Segurança: mais questionamentos

Os problemas na segurança pública são muitos, ontem este jornalista apenas enfatizou os da PM, todavia existem os mesmos problemas, guardadas as devidas proporções, na Polícia Civil, Perícia e Bombeiros. Foram vários e-mails e comentários sobre o assunto. O blog “pincelou” algumas informações repassadas.

Na polícia civil o que se percebe de forma mais acentuada é a falta de distribuição proporcional de policiais entre interior e capital. Abandono das delegacias do interior, pratica comum para a PM se deslocar pra registrar ocorrência na capital, durante os finais de semana índices  de elucidação de crimes muito baixos, a exceção de crimes de grande repercussão. A concentração de delegados na capital é alta em detrimento do interior.

Sobre a insenção sobre a isenção de responsabilidade da cúpula da segurança pública, muitos leitores não concordaram, a responsabilidade por apresentar políticas públicas na área é justamente dos gestores o que não vem ocorrendo. Alguns também não viram nada de heróico esforço de nenhum gestor, pois as práticas antigas continuam as mesmas, principalmente sobre o emprego de policiais e bombeiros em funções distintas das previsões constitucionais.

As queixas foram grandes também no tocante a priorização em investimentos na polícia civil em detrimento da polícia militar e corpo de bombeiros.  Alguns deram como exemplo, a construção e reforma de unidades policiais. Nenhuma unidade da PM foi construÍda ou reformada em quase 5 anos de governo, dos bombeiros idem. já a polícia civil foi aquinhoada com construção de bastante prédios, o que é necessário em alguns municÍpios colocaram a unidade da PM dentro da delegacia e deram o nome de centro integrado de integrado não existindo nada, nem informações nem dados são compartilhados.  Unidades de policia militar e civil, alem dos bombeiros devem ser criadas por lei, pois geram despesas e aumento de pessoal: precisa ser advogado para saber disso?

A falta de planejamento para aplicação de verbas em combustível e viaturas, isso é o básico de um policiamento ostensivo, também foi alvo de critica dos leitores.

Outra questão importante levantada por um membro da SSP: tem que haver planejamento para contratação de pessoal também, não adianta fazer concurso para 1500 PMs e 500 PCs, a escolas de polícia não tem condições de absorver essa quantidade de alunos serão mais uma vez mal formados. O concurso para policial e bombeiro tem que se dar de forma continuada. Necessita-se de servidores civis para as funções administrativas da SSP.

mais uma vez bato na tecla da falta de planejamento, repito desafio qualquer gestor da SSP, e até mesmo o Governador a apreentar qual a política pública voltada para a segurança pública que está sendo desenvolvida. apresente o planejamento estratégico da SSP. esse pode até existir, mas se existir só é de conhecimento do secretario e de seu assessor responsável pela pasta

Pelo que o blog percebeu dos e-mails e comentários enviados por policiais da SSP os profissionais da segurança pública estão altamente desmotivados, por terem seus direitos constantemente violados. Os delegados são constantemente transferidos de delegacia, comandantes de PM da mesma forma, não existe espaço nem tempo para que os chefes de policia locais façam planejamentos. Na  PM, por exemplo, pelos comentários recebidos não é o excesso de coronéis que impede que o comandante geral comande sua instituição, é justamente pela falta de pulso do comando, pela falta de exemplo, que a indisciplina reina na PM há algum tempo.

Outra informação repassada: os dados estatísticos são guardados a sete chaves, nem delegados, nem comandantes de PM tem acesso. Como planejar sem informações?

Pelo que o blog percebeu apesar de todos os investimentos a onda de violência em Sergipe não é causada apenas pela falta de estrutura na segurança pública, principalmente na área de pessoal, mas pela falta de interação entre as ações das diversas secretarias que o estado possui e que afeta diretamente a qualidade de vida da população e em alguns casos aumentando a sensação de insegurança.

O blog continuará o debate com o objetivo de ajudar a encontrar caminhos para melhorar a segurança em Sergipe. A imprensa não pode apenas criticar, mas ajudar na busca de soluções.

Ainda segurança
Um dos e-mails recebidos: “Muito interessante a nota veiculada em seu blog de hoje (ontem,19) postado pelo Delegado Alessandro Vieira. O que precisa ser levantado é qual a relação legal entre quantidades de habitantes x policial. O crescimento populacional deveria garantir automaticamente o acréscimo de sua força de segurança. Hoje, tendo o segundo maior salário do Brasil e uma frota de veículos significativa, a menos que exista a falta de armas, munição, fardamento,alimentação, manutenção e combustível, não se justifica a falta de combate do crescimento da criminalidade. Segundo o Delegado o comando tira água de pedra, sendo portanto dedicado ao extremo”.

Eleições em Santo Amaro das Brotas
Um nome que vem aparecendo como um forte candidato a Prefeitura de Santo Amaro das Brotas é o do Engenheiro Bosco. Empresário, gerador de emprego e renda no Município, o engenheiro está viabilizando a reabertura do Estaleiro Porto das Redes para gerar cerca de 1000(um mil) empregos na região. Em se concretizando este feito, se tornaria um candidato forte. O povo já cogita seu nome entre os possíveis. Santo Amaro precisa de um administrador, alguém com visão que possa alavancar o município, que parece parado no tempo.

Um novo nome para Frei Paulo
O clima de campanha pré-eleitoral já tomou conta também do município de Frei Paulo, no Agreste sergipano. Tudo graças a decisão de Antônio Porfírio em concorrer a candidatura pela gestão municipal. Bastante conhecido na comunidade por causa de suas ações ligadas a cultura da região, Porfírio, que é presidente do PSB no município, aparece com uma base forte, apoiada pela colega de partido, a deputada Maria Teles de Mendonça.

Mudanças
O nome de Porfírio surge em boa hora, já que desde os anos 70 a gestão de Frei Paulo vem alternando entre as famílias do atual prefeito, José Arinaldo de Oliveira (DEM), e a dos Soares, encabeçada pela viúva do antigo líder político, José Soares, ainda bastante respeitada na região. Bacharel em direito, escritor por vocação e atualmente gerente administrativo da Codevasf, Porfírio já desenvolveu diversas ações que destacaram o município no cenário cultural de Sergipe, dentre elas a criação do Museu do Cangaço no povoado Alagadiço.

Antigo Hidroviário: demolir é a solução
O Governo Estadual vem enfrentando um desgaste desnecessário por conta do abandono do antigo terminal hidroviário localizado na rua da Frente. Há alguns anos foi colocada no local uma placa que ali seria um departamento da SSP. Nada foi feito. Não seria melhor demolir por completo e fazer um largo para contemplação do rio Sergipe e a Barra dos Coqueiros?

Charge aumenta polêmica entre Gilmar e Vereadores                                                                              

 Charge mostra Gilmar comendo nas mãos dos Amorins.

A charge publicada na primeira página do Jornal do Dia deste sábado, 20, está causando uma grande repercussão. A charge aborda a polêmica da semana, onde o radialista e deputado Gilmar Carvalho chamou os vereadores de comparsas do prefeito por apoiarem o veto ao projeto do aliado dele, o vereador Jailton Santana. A charge mostra Gilmar chamando "bando de comparsas de prefeito" e uma mão ao lado onde Gilmar está literamente, comendo, com o nome na roupa "Amorins". E agora? Certamente Gilmar não deixará barato.

Subcomissão Rio+20
O deputado federal Márcio Macêdo (PT) foi eleito vice-presidente da Subcomissão Especial para acompanhar as atividades preparatórias da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá em julho de 2012, no Rio de Janeiro. A subcomissão é ligada à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da qual o parlamentar é membro titular.

Rua Benjamim Constant
Após concluir o revestimento do canal da Avenida Juscelino Kubitscheck, na zona norte de Aracaju, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Infraestrutura, está recuperando o pavimento asfáltico da Rua Benjamim Constant. Sob a via foi construída a parte submersa do canal que faz a ligação entre as avenidas Euclides Figueiredo e Efren Fontes. A pista foi danificada para a realização de mais uma obra do programa ‘Sergipe Capital’, mas já está sendo devidamente recuperada.

Fundat firma parceria com o Setransp
A Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), firmaram na sexta-feira, 19, parceria para beneficiar 160 cidadãos que frequentarão os cursos ofertados pela fundação  na área da construção civil. A assinatura do Termo de Cooperação aconteceu no gabinete da presidência da Fundat.

Curso
Já na próxima segunda-feira, 22, serão iniciados os cursos de pedreiro e assentador de cerâmica. As aulas serão ministradas no Ginásio do Sesi, sediado no Conjunto Augusto Franco. A Fundat está fechando o ciclo de parcerias visando incrementar as ações dos programas de Qualificação Profissional e Empregabilidade.

Aperipê Apoia Mostra Kieslowski
Com apoio cultural da Fundação Aperipê e realização do Sesc – Serviço Social do Comércio, acontece de 22 a 31 de agosto a Mostra de Filmes Krzysztof Kieslowski. Considerado um dos maiores vultos da cultura polonesa, o diretor é responsável por uma filmografia extensa, dividida em duas fases distintas: a polonesa, com destaque para a filmografia centrada no regime militar do governo da Republica Popular Polonesa; e a francesa, que deu mais prestígio e visibilidade ao criador da Trilogia das Cores.

DO LEITOR

Saída de militante do PT de Graccho. Simples esclarecimento
Do leitor Emílio Faro: “Causou-me estranheza uma nota publicada na última quinta, dia 18/08/2011, sobre a saída de um histórico militante do PT de Graccho Cardoso, protocolada no dia 15/08. Conheço a política de Graccho e gostaria de trazer novas informações sobre a saída do José Adeilson do PT. Pelo que sei, o histórico dele no partido não condiz com o que foi colocado. Ele ficou um bom tempo afastado da militância porque preferiu votar em candidatos de outros partidos, isso nos anos 90. Só retornou após a primeira vitória de Lula, quando o PT passou a ser governo. Quando Déda foi eleito governador, assumiu a direção do hospital regional de Glória, indicação do PT de Graccho. Ficou no cargo por mais de três anos e nunca reclamou da elite dirigente, até porque  fazia parte da direção do partido no município. Creio que nunca disputou nenhum cargo eletivo. Não participou da campanha de reeleição de Déda, estava fora do governo, e votou em João das Graças e Almeida Lima, mesmo o PT possuindo vários candidatos a deputado estadual e federal. Achei que ele estava fora do PT desde essa época. Não acredito que sua saída do PT seja por afastamento do partido de suas bases, mas, pelo afastamento do cargo que possuía. Será que se tivesse continuado no hospital teria protocolado desfiliação? Se no PT tiver mais filiados oportunistas, não farão falta nenhuma quando se desfiliarem”.

Itaporanga:Prefeitura alugar casarão que mais lembra Brogodó                                                                    

E-mail recebido de um servidor municipal: Os cofres públicos da cidade de Itaporanga estão fazendo inveja a qualquer outro município a prova disso é o aluguel de um enorme casarão há anos fechado de propriedade da família do ex-governador Arnaldo Garcez, na cidade os boatos é de que a prefeitura esta cheia de dinheiro e que lá o senhor prefeito fará um centro administrativo outros afirmam que será a sede da secretaria de ação social. De uma coisa tenho certeza alguém esta assistindo demais a novela cordel encantado e querendo tirar da ficção a tal Brogodó. Um casarão que, mas parece um palácio mim faz lembrar o prefeito Patácio que desde inicio da novela deseja inaugurar um gerador de energia sem sucesso, mas diferente da ficção o senhor prefeito de Itaporanga ira inaugurar em breve já que as obras já foram iniciadas uma praça em um local que liga nada a lugar algum ao lado de um curral e nos fundo de um pré-escolar a praça da juventude hoje já batizada pela comunidade de ?Praça do abandono ou Praça da maconha? e tenho certeza que quando decidir o que será esse casarão ira fazer uma grande festa com vários fogos, digna de uma ficção, coisa de cinema, mas mim diz uma coisa em Brogodó tem vereadores? Será que alugar um casarão ira trazer alguns benefícios aos munícipes? O dinheiro disponível pra pagar esse aluguel se transformado em saúde ou educação não seria mais útil? As belas acomodações desse casarão quem irá usufruir? No município tem outras prioridades ou o aluguel é a mais importante? Quais os pré-requisitos pra alugar um imóvel à prefeitura?”

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. Cora Coralina, escritora brasileira nascida em 20 de Agosto de 1889.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais