O direito e a corrupção silente

Como faz quase todos os sábados, o blog publica hoje um artigo de um dos leitores. Leia o artigo do bacharel em direito, Ailton Francisco da Rocha:

O Brasil chegou ao fim de 2011 como a sexta maior economia do mundo, ultrapassando a Inglaterra. Até 2015, de acordo com as projeções mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI), o PIB brasileiro deverá também superar o da França, tornando-se então o quinto maior do mundo. No entanto ainda serão necessárias décadas até que o país possa alcançar um padrão de vida similar ao das nações desenvolvidas.

No ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o Brasil ocupa apenas a 84ª posição.  Num ranking da ONU sobre a qualidade do ensino, o Brasil ocupa o 88º lugar. Apenas 10% dos municípios contam com leitos de UTI. Cerca de 11 milhões de brasileiros ainda vivem abaixo da linha de pobreza.

Neste cenário, entre os tantos desafios, o Brasil dentro de uma governança eficaz terá que melhorar sensivelmente os serviços em educação, saúde, segurança, diminuir a concentração de renda, melhorar consideravelmente a infraestrutura, usar os recursos naturais com a máxima eficiência e combater ostensivamente a corrupção, e é neste ponto que focarei este ensaio. Estima-se que a corrupção suga a cada ano perto de R$ 10 bilhões no Brasil. O fenômeno assume no país características endêmicas.

Corrupção é um problema antigo que tem recebido, nos últimos anos, uma atenção global destacada, chamando a atenção, tanto de organismos públicos como de privados, dos meios de comunicação, dos formuladores de políticas públicas, bem como do conjunto da sociedade civil, acerca das suas formas de atuação, seus determinantes e seus efeitos para a sociedade. Corrupção é um problema de governo. Mais precisamente, corrupção envolve a ação racional de burocratas que possuem um poder de monopólio sobre a oferta de um bem ou serviço público, ou ainda, o poder.

A sociedade brasileira há muito tempo vive conformada com a prática da corrupção no setor público, acreditando ser inevitável a impunidade produzida por um sistema de sancionamento que se foi enferrujando com o passar do tempo e que cada vez menos acompanhava a complexidade maior das relações sociais e de seus desvios.

Com a revitalização das instituições democráticas, progressivamente vai-se tecendo enorme e complexa teia de sistemas e personagens para o exercício do controle da Administração Pública. Além do povo e da Imprensa, merece destaque o Ministério Público, elevado a inédito patamar de responsabilidade no Brasil pela Constituição de 1988, Instituição que já tinha sido municiada pela Lei n. 7347/85 (Ação Civil Pública), cabendo-lhe, pelos termos expressos da carta política, a defesa do patrimônio público, para o que foram promulgadas regras infraconstitucionais diversas, merecendo destaque as Leis n. 8429/92 (Improbidade Administrativa) e Lei Complementar n. 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

A questão fundamental é a busca pelos caminhos punitivos mais adequados para a corrupção no Brasil, isto é, de um Direito Penal plenamente eficaz, apto à proteção do bem jurídico que se propõe a tutelar, em perfeita sintonia com os demais ramos do Direito e suas ferramentas sancionatórias paralelas. As perspectivas criminológicas são importantes, uma vez que podem definir as específicas causas desta criminalidade que abala os alicerces do Estado Democrático de Direito.

A melhor forma de controlar a corrupção é a punição exemplar dos envolvidos. A prisão e, sobretudo, o confisco de patrimônio são as penas mais indicadas aos corruptos, afirma o Promotor de Justiça de São Paulo Roberto Livianu, autor do livro Corrupção e Direito Penal – um diagnóstico da corrupção no Brasil (Editora Quartier Latin). Para ele, a sensação de impunidade tem sido um dos principais fatores de incentivo ao crime.

É necessária a realização das reformas política e do judiciário. A falta de fidelidade partidária transforma as legendas em marcas de propaganda para eleição e não cria vínculos com linhas ideológicas, transformando mandatos políticos em mercadoria para negociatas. Por outro lado, a legislação brasileira guarda armadilhas para atrasar julgamentos e punições de casos emblemáticos.

Apesar de descartada a possibilidade de eliminar totalmente a corrupção, há diversos caminhos que permitiriam mantê-la sob controle. A corrupção é um fenômeno político e social extremamente antigo que está presente na história da humanidade em diversos lugares sob formas diferentes. Corrupção se controla com uma série de medidas e ações estratégicas.

Uma delas é a necessidade de estabelecer um acordo de cooperação com outras nações a fim de policiar as remessas de dinheiro desviado para paraísos fiscais. Outro envolve mudanças culturais, que levem a sociedade a cultivar valores éticos voltados mais para as necessidades coletivas que para os interesses particulares.

Vivemos no Brasil uma crise ética profunda e que se manifesta na falta de uma linha divisória entre a esfera pública e a privada. É preciso saber que corrupção não se combate na base do improviso. São necessários planos objetivos de curto, médio e longo prazo, com vontade política por parte do Estado.

A principal pena que deve ser usada é a perda de patrimônio. Além do trabalho da Justiça para recuperar o dinheiro desviado, tem que haver um trabalho para fazer com que o autor da conduta tenha o patrimônio confiscado.

É extremamente importante avançar na reforma do Judiciário. Temos uma parafernália de recursos que eternizam os processos. Os julgamentos demoram e essa Justiça lenta causa a sensação de impunidade. Além disso, muito se tem falado sobre a reforma política, que em matéria de corrupção é absolutamente vital. Os mandatos parlamentares se tornaram bens privados, bens de mercado e são basicamente comercializados como bens na bolsa de valores. A maioria dos nossos parlamentares não tem vínculo nenhum com os partidos, não existe fidelidade partidária e relação com ideologia. Os países mais avançados em termos de democracias sólidas têm sistema de partidos bem estruturados, com obrigações e regras rígidas em relação à fidelidade partidária, coligações, prestações de contas, contribuições.

A lei muitas vezes tem um caráter abstrato. Muitas vezes, ela é uma forma de o Estado lavar as mãos e mostrar que está punindo, quando deveria prevenir a corrupção. O infrator precisa sentir que sofrerá as conseqüências se infringir a lei.

“A Democracia”
Ontem, 13, o Sintese revelou em nota pública o desejo de judicializar ações contra este Jornalista em face de comentários postados neste blog. O Interessante disso tudo é que um Sindicato que diz pregar a "democracia", é o primeiro a agir com tirania no que concerne ao livre pensamento crítico construtivo. Para o Sintese, somente as suas idéias são legítimas e representativas do interesse coletivo. Não há espaço, em seu pensamento, para dissensos ideológicos. Uma pena que pense e atue assim.

Palavras não correspondem aos fatos
Vale para o Sintese a máxima do grande poeta Cazuza que diz: "Tuas palavras não correspondem aos fatos". Mas, conforme noticiamos anteriormente, este espaço não irá se intimidar e nem capitular diante das críticas e intimidações que vem experimentando. Ao contrário, vai continuar firme e perseverante na busca de um ensino público de qualidade.

MP, qualidade e desempenho
Prova disso é que o titular deste espaço vai ingressar com uma representação junto aos Ministérios Públicos Estadual e Federal no sentido de exigir dos mesmos uma providência no tocante à melhoria na qualidade do ensino público em todos os seus níveis, requerendo, sobretudo, que seja cumprido aquilo que diz a Constituição Federal no tocante à eficiência dos serviços públicos, nomeadamente os relativos à educação, bem assim no que tange à exigência de avaliação periódica de desempenho dos professores. Somos a favor de que esta categoria seja bem retribuída vencimentalmente, mas também somos defensor de que preste um serviço público educacional de qualidade.

Solidariedade
O blog agradece a solidariedade de vários colegas da imprensa e leitores.  O assunto será tratado agora na Justiça, até porque muita gente sabe o que é litigância de má fé. E neste caso está sendo usada contra o exercício profissional. O blog também tomará as devidas providencias judiciais pedindo a inversão do pólo passivo.

É mais fácil processar jornalista. E o conselheiro do TC, falou a verdade?
Na edição do Jornal da Cidade dos dias 3 e 4 de Julho do ano passado foi publicado um artigo do advogado e conselheiro do TCE,  Clóvis Barbosa, com o título “Fora de órbita” onde analisou um ato realizado pelo Sintese em frente a AL, onde fizeram uma fogueira e tocaram fogo em bonecos que representavam vários deputados. O artigo foi forte e duro com o sindicato, mas parece que tudo que ele escreveu era verdade, já que o Sintese, neste caso não ingressou na Justiça por danos morais. Ou será que pesou o fato dele ser conselheiro do TCE?

Inquisição, morte na fogueira
“O que leva um grupo de servidores públicos relembrar um dos episódios que mais envergonha a humanidade: morte na fogueira! A simbologia retratada pela imagem de deputados e governador travestidos em bonecos de panos e queimados em praça pública sob os olhares frenéticos e odiosos, aos gritos lancinantes de satisfação, nos faz acreditar que continuamos vivendo numa baderna generalizada, onde o absurdo e o ridículo se entrelaçam numa fulgurante aliança e que desboca na incivilidade. E olhe que essa prática de queimar pessoas na fogueira foi abolida há mais de dois séculos, sendo considerada uma das páginas mais abjetas da história da humanidade”, escreve Clóvis em um dos parágrafos.

Atrocidades cometidas
Em outro parágrafo Clóvis diz: “A literatura é riquíssima em mostrar as barbaridades ocorridas num período de 300 anos, onde a inquisição mandou e desmandou. Pena que grande parte dos documentos desses tribunais se perdeu e o número verdadeiro de todos esses assassinatos nunca será revelado. De qualquer modo, tratou-se de uma experiência sombria, horripilante e vergonhosa para a civilização e para todos nós que somos cristãos. Assim, recuso-me a aplaudir manifestações, mesmo simbólicas, como aquelas de queimar vivas na fogueira autoridades coroadas com o manto da escolha popular. Faço minha as palavras do jornalista Vladimir Herzog, brutalmente torturado e morto pela ditadura militar instalada no País em 1964: “Quando perdemos a capacidade de nos indignar com as atrocidades cometidas contra os outros, perdemos também a nossa condição de seres humanos”. Para quem quiser ler todo o artigo: http://clovisbarbosa.blogspot.com/search/label/Artigos%20Pessoais?updated-max=2011-10-26T10:13:00-02:00&max-results=20

Greve terceirizados
O blog recebeu e-mails de funcionários de empresas terceirizadas que prestam serviço ao Estado informando que podem entrar em greve na próxima semana por conta de salários atrasados.

Sistema da Sefaz sem funcionar
Segundo um dos e-mails a  justificativa é que o sistema da Secretaria da Fazenda só voltará a fazer pagamento a partir do dia 25 de janeiro e o repasse para empresas está atrasado, não só para os terceirizados, mas também os fornecedores. Em um ano eleitoral essa desculpa é excelente como cabo eleitoral da oposição.

Centro Empresarial em Tobias Barreto
O governador em exercício, Jackson Barreto visitou na última sexta-feira, 13, em Tobias Barreto, a obra do Centro Empresarial Integrado – CEI. O Centro está sendo construído pelo Governo do Estado, fruto de um investimento de R$ 15 milhões (através do BNDES e contrapartida do governo estadual), no município que é um tradicional pólo de comercialização e produção de confecções em Sergipe. A obra foi visitada pelo governador em exercício, Jackson Barreto, na manhã desta sexta-feira, 13.

Vocação Regional
“Esta é uma das mais importantes obras executadas pelo Governo do Estado, já que aproveita uma vocação regional para dinamizar e ampliar a atividade industrial e comercial, gerando emprego e renda para o povo de Tobias Barreto e de toda a região”, afirmou o governador em exercício Jackson Barreto. “É um orgulho constatar a evolução que uma obra desta dimensão e importância que promoverá nos próximos anos nesta região”, contextualizou Barreto.

Emprego e desenvolvimento
O secretário de estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva, participou da visita e destacou a importância da obra: “Tobias Barreto é excelência em confecções, com o CVT a tendência é expandir, oferecendo às pequenas empresas uma melhor estrutura, possibilitando assim um aumento na produção e na qualidade do produto. Isto proporcionará mais emprego e desenvolvimento para o povo de Tobias”, ressaltou.

Aracaju será sede de campeonato nordestino de Wheeling
Acontece em Aracaju nos próximos dias 4 e 5 de fevereiro o 1º Circuito Nordeste de Wheeling. O evento que irá reunir atletas das categorias amador, street, super street, trail, pro-side e 600 a 1200cc acontece às 10h na Orla de Atalaia e é aberto ao público. Os interessados em participar da competição podem fazer a inscrição no local do evento.

Sede em Aracaju
O wheeling já é reconhecido pelo Ministério dos Esportes e possui federação nordestina, com sede em Aracaju. A 1ª Etapa do Circuito Nordeste de Wheeling tem o objetivo de divulgar o esporte, mostrando as regras e manobras. Vale a ressalva de que serão exigidos todos os equipamentos de segurança. A previsão é de que 45 competidores participem do evento.

Nota de Esclarecimento – CGE
Em face da denúncia publicada no Blog Cláudio Nunes, no último dia 3 de janeiro, com o título ‘Quem socorre os Bombeiros?’, no espaço ‘DO LEITOR’, a Controladoria Geral do Estado de Sergipe (CGE/SE) informa que solicitou esclarecimentos junto ao Comando do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE) o qual, por sua vez, apresentou documentos que comprovam a conformidade da manutenção dos veículos daquela Corporação.Informamos que os documentos e esclarecimentos encaminhados pelo CBM/SE sobre o referido assunto se encontram disponíveis na CGE/SE para qualquer cidadão.

Bloco Caranguejo Elétrico
Ninguém tem duvida que este ano o Bloco Ecológico Caranguejo Elétrico mais uma vez vai bombar no Pré-Caju com Moraes Moreira e Spok Frevo Orquestra. É um momento histórico: o frevo pernambucano e o autentico frevo baiano neste encontro de grandes artistas da musica carnavalesca brasileira.

Dillma vai endurecer regras para rádio e TV

FSP do sábado, 14: A presidente Dilma Rousseff deverá assinar na segunda-feira o decreto que deixará mais rígidas as regras para concessões de rádio e televisão no país. Na tarde de ontem, a presidente chamou o ministro Paulo Bernardo (Comunicações), que está em férias, para fazer "ajustes" no decreto, em discussão no governo desde o ano passado. Pelas novas regras, os interessados em adquirir novas licenças terão de comprovar capacidade financeira para bancar a montagem das emissoras de rádio ou TV.

Aumento da caução
Para isso, a principal mudança prevista é o aumento do valor da caução. Hoje, os interessados em disputar uma outorga são obrigados a fazer um depósito de 1% do valor da licença para participar da disputa. A Folha apurou que o ministério pretendia aumentar esse percentual para 20%, mas a presidente Dilma pediu ao ministro que não só revisse o índice como criasse mecanismos alternativos para licenças de elevado valor. O objetivo seria dar tratamento especial aos grandes projetos de emissoras.

Pagamento à vista
Outra mudança prevista é a forma do pagamento pela concessão. Decidido o vencedor da disputa pela licença de rádio ou TV, o desembolso será à vista.As regras em vigor atualmente permitem o parcelamento. Primeiro, paga-se metade do valor e, ainda assim, após a aprovação do nome do vencedor (e do projeto da emissora) pelo Congresso. O restante é pago após um ano.As mudanças ocorrem após reportagem da Folha que, em março do ano passado, revelou irregularidades cometidas por empresas na negociação de concessões públicas de rádio e TV.

Reportagem
Na ocasião, quase metade das 91 empresas investigadas pela reportagem não funcionava nos endereços informados ao ministério. Entre seus proprietários estavam funcionários públicos, donas de casa, cabeleireira, enfermeiro, entre outros com renda incompatível com o negócio. Desde que decidiu alterar as regras, o ministério suspendeu novas licitações.

Banese e BNB trocam experiências na área de TI e gestão
A Diretoria do Banco do Estado de Sergipe (Banese) recebeu na manhã da sexta-feira, 13, representantes do Banco do Nordeste (BNB) para um intercâmbio de experiências e para que eles pudessem conhecer também a funcionalidade da área de Tecnologia da Informação (TI) do Banco. Na oportunidade, além de assuntos ligados a TI, entraram em pauta temas relacionados à gestão.

Resultados positivos
Segundo o diretor Administrativo e de TI do Banco do Nordeste, Stélio Gama Lyra Junior, a troca de experiências entre um Banco pequeno, mas ágil nas informações, como o Banese, e outro maior, como o BNB, tende a gerar resultados positivos para Sergipe. “O BNB está trocando experiências com o Banese principalmente no que diz respeito a treinamento e capacitação de pessoal”, disse Lyra Júnior.

Gestão
Já o superintendente de Tecnologia do BNB, Cláudio Reginaldo Alexandre, destacou a importância dos cursos de gestão voltados para os profissionais de tecnologia. “No BNB nós oferecemos cursos de gestão, ministrados por profissionais com experiência no assunto, mas que falam a linguagem do pessoal de TI”, informou.

Liderança
De acordo com o presidente do Banese, Saumíneo Nascimento, a visita dos dirigentes do BNB foi importante. “O Banese tem tradição de ser líder em investimentos de TI numa perspectiva de transformação permanente, com implantação das novas soluções para as necessidades do Banco. E este intercâmbio com o BNB é um processo natural entre dois bancos públicos com atuação no Nordeste que têm buscado aprimorar os seus processos”, disse Saumíneo.

18 Anos
Para comemorar os 18 anos de folia o Caranguejo Ecológico colocou a disposição dos foliões 3.500 cascos que estão sendo vendidos no estande de vendas no Shopping Riomar ao preço de R$  80,00. Os interessados devem adquirir logo o seu casco para não correr o risco de ficar de fora. “ este tá sendo o ano de maior procura do casco do Caranguejo, acreditamos que vai estourar” diz Antonio Leite fundador do Bloco Ecológico.  

Resort na Barra dos Coqueiros 
A Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur)  realizaram realizou uma vista técnica no Dioro Santa Luzia Resort  & Convention, localizada  na Ilha de Santa Luzia na Barra dos Coqueiros. A visita aconteceu ontem  na última quinta-feira, 12, e foi acompanhada pelo secretário de estado do turismo, Elber Batalha, e pelo  diretor-presidente do complexo, Edison José dos Santos.

Reforma
O principal objetivo foi o de conhecer mais de perto toda reforma do resort.  Além desta visita técnica por toda área do hotel, o secretário também conheceu as instalações reformadas do Centro de Convenções do Dioro, o maior do estado.

Potencial
O secretário Elber Batalha destacou o grande potencial que o resort possui para o turismo de eventos com a reforma do Centro de Convenções, que possui  1.650 lugares com auditório e 2.700 lugares sem auditório.  “Essa unidade é fantástica e poderá acarretar uma demanda enorme em eventos para o estado. Um atrativo a mais que se bem explorado atrairá gente de toda a parte do mundo. A acústica daqui é perfeita e a quantidade de lugares, estacionamento, uma via de deslocamento sem muito trânsito, além da vista esplêndida”, disse.

Perímetros: 'Frutos da Terra' injeta R$ 709 mil
O Programa de Aquisição de Alimentos 'Frutos da Terra' continua surpreendendo. Só em 2011, um montante de R$ 709 mil foi utilizado para a compra da produção de agricultores familiares assistidos pela Cohidro. É o maior volume de comercialização em três anos de parceria. O 'Frutos da Terra' é uma ação dos governos Estadual e Federal responsável pela compra de gêneros da agricultura familiar e distribuição entre entidades que fornecem alimentação à população de baixa renda.

Preços tabelados
No ano passado, 211 agricultores dos perímetros irrigados participaram do programa e tiveram seus produtos adquiridos diretamente pela Conab. A instituição pratica preços tabelados e evita a atuação dos atravessadores. Além dos pequenos produtores, a população mais carente também foi beneficiada. 12.215 pessoas de baixa renda foram favorecidas com as doações dos alimentos. No total, foram comprados e distribuídos 361.520 kg de produtos diversificados da agricultura familiar, entre folhosos, raízes e frutas.

Hospital Primavera é destaque nacional
Os serviços, procedimentos e resultados do Hospital Primavera sempre são reconhecidos pela sociedade e lembrados em diversos veículos de comunicação. Dessa vez, um dos temas das reportagens da edição de Novembro/Dezembro da Revista Hospitais Brasil, foi sobre as novas áreas de atuação da Medicina Paliativa e Hospitalista desenvolvida em grandes centros no país.

Sistema
O trabalho realizado pela equipe de Medicina Hospitalista do Primavera ganhou espaço central. Na publicação, o Coordenador do Serviço, André Veiga, explicou como é desenvolvido o sistema, as diretrizes e os resultados alcançados. “Conjugando a sólida formação médica ao conhecimento dos processos administrativos vinculados à internação hospitalar, confere ao hospitalista visão e postura diferenciadas frente ao paciente hospitalizado. Isso permite atingir todos os nossos objetivos como promoção continua da qualidade assistencial; definição da segurança do paciente internado como prioridade; aplicação de uma medicina baseada em evidências por meio de adesão dos protocolos assistenciais, e redução dos custos referentes à internação hospitalar ao limitar gastos e riscos desnecessários e ao promover a ‘deshospitalização’ oportuna”, explica.

Diferenciais
Na matéria, Dr. André Veiga enaltece que um dos principais diferenciais do serviço hospitalista é disponibilidade totalmente presencial dos médicos nas unidades de internação do Hospital Primavera, sendo a oportunidade de aprofundar no cuidado clínico do paciente, conhecendo detalhadamente as dinâmicas assistenciais e administrativas da instituição, cultivando o trabalho em equipe e o inter-relacionamento humano com toda a equipe.

PELO TWITTER

www.twitter.com/eugenio_nas  Na Suécia, vereadores e deputados não têm salário e trabalham em casa. É uma boa ideia, não?

www.twitter.com/cezar_britto  Em ferias, fora do Brasil, escuto a nossa voz em cada esquina. Conhecer outras culturas, felizmente, deixou de ser exclusividade dos ricos.

www.twitter.com/marcos_rm  Tem sindicalista com 1 ego tão grande q prega o colapso d suas próprias ações,não luta por nada além do capital e avalia por emoção.Tenha dó.

www.twitter.com/Montalvaobarra  Dobrem os sinos. ALELUIAS. Chegou água essa madrugada em minha caixa d'água. Se pode vir 1 dia, é a prova que PODE TER ÁGUA TODOS OS DIAS.

www.twitter.com/marciorocha1  O mundo acabou! Filme da biografia da banda Calypso?? Parem o mundo que eu quero descer!!!

www.twitter.com/Thiago_Reis_Aju  O primeiro método para estimar a inteligência de um governante é olhar para os homens que tem à sua volta.

www.twitter.com/acarlosmota  Que babaquice lojas dos shopping's fazerem LIQUDACAO e colarem nas vitrines: "sale", "off",… Pura demostrcao de subdesenvolvimento.

NOTA  DOS AGENTES DA SMTT ITABAIANA

Itabaiana: Agentes da SMTT denunciam descaso do Poder Público (matéria:www.itnet.com.br)

O Prefeito Luciano Bispo utiliza da SMTT para fazer propaganda política do seu mandato, agora veja em nota enviada pelos agentes da instituição, após uma reunião feita em virtude da matéria publicada pela Itnet. A verdade dos fatos narrados pelos próprios agentes:

Sobre os Semáforos:  "Caro Jamyson Machado, respeitamos e entendemos o seu clamor por uma solução provisória para a insegurança criada pela quebra dos semáforos em Itabaiana. E é sobre o termo "provisório" que neste momento tomaremos a liberdade de discorrer. Na quebra de um semáforo, a presença de um agente de trânsito se torna fundamental no que tange à orientação e controle ordenado do tráfego no local. Porém, este fato se dá de maneira provisória até que a equipe de manutenção venha a reestabelecer o funcionamento do mesmo [veja o que aconteceu em Aracaju em decorrência do blackout no centro comercial]. O que acontece aqui em nossa cidade, no entanto, é a inexistência de qualquer prazo ou de qualquer garantia de reparo nos sinais danificados. Mesmo antes do acidente que destruiu o sinal que fica em frente à Previdência Social, o estado dos semáforos era péssimo. E a manutenção de 3, dissemos 3 e não 30 ou 300 semáforos já era complicadíssima. Vale ressaltar que em algumas quebras anteriores exercemos nossa obrigação e fomos ao meio da via fazer o controle, mas agora, sem perspectiva, sem uma data aproximada de quando os semáforos serão reparados, nos limitamos à condição humana de ser vivo e afirmamos a impossibilidade de sermos máquinas e controlarmos o trânsito por 24 h. Se recebermos alguma garantia de data para o conserto, iremos imediatamente assumir a nossa parte em termos de obrigação."

Salários atrasados:"Prezado cientista social, nossa condição de trabalho não se difere muito do estado em que se encontram os semáforos de nossa cidade, não queremos nos eximir de nossas responsabilidades, todavia, relatar algumas informações à sociedade itabaianense como um todo se faz necessário. Hoje, dia 11/01/2012 ainda não recebemos o 13º salário a que temos direito. Não recebemos o próprio salário referente ao mês de dezembro de 2011. No início de nosso trabalho, dependíamos completamente da ajuda dos nossos companheiros da Polícia Militar para o nosso transporte da sede ao centro da cidade. Quando, por algum contratempo isso não era possível, íamos a pé ou por meios próprios ao centro, lembrando que nossa sede localiza-se ao lado do hospital. Não tínhamos uma viatura sequer. Recebíamos informações de alguns acidentes e demorávamos um tempo absurdo para deslocar-se até o local e prestar alguma ajuda no que concerne à organização do trânsito. Hoje contamos com 1 viatura. O agente de trânsito em Itabaiana se sente marginalizado no sentido mais concreto da palavra: ele está à margem do reconhecimento, à margem de uma condição de trabalho que propicie um melhor desempenho funcional”.

A verdade sobre os Ciclomotores:"Em muitos momentos recebemos diversas críticas a respeito de uma omissão em relação aos ciclomotores. Sociedade itabaianense, até o presente momento pouco ou quase nada pôde ser feito em relação aos mesmos. Tomando como exemplo o desfile cívico de 7 de setembro, colocamos cones em frente aos correios logo após a entrada da última escola na avenida. Um bando de irresponsáveis condutores de ciclomotores se organizou e invadiu em altíssima velocidade a avenida Ivo de Carvalho, chutando os cones, provocando todos os agentes que ali se encontravam, pondo em risco a vida de pessoas que transitavam calmamente confiantes no isolamento feito no local. Sabe o que pudemos fazer neste exato momento? POUCO OU QUASE NADA. A humilhação e o sentimento de derrota em relação a isto só aumentam à medida que a sociedade nos cobra medidas que não podemos tomar. Para maiores esclarecimentos, até a nota fiscal de um ciclomotor não é documento de porte obrigatório, logo, não podemos punir o condutor por não portá-lo. Não há possibilidade de autuação do ciclomotor. Se ordenarmos a parada de um deles, seu condutor pode evadir-se de maneira tranquila, em muitos casos, até ironizando nosso trabalho, nos ofendendo, afinal, NADA, NADA, podemos fazer. "

Sobre a valorização Profissional
Quanto aos novos convocados do concurso, ainda não receberam nada, nem um centavo sequer. Estamos buscando a partir de agora o caminho do Ministério Público para garantir nosso direito mais básico que é o salário. Temos o pior salário dentre as SMTT's de Sergipe, R$: 720,00 líquidos, sem nenhuma gratificação, atrás de cidades como Itabaianinha (em torno de R$ 900,00), Glória, Lagarto (em torno de R$ 1. 500,00 já incluídas as gratificações) e Aracaju (em torno de R$ 1. 500 reais já incluídas as gratificações).Somos inteiramente gratos ao esforço do Superintendente Melo, figura de caráter e competência inquestionáveis, que luta incansavelmente pela melhoria do trânsito e da nossa condição.

Estamos calejados graças às tempestades de críticas, caro Jamyson Machado, mas não nos ofendemos com isso, afinal o povo de Itabaiana é o nosso patrão, a ele devemos oferecer um serviço de qualidade. Lamentamos apenas em dizer que nas condições atuais isso será bastante difícil e o agente da SMTT em Itabaiana de tão marginalizado será figura em extinção, sairão um a um, devido a não suportar o peso da discrepância entre a cobrança sofrida e as condições de trabalho oferecidas.

Agentes de trânsito da SMTT de Itabaiana-Se. 12/01/2012.

ARTIGOS

Cérebro, riqueza e comprometimento – Robson Carvalho de Menezes*

Meus queridos, já publiquei artigos no intuito de abrir-lhes a mente para como aprender a ganhar dinheiro, para almejar seu pleno potencial financeiro, programação metal sobre dinheiro, capital intelectual, dentre outros mais nesse segmento.

Hoje mediante os estudos que faço sobre a mente humana relacionada a dinheiro, publico Cérebro e Riqueza. Como essa junção pode se tornar abundância na posse de dinheiro.
Já mencionei em outros artigos que fiz que, sua mente programa seu sucesso. Seus pensamentos levam a ações e conseqüentemente a resultados.
Mas de onde vêm esses arquivos, esses pensamentos, esse impulso ao tão sonhado e desejado sucesso. Vem do cérebro.
O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados. Nos vertebrados o cérebro localiza-se na cabeça protegido pelo crânio, próximo aos aparatos sensoriais primários: visão, audição, equilíbrio, paladar, e olfato.
Os cérebros podem ser extremamente complexos. O cérebro humano contém cerca de 100 bilhões de neurônios, ligados por mais de 10.000 conexões sinápticas cada. Esses neurônios comunicam-se por meio de fibras protoplasmáticas chamadas axônio, que conduzem pulsos em sinais chamados potencial de ação para partes distantes do cérebro e do corpo e as encaminham para serem recebidas por células específicas.
De um ponto de vista filosófico, pode-se dizer que a função mais importante do cérebro é servir como estrutura física subjacente da mente. Do o ponto de vista biológico, entretanto, a função mais importante do cérebro é a de gerador de comportamentos que promovam o bem-estar de um animal. O cérebro controla o comportamento, seja ativando músculos, seja causando a secreção de substâncias químicas, como os hormônios.
Apesar do rápido avanço científico, muito do funcionamento do cérebro continua um mistério. As operações individuais de neurônios e sinapses hoje são compreendidas com detalhamento considerável, mas o modo como eles cooperam em grupos de milhares ou milhões tem sido difícil de decifrar. Métodos de observação como registros de EEG e imageamento funcional cerebral mostram que as operações cerebrais são altamente organizadas, mas estes métodos não têm resolução suficiente para revelar a atividade de neurônios individualmente. Assim, mesmo os princípios mais fundamentais das redes de computação neural podem ficar, em grande medida, a serem descobertos por futuros pesquisadores.[4]
Perceberam a tão importância que tem esse órgão? Vejamos o que eu lhes relato sobre a Riqueza.
Riqueza é a situação referente à abundância na posse de dinheiro e propriedades móveis, imóveis e semoventes; o contrário de pobreza. Também se aplica à condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor. Rica é a pessoa que acumulou substancial riqueza em relação à sociedade na qual vive.
Aparte daí, já criou um conceito para nosso título do texto.
Observamos que nosso cérebro do ponto de vista filosófico o fator mais importante é a mente, do biológico é o gerador de comportamento. E mesmo com o avanço cientifico o cérebro ainda é um mistério.
Tratando-se da riqueza é simples. É abundância de posse.
Se você não estiver conseguindo obter o sucesso ou riqueza que deseja, talvez seja porque lá no seu subconsciente você não almeja isso de verdade. Observe que seu cérebro trabalha com medo, você trabalha esse medo!
Muitas pessoas têm medo ou preguiça de ganhar grandes fortunas. Vou explicitar um pouco mais essa questão.
O querer ser rico é forma ou nível mais fácil, pois falamos da boca para fora. O segundo estagio é mais avançado: pegarei tudo que vier a mim a favor do dinheiro, porém nem sempre “querer é poder”, e não basta só querer, pois querer não é “ter”. O terceiro estágio é mais complexo: farei tudo que estiver ao meu alcance e me comprometerei a ser rico. Veja que esse é o mais completo, pois lhe compromete a ser rico. Os ricos são comprometidos com aquilo que eles têm como objetivo.
Quando você diz, estou “comprometido a ser rico”. Isso leva seu cérebro a buscar e comprometer-se a rotinas de sucesso, deixando de lado tudo que lhe atrapalhe para conclusão do objetivo, como também atitudes costumeiras que não te levaram ao pleno sucesso e riqueza.
Vejam que esse caminho não tem freio, nem desculpas, somente foco e dedicação 100% para almejar o que queres. Seu cérebro trabalha para isso, suas atitudes são em prol do objetivo, seus costumes são moldados, e você é uma pessoa programada e condicionada para o sucesso.
Então podemos concluir que seja a parti de nossa mente ou do nosso comportamento, o que nos trará o tão sonhado sucesso financeiro ou o dinheiro em abundância é nosso cérebro. Pois ele nos guiará aos pensamentos, as ações e aos resultados.
Meus queridos, boa reflexão e sucesso a todos.

*Especialista em Finanças/Esp. Gestão Empresarial.
Site: http://www.robsongestor.blogspot.com/
Facebook: Robson Gestor Empresarial
Twitter: www.twitter.com/gestor_robson  

Blog no twitter: www.twitter.com/BlogClaudioNun

Frase do Dia
“O perdão exige uma boa memória: um sentido ativo de quantas vezes nós mesmos já precisamos da caridade dos outros”. Alain de Botton.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais