Temendo um racha antes da hora, governistas abortam reunião

Os governistas estão pisando em ovos para evitar o estouro da boiada. Maior prova disso foi dada ontem, quando o grupo optou por abortar uma reunião que visava tratar sobre o melhor nome para disputar a Prefeitura de Aracaju. A justificativa oficial para o adiamento foi uma viagem inesperada do governador Fábio Mitidieri (PSD) à Brasília. Ora, se houve esse imprevisto, por que não se anunciou uma nova data para a reunião? Na verdade, os governistas já perceberam que os seus próprios interesses pessoais são maiores do que o desejo de se encontrar um nome de consenso para ir ao baile eleitoral deste ano. A situação se complicou depois que lideranças do PSD e do União Brasil deixaram claro a disposição de rejeitar a pré-candidatura do secretário Luiz Roberto (PDT), nome tirado da manga da camisa do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT). Percebendo que não consegue convencer a maioria dos aliados de seu partido a apoiar o pedetista, o governador Fábio Mitidieri vai cozinhando o galo em banho maria, na esperança de conseguir um acordo que provoque menos estragos na canoa governista, pois caso isso ocorra o sonho de vitória vai por água abaixo. Marminino!

Empurrando com a barriga

Uma péssima notícia para Sergipe: A Petrobrás adiou em quatro meses o prazo para recebimento de propostas visando a contratação de dois navios plataforma (FPSO) para o programa Sergipe Águas Profundas (Seap). Esta é a segunda vez que a petrolífera empurra o edital com a barriga, atrasando ainda mais o início da exploração de gás e óleo no litoral sergipano. Localizado a cerca de 100 quilômetros da costa, o Seap conta com dois módulos, cada um com um FPSO. O prazo para apresentação de propostas terminaria ontem. Com o adiamento, as propostas poderão ser apresentadas até 14 de junho próximo. Isso se não houver outro adiamento. Ah, bom!

O passado lhe condena

A pré-candidatura a prefeita de Aracaju, de Yandra de André (União), terá que convencer os próprios aliados de que em sendo eleita, André Moura (União) não seria, de fato, o prefeito da capital. Para quem não lembra, o pai da fidalga foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal a oito anos de cadeia por peculato, desvio e apropriação de recursos públicos, além de associação criminosa. Aliado de Yandra, o senador Alessandro Vieira (MDB) não se cansa de afirmar que “não há possibilidade de eu injetar minha energia, meu esforço, num projeto que entregue o cofre de Aracaju para André Moura”. Misericórdia!

Ficou pra depois

E os petistas de Aracaju deixaram para outra ocasião a escolha do candidato à Prefeitura. Sem nomes de peso para a disputa eleitoral deste ano, a turma da estrela vermelha terá que escolher entre o advogado Clóvis Barbosa e a jornalista Candisse Carvalho, que vem a ser cara-metade do senador Rogério (PT). Há quem garanta que nem o causídico nem a comunicadora – ambos cristãos novos na legenda – conseguirão convencer a grande maioria dos petistas a se engajar na campanha eleitoral. Ou seja, tal qual aconteceu em 2020, o PT tem tudo para dar com os burros n’água agora em 2024. Cruz, credo!

A mulher do padre

A população de Nossa Senhora do Socorro ainda não entendeu direito essa história sobre a “separação” do prefeito Padre Inaldo (PP) e a deputada estadual Carminha Paiva (PP). Quando foi às urnas em 2022, o eleitorado socorrense jurava que estava votando na mulher do padre, porém agora andam espalhando que o reverendo e a parlamentar tiveram apenas um leve namoro, coisinha tola. Segundo as línguas ferinas de Socorro, essa conversa sem pé nem cabeça visa legalizar a candidatura de Carminha a prefeita daquele município. Resta saber se a Justiça Eleitoral vai acreditar que o padre e a deputada não são casados de fato. Só falta alguém mais esperto jurar com a mão na Bíblia que a relação entre o prefeito e a deputada não passou de um conto do vigário. Home vôte!

E tome circo!

E quem acha que Carnaval agora só em 2025 pode preparar a fantasia para se esbaldar no Lagarto Folia 2024. A Realização da micareta foi confirmada durante reunião entre o festeiro governador Fábio Mitidieri (PSD) e os irmãos pedessistas Fábio e Sérgio Reis.  No encontro, o chefe do Executivo garantiu a estrutura para o evento que ainda não tem data definida para acontecer. Segundo o deputado estadual Sérgio Reis, os lagartenses serão animados por artistas e bandas de renome nacional. Quem pode, pode, quem não pode se sacode!

Prepare o bolso

A água tratada vendida pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) ficará ainda mais cara a partir do próximo dia 1º. Atendendo um pedido da estatal, a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese) autorizou um reajuste de 4,04% no metro cúbico da água consumida pelos sergipanos. Apesar desse aumento, a Deso não oferece qualquer garantia de que não vai faltar água nas torneiras. Ou seja, mesmo pagando caro pela água, os sergipanos continuarão padecendo com as constantes interrupções no fornecimento. Só Jesus na causa!

À espera da janela

Corre o risco de perder dinheiro quem apostar em quais partidos estarão os políticos de Aracaju nas eleições deste ano. Muitos aguardam ansiosos a abertura da chamada “janela partidária” – prevista para o período de 7 de março a 5 de abril – para pular a cerca, mudar de sigla com a mesma facilidade como trocam de camisa. Os pré-candidatos a prefeito e vereador vão precisar ter muita sensibilidade na hora de trocar de legenda para não acabar naufragando nas urnas, como aconteceu em 2020 com muita gente que se achava boa de voto e perdeu as eleições. Arre égua!

Luto

O corpo do ex-deputado estadual Américo Alves, 93 anos, está sendo velado no Cemitério Colina da Saudade, em Aracaju, onde será sepultado às 10 horas de hoje. Segundo a família, ele morreu ontem, de causa natural. Nascido em Japaratuba, Américo Alves ocupou uma cadeira na Assembleia por dois mandatos. O ex-parlamentar era um reconhecido desportista, tendo presidido a Federação Sergipana de Futebol em duas ocasiões. O presidente da Assembleia, deputado Jeferson Andrade (PSD), decretou luto oficial por três dias em sinal de pesar pela morte de Américo Alves. Descanse em paz!

Grana a mais

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) levou pessoalmente à Câmara de Vereadores de Aracaju o Projeto de Lei reajustando os salários dos conselheiros tutelares dos atuais R$ 1.972,08 para R$ 4.000,00. Ao entregar a propositura ao presidente do Legislativo, vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), o pedetista lembrou ter prometido a melhoria salarial durante a posse dos conselheiros tutelares. Nogueira ressaltou que com a aprovação deste projeto, os conselheiros aracajuanos estarão entre os mais bem pagos do país. Então, tá!

Direita, volver!

Após ter passado pelos PCdoB e PDT, o vereador aracajuano Isac Silveira aguarda a janela partidária para ingressar no União Brasil, partido direitista presidido pelo ex-deputado federal André Moura e que tem entre seus filiados o deputado federal bolsonarista Rodrigo Valadares. Isac confessou que até pensou em se filiar ao PT, porém encontrou resistência do time vermelho. Também pudera: em 2022, o vereador preferiu apoiar o candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) a votar no petista Rogério Carvalho. Aff Maria!

Recorte de jornal

Publicado no Jornal aracajuano A Notícia, em 29 de janeiro de 1897
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais