípios e ao Distrito Federal, para garantir uma educação de qualidade a todos. “Quero parabenizar pelo engajamento e preocupação do Tribunal de Contas em estar construindo, saindo daquele caráter meramente punitivo, assessorando os prefeitos, então certamente isso vai gerar bons frutos para a população do estado de Sergipe”, afirmou Pacobahyba. Também acompanharam o encontro o Prefeito de Carira, Diogo Menezes Machado; o secretário executivo adjunto da Secretaria Especial de Representação de Sergipe (Serese) em Brasília, José Luciano Filho; e o Superintendente da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (Fames), Gleidson Oliveira.

Planejamento A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), comandada pelo secretário Julio Filgueira, realiza o 1º Seminário de Gestão Estratégica, que inicia nesta terça-feira, 20, e segue até quarta-feira, 21. O seminário, que ocorrerá no AM Malls, em Aracaju, vai reunir integrantes da Rede de Planejamento e Orçamento, composta por servidores que atuam nestas áreas nas secretarias de estado, demais órgãos, fundações e autarquias, além do secretariado e convidados. No encontro, será formalizada a criação da Rede, com assinatura do decreto, além da apresentação do calendário anual de atividades e acesso aos projetos já realizados, como o Mapa Estratégico, o Portfólio de Projetos Estratégicos e o Planejamento Estratégico (2023-2026).

Planejamento II “Realizaremos o primeiro seminário de Gestão Estratégica após a criação da Seplan e isso nos traz diversos significados e desafios. Será uma oportunidade de reunir toda a equipe que atua no Planejamento e no Orçamento nas secretarias e órgãos vinculados ao Governo para dialogar e estabelecer diretrizes para nossa atuação integrada nessas duas pautas. Também será momento de fortalecer e de elevar a um novo patamar a Rede de Planejamento e Orçamento instituída em 2020, que passará a atuar com mais autonomia e protagonismo”, disse o secretário.

Caravana Nacional em Defesa das Prerrogativas da Advocacia chega hoje, 20, em Aracaju A Caravana Nacional em Defesa das Prerrogativas da Advocacia estará HOJE, 20, em Aracaju desenvolvendo uma série de atividades e fazendo visitas institucionais à órgãos dos poderes Executivo e do Judiciário. A Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB Sergipe promoverá hoje uma palestra com o tema ‘Os Constantes Desafios na Defesa de Prerrogativas da Advocacia’, que será ministrada pelo advogado criminalista, procurador do Estado de Sergipe e membro da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Evânio Moura. O evento acontece às 15h, no plenário da Ordem, com entrada gratuita.

Objetivo O projeto ‘Mais Prerrogativas Pelo Brasil’ é conduzido pela Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia da OAB, criado com o objetivo de visitar, conhecer e mapear as diversas realidades da advocacia do país e, a partir disso, fortalecer o trabalho de defesa e valorização da advocacia. As prerrogativas são direitos que os advogados possuem, indispensáveis para o livre exercício do seu papel social e o cumprimento de sua função, garantidos pela Lei nº 8.906/94.

Bandeira “Nós, que compomos a Seccional Sergipe, temos como bandeira inegociável a defesa das prerrogativas dos advogados. Ainda em janeiro de 2022, nomeamos, de maneira inédita, a diretoria da Comissão da Defesa das Prerrogativas, porque sabemos o quanto essa pauta é importante para o trabalho dos advogados, para a promoção da justiça e para a própria democracia. Nesse sentido, receber a caravana nacional, criada na gestão do presidente Beto Simonetti, reforça a atuação que temos tido, pois nos ajuda a difundir a cultura do respeito às prerrogativas e a debater novas formas de combate às violações”, explica Danniel Costa, presidente da OAB/SE.

140 casos Em Sergipe, no ano de 2023, a Comissão de Defesa das Prerrogativas da OAB/SE atendeu mais de 140 casos de violação das prerrogativas de advogados e advogadas. “São muitas situações de desrespeito aos advogados no exercício de sua profissão. Constantemente, nós somos acionados por advogados que foram impedidos de atuar, tiveram direitos negados, sofreram abuso de autoridade, agressões verbais e, até mesmo, físicas. São situações inadmissíveis que a OAB/SE combate veementemente”, ressalta o presidente da Comissão, Erick Furtado, que informa que no ano passado foram realizadas 23 reuniões com autoridades de todo o estado para combater à violação das prerrogativas.

 Urologistas da Rede Primavera participam de Congresso Internacional sobre Saúde Sexual Centenas de médicos e profissionais ligados à saúde, de várias partes do país, estiveram presentes na cidade de Orlando, nos Estados Unidos, e participaram nos dias 16 e 17/02, do Congresso “Testosterone Therapy and Sexual Dysfunction, promovido pela Harvard Medical School, sob a liderança do renomado Dr. Abraham Morgentaler, uma referência mundial no assunto.

 Ampliando conhecimentos Urologistas, endocrinologistas, geriatras, ginecologistas, psiquiatras, psicólogos, além de outros médicos que tratam de níveis baixos de testosterona e problemas de saúde sexual masculina e feminina, tiveram a oportunidade de ampliar os conhecimentos e mergulhar nas últimas descobertas sobre disfunções sexuais e terapia com testosterona. A Rede Primavera esteve representada pelos urologistas, Dr. Breno Amaral e o Dr. Diogo Smith, que irão trazer para os pacientes as mais recentes tendências, avanços e abordagens para revolucionar a saúde sexual e descobrir novas abordagens para o bem-estar íntimo.

Temas Durante os dois dias, várias temas foram abordados, como a deficiência de testosterona e seu tratamento em homens e mulheres e também e diversas outras questões sexuais. Estudos indicam que quase 40% dos homens com mais de 45 anos têm níveis de testosterona abertamente baixos, mas a educação nesta área é extremamente limitada. Da mesma forma, tem havido poucas oportunidades educacionais para abordar a disfunção sexual em homens e mulheres. Aproximadamente 40% dos homens e uma percentagem semelhante nas mulheres têm uma disfunção sexual ou outra. Na verdade, houve vários avanços terapêuticos fascinantes no tratamento da disfunção sexual em mulheres que receberam pouca atenção em outros eventos educacionais.

Referências mundiais De acordo com o urologista, Dr. Breno Amaral, foi um evento muito importante que trouxe todas as mais recentes publicações científicas em testosterona. “Além do contato com as referências mundiais no tema, pudemos trocar experiências com colegas discutindo casos do dia a dia de uma maneira multidisciplinar”, enfatizou Dr. Breno.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 Prefeito debocha de vereadores De um leitor atento: “E aquele prefeito que pediu penico, solicitando que os vereadores aumentassem o percentual do remanejamento orçamentário para 18%, agora debocha desses mesmos edis e apresenta um ofício, no mínimo, debochado, solicitando a retirada do veto. Veto é irretratável, isso é basilar no direito administrativo, e o STF já decidiu quando Bolsonaro solicitou de volta o veto aposto na época da pandemia e aquela Corte manifestou-se contrário, pois veto é irretratável.”

Assinatura de Acordo Coletivo de Trabalho No último dia 15 de fevereiro o SINTRAMARACAJU (Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral da Região Metropolitana de Aracaju) fez história, assinando o 1º ACT (Acordo Coletivo de Trabalho) com a CONAB. “Agradecimentos ao Superintendente Regional José Resende dos Santos e toda equipe da SUREG/SE, Flaviano Gomes dos Santos, Francisco Carlos Souza Santos, Edelzuita de Araujo Santos, Leandro Vinícius Soares Coelho, Flavio Neto, e ao companheiro Sandro Jadir de Albuquerque, da Federação Regional e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral, e também Vice-Presidente da CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros), mediador das negociações, e incansável em defesa dos interesses da Categoria”, registrou Raimundo Nonato,  presidente do SINTRAMARACAJU.

 

 Sobre Lula e a citação do holocausto  Do cidadão Wanderson Bastos Andrade: “O holocausto é a mais infame  cicatriz que traumatiza e  envergonha a humanidade. Dois  terços dos nove milhões de judeus  que viviam na Europa foram  assassinados: mais de um milhão  de crianças, dois milhões de  mulheres e três milhões de  homens. Além do povo judeu, foram mortos  ciganos, deficientes físicos,  homossexuais, poloneses,  prisioneiros de guerra soviéticos e  Testemunhas de Jeová. Pretender estabelecer um paralelo  entre esse torpe genocídio e a luta  por meio da qual Israel se defende  do terrorismo traduz um  comportamento sórdido e  moralmente corrompido.”

 

Rebeca Teixeita e Charlene Jesus lançam no próximo dia 27, projeto editorial “Sergipanos”

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br 

ESPECIAL

 Projeto editorial “Sergipanos” celebra a cultura e a história do estado

 Lançamento acontece no próximo dia 27, no Museu da Gente Sergipana

 Revelar os bastidores e trajetórias de personalidades e empresas que, por meio da sua atuação profissional, desempenham papel fundamental na economia, cultura e história de Sergipe. Este é o objetivo do projeto editorial “Sergipanos”, idealizado pela jornalista Rebeca Teixeira e pela relações públicas Charlene Jesus. Dividido em quatro seções (Advogados na busca diária por justiça; Arquitetos, Engenheiros e Construtoras que projetam um novo Sergipe; Empreendedores que movimentam a economia; Profissionais da Saúde que fazem a diferença) o livro registra o cotidiano daqueles que contribuem para o desenvolvimento do estado.

“Este livro se torna um registro valioso, capturando momentos e imortalizando o esforço e a dedicação da nossa comunidade”, destaca Rebeca Teixeira, uma das mentes por trás da organização da obra. “Unimos esforços para criar um compilado envolvente de histórias inspiradoras de pessoas e marcas, algumas amplamente conhecidas e outras que merecem ser descobertas”, complementa a jornalista.

 

Rebeca Teixeira e Charlene Jesus lançam no próximo dia 27, projeto editorial “Sergipanos”

Para além de um projeto profissional, “Sergipanos” é também a celebração de longos anos de amizade entre as organizadoras. “O livro surgiu para mim através de um convite feito pela minha amiga irmã Rebeca e se transformou em um projeto único e plural em nossas vidas”, conta Charlene Jesus. “Não imaginei que aquela menina que nasceu em Estância e veio para a capital conseguisse, próxima dos seus quase 50 anos, estar cercada de tantas personas incríveis, contando histórias fantásticas que certamente irão incentivar tantas outras pessoas a caminharem em busca da realização dos seus sonhos”, acrescenta a profissional.

A obra apresenta 33 textos que englobam uma grande variedade de perfis. São histórias únicas, com diferentes trajetórias e desafios, mas com algo em comum: a busca por fazer a diferença nas suas áreas de atuação e no estado. Sob a edição  editorial de Rebeca Teixeira, o material foi produzido pelos jornalistas Carluz Lima, Clara Dias, Malu Araújo, Sueli Carvalho e Valnísia Mangueira. Para completar, conta ainda com um prefácio de Ancelmo Gois, renomado jornalista sergipano, reconhecido principalmente pela sua coluna no jornal O Globo.

Para Malu Araújo, uma das colaboradoras do projeto, ter a oportunidade de contribuir para essa obra é uma experiência gratificante. “Sergipe é o estado que muito gentilmente acolheu a minha família vinda da Bahia e onde tive a sorte de nascer e viver a maior parte da minha vida. Participar deste livro só aumenta meu orgulho de ser sergipana”, conta.

“Sergipanos” será apresentado oficialmente ao público no dia 27 de fevereiro (terça-feira), às 20h, no Museu da Gente Sergipana. O evento contará com um coquetel de lançamento e um pocket show da cantora Sandyalê, uma das personalidades que teve a sua história contada na obra.

 

PELO TWITTER

 www.twitter.com/gdoweber

 Lula acertou na crítica, mas errou na forma.

O resto é militância…

 www.twitter.com/camilajarams

 Condenar os ataques do Hamas e, ao mesmo tempo, condenar a matança indiscriminada de palestinos em Gaza é uma questão de humanidade. Lula foi corajoso ao jogar luz ao que os dados já mostravam.

A cada dez mortes em Gaza, sete são de mulheres ou crianças. Israel não pode punir civis em seu rompante de defesa. O número de crianças palestinas mortas chega a 10 mil. É inaceitável.

 

Siga Blog Cláudio Nunes:

 Instragram

Twitter

  

Frase do Dia

“Raras são as pessoas que têm caráter suficiente para se alegrar com os sucessos de um amigo sem ter uma sombra de inveja.” Ésquilo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais