Obras e a luta Quixotiana

O empresário Luciano Barreto, proprietário de uma das maiores construtoras de Sergipe, a Celi, poderia apenas ficar na comodidade de gerenciar seus negócios de sucesso, deixando de lado algumas preocupações que são em sua grande parte, dos pequenos e médios empresários responsáveis por centenas de obras em todo país.

Há alguns anos, depois de mostrar não só para a sociedade sergipana, mas também para o empresariado que é preciso também fazer a sua parte na área social, com a criação do Instituto Luciano Barreto Júnior (responsável pela qualificação de centenas de jovens sergipanos, gratuitamente e sem dinheiro público), o empresário Luciano Barreto ajudou na fundação da Associação Sergipana de Empresários de Obras públicas e Privadas – Aseopp, que hoje é referência nacional no debate, não só pela melhoria das obras, mas buscando alternativas viáveis e legais para que as obras públicas tenham preço justo e qualidade. Onde toda a cadeia ganhe e principalmente o consumidor final: a população brasileira.

Aqui o debate não é para aqueles que têm empresas fantasmas ou entram em concorrências, apenas para conseguir um jeitinho de ganha dinheiro público fácil. Aqui o debate é para a grande maioria do empresariado da construção civil responsável pelo alto índice de geração de emprego e renda em todo o país.

Nesta luta quixotiana, que vem recebendo adeptos em todo país, Luciano Barreto já participou de debates nos quatro cantos do país. E seu discurso não é em defesa apenas do pequeno e médio empresário, mas em defesa do dinheiro público, quando alerta para o atraso em obras, fiscalizações sem critérios técnicos, que paralisam as obras e causam um prejuízo enorme ao erário.

E em muitas obras tudo começa na elaboração do projeto pelo poder público, que não colocam todos os detalhes, passando pelo atraso em pagamentos e fiscalizações da Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União que muitas vezes não são feitas por engenheiros.

Na semana passada Luciano Barreto voltou a levantar o tema por conta dos atrasos do pagamento de algumas obras em Sergipe. Foi à emissoras de rádio, programas de televisão e jornais e voltou a levantar o seu ponto de vista. E sempre deixando claro que defende um controle rigoroso nas obras, mas levando em consideração todos os itens e não apenas o preço. Deu como exemplo os preços de obras de implantação do esgoto da Deso, onde os preços estão baixo em cerca de 30% e empresas de Estados vizinhos vieram para cá sabendo que não poderiam cumprir com o contrato. E o final todo mundo está vendo nas ruas de vários municípios sergipanos, principalmente em Aracaju.

Luciano defende também punição para as empresas que não atuam corretamente, mas lembra que o poder público precisa fazer a sua parte. E também que é preciso apenas adequar preço a qualidade da obra. E que o poder público pague corretamente sem atrasos e que puna o empresário que não agir corretamente.

Alguns amigos e empresários grandes de todo país aconselham a Luciano Barreto a abandonar essa luta pelos pequenos e médios empresários. Lembram que ele lutou muito para conquistar o referencial que é hoje em todo país no mercado da construção civil.

Mas assim como fez na área social, onde ajuda diariamente a centenas de jovens conquistarem seus sonhos, Luciano Barreto entende que essa luta não é apenas da construção civil. É uma luta voltada para a boa aplicação dos recursos públicos. Afinal quem ganhará com uma obra bem feita, com qualidade e preço justo?

Vizinho incômodo I
Deu na coluna Painel da FSP, do domingo, 13: Ao mapear os conflitos com aliados na formação dos palanques de 2012, o PT concluiu que, hoje, sua maior dor de cabeça é o PSB. Em praças importantes, como Recife e Belo Horizonte, o entendimento com a sigla de Eduardo Campos parece cada dia mais distante.

Vizinho incômodo II
Na capital pernambucana, onde o governador ameaça lançar o ministro Fernando Bezerra (Integração), o PT sustenta ser quase impossível não ter candidato a uma prefeitura que o partido ocupa há três mandatos. Em BH, o vice petista Roberto Carvalho está em rota de colisão com Márcio Lacerda (PSB). A direção nacional recomendou um "mergulho" às lideranças mineiras.

Vizinho incômodo III
Aqui entre nós Durante recente conversa palaciana na qual os temas administrativos deram lugar à discussão política, alguém mencionou o nome de Eduardo Campos e Dilma disse não saber "qual é a ambição dele, o que ele vai querer em 2014".

Observatório de Sergipe: portal será lançado hoje
Com o objetivo de subsidiar a elaboração de políticas públicas no Estado, disseminando dados e informações sobre a realidade do espaço geográfico e a sociedade sergipana, a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) – por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes) – apresentará  hoje, 14, às 8h30, no Auditório da Seplag, o portal Observatório de Sergipe à imprensa e convidados.

Dados socioeconômicos
No portal do Observatório de Sergipe, todos os cidadãos contarão com uma base de dados socioeconômicos, dentre outros temas, para consulta e download de pesquisas e estudos elaborados pela Supes. Nele, o usuário pode acompanhar a situação da economia sergipana através de um painel de indicadores mensais; fazer um tour virtual por áreas mapeadas em alta escala no estado, com recursos de tecnologia 3D (distribuição óculos de visualização a partir de Novembro); consultar dados de economia sobre o produto interno bruto (PIB) estadual e municipal; consultar mapas temáticos e cartogramas sobre demografia, indicadores socioeconômicos, produção agropecuária, planejamento e gestão de políticas públicas, recursos naturais, regionalizações e divisões territoriais, dentre outros temas; consultar e baixar artigos, notas técnicas e outras publicações; consultar o acervo cartográfico estadual; acompanhar a evolução diária dos principais índices e cotações para a economia nacional.

Audiência Pública: intolerância religiosa e liberdade de culto
No mês da Consciência Negra, a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, com o do Centro de Tradição Afro-Brasileira – CETRAB/S o Fórum Sergipano das Religiões de Matriz Africana, estará realizando na próxima quarta-feira, 16, às 9h, no auditório da OAB em Aracaju, a 1ª Audiência pública sobre Intolerância Religiosa e Liberdade de Culto.

Fortalecimento das Defensorias I
O subdefensor público geral, Jesus Jairo Almeida de Lacerda, participou das negociações no último dia 8, em Brasília, para aprovação de projetos que irão beneficiar as Defensorias Públicas de todo país. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou projeto que assegura condições para que as Defensorias Públicas de cada Estado possam exercer autonomia funcional e administrativa prevista na Constituição.

Fortalecimento das Defensorias II
O projeto que muda a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF),  vai reduzir de 49% para 47% as despesas com pessoal do poder executivo de cada Estado e a diferença de 2% passa a ser o teto da Defensoria para pagamento da folha. Com isso, as instituições passarão a ter mais recursos para contratar e melhorar o salário dos seus servidores. Já o Projeto de Lei 7.412/2010 – que dispõe da utilização de depósitos judiciais pelo Judiciário, Defensoria Pública, Ministério Público e Procuradorias Estaduais – aprovado pela Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados, Jesus Jairo explicou que a Defensoria Pública passará a utilizar 10% dos recursos provenientes de depósitos judiciais, utilizados hoje somente pelo poder judiciário.

Fortalecimento das Defensorias III
A aprovação dos projetos e comissões mostra o quanto o Congresso Nacional está atento aos interesses das Defensorias Públicas. "O Congresso tem aprovado tudo que vem fortalecendo a Defensoria Pública do Estado, trazendo mais recursos para modernização e aparelhamento, consolidando cada vez mais a sua independência e levando dignidade para os assistidos, pois Defensoria forte é cidadão digno", enfatizou.

PELO TWITTER

www.twitter.com/jsantana61 As sucessivas quedas de ministros fortalece Dilma e a democracia, e enfraquece partidos que fazem uso reprorrável dos espaços de poder.

www.twitter.com/netodograccho É absurdamente baixo o salário da PM-RJ. Na Sociedade dos meus sonhos Médico, Professor e Policial estariam no topo da pirâmide social.

www.twitter.com/glauco_vinicius Uma amiga que pesquisa preços em todos os supermercados de Aracaju me disse que o mais barato é o Bompreço do São José. #ficadica

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
"A qualidade nunca se obtém por acaso; ela é sempre o resultado do esforço inteligente." John Ruskin.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais